Saiba quando e como visitar Versailles. A visita exige uma certa preparação porque o castelo é enorme e possui um parque imenso com outras atrações.
Visitar Versailles, na realidade, significa visitar o castelo, o Trianon e o Domaine de Marie Antoinette.
Como visitar Versailles
1) Visita do Castelo.
Versailles, classificado há mais de 30 anos no Patrimônio Mundial da Humanidade, é uma das mais bonitas realizações das artes francesas do século XVII. A visita do castelo inclui os grandes apartamentos do rei e da rainha, a famosa Galeria dos Espelhos, a Capela Real, a galeria das Batalhas, os apartamentos das Damas e a galeria de História do Castelo.
É a Galeria dos Espelhos, Galerie des Glaces, o momento alto da visita. Louis XIV destruiu seis cômodos dos apartamentos do rei e da rainha para criar esta galeria que deveria imortalizar a glória do soberano.
2) Visita do Grand Trianon.
O Grand Trianon é um conjunto refinado e com proporções elegantes. Trata-se de um pequeno palácio de mármore rosa influenciado pela arquitetura italiana e cercado por belos jardins.
3) Visita do Domaine Marie Antoinette.
O Domaine reúne o Petit Trianon, os jardins da rainha e o Hameau que seria a réplica de uma pequena fazenda. O Domaine permitiu a Maria Antonieta se afastar da corte e viver em ambiente campestre.
O Hameau possui um pequeno lago, casas em estilo rústico, hortas, jardins e diversos animais.
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
Como se locomover até o parque, onde ficam o Trianon e o Domínio de Maria Antonieta
Existem diferentes opções:
- a pé: cerca de 25 minutos de caminhada.
- de trenzinho: o ponto é próximo ao restaurante La Flotille, que fica nos jardins do castelo.
- de carrinho elétrico: opção mais confortável. Ele custa 34 euros por hora e é utilizado para conhecer os jardins, o Grand Trianon e o Domaine. O ponto de parada é a Terrasse Nord e é necessário carteira de motorista. Reservas pelo telefone + 33 01 39 66 97 66.
- de bike.
- de Segway.
Ingressos
Existem vários tickets, qual deles comprar?
- Se você pretende fazer a visita completa de Versailles, ou seja, o castelo principal, o Grand Trianon, o Domaine de Marie Antoinette e os jardins, o ideal é o ingresso Passeport. Se pretende fazer a visita em qualquer dia da semana de 1º de novembro a 31 de março e às quartas e quintas de 1º de abril a 31 de outubro, clique aqui. Se pretende fazer a visita de às terças, sextas, sábados e domingos de 1º de abril a 31 de outubro, clique aqui. Use o código 5CONEXAO e ganhe 5% de desconto.
- Para quem quer visitar todo o conjunto com bastante calma existe o Passeport de dois dias. Aqui também o audioguia está incluído. Clique aqui para comprar.
- Billet Château: permite o acesso somente ao castelo principal e às exposições temporárias. Neste preço está incluído o audioguia. Clique aqui para comprar. Use o código 5CONEXAO e ganhe 5% de desconto.
- Billet Château Grand Trianon et Domaine de Marie Antoinette: para conhecer o Grand e o Petit Trianon e o Hameau de Maria Antonieta. Clique aqui para comprar.
- O Museum Pass dá acesso a todo o conjunto de Versailles com exceção dos dias do espetáculos das águas e dos jardins musicais (terças, sextas, sábados e domingos de 01/04 a 31/10). Para ter acesso aos jardins nesses dias é preciso comprar um ingresso avulso no local. Leia aqui nosso artigo sobre o Museum Pass.
Atenção: mesmo já tendo ingresso ou o Museum Pass, você terá que pegar a fila para passar pelo controle de segurança e entrar no castelo. Durante os meses mais quentes do ano – maio a agosto – essa fila pode ser bem longa e demorada.
No site da Tiqets você compra ingressos antecipados para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa.
Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.
Quando visitar Versailles e alguns conselhos para você organizar sua visita
Para conhecer realmente Versailles você precisa de no mínimo um dia inteiro. Mas se não tiver tempo disponível, visite pelo menos o castelo e os jardins próximos.
Se puder dedicar um dia inteiro a Versailles, o percurso ideal, para escapar às multidões, seria visitar os jardins e o parque das 9h até 12h, o castelo Trianon e o Domaine de Marie Antoinette das 12h às 15h. Deixe para o final o interior do Castelo de Versailles. Nos fins de semana e na terça feira, das 10h às 15h, a visita dos Grandes Apartamentos e da Galeria dos Espelhos é desagradável. Você vai se encontrar prisioneiro de uma multidão sem poder recuar, avançar ou fugir. O site do castelo sugere que a visita seja feita após 15h. Se for matinal, outra opção seria visitar o interior antes das 10h. Assim você poderá aproveitar das maravilhas do castelo com tranquilidade.
Atenção, na super alta temporada – junho, julho e agosto — o esquema acima pode mudar devido à forte afluência. Clique aqui e visite o site do castelo para saber qual os conselhos dados por eles.
A guia brasileira Zildinha Figueiredo oferece visita guiada ao Castelo de Versailles, clique aqui e saiba mais ou entre em contato no emal visiteparisape@gmail.com
Horários de funcionamento
O Castelo de Versailles, o Grand Trianon e o Domaine de Marie Antoinette estão fechados às segundas, dia 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro. O jardim e o parque de Versailles ficam abertos o ano todo.
Como ir de Paris até Versailles
Você tem várias opções: trem (duas opções), RER, ônibus de turismo, ônibus comum e carro com chofer.
- De RER C5 (trem chamado VICKY) com destino final na estação Versailles Rive Gauche. Versailles Rive Gauche é a estação mais próxima do castelo. Ao descer do trem siga o fluxo de pessoas. A linha do RER C passa por várias estações em Paris: Saint Michel – Notre Dame, Musée d’Orsay, Invalides, Pont d’Alma, Champs de Mars Tour Eiffel. Veja o mapa do metrô e do RER clicando aqui. Valor do ticket: 3,65€ somente ida.
- De trem linha N à partir da estação ferroviária Paris Montparnasse até a estação Versailles Chantiers.
- De trem linha L à partir da estação Paris Saint Lazare até a estação Versailles Rive Droite.
- De trem linha U à partir da estação La Défense até a estação Versailles Chantiers.
Qual escolher? A opção mais confortável é o RERC5 para descer em Versailles Rive Gauche. A decisão depende também da região onde você se encontra em Paris. Escolher a opção mais próxima do seu endereço, pode ser interessante. Atenção, certos trens possuem como parada final Versailles, outros outra cidade. Esclareço isto porque você deve verificar se está procurando um trem com destino final Versailles ou Chartres.
- De ônibus de turismo com a empresa ParisCityVision. Você pega o ônibus confortável e com ar condicionado no centro de Paris (2 rue des Pyramides, 75001) e ele te leva até Versailles. A empresa possui várias opções de passeios a Versailles, veja aqui. A mais barata é a visita livre com audioguia. O preço inclui o traslado, o bilhete do castelo e o audio-guia. Clique aqui para saber mais detalhes. Leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto em todos os passeios vendidos pela ParisCityVision no seu site. Para usufruir do desconto insira o código promocional CONEXAOPARIS durante o processo de reserva no site da empresa.
- De ônibus comum. Pegue, primeiro, o metrô, linha 9, direção Pont de Sèvres. Desça no ponto final que é Pont de Sèvres. Neste lugar existem vários pontos de ônibus, procure o ônibus 171 que vai de deixar na frente do castelo, no ponto de parada Versailles Place d’Armes.
A Paris City Vision oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris em todos os passeios de seu site, basta usar o código CONEXAOPARIS.
Concertos e espetáculos no Castelo de Versailles
Versailles oferece, durante o ano todo, um belo programa com concertos, balés, festas, fogos de artifício e outros eventos. Muitos deles acontecem na Opéra Royal de Versailles, uma obra frágil, construída em madeira e com uma programação cultural restrita.
Alguns espetáculos são apresentados em outras dependências do castelo. Aconselho consulta frequente da página da programação cultural no site oficial de Versailles.
Um dos programas mais bonitos de Versailles são os fogos de artifício do verão acompanhados por música clássica. Eles acontecem nos jardins do castelo, em torno do Grande Canal. Eles são organizados normalmente em junho e julho. E não se preocupe com a volta, porque o último RER sai da estação Paris Rive Gauche às 23:50.
Os tickets para os fogos variam de preço. O mais caro inclui lugar reservado na arquibancada, estacionamento, CD do espetáculo e taça de champagne. E o mais barato oferece somente um lugar na arquibancada. Para se organizar, saiba que são 20 minutos de caminhada do portão de entrada do castelo até a arquibancada dos fogos.
Gratuidade
Versailles é gratuito nos primeiros domingos dos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. A gratuidade inclui a visita dos Grandes Apartamentos e da Galeria dos Espelhos, das exposições temporárias, da Sala do Sacre, da Galeria das Batalhas, do Castelo Trianon e do Domaine da Marie Antoinette.
Versailles é gratuito o ano todo para menores de 18 anos, para menores de 26 anos residentes na União Européia, para pessoas com deficiência física e seus acompanhantes.
Restaurantes em Versailles
No interior do Castelo podemos almoçar ou fazer lanche rápido no Grand Café d’Orleans, que se encontra no térreo logo após as grades da entrada, e no restaurante e salão de chá Angelina Versailles, situado no primeiro andar. Ou então no restaurante Ore do chef Alain Ducasse (clique aqui).
No parque do Castelo de Versailles encontramos dois restaurantes: o La Flotille e o La Petite Venise. Espalhados pelo parque encontramos kiosques vendendo refeições rápidas, entre elas batatas cozidas acompanhadas com molhos diversos.
No Trianon temos um balcão vendendo os produtos Angelina, sucos de laranja e sorvetes.
E, nos dias ensolarados, conheça as delícias de um piquenique em Versailles. Clique aqui para saber onde você pode estender uma toalha no parque do castelo.
Observação: este artigo é um resumo atualizado e revisto de vários artigos que publicamos sobre Versailles desde 2007.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
1253 Comentários
SÉRGIO
Olá
é permitida a entrada com mochilas em versailles?
Rodrigo Lavalle
Sérgio, o site oficial do castelo diz que não é permitido entrar com mochila. Elas têm que ser colocadas no guarda-volumes que existe na recepção do local, após a entrada.
Patricia
Não entendi muito bem a questão do acesso com Museum Pass entre Abril e Outubro.
Eu pretendo ir dia 06 de Abril (Terça). Vou ter que comprar um ingresso avulso para entrar no palácio? Não poderei usar pelo Museum Pass?
Rodrigo Lavalle
Patricia, nesse dia você terá acesso a todo o conjunto do castelo menos aos jardins. Para acessar os jardins terá que comprar um ingresso complementar, clique aqui.
João
Boa tarde!
Estarei em Paris entre os dias 25 e 28 de janeiro. Ou seja, poderei ir a Versalhes no sábado, domingo ou terça (visto que é fechado na segunda).
Entre esses dias (todos parecem dar um público acima da média), qual seria o mais indicado? Estava pensando de ir no sábado, mas tenho dúvidas.
Além disso, como fica o jardim em janeiro? Vale investir para conhecer a parte da Marie Antoniette?
Rodrigo Lavalle
João, eu iria na terça-feira. Aos sábados, além dos turistas tradicionais há também os turistas de final de semana. Vale investir para conhecer a parte da Marie Antoniette sim.