Apesar do aumento da violência nestes últimos dez anos, Paris ainda é uma cidade segura. Veja abaixo algumas dicas e questões sobre a segurança em Paris.
Os problemas com a segurança em Paris se resumem basicamente em roubos de carteiras e bolsas pelos famosos pickpockets e tentativas de extorsão de dinheiro através de golpes, muitos deles ingênuos. Ainda estamos longe de uma realidade de ataques armados e assassinatos em plena rua.
Saber quais são os principais golpes e estar preparado para reagir é a melhor maneira para evitar perda de tempo e dinheiro.
Principais golpes:
Publicamos vários artigos sobre os diversos golpes praticados na cidade: golpe do anel (leiam aqui), da pulseirinha nas escadarias do Sacre Coeur (leiam aqui), do blusão de couro (leiam aqui), da dupla conta do restaurante (leiam aqui).
Já falamos sobre os bandos de jovens mulheres que agem nos locais mais turísticos ou nos meios de transportes. Apesar de terem uma notória preferência pelos turistas asiáticos, elas roubam todos, até parisienses distraídos. São menores do sexo feminino que abordam os turistas e a tática é sempre a mesma: enquanto a primeira faz a abordagem, se aproximam das vítimas simulando um pedido de assinatura, as outras se aproveitam do turista distraído e o roubam. Às vezes, elas extorquem o turista depois que ela assina o tal abaixo-assinado. Ou então roubam nas varandas dos cafés. Elas levam sanduíches, iPhones, bolsas, fritas, o que encontram em cima das mesas.
Se por acaso seu smartphone foi roubado, você deve imediatamente bloqueá-lo para impedir a revenda. Por isso tenha sempre seu número de identificação, o IMEI. Você faz uma declaração de roubo à polícia e em seguida ela será transmitida ao operador que é obrigado, por lei, a bloquear o aparelho. O número IMEI se encontra abaixo da bateria ou na embalagem do smartphone.
Fiquem atentos, também, aos camelôs com suas torres Eiffel penduradas no braço. Antes, eles simplesmente exibiam a mercadoria. Agora, estão com uma abordagem agressiva, na esperança que o turista compre por medo. Eles estão mais seguros de si e mais organizados. Quando percebem a presença dos policiais, se reúnem rápido em grupos de 20 ou mais pessoas e os enfrentam para impedirem o confisco da mercadoria.
Veja o resumo dos conselhos do site da Polícia de Paris.
Na rua:
. cuidado com os bolsos das mochilas, fáceis de serem roubadas dentro dos meios de transporte, use-as sempre voltadas para a frente, assim como as bolsas;
. nunca ande com muito dinheiro nos bolsos e bolsas;
. guarde seus documentos e dinheiro somente nos bolsos internos dos casacos ou nas pochetes usadas por baixo das roupas, nunca nos bolsos externos dos casacos ou nos bolsos de trás das calças;
. não manipule dinheiro na rua;
. se tentarem roubar sua bolsa, não reaja. Você pode se machucar;
. desconfie de todo desconhecido que se aproximar de você oferecendo ajuda, seja na rua, seja nas estações de metrô.
Nos transportes:
. não deixe suas malas sem vigilância;
. bolsas e mochilas voltadas para frente;
. não deixe ninguém passar na catraca colado em você;
. não compre tickets de metrô de estranhos, compre somente nos guichês ou nas máquinas de tickets nas estações de metrô;
. não aceite ajuda para comprar os tickets nas máquinas, se tiver dificuldades vá ate o guichê e peça ajuda ao funcionário, alguns golpistas usam o crachá da empresa parisiense de metrô (a RATP).
Nos restaurantes:
. não deixe sua carteira no casaco que irá para a chapelaria;
. não deixe sua carteira dentro do seu casaco pendurado em uma cadeira;
. não deixe sua bolsa no chão, coloque-a no colo;
. não deixe seu celular ou carteira visível na mesa do café ou restaurante.
Se você for vítima de agressão:
. entre em uma loja ou café o mais próximo e peça para chamar a polícia.
Se você for roubado:
. vá até a delegacia mais próxima para declarar o roubo.
Clique aqui para ter acesso à lista de delegacias por bairro.
Aos conselhos acima, nós acrescentamos:
. uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores, tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada, volto normalmente de metrô sem problemas.
. De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada, uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
. Nosso leitor e colaborador Maurício Christovão contribui com as seguintes dicas: “Cuidado é com o seu cartão de crédito e passaporte. Tirem uma cópia do passaporte e ande com ela, deixando o original no cofre do hotel. Tragam os telefones do banco para uso em caso de perda ou roubo do cartão, telefone do seguro saúde e do Consulado Geral do Brasil em Paris, que tem um telefone de plantão para emergências. Vejam no link abaixo: cgparis.itamaraty.gov.br/pt-br“
Leia também, nesse link aqui, o relato de uma leitora que foi agredida em Paris.
Observação: este artigo é um resumo atualizado de vários outros publicados desde 2007, ano da inauguração do blog.
161 Comentários
Sy Monteiro
Rodrigo,
Boa noite,tudo bem?
RO ha algum curso de frances para brasileiros em Choisy-le-Roy?
Esta informação e para um amigo que mora em Choisy le roy.
Desde já agradeço.
Rodrigo Lavalle
Sy, diga a ele que procure nesses locais o Centre Social Municipal Espace Langevin: 31-33 rue Albert 1er, 94600 Choisy-le-Roi.
Marina
Olá!Estou adorando obter informações através do site. Vou viajar com uma amiga, chegaremos em Orly, nunca fomos à Paris e estamos com pouco dinheiro. Achamos um studio em Choise le roi e outro na 10º. O que você me diz desses lugares? É seguro? Bons meios de transporte? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Marina, Choisy-le-Roi é uma cidade que fica perto do aeroporto de Orly, ou seja, afastada de Paris. Fique no 10° arrondissement, que é uma região de Paris. Qual o endereço?
Leidiane
Vou me hospedar no Hotel Moulin Plaza, no endereço: 39 Rue Pierre Fontaine, 75009 Paris, você acha uma região tranquila?
Sérgio Augusto
Olá Rodrigo. Já estive em Paris e me hospedei no La Perle Hotel, em 6, Rue de Cannetes, próximo à Igreja do Santo Suplício, no 6º Arr. Pretendo retornar em maio de 2018 e desta vez vou me hospedar no Hotel Darcet, no 17º Arr. Você já ouviu falar?? O bairro é bom????
Rodrigo Lavalle
Sérgio, essa região não é tão simpática e central quanto a que você se hospedou anteriormente mas não é ruim.
Dillemba
Oi, Rodrigo. Dá para andar de brinco pela cidade ou eles já aprenderam a passar correndo e arrancar? Rsrsrs. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Dillemba, dá sim.
belize barreto
rodrigo irei a em fevereiro ,do dia 4 a 14.estarei com meu marido e tres filhos,estou pensando em alugar um apartamento em apartamentos du louvre 1 arr, bem proximo ao louvre. acha a regiao segura para voltar a noite de metro com criancas(11 e 13).pretendo ir na disney paris, palacio de versalles etc,,,acha q seeria melhor nos hospedarmos no 15arr,,,estou com muitas duvidas em relacao a onde nos hospedarmos ( 5 pessoas eee bem caro,rs)agradeco se puder me ajudar_
Rodrigo Lavalle
Belize, a região ao redor do Louvre é ótima, central e segura. Vocês poderão ir a pé a vários pontos turísticos. O 15° arrondissement é mais calmo e mais afastado do centro turístico. Vocês teriam que se deslocar sempre de metrô (o que não não problema). Por isso ficar perto do Louvre é mais caro que ficar no 15° arrondissement.
Clique aqui e veja opções de hotéis Ibis em Paris com bom custo/benefício.
Morgana
Oi Rodrigo!
Estou programando minha viagem com meu marido à Paris em Março, e a agência de viagens me sugeriu um Aparthotel localizado no seguinte endereço:
10 Rue du Dr Finot, 93200 Saint-Denis, França.
Percebi que não tem o “75” no CEP, não estaremos localizados em Paris? É um bom endereço?
Rodrigo Lavalle
Morgana, vocês estarão fora de Paris, longe do centro turístico e essa não é uma região agradável. Quais outras opções eles te deram?
Paulo F.
Olá Rodrigo, embarco para Paris no próximo mês e estou pesquisando alguns hotéis e hostels. Alguns com algumas localizações um tanto duvidosas pelo que pesquisei, mas todos bem próximos dos principais pontos turísticos. Gostaria de saber qual desses endereços seria o melhor, mais seguro e mais indicado ( rsrs) :
– 218 bis rue saint denis, 2º arr., 75002 Paris
– 20 rue d’Orsel, 18º arr., 75018 Paris, França ( Le Village Hostel)
– 28 rue de Dunkerque, 10º arr., 75010 Paris, França ( Smart Place Paris Hotel)
– 2 square Caulaincourt, 18º arr., 75018 Paris, França ( Caulaincourt Square Hostel )
O conexão Paris é incrivel, meus parabéns pelo trabalho!!!
Rodrigo Lavalle
Paulo, todos esses endereços ou ficam mais afastados do “centro turístico” de paris ou ficam em áreas não muito simpáticas.
Eu ficaria no 1a (mais central porém não tão simpática) ou na última opção (mais afastada porém simpática).
Clique aqui e leia nosso artigo sobre hotéis Ibis com bom custo/benefício e boas localizações.
Silvana
Olá boa noite!! Passei para agradecer pela resposta pontal, estive em Pari
23/a 28/05 e usei varias dicas o Taxi, a Paris City vision fui ao Les Pinces a Angelina e não subi na Torre fui a Sacré Coeur e vi Paris do alto fiquei perto Louvre que ajuda muito enfim segui muitas dicas. Muito obrigada mesmo vocês nos tratam como amigos e é essa gratidão que tenho por vocês.Grande abraço.
Rodrigo Lavalle
Silvana, ficamos muito felizes e realizados em saber que pudemos ajudá-la! Agradecemos o retorno e estamos sempre à disposição.
Gizela
Olá Rodrigo!
Estou indo para Paris mês que vem. Vou para um curso de dois meses na Alliance Française de Paris. Ficarei hospedada numa residência universitária (Résidence Jérôme LEJEUNE, Rue Tessier, 75015 Paris, França).Você conhece? Gostaria de saber o seguinte:
Qual passe para transporte é o melhor para usar durante dois meses?
O 15º arrondissement é seguro e há alguma estação de metro por perto?
Os pontos turísticos ficam muito longe do 15º?
Adoro o Conexão Paris.
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Gizela, faça o cartão Navigo e o carregue com a recarga mensal (70€). Saiba tudo sobre o Navigo aqui.
O 15° arrondissement é super seguro, residencial e bonito. A estação mais próxima da residência é a Volontaires na linha 12. O Louvre (que podemos considerar o centro) fica a 50 minutos de caminhada.
Luciana
Olá, Rodrigo. Estamos embarcando, eu, emu marido e meu filho , amanhã para Paris. A agência nos colocou num hotel que achei meio distante ( Novotel Paris La Defénse). É muito longe do centro? É um bairro seguro? Tem comércio próximo? Como nos deslocamos de metrô de lá? Agradeço desde já!
Rodrigo Lavalle
Luciana, sim, é longe do centro. Na verdade não é mais Paris. Essa região, chamada La Défense, é como se fosse o distrito “business” de Paris. Bem perto do hotel há uma estação de metrô (Esplanade de La Défense) onde passa a linha 1. Essa linha é rápida e é também a mais turística de Paris pois passa pelos principais locais e pontos turísticos da cidade.
Leia nossos artigos sobre a região de La Défense, clique aqui.
Vívian Leão
Bom dia Rodrigo!! Tenho as mesmas dúvidas da Maria Aparecida, quanto à questão da locomoção em Paris. Qual passe adequado? Estarei em Paris com meu marido entre os dias 11/05 e 17/05 e também queremos ir em Versalhes e Giverny.
Rodrigo Lavalle
Vívian, como vocês ficarão metade da estadia em uma semana e metade na semana seguinte, vale mais a pena ir comprando o carnê de 10 tickets à medida que vocês forem precisando (compre um carnê de 10 tickets por vez e divida os tickets com o seu marido) e comprar os tickets avulsos específicos para Versailles e Giverny (na verdade nenhum passe de transporte é válido para ir à Giverny).
Maria Aparecida
Muito obrigada, Rodrigo.
Rodrigo Lavalle
Maria Aparecida, estamos à disposição.
Maria Aparecida
Obrigada Rodrigo por me responder. Vamos chegar em Paris dia 25/04/2017 (terça feira, CDG) e partiremos dia 30/04/2017 (domingo, CDG), e conforme sua orientação, pegaremos um táxi para chegar ao hotel. Pretendemos visitar o Palácio de Versalles, também. Qual passe é mais adequado para nós para nos locomovermos por Paris. Ví aqui no blog que dependendo da linha os passes são diferentes e podemos ser multados. Estou bastante preocupada. Abraços!
Rodrigo Lavalle
Maria Aparecida, vale a pena vocês fazerem o cartão Navigo Découverte com recarga semanal que será válida até o domingo dia 30/04 (clique aqui para saber mais sobre ele). Com esse cartão vocês poderão andar ilimitadamente de metrô, ônibus e trem RER por toda Paris, ir e voltar de Versailles e até mesmo ir ao aeroporto no último dia.
rita
Boa tarde Rodrigo! Adoro este blog e já utilizei muitas dicas de vocês. Estou pretendendo ir a Paris em 25 de fevereiro (carnaval) retornando em 04 de março. É a terceira vez que viajo para lá. Nas 2 anteriores foram antes dos ataques de extremistas. Estou um pouco insegura quanto à segurança em relação este tipo de situação. Como está a situação por ai? Minha preocupação faz sentido? Irei eu e minha filha adulta. Obrigado
Rodrigo Lavalle
Rita, a cidade está bem vigiada com muitos policiais e soldados do exército pelas ruas. Além disso, há revistas pessoais e controle de bolsas na entrada dos museus, lojas e locais de maior aglomeração de pessoas.
Maria Aparecida
Olá Rodrigo! Eu e meu marido estaremos pela 1.vez em Paris em Abril/2017. Reservei um hotel na 273 Avenue Daumesnil, 12th arr., 75012. Sei que fica fora do setor turístico mas tem um metrô em frente. É uma região segura? Que tipo de passe devemos comprar pois pretendemos nos deslocar de metro. Desde já agradeço sua atenção.
Rodrigo Lavalle
Maria, é segura sim. Quantos dias vocês ficarão em Paris? Vocês chegam e partem em quais dias da semana?
Ana cristina
Adorando todas as dicas! Gostaria de saber o seguinte: como faço para ir do aeroporto de CDG para a estação Place de Clichy, que fica perto do meu Hotel Mercure Paris Montmartre Sacre Couer; taxi do aeroporto até o hotel fica muito caro? Desde já, agradeço
Rodrigo Lavalle
Ana, as opções de transporte aeroporto CDG-Paris (e vice-versa) são muitas e variam de preço e de nível de conforto. Veja algumas das muitas possibilidades:
– trem RER B + metrô: no CDG pegue o trem RER B e vá até a estação Gare du Nord. Lá pegue o metrô linha 4 (direção Porte de Clignancourt) e vá até a estação Barbès – Rochechouart. Lá troque pela linha 2 (direção Porte Dauphine) e desça na estação Place de Clichy. Custo do bilhete para todo esse trajeto: 10€ por pessoa.
– o táxi, cujo custo é fixo. No seu caso o valor da corrida do CDG até o seu hotel é 50€.
– o transfer privativo com motorista brasileiro. Opção mais confortável, segura e tranquila. Veja os valores na nossa agência online Minha Viagem Paris: http://www.minhaviagemparis.com.br/traslados-paris.html.
Roberta
Olá,
Irei para Paris sozinha no dia 08 de novembro e gostaria de saber se os arredores do Hotel Villa Royale são seguros e se posso andar de metrô à noite e nas ruas mais turísticas com segurança.
O Hotel fica na Rue Duperré, bem perto da estação pigalle.
Adoraria passear pelas ruas de Paris à noite e ver a cidade iluminada, mas não encontrei muitas informações concretas sobre esse aspecto. Não tenho a intenção de retornar tarde da noite ao hotel, ‘as apenas ver o movimento da noite nesses pontos mais visitados.
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Roberta, leia nosso artigo específico sobre a região de Pigale: https://www.conexaoparis.com.br/2008/09/24/caracteristicas-de-pigalle-em-paris. Mas, como dissemos no artigo acima: “Apesar do aumento da violência nestes últimos dez anos, Paris ainda é uma cidade segura. Os problemas aqui se resumem em roubos de carteiras e bolsas e tentativas de extorsão de dinheiro através de golpes, muitos deles ingênuos. Estamos longe do nosso cotidiano brasileiro de ataques armados e assassinatos em plena rua.”
fabio andrade
Olá Rodrigo, iremos a Paris em fevereiro e ficaremos no Novotel Paris Les Halles com crianças. O hotel nos chamou a atenção pela proximidade com lojas e restaurantes que pretendemos frequentar na parte da noite, após os passeios turísticos. Gostaria de saber se essa região é segura. Grato pela atenção, parabéns pelo blog.
Rodrigo Lavalle
Fábio, a região é bem movimentada e relativamente segura. Como ela é bem comercial e cheia durante o dia, fique atento aos batedores de carteira e possíveis golpistas (use a bolsa/mochila para frente e não dê atenção à estranhos). Leia esse artigo sobre a região: https://www.conexaoparis.com.br/2015/06/15/les-halles-como-entender-o-centro-de-paris.
Rafael Barreto
Rodrigo, Boa noite!
Iremos a Paris eu e minha esposa no início de outubro. Ficaremos hospedados no Hotel Elysees 8. 16, rue Cambaceres, 8o arr. Este é um lugar tranquilo pra caminhar na rua, principalmente a noite? Obrigado
Rodrigo Lavalle
Rafael, essa região é bem tranquila e segura.
Eleni
Boa tarde! Vi em quase todos os sites oficiais dos museus e monumentos que devido ao atentado de 2015 não é mais permitida a entrada com bolsas e nem mesmo deixar no guarda-volumes. Alguns citam a medida de 55cm*35cm*20cm como limite, e em outros que nenhum tipo é admitido. Isso complica muito a vida do visitante, ainda mais com criança. É isso mesmo? Não dá para entrar com nenhum tipo de bolsa? Socorro!
Rodrigo Lavalle
Eleni, você pode dentar com uma bolsa de tamanho “normal” ou com uma mochila.
Érika
Obrigada, as suas dicas sã valiosas!
Rodrigo Lavalle
Érika, estamos à disposição.