O Jardin des Plantes não é o jardim mais bonito de Paris – como o Luxemburgo – nem o mais central – como o Tuileries. Mas ele é um dos mais interessantes pela variedade de suas atrações.
| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
O Jardin des Plantes
O Jardin des Plantes, situado no 5° distrito de Paris, foi criado como Jardim Real de Plantas Medicinais em 1635 pelo rei Louis 13. Ele é o principal jardim botânico da França, possuindo 280.000 m².

O Jardin des Plantes e, ao fundo, a Grande Galeria da Evolução
Além do jardim em si e suas 12 exuberantes sub-divisões (jardim alpino, jardim das rosas, etc) o local possui também 8 grandes atrações. Elas tratam dos reinos animal, vegetal e mineral (baixe aqui o mapa geral).
A visita ao Jardin des Plantes é super agradável e enriquecedora. É programa para uma tarde inteira e ótima opção para quem viaja com crianças ou adolescentes.
Acesse e assine o canal do Conexão Paris no YouTube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
As 8 atrações do Jardin des Plantes:
- Grande Galeria da Evolução: inaugurada em 1889, alguns meses após a Torre Eiffel, seu prédio é um dos grandes exemplos da arquitetura metálica do fim do século 19. A exposição permanente é composta por de 350 mamíferos, 450 aves, 360 de peixes e uma centena de répteis (todos embalsamados). Ela mostra a evolução das espécies e a biodiversidade de nosso planeta. O animal mais antigo em exibição é o rinoceronte que pertencia ao castelo de Versailles durante os reinados de Louis 15 e Louis 16. Na nave central do prédio fica uma instalação teatral representando as teorias da evolução. A Grande Galeria da Evolução promove também exposições temporárias, a atual é sobre os ursos. Clique aqui e compre seu ingresso corta filas.

Grande Galeria da Evolução
- Galeria das Crianças: local concebido para crianças de 6 a 12 anos onde elas irão aprender sobre biodiversidade, ecologia e o planeta.
- Galeria de Mineralogia e Geologia: sua coleção, uma das mais antigas e prestigiosas do mundo, contém meteoritos de Marte e cristais gigantes que contam a história não só da Terra como também do sistema solar.
- Galeria de Paleontologia e Anatomia Comparada: com um acervo de cerca de 650 esqueletos dos mais variados espécimes animais – incluindo alguns extintos como os dinossauros – a galeria mostra as diferenças e semelhanças entre peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Galeria de Paleontologia e Anatomia Comparada
- Gabinete de História: pequeno museu que conta os 4 séculos de história do Jardin des Plantes.
- Galeria de Botânica: contando com mais de 8 milhões de espécies vegetais a galeria mostra a diversidade da flora terrestre e sua evolução.
- Grandes Estufas: quatro maravilhosas estufas contendo exemplares das florestas tropicais úmidas; plantas dos desertos e zonas áridas; as plantas da Nouvelle Calédonie e, na última delas, a história das plantas.

Uma das quatro grandes estufas
- Ménagerie, o zoológico: aberto em 1794 esse é um dos mais antigos zoos do mundo. Possui cerca de 1.200 animais: 200 mamíferos, 300 pássaros, 200 tartarugas, crocodilos, lagartos e serpentes, 200 anfíbios e 300 insetos, crustáceos e aranhas. Clique aqui e compre seu ingresso corta filas.
| O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |
Informações práticas
Site oficial do Jardin des Plantes.
O acesso ao Jardin des Plantes é gratuito. Ele está aberto todos os dias.
Metrô linha 5 ou 10, estação Gare d’Austerlitz e linha 7, estação Jussieu
Os ingressos para a Galeria das Crianças e Galeria de Mineralogia podem ser comprados com antecedência aqui. Os ingressos para as demais atrações (Galeria de Botânica, Grandes Estufas e Gabinete de História) só podem ser comprados no local.
Guia Paris com Crianças
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris, ele traz uma seleção de programas em Paris e seus arredores que irão encantar as crianças. À venda no site HotMart.
4 Comentários
Elizabeth Britto
Oi, Rodrigo
Pretendo visitar a exposição marinha , do Jardin des Plants, em janeiro de 2020 e como sei que é uma época de muita chuva, gostaria de saber se ela é montada ao ar livre.
Desde já agradeço a sua atenção
Abraço
Beth
Rodrigo Lavalle
Elizabeth, sim, a exposição é ao ar livre, nos jardins.
veremundo
tudo muito bonito.