[ATUALIZAÇÃO 2024] O que fazer em Paris? Opção é o que não falta! Seja em uma primeira visita ou em uma décima, há sempre o que visitar em Paris: um museu para ser descoberto ou re-descoberto; uma nova exposição em cartaz; uma região que ainda não destrinchamos.

Nesse artigo, fizemos uma lista das 18 atrações imperdíveis para ver em uma primeira vez em Paris e também um resumo dos principais pontos turísticos, museus, monumentos, jardins, parques, passeios e regiões parisienses.

o que fazer em paris

O que fazer em Paris? Foto: S.Borisov | Shutterstock

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Índice de O que fazer em Paris

Dicas e informações úteis antes de saber o que fazer em Paris

Como se locomover em Paris?

  • Paris é uma cidade pequena. A sua parte histórica, onde se encontram os principais pontos turísticos, museus e monumentos, é menor ainda. Conhecer a pé a Paris histórica de norte ao sul significa percorrer somente 4 quilômetros. E, de leste a oeste, 6 quilômetros. Por isso, a melhor forma de conhecer a cidade é caminhando. Não é por acaso que a expressão flanar em Paris (caminhar sem rumo e sem preocupação) é tão utilizada na literatura francesa e internacional.

Dicas de como montar o seu roteiro em Paris

  • Ao planejar o que fazer em Paris em cada dia de viagem, setorize por área da cidade, dessa forma você não perde tempo nos deslocamentos. Abra o Google Maps e localize os pontos turísticos, monumentos, museus e locais que deseja conhecer e os agrupe por região e dia.
  • Ao fazer o roteiro de cada dia, visite um museu pela manhã (quando estamos descansados e com a cabeça fresca). Na sequência, para descansar e espairecer, visite um parque ou jardim (onde você pode almoçar um sanduíche). Do meio pro fim da tarde, visite um monumento.

Roteiro: o que fazer em Paris em 4 dias

Se você está com preguiça de montar seu próprio roteiro, nosso guia em formato PDF ‘Paris, 5 Roteiros em 4 Dias’, existe para resolver esse problema e te contar o que fazer em Paris. Trata-se de um guia em PDF com 5 roteiros em Paris cobrindo as principais regiões da capital francesa e seus mais famosos pontos turísticos.

Cada roteiro possui um mapa com informações ao longo do trajeto. Contamos um pouco a história dos monumentos que você vai ver ao longo de cada percurso, mostramos os horários e dias de funcionamento. Ao longo do todos os trajetos indicamos também lojas interessantes, bistrôs e restaurantes. Você pode comprá-lo clicando aqui ou no botão abaixo.

COMPRE SEU GUIA

Temos aqui no blog um artigo com um roteiro de 3 dias em Paris bem detalhado, clique aqui para acessar.

 


Não esqueça o SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

O que fazer em Paris: 18 atrações imperdíveis

Como disse a Betina Müller, Paris é infinita, inesgotável e inesquecível. O que visitar em Paris é o que não falta! A lista é interminável!

Mas, em uma primeira viagem a Paris você tem que ser realista e priorizar as principais atrações da Cidade Luz para que não tenha uma estafa no meio da viagem!

A lista abaixo engloba várias tipos de atração para uma primeira visita a Paris (aquelas que você TEM QUE conhecer). Tem um pouco de tudo: museu, monumento, praça, jardim, city tour, bairro, região, ponte e avenida.

No outros itens desse artigo, vamos sugerir mais opções de locais em cada umas dessas categorias para aqueles que já conhecem Paris ou que desejam sair do circuito turístico tradicional.

o que fazer em paris torre eiffel

O que fazer em Paris: a Torre Eiffel. Foto:

1) Torre Eiffel

A Torre Eiffel é o símbolo máximo de Paris e da França. O principal cartão postal da cidade. Justamente por ser o mais famoso ponto turístico de Paris (e do mundo!), não é nada fácil visitar a torre. As filas são longas, os ingressos antecipados se esgotam rapidamente, o controle de segurança é demorado.

Mas somente chegar perto da Torre Eiffel já é uma experiência impactante. Visite-a antes de escurecer e fique para vê-la se iluminando.

Nós temos um post super completo sobre a Torre Eiffel aqui no blog cheio de informações úteis, dicas preciosas e curiosidades interessantes sobre ela.

Ingressos:

Compre seus ingressos antecipadamente. Para isso, você tem 2 opções:

 

o que fazer em paris museu do louvre

O que fazer em Paris: Museu do Louvre, o principal museu de Paris. Foto:

2) Museu do Louvre + Jardim des Tuileries

O Louvre é o mais famoso, um dos maiores e mais visitados museus do mundo.

Visitar o Museu do Louvre pode não ser fácil, mas vale muito a pena — afinal, não é sempre que você tem chance de ver, debaixo de um único teto, algumas das principais obras-primas da humanidade que cobrem desde o Egito Antigo (2.800 AC) até cerca de 1850.

Para que você possa planejar a visita, preparamos um post exclusivo, com todas as dicas para você visitar o Louvre sem se estressar, clique aqui para ler.

Antes ou depois de visitar o Museu do Louvre, passeie pelo Jardim das Tulherias, que se encontra bem em frente ao museu. Projetado pelo famoso paisagista André le Notre, o Tulherias tem 23 hectares e é considerado por muitos o mais bonito jardim de Paris.

Além dos jardins à francesa, seu lindo carrossel e sua linda vista para a Torre Eiffel e o rio Sena, o Tulherias é um museu a céu aberto. Ao andar pelas alas do jardim, você passará por escultura de Rodin, Carpeaux, Max Ernst, Louise Bourgeois, Henry Moore, entre outros.

Clique aqui e leia nosso post completo sobre o Jardim das Tulherias.

Assista também ao nosso vídeo com dicas do que ver nesse lindo jardim, clique aqui.

Ingressos:

COMPRE SEU INGRESSO LOUVRE

Nosso guia em PDF:

Com o nosso guia em PDF O Essencial do Museu do Louvre, escrito pela arte-educadora Patricia Camargo, você vai passar por 18 obras-primas essenciais do museu e vai entender porque essas são algumas das principais obras da humanidade. Com linguagem fácil, o guia inclui: um circuito, indicado em um mapa, passando pelas 18 principais obras do Louvre; breve explicação sobre tudo que você precisa saber sobre cada uma das obras; informações práticas e curiosidade sobre o Museu do Louvre.

Preço do guia: 45 reais.

COMPRE SEU GUIA LOUVRE

Visita guiada:

3) Arco do Triunfo e avenida Champs Élyséés

Construído no início do século 19 por Napoleão em homenagem às Forças Armadas Francesas, o Arco do Triunfo é um dos mais imponentes e famosos monumentos de Paris.

Do alto dos seus 50 metros, a vista de Paris é deslumbrante. O único porém: a subida é feita pelas escadas, e são 284 degraus!

O Arco se encontra no topo da avenida Champs Élysées, a mais famosa avenida de Paris. Antes ou depois de visitar o monumento, aproveite para passear pela Champs. Para ajudar você a organizar sua visita, clique aqui e assista ao nosso vídeo.

Clique aqui e leia nosso post super completo sobre o Arco do Triunfo cheio de informações úteis, dicas preciosas e curiosidades interessantes sobre ele.

Clique aqui e leia nosso post super completo sobre a avenida Champs Élysées.

Ingressos:

COMPRE SEU INGRESSO ARCO

Visita guiada:

  • A guia e historiadora brasileira Roberta propõe uma visita guiada super interessante ao Arco do Triufo. Além de admirar as belas vistas de Paris do topo do Arco, você vai descobrir os segredos e curiosidades desse monumento emblemático da capital francesa. Escreva para ela no email robertaguiaparis@gmail.com

 

4) Catedral de Notre Dame

Mesmo depois de ter sido parcialmente destruída no trágico incêndio, a Notre Dame de Paris não pode ficar de fora do seu roteiro.

Atualmente, a visita ao interior a às torres da igreja está fechada, mas você pode apreciar a sua linda fachada, que mede 70 metros de altura.

Repare na riqueza dos detalhes da fachada e na Rosácea, o vitral redondo que há sobre as portas que mede 13 metros de diâmetro. Iniciada em 1163, sua construção se estendeu por mais de dois séculos.

Clique aqui e leia nosso post super completo sobre a Catedral Notre Dame.

5) Cruzeiro pelo Rio Sena

Vale a pena fazer o passeio de barco pelo Rio Sena? Nós achamos que sim! Para quem está vindo a Paris pela primeira vez, esse é um passeio lindo, que vale a pena.

O tour sai do atracadouro que fica aos pés da Torre Eiffel e volta para o ponto de partida, não há paradas durante o trajeto.

Durante o passeio você vai passar em frente a alguns dos principais monumentos e pontos turísticos de Paris; vai ver a cidade de outro ângulo; vai poder ver a decoração das pontes mais de perto e também ver a vida se desenrolando às margens do Sena (pessoas passeando, namorando, lendo, correndo…).

O cruzeiro pelo Sena pode ser feito em qualquer época do ano (os barcos tem espaços abertos e fechados), tanto durante o dia quanto à noite, e está entre as melhores opções na hora de decidir o que fazer em Paris.

Use o código CONEXAOPARIS para obter 5% de desconto.

PASSEIO BARCO

Existe a possibilidade de fazer o passeio de barco com almoço (clique aqui para saber mais informações) ou o passeio de barco com jantar (clique aqui para saber mais informações) mas o passeio simples já é suficiente.

6) Jardim de Luxemburgo

Situado perto do Panteão de Paris (item 14 da nossa lista), entre o Quartier Latin e Saint Germain, se encontra este lindo jardim super frequentado durante todo o ano pelos parisienses.

O Jardim Luxemburgo é ponto de encontro dos amigos nos meses quentes, local para a prática de esportes, para levar as crianças ou simplesmente para ler um livro.

Além de passear com calma pelos jardins à francesa (traçado regular e geométrico) e à inglesa (traçado irregular e orgânico), aproveite para descansar e observar a vida parisiense.

O Luxemburgo tem playground para as crianças, teatro de marionetes, quadras de tênis, mesas para jogar xadrez e um gramado especial para piqueniques.

Clique aqui e leia nosso post completo sobre o Jardim de Luxemburgo.

7) Montmartre e Basílica Sacré-Cœur

Montmartre é um dos bairros mais conhecidos de Paris e também aquele que mais encanta os turistas. Não é sem razão.

Montmartre são casinhas e ruelas bucólicas, pequenos bistrôs, pracinhas e artistas de rua. Não é essa a Paris romântica e charmosa dos sonhos?

Situada no alto de uma colina – a colina de Montmartre – a Basílica de Sacré-Coeur pode ser vista de vários pontos da cidade.

Construída entre 1875 e 1919, é o segundo monumento grátis mais visitado de Paris (o primeiro é/era a Catedral de Notre-Dame) — são 10 milhões de visitas ao ano.

Além de apreciar o interior da basílica, aproveite para curtir a vista da cidade.

Clique aqui e leia nosso artigo sobre Montmartre que conta um pouco da história da região, suas principais atrações e onde se hospedar nela.

Assista também ao nossos 2 vídeos com dicas do que visitar em Montmartre:

Visita guiada:

Se quiser fazer um passeio a pé guiado por Montmartre e descobrir todos os seus segredos, entre em contato com a Zilda, guia brasileiro em Paris, no email visiteparisape@gmail.com

8) Saint Chapelle

Pertinho da Notre Dame, se encontra a Sainte-Chapelle, considerada por muitos a mais bonita igreja da França. Por estar escondida dentro do Palácio de Justiça da França, ela acaba passando despercebida por muitos turistas.

Seus vitrais monumentais, a grande atração desta capela, retratam 1.113 cenas da Bíblia, desde o livro do Gênesis até o Apocalipse. São 15 conjuntos de vitrais, com cerca de 15 metros de altura cada.

Clique aqui e leia nosso post super completo sobre a Sainte Chapelle com 2 vídeos lindos!

Ingressos:

  • Como sempre, não deixe de comprar seus ingressos antecipados para ganhar tempo (use o código CONEXAOPARIS no site da Tiqets para ter 5% de desconto).

COMPRE SEU INGRESSO SAINTE

 

9) Place des Vosges

Essa é mais antiga praça planejada de Paris, construída em 1612. Um dos motivos que a faz tão bonita é a unidade arquitetônica dos prédios que a circundam: eles são idênticos, construídos com tijolos vermelhos e pedra.

Caminhe sob as arcadas desses prédios, onde há algumas lojas, galerias de arte, cafés e restaurantes. Tome um chocolate quente no Carette.

Se o tempo estiver bom, sente-se em um dos bancos da praça ou no gramado e observe a vida.

Se quiser fazer um passeio a pé guiado pelo bairro do Marais e descobrir todos os seus segredos, entre em contato com a Zilda, guia brasileiro em Paris, no email visiteparisape@gmail.com

10) Museu Orsay

Depois do Louvre, o Museu d’Orsay é o segundo museu mais visitado de Paris.

Instalado em uma antiga estação ferroviária, inaugurada em 1900 às margens do Rio Sena, o prédio em si já vale a visita.

Apesar de acolher obras de vários movimentos artísticos, realizadas de 1848 a 1916, as grandes estrelas do Museu d’Orsay são os impressionistas.

A galeria dos impressionistas ocupa todo o 5° andar do prédio. Lá você verá obras-primas da história da arte mundial: o ‘Almoço sobre a relva’ de Manet; o ‘Baile do Moulin de la Gallette’, de Renoir; a série da catedral de Rouen, de Monet; entre centenas de outras.

Clique aqui e leia nosso post completo sobre o Museu d’Orsay em Paris.

Ingressos:

COMPRE SEU INGRESSO ORSAY

Visita guiada:

 

11) Museu Carnavalet

O Museu Carnavalet é dedicado à história de Paris e dos seus habitantes. O museu ideal para os apaixonados pela cidade e sua história.

No seu acervo consta obras de arte, reconstruções de maravilhosas decorações de imóveis já destruídos, objetos e mobiliários que retraçam a vida quotidiana parisiense nos últimos séculos.

O Carnavalet é um dos muitos museus em Paris de acesso gratuito e vale muito a pena!

Clique aqui e leia nosso post sobre o Museu Carnavalet.

12) Galeries Lafayette

Como estamos na capital mundial da moda, não poderia faltar na nossa lista sobre o que fazer em Paris uma super loja de departamentos.

A Galeria Lafayette Paris Haussmann é a mais conhecida, icônica e histórica loja de departamentos de Paris. A beleza da arquitetura do prédio principal (Boulevard Haussmann, n°40) com sua imensa cúpula art nouveau que atrai, por si só, turistas franceses e internacionais.

Não podemos esquecer também do seu terraço de acesso gratuito no 8° andar de onde temos vistas lindas de Paris e seus famosos telhados.

As Galeries Lafayette são também a melhor dica para os turistas que desejam fazer compras. Lá você encontra, sob o mesmo teto, muitas opções de marcas dos mais variados estilos e preços.

Além disso, a loja oferece presentes aos leitores do Conexão Paris, clique aqui para saber mais e baixar os voucheres.

13) Opéra Garnier

A Opéra Garnier é o grande teatro de Paris. O prédio, em si mesmo, é um espetáculo à parte.

Recomendamos que você veja a programação e compre ingresso para assistir a um dos espetáculos em cartaz durante a sua estada em Paris.

Se não conseguir, não se desespere. Durante o dia, a Ópera está aberta aos turistas e é possível visitar o seu interior.

Clique aqui e leia nosso post super completo sobre a Opéra Garnier.

Assista também ao nosso vídeo sobre a Opéra Garnier, clique aqui.

Ingressos:

COMPRE SEU INGRESSO GARNIER

Visita guiada:

14) Panteão

O Panteão de Paris foi concebido para ser a catedral dedicada à Santa Genoveva, a padroeira de Paris, mas, devido à Revolução Francesa, esse destino nunca se concretizou.

O prédio acabou virando uma necrópole, ou seja, nele se encontram guardados os restos mortais de algumas das maiores personalidades da França: Saint Exupéry, Marie Curie, Jean-Jacques Rousseau, Victor Hugo, Zola, André Malraux, Voltaire entre outros.

Mas é o edifício em si, sobretudo o seu interior, que faz do Panteão um dos pontos turísticos mais bonitos de Paris, não deixe de apreciar os quadros e afrescos que narram a vida de Santa Genoveva.

Na nave central está montado o Pêndulo de Foucault, experimento científico que prova o movimento de rotação da Terra.

Clique aqui e veja nossos 2 vídeos sobre o Panteão de Paris.

Ingressos:

COMPRE SEU INGRESSO PANTEAO

 

15) Ponte Alexandre III

Não apenas a mais bonita ponte, a Alexandre III é também um dos mais bonitos pontos turísticos de Paris. Construída em 1900, a ponte f