Fontainebleau é o único castelo real e imperial habitado continuamente durante sete séculos. Uma verdadeira história da arte e da arquitetura francesa.

Não exageraria se dissesse que Fontainebleau é o mais bonito castelo da França. Por aí passaram 34 reis e dois imperadores. Todos eles deixaram sua marca. Mas duas presenças foram marcantes, a de François I e Napoleão.

François I foi o responsável pela transformação de um pequeno forte medieval em castelo dedicado ao lazer e aos prazeres da vida. Daí para a frente, todos os soberanos franceses aproveitaram nāo somente do conforto e da beleza do castelo como também puderam exercer o esporte preferido dos monarcas, a caça. Fontainebleau atraiu também artistas, poetas e filósofos, entre eles Molière e Voltaire.

castelo de fontainebleau

Sala do Trono de Napoleão

Fontainebleau possui também forte presença de Napoleão com a Sala do Trono e seus aposentos. E foi neste castelo que ele se despediu dos franceses, antes de partir para o exílio na ilha de Elbe, deixando esta carta : “o imperador Napoleāo, fiel aos seus compromissos, declara que ele renuncia ao trono da França e da Itália, e que nāo existe nenhum sacrifício, mesmo o da vida, que ele nāo esteja pronto a fazer no interesse da França”.

Para termos uma idéia da importância de Fontainebleau para a história da França é necessário saber que este castelo foi construído meio século antes do Louvre e cinco séculos antes de Versailles. A história da França foi construída entre suas paredes.

castelo de fontainebleau

Biblioteca de Fontainebleau

Diante da beleza e da importância de Fontainebleau, por que outros castelos como Versailles e Chantilly são mais visitados e conhecidos pelos próprios franceses e pelo turismo internacional?

Esta foi a questão que colocamos ao representante dos Monuments Nationaux que nos recebeu no castelo. Duas variáveis explicam, de acordo com o discurso oficial, a falta de visibilidade de Fontainebleau: a ausência de uma ligação direta entre Paris e o castelo, como no caso de Paris/Versailles e falta de verbas para a restauração do monumento e para campanhas de marketing.

castelo de fontainebleau

Capela

Já tínhamos percebido o aumento da presença de Fontainebleau na mídia francesa e nesta visita ficou confirmado que a nova direção deseja recuperar o tempo perdido com política dinâmica em todos os sentidos.

Está na hora de conhecê-lo, antes a chegada massiva dos turistas internacionais.

Informações práticas

O castelo abre todos os dias menos às terças, 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro. A visita livre do castelo leva em torno de duas horas.

Preço: 12€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).

Como ir

Pegue na estação Gare de Lyon, grandes lignes, o trem em direção à Montargis, Montereau ou Laroche Migennes. Desça na estação Fontainebleau Avon. Diante da estação pegue o ônibus linha 1 direção Les Lilas e desça no ponto Château. Em seguida basta seguir ao longo das grades do parque do Castelo e logo em seguida temos uma primeira entrada. É fácil chegar. Na volta, pegue o mesmo ônibus na frente da pracinha da cidade. Preço do ticket do trem ida e volta: 17,70 euros. Mais 4 euros ida e volta do ônibus.

Você pode fazer este passeio com a empresa Paris City Vision. Ela possui uma visita dupla aos castelos de Vaux Le Vicomte e Fontainebleau (clique aqui). Leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto em todos os passeios vendidos no site da empresa. Para usufruir do desconto insira o código promocional CONEXAOPARIS durante o processo de reserva.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no YouTube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).


Veja as melhores ofertas de passagens aéreas no KAYAK Brasil.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro nao KAYAK Brasil.