O clima e as temperaturas em Paris são fundamentais para a organização de uma viagem. Este artigo visa os leitores que não estão habituados com as diferentes estações do ano. Siga nossos conselhos para melhor organizar e aproveitar sua viagem, moramos aqui há mais de 33 anos e dominamos o assunto em todos seus detalhes.

Temperaturas e Clima em Paris

Temperaturas e Clima em Paris

Temperaturas em Paris: tudo sobre o clima da cidade luz

Como é o clima em Paris? Como são as temperaturas em Paris em cada estação? Qual é a melhor época do ano para visitar a cidade? Faz frio demais no inverno? Neva? Chove muito em Paris? Como se vestir nas diferentes estações? Essas são perguntas que recebemos diariamente ao longos desses 13 anos de história do blog.

Nesse artigo iremos responder detalhadamente a todas essas perguntas. Para ter um resumo clique aqui e baixe nosso infográfico.


Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.


Como é o clima em Paris?

Paris possui clima temperado caracterizado por uma certa moderação nas temperaturas e com as quatro estações bem marcadas.

Do ponto de vista da meteorologia as estações do ano se dividem da seguinte maneira:

  • primavera: março, abril e maio
  • verão: junho, julho e agosto, os 3 meses mais quentes de Paris
  • outono: setembro, outubro e novembro
  • inverno: dezembro, janeiro e fevereiro, os 3 meses mais frios de Paris
Temperaturas e Clima em Paris

21 de dezembro, o dia mais curto do ano

A título de curiosidade, as estações possuem também um calendário astrológico:

  • a primavera começa em torno do dia 21 de março 
  • o verão dia 21 de junho, o dia mais longo do ano
  • o outono dia 21 de setembro 
  • o inverno dia 21 de dezembro, o dia mais curto do ano.

Temperaturas em Paris por estação

Pode ser moderado, o clima de Paris permite que você programe sua viagem em qualquer mês do ano. Salvo raras exceções, que duram alguns dias, as temperaturas mínimas não são extremamente baixas (se comparadas com outras capitais europeias) e as temperaturas máximas não são extremamente elevadas.

Variação da temperatura média de Paris:

  • as temperaturas mínimas variam de 4°C no inverno a 18°C no verão
  • as temperaturas máximas variam de 7°C no inverno a 26°C no verão.
Temperaturas e Clima em Paris

Paris no verão, quais temperaturas e o que fazer

Como toda regra tem sua exceção, às vezes Paris conhece episódios com temperaturas acima das normais no verão. Não se preocupe, são fenômenos que duram apenas alguns dias. E se você estiver aqui nesses momentos siga os conselhos que desenvolvemos mais abaixo.

Verifique a previsão do tempo para Paris no site Météo Paris (clique aqui).

Média da temperatura em Paris no Verão

Veja dados que mostram a evolução das temperaturas máximas, às 7, 13 e 19 horas, entre dia 1º e 31 de agosto 2019. Escolhemos o mês de agosto porque ele é o mês mais quente do ano. Observe como as temperaturas foram, na maior parte do tempo, agradáveis.

  • às 7 horas, temperaturas entre 20 graus no início do mês e 21 graus no final do mês;
  • às 13 horas, temperaturas entre 25 graus no início do mês e 28 graus no final do mês;
  • às 19 horas, temperaturas entre 26 graus no início do mês e 29 graus no final do mês.

À partir de final de junho e até o final de agosto as temperaturas do verão parisiense são estáveis e com pequenas diferenças.

Consultamos o site Historique Météo (clique aqui).

Temperaturas em Paris no outono

Como é o outono em Paris?

Média da temperatura em Paris no Outono

Tomamos como exemplo os dados do mês de outubro 2019. Outubro é considerado como o meio do outono. Os dados mostram a evolução das temperaturas máximas, às 7, 13 e 19 horas, entre dia 1º e 30 de outubro 2019.

  • às 7 horas, temperaturas entre 14 graus no início do mês e 12 graus no final do mês;
  • às 13 horas, temperaturas entre 16 graus no início do mês e 13 graus no final do mês;
  • às 19 horas, temperaturas entre 16 graus no início do mês e 14 graus no final do mês.

Fonte: Historique Météo

Temperaturas em Paris, Natal na Champs Élysées

Inverno em Paris. Decoração de Natal na avenida Champs Élysées

Média da temperatura em Paris no Inverno

Nós escrevemos esse artigo durante o inverno 2020 que já está sendo considerado como um dos mais suaves da história da meteorologia. Mas neste artigo vamos conferir as temperaturas do inverno de 2018/2019 que foi normal, com temperaturas próprias da estação. Os dados mostram a evolução das temperaturas máximas e mínimas, às 7, 13 e 19 horas, entre os dias 1º e 31 de janeiro 2019.

  • às 7 horas, 5 graus no início do mês e 2 graus no final do mês;
  • às 13 horas, 6 graus no início do mês e 3 graus no final do mês;
  • às 19 horas, 6 graus no início do mês e 3 graus no final do mês.

Em 2019 o final do inverno foi difícil. As temperaturas caíram no final do mês de janeiro, justo quando começamos a sonhar com temperaturas mais elevadas. 

Fonte: Historique Météo

Temperaturas e clima em Paris

Primavera em Paris, temperaturas e clima

Média da temperatura em Paris na Primavera

Os dados mostram a evolução das temperaturas máximas e mínimas, às 7, 13 e 19 horas, entre os dias 1º e 31 de maio 2019, considerado o melhor mês para conhecer Paris.

  • às 7 h, 10 graus no início do mês e 15 graus no final do mês de maio;
  • às 13h, 15 graus no início do mês e 21 graus no final do mês;
  • às 19h, 15 graus no início do mês e 21 graus no final do mês.

Na primavera sentimos frio na parte da manhã e na sombra mas podemos até tirar o suéter após o meio dia e se estamos ao sol. 

Fonte: Historique Météo


Clique no banner abaixo e acesse o site da Tiqets para comprar ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa. 


Afinal, qual a melhor época para visitar Paris?

Repetimos mais uma vez, Paris pode ser conhecida o ano todo. Mas, se você tem a liberdade de escolher a data da sua viagem, a melhor época do ano para visitar Paris é a primavera, sobretudo o mês de maio. Nesse mês, além das temperaturas serem agradáveis, a cidade ainda não está tão abarrotada de turistas.

Se gostar de calor e quiser conhecer dias longos com por do sol quase às 22h, visite Paris no verão. Lembrando que em julho e agosto, pode haver ondas de calor — o fenômeno conhecido como canicule — e as temperaturas podem chegar a 40 graus durante alguns dias. Além disso a cidade fica bem cheia de turistas.

Se quiser conhecer o outono com suas cores maravilhosas visite Paris em outubro. Essa é a segunda melhor época para visitar Paris.

E se gostar de frio e quiser ver Paris decorada para o Natal e Réveillon, visite Paris no inverno, principalmente em dezembro, quando a cidade está festiva, enfeitada e com programação intensa.

Verão em Paris

A principal característica do verão em Paris são os dias longos. No dia 21 de junho, dia mais longo do ano, o sol se põe em torno das 21h58. Imagine, 20h ou 21h e dia claro ainda! Isso cria um ambiente alegre e festivo e as ruas ficam cheias. Os parisienses voltam tarde para casa e as margens do Sena viram uma festa. 

Prós:

  • O dias são longos! O sol se põe por volta das 22h.
  • Como é o período de férias na Europa, o clima de festa está por todos os lados.

Contras:

  • Paris não está preparada para o calor – ar condicionado é item raro e o interior dos locais costuma ser pouco arejado.
  • Justamente por serem as férias, a cidade fica ainda mais lotada de turistas (sobretudo em agosto).

O que fazer em Paris no verão?

Outono em Paris

Primeiro, o outono em Paris, e em toda a Europa, está associado às cores exuberantes das árvores. Antes de caírem, as folhas passam do amarelo claro até o vermelho escuro. Uma maravilha.

Segundo, o outono é uma meia estação, aqui chamada de demi-saison. Assim como a primavera, claro. Isso quer dizer que as temperaturas não atingirão nenhum valor máximo. As temperaturas do outono começam a cair em setembro, continuam em outubro e novembro mas não atingirão os valores do inverno.

Prós:

  • As cores das folhas secas deixam a cidade ainda mais bonita.
  • É a festa da gastronomia e dos vinhos.

Contras:

  • O frio se intensifica a cada dia que passa.
  • Os dias vão ficando mais curtos.

O que fazer em Paris no outono

Inverno em Paris

Quais são as principais características do inverno em Paris?

Para começar os dias curtos. Dia 21 de dezembro é o dia mais curto do ano. Não fique preocupado ou triste com esta notícia. Em Paris, a ausência de luminosidade solar é compensada pela iluminação feérica da cidade, das lojas e pelas maravilhosas decorações do final do ano. A cidade fica toda enfeitada do início de novembro até a primeira quinzena de janeiro.

Segunda característica, durante os três meses do inverno, dezembro, janeiro e fevereiro, vivemos mais no interior. O inverno é a estação cultural por excelência. Trocamos a vida ao ar livre por exposições, espetáculos, visita dos monumentos. Mas atenção, não paramos de flanar pelas ruas. Ao contrário, com roupas de frio adequadas andar por Paris no inverno é muito agradável. 

Temos um artigo super completo sobre Paris no inverno com dicas do que vestir, o que fazer, como se preparar para a estação, clique aqui para acessar.

Prós:

Contras:

  • Com o frio intenso e se você não estiver com as roupas adequadas, andar e passear pelas ruas de Paris pode ser desagradável.
  • Os dias são muito curtos – às 5 da tarde já está escuro.

O que fazer em Paris no inverno

Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre o que fazer em Paris no inverno. Algumas ideias:

Primavera em Paris

Os europeus gostam de viajar na primavera por várias razões. O frio do inverno já foi substituído por um friozinho que pode ser resolvido com suéter, cachecol e trench-coat. Os principais destinos ainda estão vazios e não foram invadidos pelos turistas das férias de verão.

Durante a primavera em Paris programação cultural ainda é excelente e oferece belas exposições e espetáculos. E, para terminar, as cidades estão floridas. Este é o momento ideal para organizar piqueniques nos jardins de Paris.

Nós afirmamos, de maneira absoluta, que maio é o melhor mês para conhecer Paris.

Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre a Primavera em Paris: o que fazer, atrações, clima e temperatura, o que vestir, o que comer e muitas outras dicas.

Prós:

  • Alegria pra todos os lados! Nos primeiros raios de sol, a cidade é tomada por uma euforia coletiva.
  • Flores coloridas para todos os lados.

Contras:

  • Temperaturas instáveis: num mesmo dia, é possível irmos do calor intenso ao frio invernal.
  • Chuvinha chata e insistente.
Temperaturas e Clima em Paris

Qual a melhor época para conhecer Paris?

O que fazer em Paris na primavera


A Paris City Vision oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris em todos os passeios de seu site, basta usar o código CONEXAOPARISpagina inicial Pariscityvision


Dúvidas frequentes sobre clima e temperaturas em Paris

Quando neva em Paris? Ou neva em Paris?

Durante o longo convívio com nossos leitores recebemos inúmeras vezes perguntas sobre neve em Paris. A questão é: se você quer ver neve em Paris ficará decepcionado.

O número de dias de neve em Paris é muito baixo. Pode nevar a qualquer momento de novembro a março, mas não é regra. E quando neva, rapidamente ela se transforma em lama. Além de não ser bonito, é desagradável caminhar pelas ruas quanto isto acontece.

Para ver realmente neve aconselhamos aumentar sua estadia na França e passar 4 ou 5 dias nos Alpes. Aí sim, verá muita neve. Temos um artigo sobre as 6 estações de esqui mais próximas de Paris.

Outra opção, mais simples, seria um bate e volta para ver as florestas perto de Paris. Neva muito mais na periferia da cidade do que no centro. Você poderia passear pela floresta do Castelo de Fontainebleau ou pela floresta de Versailles.  

Quando faz frio na França?

Os meses mais frios do ano na França são novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Não por acaso esse é o período da baixa estação, ou seja, tarifas de hotéis mais baratas e cidade menos cheia de turista (isso não se aplica ao período do Natal e Ano Novo).

Qual é a estação menos chuvosa em Paris?

A chuva é outra variável importante na organização da viagem.

Em relação à chuva, fique tranquilo, o clima em Paris não se caracteriza por meses com dilúvios e meses secos. De uma maneira geral chove quase a mesma quantidade o ano todo, em alguns meses um pouco mais do que os outros. 

A estação menos chuvosa em Paris é o inverno, principalmente os meses de fevereiro e março. Em contrapartida, fevereiro pode ser o mês mais frio do ano em Paris.

Importante frisar que as chuvas em Paris não são tempestades tropicais. Geralmente é uma chuva fina e mansa.

Temperaturas e Clima em Paris, quando chove em Paris?

Quando chove em Paris? Fonte: Partir.com

Dicas para curtir sua viagem a Paris

  • Independente da estação, a chuva é uma constante em Paris, traga na mala um trench coat (se vier na primavera ou outono), capa de chuva ( se vier no verão) ou casaco impermeável (se vier no inverno).
  • Echarpe também é sempre uma boa pedida.
  • Cerca de 2 dias antes da viagem, verifique a previsão para as temperaturas em Paris para os 15 dias seguintes no site Météo Paris (clique aqui). Dessa forma você poderá fazer (ou refazer) uma mala mais adequada às temperaturas.

Como se vestir no inverno em Paris?

A principal dúvida dos turistas com relação ao clima e temperaturas em Paris, é como se vestir no inverno em Paris. Nós temos muitos artigos publicados no Conexão Paris sobre como se vestir no inverno em Paris.

Clique aqui e leia o primeiro artigo com a lista das 7 peças fundamentais e indispensáveis para você não sentir frio.

Clique aqui para ver nosso artigo sobre 6 principais tipos de casacos de inverno. Neste artigo temos um lindo infográfico que mostra os casacos e suas características.

Temos também um vídeo que ensina e mostra de forma prática como se vestir no inverno em Paris e montar seus looks, clique aqui.

Como se veste a parisiense no inverno?

Uma vez uma amiga brasileira disse que no inverno só temos 2 opções: ou estamos aquecidos ou estamos elegantes. Sem radicalismos, podemos chegar a um meio termo. Basta nos espelharmos no savoir faire da parisiense para montarmos looks que nos deixam ao mesmo aquecidas e elegantes.

como se vestir no inverno em paris

Clima em Paris: A Parisiense no Inverno. Clique aqui ou na imagem para baixar o infográfico.

Veja também nossos infográficos sobre a Parisiense na Primavera, a Parisiense no Verão e a Parisiense no Outono.

Conclusão

A principal característica das temperaturas em Paris, comparada com outras capitais e cidades europeias, é que aqui não conhecemos extremos.

Paris pode ser visitada o ano todo, em qualquer estação, sendo que cada uma delas tem seus encantos e seus defeitos. 

Clique aqui e leia nosso artigo sobre Paris no Inverno.

Clique aqui e leia nosso artigo sobre a Primavera em Paris.



Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rentalcars.