[Em breve iremos atualizar esse artigo com as datas das exposições e concertos do mês de julho em Paris em 2024, mas já dá pra você ter ideia do que esperar em termos de clima, temperaturas, os feriados e eventos fixos do mês de julho em Paris] O que fazer em Paris em julho? Nosso artigo faz um resumo dos principais eventos que acontecem na cidade em julho.

Citamos também informações úteis como temperaturas médias, o que vestir, feriados, o que você não pode deixar de fazer e outras particularidades do mês de julho em Paris.

Além dos programas e passeios indispensáveis, essenciais e tradicionais que você pode – e deve – fazer em Paris em qualquer mês do ano (assunto que tratamos nesse artigo aqui e que é também o tema do nosso guia em PDF ‘Paris: 5 Roteiros em 4 Dias’), nesse artigo falaremos especificamente sobre o que fazer em Paris em julho.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Índice Paris em julho

    1. ‘Paris em julho vale a pena?’
    2. ‘Temperaturas e clima em Paris em julho’
    3. ‘Paris em julho o que vestir’
    4. Feriados
    5. ‘O que fazer em Paris em julho’
    6. O que fazer em Paris no geral
    7. ‘O que fazer em Paris com crianças em julho’
    8. ‘O que comer em Paris em julho’
    9. ‘Principais corridas em Paris em julho’
    10. ‘O que fazer nos arredores de Paris em julho’
    11. O que fazer em Paris mês a mês e em cada época do ano
    12. O que fazer em Paris em cada mês do ano / O que fazer em Paris em cada época do ano / Roteiros de Paris
    13. DESCONTOS E PRESENTES aos leitores do Conexão Paris: baixe os voucheres
torre eiffel paris em julho

Julho em Paris: céu azul e dias de sol. Foto nkoks no Pixabay

O que fazer em Paris mês a mês

Paris em janeiroParis em fevereiroParis em marçoParis em abril
Paris em maioParis em junhoPARIS EM JULHOParis em agosto
Paris em setembroParis em outubroParis em novembroParis em dezembro

 

O que fazer em Paris em qualquer mês do ano:

O que fazer em Paris em qualquer mês do ano: 18 dicas imperdíveis!

 

O que fazer em Paris em cada estação do ano:

Paris no invernoParis na primaveraParis no verãoParis no outono

 

Paris em julho vale a pena? Prós e contras.

Julho é o primeiro mês do verão e também o primeiro mês das grandes férias gerais na França. Vamos aproveitar o sol enquanto dura!

Prós de Paris em julho

Em julho em Paris, as temperaturas estão um pouco mais altas e os dias são longos e agradáveis pois o sol se põe por volta de 22h (veja mais abaixo os horários do nascer e do por do sol em julho).

Em Paris em julho, a vida acontece em grande parte ao ar livre: nas varandas dos cafés, nos rooftop bars, nos parques, jardins e margens do Sena. Há muitos festivais de música ao ar livre (veja no item ‘O que comer em Paris em julho’ mais abaixo) .

Obviamente que isso não impede que você visite os inúmeros museus de Paris, que continuam abertos, e as exposições temporárias que acontecem na cidade durante o mês de julho (clique aqui para saber quais são elas).

Com a chegada das férias, diminui – ou mesmo para por completo – o turismo de negócios na cidade, isso significa mais ofertas de quartos de hotéis e diárias mais baratas. Clique aqui e leia nosso artigo com dicas de onde ficar em Paris, os melhores bairros e hotéis. Isso acontece, em geral, do meio de julho até o fim de agosto.

Contras de Paris em julho

Em julho pode acontecer o fenômeno da canicule – uma onda de calor que faz as temperaturas subirem para a casa dos 30 e até dos 40 graus! No geral, a onda de calor dura de 7 a 10 dias e é um pouco imprevisível.

Os concertos e balés nos teatros são mais escassos nesse mês. Os espetáculos passam a acontecer ao ar livre.

Julho é um mês de férias gerais praticamente no mundo todo, ou seja, Paris fica ainda mais cheia de turistas — e de parisienses, visto que a maioria ainda não saiu de férias (isso acontece no mês de agosto).

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Clima e Temperaturas em Paris em julho

Em julho temos dias agradáveis, com céu azul e temperaturas amenas. Porém, pode ser que você seja “agraciado” com uma onde de calor – a famosa canicule – com temperaturas em torno de 35 graus que duram em torno de 7 dias.

Temperatura em Paris em julho:

  • Temperatura máxima média: 25° C.
  • Temperatura mínima média: 17° C.
  • Temperatura média: 21° C.

Temos um super artigo sobre Clima e Temperaturas em Paris, clique aqui para ler.

Alguns dias antes da sua viagem, verifique a previsão do tempo para os 15 dias seguintes em Paris no site Météo Paris.

Nascer e por do sol:

Durante o mês de maio em Paris, o horário do nascer do sol varia de 05h53 (01/07) a 05h51 (31/07). O horário do por do sol varia de 21h44 (01/07) a 21h56 (31/07). Clique aqui para ver os horários dia a dia.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA

 

O que vestir em Paris em julho

Depois de tudo que foi dito acima sobre o clima e temperaturas em Paris em julho, concluímos que julho é o mês das roupas leves: camisetas, bermudas e sandálias!

Ao anoitecer, se rolar aquele ventinho, a temperatura cai um pouquinho. É bom trazer um casaquinho leve tipo corta-vento.

O que não pode faltar na mala e o que vestir em Paris em julho:

  • camisetas e camisas leves de manga curta;
  • casaco corta-vento;
  • shorts e bermudas;
  • calças leves;
  • sandálias;
  • sapato ou tênis;
  • lenço/foulard/echarpe leve para a noite;
  • chapéu/boné;
  • protetor solar.

Sempre recomendamos que, cerca de 2 dias antes da viagem, você verifique a previsão do tempo para os 15 dias seguintes em Paris no site Météo Paris (clique aqui). Dessa forma você poderá fazer (ou refazer) uma mala mais adequada às temperaturas.

Onde comprar roupa em Paris?

Como sabemos que o turista tem pouco tempo e precisa resolver as questões práticas de forma rápida, indicamos para as compras em Paris a loja de departamentos Galeries Lafayette Paris Haussmann.

Lá, sob o mesmo teto, você encontra muita variedade de marcas e preços, pode fazer suas refeições, recebe de volta o dinheiro da détaxe e ganha presentes nas compras acima de 50€ apresentando nossos voucheres. Clique aqui para saber todas as informações e baixar os voucheres.

PRESENTES GALERIES LAFAYETTE

 

14 de julho em paris

Parada militar no dia 14 de julho em Paris. Feriado nacional na França. Foto: Tchitcho’s no Flickr

Feriados

14 de julho: Festa Nacional Francesa!

Equivale ao nosso 7 de Setembro.

Pela manhã, ocorre um desfile militar na avenida Champs Élysées (as lojas na Champs e o Arco do Triunfo ficam fechados nesse período do dia) e, à noite, acontece o grande espetáculo de fogos na Torre Eiffel, esse sim o grande evento do dia e do ano em Paris e na França!

Apesar de ser um feriado nacional, tudo relativo ao turismo e serviços funciona nesse dia: lojas, restaurantes, museus, monumentos etc

É possível ver os fogos de vários pontos de Paris (das pontes do Sena, por exemplo) mas, para termos o real impacto da beleza e grandiosidade do evento, é preciso se instalar nos gramados em frente Torre Eiffel (o Champ de Mars).

Isso pode ser chato e cansativo, pois é preciso chegar bem cedo, abastecido de comida e água, estender sua toalha e dali não arredar pé, ou corremos o risco de perder o lugar. O ideal é chegar por volta das 18h, fazer um piquenique e esperar. Além disso, no fim do espetáculo, os metrôs ficam bem cheios.

Antes dos fogos, por volta das 21h15, há um grande concerto de músicas clássicas. O show de fogos começa às 23h e dura cerca de meia hora.

Nos dias 13 e 14 de julho, de 21h as 04h, acontece em algumas casernas, o famoso Baile dos Bombeiros. Programa simpático, bem francês. Oportunidade de dançar com os bombeiros de Paris e de paquerá-los. Clique aqui e veja no final do artigo a lista de casernas que costumam promover bailes.

O Museu do Louvre costuma ser gratuito nesse dia.

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial Provence


 

O que fazer em Paris em julho

Em julho em Paris a vida acontece ao ar livre, seja andando pelas margens do Sena, seja relaxando ou fazendo piquenique nos parques e jardins ou simplesmente flanando pela cidade.

Além de visitar os principais pontos turísticos de Paris e de ir aos museus, veja a seguir o que você não pode deixar de fazer em Paris em julho: eventos, passeios, exposições, concertos, shows etc.

A) Festivais e eventos ao ar livre

Julho em Paris é a época dos grandes festivais (rock, jazz, cinema etc) e eventos ao ar livre que acontecem nas praças, parques e bosques da cidade e seus arredores. Veja abaixo alguns deles:

  • Parque de diversões do Jardim Tuileries: roda gigante, tobogã, barraquinhas de comida e mais tudo aquilo que faz parte de um verdadeiro parque de diversões bem no centro de Paris, no Jardim Tuileries, em frente ao Museu do Louvre. O acesso ao parque é gratuito mas é preciso de ingressos para cada uma das atrações e brinquedos. De 01/07 a 27/08.
  • Classique Au Vert e Paris Jazz Festival: 2 festivais ao ar livre – um de música clássica (aos sábados) e outro de jazz (aos domingos) – que acontecem no Parc Floral (fica dentro do Bosque de Vincennes, a oeste de Paris). Finais de semana de 26/06 a 08/09. Entrada gratuita, basta comprar o ingresso para acessar o parque (2,50€). Clique aqui para mais informações.
festival classique au vert julho em paris

Julho em Paris é o mês dos festivais ao ar livre como o Classique au Vert no Parc Floral

B) Grandes liquidações de verão

As grandes liquidações de verão vão até o dia 25/07. Os descontos – reais – começam em 30% e aumentam a cada semana, podendo chegar a 90%.

O melhor é ir às compras já no 1º dia (ou nos primeiros dias) para conseguir achar peças interessantes e no seu tamanho; nos últimos dias da liquidação, já não encontramos muita coisa, mas não custa dar uma olhadinha.

Clique aqui e leia nosso artigo com mais dicas de como aproveitas as liquidações em Paris.

Mesmo durante as liquidações nossos leitores continuam ganhando presentes ao fazerem suas compras na Galeria Lafayette, clique aqui para saber mais detalhes e baixar os voucheres.

PRESENTES GALERIES LAFAYETTE

C) Paris Plage

Todo verão, em julho e agosto, as margens do Sena e da Bassin de la Villette (no 19º arrondissement de Paris) se transformam em uma espécie de balneário de verão, é a chamada Paris Plages, a praia de Paris. As datas de 2024 ainda não foram divulgadas.

Sentar nas espreguiçadeiras ou deitar nas redes espalhadas pelas margens do Sena, ver os barcos e o tempo passar com uma bebida gelada ao alcance das mãos é um ótimo programa para o verao em Paris.

Flane ao longo do rio, passe sob as pontes e observe seus bonitos detalhes decorativos. Se o calor apertar, procure os aspersores de água e deixe a bruma te refrescar. Entrar no rio é proibido!

Na Bassin de la Villette, no 19º arrondissement de Paris, há piscinas montadas dentro do canal! Nada melhor que um mergulho para refrescar!

D) Piqueniques

Piquenicar é a atividade preferida dos parisienses e dos turistas durante a primavera. Mesmo nos dias de semana, a partir das 17 horas, vemos turmas fazendo piquenique às margens do Sena, principalmente na ponta da Ilha Saint Louis.

Mas, para que seu piquenique seja mais charmoso e confortável, sugerimos a Place des Vosges (no Marais) ou o Parque Buttes Chaumont (no 19º arrondissement de Paris), parque lindo e enorme fora do circuito turístico tradicional, onde nosso vídeo abaixo foi filmado.

Clique aqui e leia nosso artigo com muitas outras dicas de locais onde fazer piquenique em Paris.

E) Casa e jardins de Monet

OK, na verdade a casa e jardins de Monet não ficam em Paris e sim na cidadezinha de Giverny, mas é super fácil chegar lá.

O pintor francês Claude Monet morou nessa casa por 43 anos e seus imensos jardins – principalmente o jardim aquático japonês – serviram de inspiração para seus mais famosos quadros.

jardins de monet em giverny em julho em paris

A casa e jardins de Monet, em Giverny, é um dos programas de julho em Paris e arredores.

Como ir de Paris até Giverny?

  • Por conta própria: de trem até Vernon, e depois de shuttle até Giverny. Compre sua passagem antecipadamente de trem, clique aqui.
  • De ônibus de turismo: maneira confortável, prática e econômica. Existe a visita livre de meio dia que inclui bilhete de entrada, audioguia e transporte de ida e volta de Paris em ônibus especial, clique aqui para saber mais e fazer sua reserva.

RESERVE SEU PASSEIO

F) Passeio Meia-Noite em Paris by Bike

No passeio noturno de bicicleta por Paris, o mais amado pelos brasileiros você passará pelos principais monumentos de Paris iluminados. Além disso, fará um brinde de champanhe aos pés da Torre Eiffel! Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.

RESERVE SEU PASSEIO

 

G) Passeio de barco pelo rio Sena

Vale a pena fazer o passeio de barco pelo Rio Sena? Sim!

Para quem está vindo a Paris pela primeira vez, esse é um passeio lindo, que vale a pena.

Durante o passeio você passa em frente aos principais monumentos e pontos turísticos de Paris, além de ver a cidade de outro ângulo.

PASSEIO BARCO

Use o código CONEXAOPARIS para obter 5% de desconto

Existe a possibilidade de fazer o passeio de barco com almoço (clique aqui para saber mais informações) ou o passeio de barco com jantar (clique aqui para saber mais informações) mas o passeio simples já é suficiente.

H) Principais exposições temporárias em Paris em julho:

  • CHAGALL: PARIS – NEW YORK
    • Até 01/01/2024, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, no Atelier des Lumières: 38 rue Saint Maur, 75011. Metrô linha 3, estação Saint Maur. Preço: a partir de 11€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado)
    • Exposição imersiva com projeções de obras do pintor Marc Chagall, nascido em Belarus, mas que passou a maior parte de sua vida entre Paris e Nova York. Uma de suas obras mais emblemáticas é a pintura do teto da Opéra Garnier, em Paris.

COMPRE SEU INGRESSO CHAGALL

Use o código CONEXAOPARIS para obter 5% de desconto

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

I) Principais concertos, óperas e balés em Paris em julho:

Nos meses de julho e agosto são as grandes férias de verão na Europa por isso o número de espetáculos, concertos, balés, óperas e peças de teatro diminui bastante.

Na Opéra Ganier:

Na Opéra Bastille:

Na Filarmônica de Paris:

No Teatro Champs Élysées:

No coreto do Jardim Luxemburgo:

  • Um programa simpático, bucólico e gratuito em um dos jardins mais bonitos de Paris. Programação de julho ainda não disponível.

J) Principais concertos em igrejas em julho:

K) O que fazer em Paris à noite

O que fazer em Paris no geral

Nosso artigo ‘O que fazer em Paris: 18 dicas imperdíveis’ faz um resumo das principais atrações e programas em Paris.

Abaixo citamos alguns programas e passeios essenciais que você deve fazer em Paris independente do mês ou da época do ano da sua viagem:

Para conhecer outros programas e passeios imperdíveis em Paris em qualquer época do ano, leia os nossos artigos específicos abaixo:

Visitas guiadas com guia brasileiro em Paris

Se você procura um guia brasileiro para visitas guiadas aos museus ou passeios pelas principais atrações de Paris, clique aqui e leia nosso artigo ou envie um email para a Zilda no visiteparisape@gmail.com para saber todas as informações e reservar sua visita.

Nosso guia ‘Paris: 5 roteiros em 4 dias’

Nosso guia em formato digital Paris, 5 roteiros em 4 dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles q