Se Vaux-le-Vicomte não tivesse existido, Versailles não seria o que é. Assista ao nosso vídeo sobre esse magnífico castelo perto de Paris.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

O castelo de Vaux-le-Vicomte

O castelo de Vaux-le-Vicomte e seus jardins

O Castelo de Vaux-le-Vicomte: a história

Este castelo era a residência de Fouquet, ministro do jovem rei Louis XIV, que tinha apenas 22 anos na época. Ele era considerado o castelo mais bonito da França, situado entre duas residências reais: Vincennes e Fontainebleau.

A lenda conta que no dia 17 de agosto de 1661 Fouquet organiza uma monumental festa para o rei. O monarca, com ciúmes da riqueza e opulência do castelo de seu ministro, ordena a sua prisão perpétua e d’Artagnan, o chefe dos mosqueteiros, será a pessoa encarregada da execução da sentença.

Após o encarceramento de Fouquet, Louis XIV convoca imediatamente a equipe que construiu Vaux – o arquiteto Louis le Vau, o pintor Charles Le Brun e o paisagista André Le Nôtre – para reformar Versalhes.

Um dos salões do castelo

Um dos salões do castelo

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

Mas foi em Vaux le Vicomte que esta equipe recebeu liberdade total para construir um castelo maravilhoso. Um castelo transparente pois de seu interior, graças às imensas janelas, podemos ver a perspectiva se abrindo sobre o estátua de Hércules, colocada na extremidade sul do parque.

Vaux le Vicomte é um castelo integrado ao jardim e, a partir da fachada sul, a vista é maravilhosa.

Le Nôtre dominava perfeitamente uma técnica chamada perspective ralentie (trabalhando efeitos de ótica), que cria a ilusão de proximidade. Na realidade, a vista que temos das janelas do castelo é falsa: os lagos circulares são na realidade ovais e o lago central e o grande lago quadrado não são do mesmo tamanho, um é bem menor do que o outro.

E o mais estranho, quando as águas do lago estão calmas, vemos o reflexo do castelo que se encontra a 500m de distância.

Vaux le Vicomte foi comprado em 1875 pela família que é proprietária até hoje. O monumento foi aberto ao público em 1968 e acolhe, hoje, 280.000 visitantes.

O grande charme de Vaux le Vicomte é seu tamanho. Ele não é absurdamente imenso como Versailles, guardando proporções ‘humanas”.

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

O Castelo de Vaux-le-Vicomte: o vídeo

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris, clique aqui.

Vaux le Vicomte está situado próximo de Paris e é um delicioso passeio para todos aqueles que querem conhecer os arredores da capital francesa.

Como ir de Paris até Vaux-le-Vicomte:

Leia também


 

 


Saia do Brasil com o chip para que você chegue à Europa com o celular já funcionando: internet, chamadas, mensagens. Saiba mais infomações no site da Viaje Conectado.

Compre com antecedência seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário