O que fazer em Paris? Opção é o que não falta! Como disse a Betina Müller, Paris é infinita, inesgotável e inesquecível. Leia nosso artigo-resumo
Seja em uma primeira visita ou em uma décima, há sempre o que fazer em Paris: um museu para ser descoberto ou re-descoberto; uma nova exposição em cartaz; uma região que ainda não destrinchamos.
Nesse artigo fizemos um resumo do principal: museus, monumentos, jardins, parques e regiões parisienses.

O que fazer em Paris? Foto: S.Borisov | Shutterstock
| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
Sumário
- O que fazer em Paris: algumas dicas e informações necessárias
- Os Museus de Paris
- Principais monumentos de Paris
- Parques e jardins de Paris
- Regiões e bairros de Paris
- O que fazer em Paris em cada mês do ano
- O que fazer em Paris em cada estação do ano
O que fazer em Paris: algumas dicas e informações necessárias
- Paris é uma cidade pequena. A sua parte histórica, onde se encontram os principais museus e principais monumentos, é menor ainda. Conhecer a pé a Paris histórica do norte ao sul significa percorrer somente 4 quilômetros. E de leste/oeste, 6 quilômetros. Por isso, a melhor forma de conhecer a cidade é caminhando. Não é por acaso que o termo flanar em Paris é tão utilizado na literatura francesa e internacional.
- Se não gostar ou não puder caminhar, os meios de transportes públicos são ótimos. O metrô de Paris é o melhor do mundo (inclusive temos um artigo super completo sobre ele, clique aqui para ler). Mas preferimos os ônibus. Com eles você se desloca tendo uma visão panorâmica da cidade e descobrindo a distância e a relação entre os monumentos, museus e pontos turísticos.
- Antes de viajar, abra o Google Maps e localize os monumentos, museus e locais que deseja conhecer. Faça seus roteiros tentando setorizar o que vai visitar em cada dia de viagem.
- Se não quiser ter esse trabalho temos o guia Paris – Cinco Roteiros e Quatro Dias. Trata-se de um guia em PDF dividido em cinco temas. Cada tema possui um mapa com um roteiro e informações ao longo do trajeto. Contamos um pouco a história dos monumentos encontrados em cada trajeto, indicamos os horários e dias de funcionamento. Ao longo do todos os trajetos indicamos também lojas interessantes, bistrôs e restaurantes. Você pode comprá-lo clicando aqui.
- O Conexão Paris, através do Conexão Paris Viagens, oferece também roteiros personalizados, feitos com carinho e com todo o conhecimento que temos da cidade.
Não esqueça de fazer seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
O que fazer em Paris: Os Museus de Paris
A lista dos museus de Paris é imensa.
Para ajudá-los na seleção indicamos inicialmente os principais, quer dizer, aqueles que consideramos imperdíveis para a sua primeira viagem a Paris. Em seguida indicamos museus a serem conhecidos a partir da sua segunda viagem. Nossa última seleção será sobre os museus que as crianças adoram.
Para saber mais sobre cada museu clique nos nomes e leia nossos artigos completos.

Museu do Louvre, o principal museu de Paris. Foto:
| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Principais museus de Paris
- Museu do Louvre (Musée du Louvre): obras que cobrem desde o Egito Antigo (2.800 AC) até meados do século XIX.
- Museu Orsay (Musée d’Orsay): obras de vários movimentos artísticos, de 1848 a 1916, mas as grandes estrelas são as obras impressionistas.
- Centro Pompidou (Centre Pompidou): arte moderna e contemporânea, de 1905 aos dias de hoje.
- Museu Rodin (Musée Rodin): dedicado ao escultor francês Auguste Rodin.
- Palácio de Versalhes (Château de Versailles): não fica em Paris e sim na vizinha cidade de Versailles mas faz parte dos locais imperdíveis para uma primeira visita.
Principais museus de Paris para sua segunda viagem
- Museu Orangerie (Musée de l’Orangerie): obras que cobrem o período de 1860 aos anos 1930, impressionismo e pós-impressionismo europeus, e ‘As Ninféias’ de Monet.
- Fundação Louis Vuitton (Fondation Louis Vuitton): arte contemporânea e exposições temporárias variadas.
- Museu do Quai Branly (Musée du Quai Branly): dedicado às antigas civilizações não-europeias (Oceania, Ásia, África e América).
- Museu das Forças Armadas, Invalides (Musée de l’Armée, Les Invalides)
- Museu Marmottan Monet (Musée Marmottan Monet): possui um super acervo de obra de Claude Monet.
- Museu Cluny (Musée de Cluny, Musée National du Moyen Âge): dedicado à arte da Idade Média, basicamente arte sacra.
- Museu das Artes Decorativas (Musée des Arts Décoratifs): dedicado às artes aplicadas: design, moda, mobiliário, joias etc
- Museu Picasso (Musée Picasso): dedicado ao pintor espanhol Pablo Picasso.
- Museu Jacquemard André (Musée Jacquemart André): pinturas holandesa, francesa e renascença italiana.
- Galeria de Paleontologia e Anatomia Comparada do Jardin des Plantes (Galerie de Paléontologie et Anatomie Comparée du Jardin des Plantes).
Museus de Paris que as crianças adoram
- Departamento Egípcio do Museu do Louvre, onde se encontram os objetos do cotidiano da civilização egípcia, assim como as famosas múmias e seus sarcófagos.
- Museu das Forças Armadas, Invalides (Musée de l’Armée, Les Invalides). As crianças se interessam pelas armaduras, espadas e armas antigas usadas na Idade Média. Assim como pelos canhões usados nas guerras dos séculos passados. O museu possui também uma imensa coleção de soldadinhos de chumbo. A meninada adora.
- Museu das Artes e dos Ofícios (Musée des Arts et Métiers) e seus gadgets.
- E claro, as crianças adoram a Galeria de Paleontologia e Anatomia Comparada com seus esqueletos de animais pré-históricos.
Todos os museus promovem uma ou duas vezes por ano exposições temporárias temáticas. Nós sempre publicamos artigos-resumo com a lista das principais exposições temporárias em cartaz em Paris.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.
O que fazer em Paris: Principais monumentos de Paris
Os cinco primeiros monumentos da lista abaixo são considerados como os monumentos mais visitados de Paris. Eles foram classificados de acordo com o Office du Tourisme da cidade. Todos os anos o Office publica a lista dos monumentos mais visitados pelos turistas nacionais e internacionais. E, surpresa, não é torre Eiffel o monumento mais famoso. Antes da torre, em primeiro e segundo lugares estão a Notre Dame e a Sacré Coeur.
- Catedral Notre Dame de Paris (infelizmente fechada por tempo indeterminado)
- Basílica do Sacré Cœur de Montmartre
- Torre Eiffel
- Capela Notre Dame da Medalha Milagrosa
- Arco do Triunfo

A Torre Eiffel. Foto:
Além dos cinco preferidos dos turistas, Paris possui outros monumentos remarcáveis. Entre eles as principais praças da cidade e algumas pontes do Sena. Não deixe de conhecê-los.
- Panthéon
- Opéra Garnier
- Praça Vendôme
- Praça Concorde
- Praça Madeleine
- Place des Vosges
- Praça Palais Royal
- Pont Neuf
- Ponte Alexandre III
- Ponte Bir-Hakeim
- Pont des Arts (a antiga ponte dos namorados/cadeados)
Clique aqui e leia nosso artigo sobreos 25 principais pontos turísticos de Paris.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.
O que fazer em Paris: Parques e jardins de Paris
Os dois principais jardins de Paris – aqueles que você deve visitar em uma primeira viagem – são o Jardim des Tuileries e o Jardim Luxemburgo.
O Jardim des Tuileries está situado entre o Louvre e a praça Concorde e possui 23 hectares. Ele é um verdadeiro museu a céu aberto com 200 esculturas que datam do século XVII até hoje. Ele oferece passeios diversos e é um dos principais pontos de encontro dos parisienses.
O Jardim Luxemburgo, situado entre o Quartier Latin e Saint Germain, é um parque mais familiar e menos turístico. Ele oferece atividades para crianças e adultos.

Jardim Tuileries. Foto:
Outros jardins parisienses
- Jardin des Plantes. Terceiro jardim parisiense, o Jardin de Plantes está no Quartier Latin. Além de belos jardins e um zoo, ele possui também três museus. O Museu de Paleontologia, a Galeria da Evolução e o Museu de Mineralogia. Para adultos e crianças.
- Parc des Buttes Chaumont. Fora do circuito turístico, situado no 19º arrondissement de Paris, o Buttes Chaumont é um dos maiores espaços verdes da cidade. Muito bonito, ele merece ser conhecido. Indicado para aqueles que conhecem bem a Paris histórica e querem viver a Paris dos parisienses.
- Parc de la Villette. Situado também no 19º arrondissement, este imenso parque possui áreas verdes e excelentes atrações. Aí se encontram, entre outros, a Filarmônica, o excelente Museu das Ciências e da Indústria, um espaço para exposições chamado La Grande Halle etc.
No Jardin des Plantes e no Parc de la Villette existem muitas atividades para crianças, inclua um dos dois (ou ambos) no seu roteiro se estiver viajando com crianças, mesmo que seja sua primeira vez na cidade.
Parques mais afastados do centro histórico
Paris possui dois grandes bosques fora do perímetro histórico (o limite da cidade). A leste, o Bois de Vincennes e a oeste o Bois de Boulogne. Ambos cheios de atividades infantis.
- Bois de Vincennes. Aí se encontram o Jardim Zoológico e o hipódromo de Paris. Na entrada do bosque temos o Castelo de Vincennes aberto parcialmente ao público.
- Bois de Boulogne. Foi no Bois de Boulogne que a marca Louis Vuitton decidiu instalar sua fundação. A Fundação Louis Vuitton é hoje, um dos principais espaços parisienses para exposições temporárias de prestígio. Neste bosque encontramos também um belíssimo jardim chamado Parc de Bagatelle e o Jardin d’Acclimatation. Ele merece ser conhecido.
Ganhe 10% de desconto em todos os passeios da Paris City Vision usando o código CONEXAOPARIS.
Regiões e bairros de Paris
- Os bairros – arrondissements – de Paris não têm nome, apenas números – de 1 a 20. Quanto menor o número, mais central é o bairro.
- As regiões mais famosas da cidade, que merecem uma visita na sua 1ª viagem a Paris, são: Quartier Latin (fica no 5º arrondissement), Marais (engloba o 3º e 4º arrondissements), Montmartre (fica no 18º arrondissement) e Saint Germain (fica no 6º arrondissement), além das ilhas Cité e Saint Louis e das margens do rio Sena.
- Mas quase todos os arrondissements têm atrações que merecem ser vistas (a exceção seria para para os bairros 12, 13, 15 e 17, essencialmente residenciais). Clique aqui e veja nosso infográfico detalhadado sobre o assunto. Leia também nossas artigos especiais sobre alguns arrondissements menos turísticos: Montparnasse, 2º arrondissement, 11° arrondissement, 13˚ arrondissement, 19° arrondissement, 20° arrondissement.
- Nosso guia Cinco Roteiros em Quatro Dias traz circuitos que você pode fazer a pé, passando pelas principais atrações da cidade, mas também por locais que apenas os parisienses frequentam.

Colina de Montmartre e a Basílica Sacré Cœur. Foto:
O que fazer em Paris em cada mês do ano
- O que fazer em Paris em janeiro
- O que fazer em Paris em fevereiro
- O que fazer em Paris em março
- O que fazer em Paris em agosto
- O que fazer em Paris em setembro
- O que fazer em Paris em outubro
- O que fazer em Paris em novembro
- O que fazer em Paris em dezembro
O que fazer em Paris em cada estação do ano
17 Comentários
CLARICE MARIA PEREIRA DE SOUZA
O Conexão Paris é maravilhoso e creio que para 1° viagem, que a gente nunca esquece, ele é o mapa do tesouro. Estarei em maio de 2020 e aguardo as dicas! Recebo vcs todos os dias! Beijos! Clarice.
Rodrigo Lavalle
Clarice, obrigado pelos elogios. Em meados de abril publicaremos um artigo completo sobre o que fazer em Paris em maio, fique ligada aqui no blog.
Karina
Aguardando o que fazer em Paris em Maio! hahaha
Incriveis os posts de vocês 🙂
Rodrigo Lavalle
Karina, postaremos essa semana.
Deise
Não tem nada para fazer em Paris no início de Fevereiro?
Rodrigo Lavalle
Deise, sim, há muito o que fazer em Paris no início de Fevereiro: tudo o que foi dito no artigo acima. Em meados de janeiro publicaremos um artigo com programas e atrações específicas para o mês de fevereiro.
Eduardo Luz
Volto a dizer (mesmo porque estou aguardando a lista de fevereiro): estes posts são muito bem bolados e imperdíveis. Parabéns!
Rodrigo Lavalle
Eduardo, obrigado.
Maria de Fátima Caldas
Rodrigo sempre bom ler essas dicas de Paris, eu já varias vezes em Paris . Mas a cada ida , tento ver o que já conheço com os olhos de novidade, e incrível tentando matar a saudade dessa “ville lumière” “respirer Paris “ o que é uma dádiva vê-la de novo! Paris toujours! Pequenos prazeres de Paris!! A bientôt
Rodrigo Lavalle
Maria de Fátima, belas palavras. Obrigado pelos elogios e por nos acompanhar.
Cesario Mattar Neto
O Parc Monceau é cercado de residências que se abrem para o parque .
Apenas como curiosidade , foi em um hotel que dá também para o Parque , que Neymar ficou quando chegou a Paris : o Royal Monceau , também chamado de Palácio Monceau , de tão luxuoso !
Cesario Mattar Neto
Apareceu aquele chato que diz -ah , você se esqueceu disso é aquilo “ rs
Mas o Parc Monceau , com o metrô na porta , merece uma referência, acho !
A dica é que descendo no arco do Triunfo você tem a queijaria Aleosse ( perto do metrô Ternes) uma das melhores da cidade , dai é comprar seus queijos preferidos pegar um baguete ou outro pão preferido é ir ao parc Monceau que é belíssimo
Rodrigo Lavalle
Cesario, nós “esquecemos” de muita coisa. Todas as dicas são bem vindas.
Therezinha S.Martinsf
Gosto mjito de acompanhar o Vonexão Paris….ótimas dicas çara quem ama acidade de Paris….
Rodrigo Lavalle
Therezinha, obrigado pela confiança!