Conhecer Paris no outono vale a pena? Assim como em toda estação do ano, há prós e contras em passar o outono em Paris. Mas, como costumamos dizer, se o viajante está bem informado, Paris é perfeita em todas as situações/estações.

Nesse artigo nós lhe contaremos tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo Paris no outono e o outono em Paris!

LEIA NOSSOS ARTIGOS SOBRE PARIS EM CADA UMA DAS 4 ESTAÇÕES DO ANO:
PARIS NO INVERNO PARIS NA PRIMAVERA   PARIS NO VERÃO PARIS NO OUTONO

 

Índice Outono em Paris

  1. ‘Outono em Paris’
  2. ‘Quando é outono em Paris’
  3. Prós e contras do ‘Outono em Paris’
  4. ‘Outono em Paris temperatura’
  5. ‘Como se vestir no outono em Paris’
  6. Looks Paris no outono: a parisiense no outono
  7. Onde comprar roupa em Paris
  8. ‘O que fazer em Paris no outono’
  9. O que comer no ‘outono em Paris’
  10. O que fazer nos arredores de ‘Paris no outono’?
  11. Dicas de como aproveitar ‘Paris no outono’ e o ‘outono em Paris’: resumo e conclusão
  12. Paris nas outras estações do ano
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Outono em Paris

Veja um pouco do outono em Paris no nosso vídeo. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YouTube!

Outono em Paris é sinônimo de recomeço.

Grosso modo, a nova estação coincide com a rentrée: a volta das férias, o início do novo ano letivo (que na França vai de setembro a junho) e da nova temporada cultural.

Tudo isso dá ao outono em Paris uma mistura de euforia (novos amigos, novos restaurantes, novos espetáculos) com uma certa melancolia pelo fim do verão e a perspectiva de muitos meses de frio, cada vez mais intenso.

Quando é outono em Paris

Mas, na real, quando é outono em Paris? Em termos de temperaturas, o outono em Paris se inicia, na verdade, um pouco antes da data oficial do calendário científico, ou seja, no começo de setembro já começamos a sentir um friozinho.

Oficialmente, o outono em Paris começa no dia 23 de setembro e vai até o dia 20 de dezembro.

Como se vestir no outono em Paris

As temperaturas do começo do outono (fim de setembro e todo o mês de outubro) são, no geral, agradáveis – já não faz calor mas o frio intenso ainda não começou. Além disso, elas variam durante o dia: pela manhã, à noite e à sombra faz friozinho mas, se caminhamos ou ficamos no sol, sentimos calor.

Devido a esses fatores, o ideal é apostar no look cebola feito com peças mais leves: sobretudos de meia-estação, casacos de couro, trench coats, suéteres menos espessos, camisas de manga longa, calças, botinhas curtas ou tênis e echarpes leves. O vestido também aparece porém usado com meia-calça.

Roupas para usar em Paris no outono:

  • camiseta de algodão de manga longa;
  • suéter ou cardigã leve de lã;
  • casaco ou blazer de meia estação;
  • trenchcoat ou capa de chuva;
  • cachecol de malha ou de lãzinha;
  • calça jeans ou de sarja;
  • meias de cashmere;
  • sapato, bota ou tênis.

Algumas variações, adaptações e conselhos:

  • Usar uma camisa entre a camiseta de algodão e o suéter.
  • Os casacos não precisam ser super acolchoados ou pesados.
  • Vestidos, saias e shorts são para as mais corajosas (pelos menos no começo da estação) ou então podem ser usados com legging ou meia de lã fina.
  • Por causa da chuva os sapatos abertos não são práticos.

Já em novembro e dezembro o frio aperta! Nesses meses, principalmente para nós brasileiros pouco acostumados com temperaturas baixas, o ideal é vestir roupas mais pesadas. Clique aqui e veja nossos conselhos de como se vestir no inverno em Paris.

Looks Paris no outono: a parisiense no outono

O look de outono da parisiense é aquele que nós brasileiros temos em mente quando dizemos: “no inverno as pessoas ficam mais elegantes”. As peças são mais elaboradas. Há mistura de texturas, cores e comprimentos. O casaco pode ficar aberto revelando as peças usadas por baixo.

No inverno em Paris, as parisienses estão praticamente embrulhadas em grandes e pesados casacos e doudounes pretas.

parisiense no outono

A PARISIENSE NO OUTONO. Como ela se veste? O que ela faz? O que ela come e bebe? Clique aqui ou na imagem para baixar o infográfico.

O infográfico A PARISIENSE NO OUTONO faz parte da série A PARISIENSE E AS ESTAÇÕES DO ANO que fala do lifestyle da parisiense em cada uma das estações do ano, clique aqui e veja todos os infográficos da série.

PRESENTES GALERIES LAFAYETTE

Onde comprar roupa em Paris

Como sabemos que o turista tem pouco tempo e precisa resolver as questões práticas de forma rápida e eficiente, indicamos para as compras em Paris a loja de departamentos Galeries Lafayette Paris Haussmann por várias razões.

Endereço Galeria Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009. Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação.

Razões e vantagens de fazer suas compras nas Galeries Lafayette

  1. Estará protegida do frio e da chuva! Podendo até mesmo fazer suas refeições dentro da Lafayette. Há vários restaurantes espalhados pelos vários andares do grand magasin, clique aqui e leia nosso artigo sobre eles.
  2. Economiza tempo! Nas Galeries Lafayette você encontra, sob o mesmo teto, uma enorme variedade de marcas – femininas, masculinas e infantis; conhecidas e desconhecidas; francesas e internacionais – para todos os bolsos e gostos.
  3. Economiza dinheiro! Você poderá somar os valores de todas as compras feitas em diferentes lojas dentro das Galeries Lafayette para chegar ao valor mínimo necessário de 100€ para obter o dinheiro da détaxe (tax free) lá mesmo. Clique aqui e leia nosso artigo que explica tudo.
  4. GANHA PRESENTES! As Galeries Lafayette oferecem presentes exclusivos aos leitores do Conexão Paris nas compras acima de 50 euros (faça o download dos voucheres abaixo) e descontos de 10% nos cursos de culinária, nas degustações de vinhos e nos desfiles de moda, clique aqui para saber todos os detalhes. Atenção: só é permitido o uso de 1 voucher por pessoa/nota/conjunto de notas.

BAIXE O VOUCHER TOTE BAG

Atenção: só é permitido o uso de 1 voucher por pessoa/nota/conjunto de notas.

BAIXE O VOUCHER KIT KIEHL'S

Atenção: só é permitido o uso de 1 voucher por pessoa/nota/conjunto de notas.

BAIXE O VOUCHER KIT L'OCCITANE

Atenção: só é permitido o uso de 1 voucher por pessoa/nota/conjunto de notas.

BAIXE O VOUCHER MONT BLANC

Atenção: só é permitido o uso de 1 voucher por pessoa/nota/conjunto de notas.

BAIXE O VOUCHER MONT BLANC

Atenção: só é permitido o uso de 1 voucher por pessoa/nota/conjunto de notas.

O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO

 

O que fazer em Paris no outono

A marca registada do outono em Paris é a mudança nas cores das folhas das árvores (clique aqui e veja nosso vídeo). Esse espetáculo encanta até mesmo a parisiense mais blasée.

Hora de ir aos parques e jardins da cidade – não para fazer piquenique ou deitar na grama (isso é proibido a partir do dia 15/10) – mas para apreciar as árvores em diferentes tons de dourado, amarelo, ocre, ferrugem, vermelho. Sair de Paris e andar pelos bosques e florestas dos arredores da capital (Versailles, Fontainebleau, Sceaux) também é uma opção que os mais conectados com a natureza adoram.

O começo do outono em Paris é também o começo da nova temporada cultural com a estreia de novos concertos, balés, óperas, peças de teatro, exposições etc. Fique ligado nos nossos artigos especiais sobre cada mês do ano em Paris nos quais citamos os principais eventos de cada mês.

Essa é uma época onde muitos novos bares e restaurantes abrem as portas e, lógico, a parisiense quer ser a primeira da turma a ir. Além das inaugurações, ainda é possível aproveitar os rooftop bares e restaurantes da cidade, como o Créatures, que fica instalado no terraço das Galeries Lafayette até meados de outubro (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele).

O que comer no outono em Paris

No outono em Paris, voltamos a comer ostras e frutos do mar pois, como diz a lenda, só podemos comê-los nos meses do ano que têm a letra R (setembro a abril). No subsolo da Lafayette Gourmet (35 Boulevard Haussmann), há o Fish Point. Além de ser uma peixaria, eles servem pratos com vários tipos frutos do mar e de ostras francesas; tudo acompanhado de um bom vinho branco.

Outra estrela da estação são os muitos tipos de cogumelos. Muitos franceses aproveitam a estação para catar cogumelos selvagens nos bosques e florestas, sempre na companhia de um amigo expert, que sabe quais são os comestíveis e quais são os venenosos.

Com a gradativa queda da temperatura, aparecem os pratos mais calóricos como o queijo mont d’or assado e as sobremesas feitas com as frutas da estação como a tarte tatin (torta de maça) e a poire belle hélène (pera cozida servida com calda quente de chocolate e sorvete de baunilha).

Finda também está a época do vinho rosé. Voltamos para o vinho tinto mas não abandonamos nem o branco (que acompanha as ostras) nem o champanhe (que é sempre uma boa ideia). Muitos esperam ansiosamente o dia do lançamento do Beaujolais Nouveau (clique aqui e saiba do que se trata).

O que fazer nos arredores de Paris no outono

A) Ciclovagens em Giverny, Vale do Loire e Borgonha com o Conexão Paris Viagens

O Conexão Paris Viagens é a agência de cicloviagem do Conexão Paris. Nós criamos e desenvolvemos viagens de bicicleta por algumas das mais emblemáticas regiões francesas.

viagens de 1 dia — no estilo bate e volta — e também viagens de 3 e 5 dias. Clique aqui e visite nosso site para saber mais informações.

Veja abaixo as datas das viagens da temporada 2022, baixe os catálogos com todas as informações e explicações sobre a viagem. Se ficou alguma dúvida, escreva para a Fernanda no email ola@conexaoparis.com.br ou envie uma mensagem no Whatsapp +33 6 52 54 85 22.

B) Provins

Provins é uma pequena cidade que fica a cerca de 90km de Paris e oferece vários espetáculos medievais com cavaleiros, águias e falcões. Clique aqui para mais informações.

C) Castelo Vaux le Vicomte – Noites à Luz de Velas

Todas as noites de sábado, de maio ao início de outubro, os jardins do castelo Vaux le Vicomte são iluminados por cerca de 2.000 velas criando uma atmosfera de sonho e encantamento. O clímax acontece com um espetáculo de fogos de artifício.

Clique aqui para mais informações e comprar seu ingresso.

D) Outros passeios nos arredores de Paris

Leia nosso artigo específico sobre programas e atrações nos arredores de Paris, clique aqui.

Paris nas outras estações do ano

PRESENTES GALERIES LAFAYETTE

 

O que fazer em Paris mês a mês


 

 


Saia do Brasil com o chip para que você chegue à Europa com o celular já funcionando: internet, chamadas, mensagens. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado ou da America Chip.

Compre com antecedência seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário