[ATUALIZAÇÃO 2024]  O que fazer em Paris em janeiro? Nosso artigo te conta tudo o que você precisa saber para curtir o mês de janeiro em Paris e começar o novo ano com o pé direito.

Citamos informações úteis como temperaturas médias, o que vestir, o que comer, feriados, o que você não pode deixar de fazer, eventos, exposições, passeios e outras particularidades do mês de janeiro em Paris.

Além de tudo aquilo que você pode – e deve – fazer em Paris em qualquer mês do ano (assunto que tratamos nesse artigo aqui e que é também o tema do nosso guia Paris: 5 Roteiros em 4 Dias), nesse artigo falaremos especificamente sobre o que fazer em Paris em janeiro.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Índice Paris em janeiro

    1. ‘Paris em janeiro’ vale a pena?
    2. Clima em ‘Paris em janeiro’
    3. O que vestir em ‘Paris em janeiro’
    4. Feriados
    5. O que fazer em ‘Paris em janeiro’
    6. O que fazer em Paris no geral
    7. O que fazer em ‘Paris com crianças em janeiro’
    8. O que fazer em ‘Paris no dia 1 de janeiro’
    9. O que comer em ‘Paris em janeiro’
    10. Principais corridas em ‘Paris em janeiro’
    11. O que fazer nos arredores de ‘Paris em janeiro’
    12. O que fazer em Paris mês a mês e em cada época do ano
    13. DESCONTOS E PRESENTES aos leitores do Conexão Paris: baixe os voucheres
paris em janeiro vista geral da cidade

Paris em janeiro. Foto: François Vequaud no Flickr.

O que fazer em Paris mês a mês

O que fazer em Paris mês a mês:

PARIS EM JANEIROParis em fevereiroParis em marçoParis em abril
Paris em maioParis em junhoParis em julhoParis em agosto
Paris em setembroParis em outubroParis em novembroParis em dezembro

 

O que fazer em Paris em qualquer mês do ano:

O que fazer em Paris: 18 dicas imperdíveis!

 

O que fazer em Paris em cada estação do ano:

Paris no invernoParis na primaveraParis no verãoParis no outono

 

Roteiros de Paris:

Roteiro 1 dia em ParisRoteiro 3 dias em ParisRoteiro 4 dias em Paris

 

Paris em janeiro vale a pena?

Talvez janeiro não seja um dos melhores meses do ano para visitar Paris, pois já estamos em pleno inverno.

Como dissemos no artigo sobre o que fazer em Paris no inverno, nesse período, certas atividades externas – piqueniques, longos passeios nos parques da cidade e cervejas geladas nas varandas dos cafés – ficam comprometidas. Mas isso não significa que a cidade fique morta! Muito pelo contrário, há muitos programas e atividades a serem feitos.

Em contrapartida, também devido ao frio e à ressaca pós-festas de fim de ano, a cidade fica mais vazia e mais barata. Obaaa!!!

Visitar Paris em janeiro é ideal para quem quer economizar dinheiro. Como ainda estamos na baixa temporada/estação (janeiro não é mês de férias na Europa como no Brasil), as diárias dos hotéis são mais baratas que nos outros meses do ano.

Além disso, em janeiro acontece em Paris a grande liquidação geral de inverno (soldes).

Um detalhe importante: geralmente, em janeiro, o 3º andar (topo) da Torre Eiffel fica fechado para reformas. Os outros andares permanecem abertos.

 


Não esqueça o SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Clima em Paris em janeiro

Em janeiro estamos no auge do inverno, com temperaturas sempre abaixo dos 10ºC. Mas, como sempre dizemos, o segredo para curtir a cidade sem incômodos é estar adequadamente agasalhado (veja o item mais abaixo).

Janeiro é também um mês úmido, com cerca de 12 dias de chuva. Lembrando que as chuvas em Paris não são tempestades tropicais torrenciais como no Brasil.

E neva em Paris em janeiro? Pas forcément, como dizem os franceses, ou seja, não necessariamente. A neve em Paris é imprevisível, podendo acontecer de novembro a março, e nem sempre em grandes quantidades ou com muita frequência.

Verifique a previsão do tempo para Paris no site Météo Paris (clique aqui).

Temperatura em Paris em janeiro:

  • Temperatura máxima média: 8° C.
  • Temperatura mínima média: 3° C.
  • Temperatura média: 5° C.
  • Precipitação: 59 mm, com cerca de 12 dias de chuva.

Nascer e por do sol:

Durante o mês de janeiro o horário do nascer do sol varia de 08h44 (01/01) a 08h23 (31/01). O horário do por do sol varia de 17h03 (01/01) a 17h44 (31/01). Clique aqui para ver os horários dia a dia.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA

 

O que vestir em Paris em janeiro

Como dissemos acima, faz bastante frio em Paris em janeiro. Estar adequadamente agasalhado é essencial para que você consiga aproveitar Paris e tudo o que a cidade tem a oferecer.

O segredo é (1) ter um bom casaco de inverno e (2) usar roupas “segunda pele” térmicas.

Ponha na mala:

  • casaco de lã tipo sobretudo OU casaco acolchoado (aqui chamado de doudoune) – um único casaco de inverno é suficiente!
  • suéteres;
  • roupas (camiseta de manga comprida e celoura) segunda-pele térmicas;
  • luvas, cachecóis, meias e gorros de lã;
  • sapatos fechados e botas;
  • guarda-chuva também é recomendado;
  • hidratante para o corpo e rosto, protetor solar e protetor labial.

O importante é estar facilmente adaptável às variações de temperatura ao decorrer do dia de turismo: sentimos frio andando na rua e nos locais abertos mas morremos de calor ao entrar em locais fechados, que sempre têm aquecimento (lojas, restaurantes, museus etc).

Leiam nossos artigos sobre como manter os pés quentinhos no inverno e sobre as sete peças indispensáveis para enfrentar o frio europeu.

Sempre recomendamos que, cerca de 2 dias antes da viagem, você verifique a previsão do tempo para os 15 dias seguintes no site Météo Paris (clique aqui). Dessa forma você poderá fazer (ou refazer) uma mala mais adequada às temperaturas.

Como se vestir no inverno em Paris – o vídeo

 

E vale a pena comprar roupa de frio em Paris?

Nós achamos que sim. Aqui você vai encontrar mais variedade, melhores preços e peças mais adaptadas ao inverno em Paris.

Posto isso, surge então outra dúvida: onde comprar casacos de inverno em Paris?

Como sabemos que o turista tem pouco tempo e precisa resolver as questões práticas de forma rápida, indicamos para as compras em Paris a loja de departamentos Galeries Lafayette Paris Haussmann.

Lá, sob o mesmo teto, você encontra muita variedade de marcas e preços, pode fazer suas refeições, recebe de volta o dinheiro da détaxe e ganha presentes nas compras acima de 50€ apresentando nossos voucheres. Clique aqui para saber todas as informações e baixar os voucheres.

PRESENTES GALERIES LAFAYETTE

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial Provence


 

Feriados

O que fazer em Paris em janeiro

Além de visitar os principais pontos turísticos de Paris, de ir aos museus e de toda a programação cultural que citaremos nos itens abaixo, há atividades e programas que só acontecem em janeiro em Paris.

Veja o que você não pode deixar de fazer em Paris em janeiro:

A) Mercados de Natal

Até o dia 07 de janeiro em Paris você ainda terá a oportunidade de curtir dois mercados de Natal:

  • Mercado de Natal do Jardim des Tuileries: até 07/01/2024. Localizado nos jardins em frente o museu do Louvre, esse é o maior e mais conhecido mercado de Natal de Paris, com cerca de 120 barraquinhas de comidas e bebidas típicas do Natal europeu (vinho quente!) e de presentes; pista de patinação e parque de diversões com roda gigante e muito outros brinquedos. Metrô linha 1, estação Tuileries
  • Village de Natal da Torre Eiffel – Champ de Mars: até 07/01/2024. Em frente à Torre Eiffel, ao longo do Quai Jacques Chirac. Metrô linha 6 ou 9, estação École Trocadéro.

B) Passeio Meia-Noite em Paris by Bike

O passeio noturno de bicicleta por Paris mais amado pelos brasileiros tem horários adaptados no inverno 2023/2024.

Você passará pelos principais monumentos de Paris iluminados. Além disso, fará um brinde de champanhe aos pés da Torre Eiffel! Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.

RESERVE SEU PASSEIO

C) Galette des Rois

Comer a tradicional galette des rois: torta de massa folhada tradicionalmente recheada de creme de amêndoas que faz parte das festividades da Epifania ou Dia de Reis na França (06 de janeiro).

Uma pequena figura de porcelana é escondida no interior da torta, quem recebe o pedaço da torta com a figura se torna o rei ou a rainha da festa (as confeitarias costumam fornecer uma coroa de papel com a torta).

Trata-se de uma tradição antiga cuja origem se encontra nas festas pagãs dos romanos chamadas Saturnales, nas quais um escravo era escolhido para ser o “rei do dia”.

D) Gastronomia francesa

Hora de esquecer a dieta e as saladinhas e se deliciar com as comidas calóricas e reconfortantes do inverno à base de queijos e batata (fondue, tartiflette e raclette, clique aqui e saiba onde saboreá-los em Paris) ou pratos ensopados como o pot-au-feu e boeuf bourguignon.

O mesmo para o chocolate quente e o vinho quente. Saborei-os sem culpa.

paris em janeiro liquidações

As liquidações de inverno são uma das atrações de Paris em Janeiro. Foto: Sybarts no Flickr.

E) As grandes liquidações de inverno (soldes d’hiver)

As liquidações de inverno começam na primeira quarta-feira do mês de janeiro e duram 4 semanas. Em 2024, as liquidações de inverno começarão no dia 10/01, indo até o dia 06/02.

Os descontos – reais – começam em 30% e aumentam a cada semana, podendo chegar a 70%.

Até mesmo o outlet La Vallée Village, o melhor e mais famoso da região parisiense, participa das liquidações. Clique aqui e leia nosso artigo dicas para aproveitar as liquidações em Paris.

Mesmo durante as liquidações nossos leitores continuam ganhando presentes ao fazerem suas compras na Galeria Lafayette. Clique aqui para saber mais detalhes e baixar os voucheres.

PRESENTES GALERIES LAFAYETTE

F) Principais exposições temporárias em Paris em janeiro 2024

  • CHAGALL: PARIS – NEW YORK
    • Até 07/01/2024, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, no Atelier des Lumières: 38 rue Saint Maur, 75011. Metrô linha 3, estação Saint Maur. Preço: a partir de 11€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado)
    • Exposição imersiva com projeções de obras do pintor Marc Chagall, nascido em Belarus, mas que passou a maior parte de sua vida entre Paris e Nova York. Uma de suas obras mais emblemáticas é a pintura do teto da Opéra Garnier, em Paris.

COMPRE SEU INGRESSO CHAGALL

 

  • A PARIS DE GUSTAVE EIFFEL (1832 – 1923)
    • Até 09/01/2024 na Cité de l’Architecture et du Patrimoine (1 Place du Trocadéro et du 11 Novembre, 75116 . Metrô linhas 6 ou 9, estação Trocadéro). Preço: 9€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado)
    • O ano de 2023 marcou o centenário da morte de Gustave Eiffel. Comemorando a ocasião, a ‘Cidade da Arquitetura e do Patrimônio de Paris’ apresenta uma exposição inédita sobre a Paris de Gustave Eiffel.

COMPRE SEU INGRESSO GUSTAVE

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto

 

  • TESOUROS EM PRETO E BRANCO
    • Até 14/01/2024 no Petit Palais (avenue Winston Churchill, 75008. Metrô Champs Elysées Clemenceau, linhas 1 e 9). Preço: 12€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).
    • O Petit Palais homenageia o seu rico acervo de artes gráficas através de uma seleção de cerca de 200 obras dos grandes mestres da gravura como Dürer, Rembrandt, Callot, Goya, Toulouse Lautrec, entre outros… As gravuras ocupam um lugar de destaque na coleção do Petit Palais. Reflete o gosto dos seus ilustres doadores, os irmãos Auguste e Eugène Dutuit e o curador Henry Lapauze, que deu origem a um museu de gravura moderna criado em 1908 no próprio Petit Palais. Seguindo o fio da história das coleções, a exposição permite, através dos seus melhores tesouros, descobrir um panorama inédito de gravuras do século XV ao século XX.

COMPRE SEU INGRESSO PETIT

 

  • GERTRUDE STEIN E PABLO PICASSO
    • Até 28/01/2024 no Museu Luxemburgo (19 rue de Vaugirard, 75006. Metrô linhas 4 ou 10, estação Odéon ou linha 12, estação Rennes). Preço: 14€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).
    • Descubra a bela relação que uniu Pablo Picasso e Gertrude Stein em uma exposição excepcional dividida em duas partes. A 1ª destaca a inventividade, a originalidade, a obra de Stein e Picasso, ambos precursores na arte. Suas obras oferecem um panorama da cena artística da época: pintura, teatro, poesia e música são evocados nas obras de Warhol, Matisse, Duchamp e muitos outros… A carreira de Gertrude Stein pode ser vista com transparência nas obras de seus colegas artistas. Você poderá conhecer a vida da artista em Paris, seus relacionamentos, suas inspirações… A 2ª parte da exposição trata da amizade que unia Gertrude Stein e Pablo Picasso. Uma amizade nascida de suas experiências, de suas paixões. Esses dois imigrantes, que chegaram a Paris no início dos anos 1900, dominavam mal o francês, ocupavam uma posição marginal neste mundo. Suas diferenças os aproximaram.

COMPRE SEU INGRESSO STEIN

 

  • AMEDEO MODIGLIANI. UM PINTOR E SEU MARCHAND
    • Até 15/01/2024 no Museu Orangerie (Jardin des Tuileries – Place de la Concorde. Metrô linhas 1, 8 ou 12, estação Concorde). Preço: 13,50€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).
    • A exposição evocará, através da escolha de obras emblemáticas, as diferentes características do conjunto da obra do pintor, explorando as ligações entre o pintor e o seu marchand no contexto artístico e literário parisiense da década de 1910, bem como o papel de Paul Guillaume na difusão do trabalho de Modigliani no mercado de arte na França e nos Estados Unidos na década de 1920.

COMPRE SEU INGRESSO MUNCH

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto

 

  • MARK ROTHKO
    • Até 02/04/2024 no Fundação Louis Vuitton (8 avenue du Mahatma Gandhi, Bois de Boulogne, 75116. Metrô linha 1, descer na estação Les Sablon). Preço: 16€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).
    • A Fundação Louis Vuitton apresenta a primeira retrospectiva na França dedicada a Mark Rothko (1903-1970) desde a exposição realizada no Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris em 1999. A retrospectiva reúne cerca de 115 obras das maiores instituições internacionais e coleções particulares, incluindo a National Gallery of Art em Washington D.C., a Tate Gallery em Londres e a família do artista. Exibida cronologicamente em todos os espaços da Fundação, a exposição traça toda a carreira do artista: desde as suas primeiras pinturas figurativas até às obras abstratas pelas quais é mais conhecido hoje.

COMPRE SEU INGRESSO LV

Use o código CONEXAOPARIS para obter 5% de desconto

 

  • LE PARIS DE LA MODERNITÉ – A PARIS DA MODERNIDADE
    • Até 14/04/2024 no Petit Palais (Avenue Winston Churchill, 75008. Metrô linhas 1 ou 9, descer na estação Champs-Élysées – Clemenceau). Preço: 15€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).
    • Se Paris sempre foi uma cidade cultural e animada, no centro de todas as agitações, o período que vai da Belle Époque ao dos loucos anos 20, entre 1905 e 1925, é um dos mais emblemáticos. A exposição apresenta cerca de 400 obras de artistas como Robert Delaunay, Sonia Delaunay, Marcel Duchamp, Marie Laurencin, Fernand Léger, Tamara de Lempicka, Amedeo Modigliani, Chana Orloff, Pablo Picasso, Marie Vassilieff e muitos outros. Além de roupas desenhadas por Paul Poiret e Jeanne Lanvin, joias da Cartier, um avião do Museu do Ar e do Espaço de Le Bourget e até um carro emprestado pelo Museu Nacional do Automóvel de Mulhouse. Através da moda, do cinema, da fotografia, da pintura, da escultura, do desenho, mas também da dança, do design, da arquitetura e da indústria, a exposição dá vida e vê a louca criatividade destes anos 1905-1925.

COMPRE SEU INGRESSO PETIT

 

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

G) Principais concertos, óperas e balés em Paris em janeiro 2024

Na Opéra Ganier:

Na Opéra Bastille:

Na Filarmônica de Paris:

No Teatro Champs Élysées:

No coreto do Jardim Luxemburgo:

  • Um programa simpático, bucólico e gratuito em um dos jardins mais bonitos de Paris. A programação de janeiro só estará disponível em meados de deze.

H) Principais concertos em igrejas:

I) O que fazer em Paris à noite: shows, festas, baladas…