Apesar dos pesares, o metrô de Paris é a maneira mais eficaz, prática e rápida de se deslocar pela cidade.

Por isso, fizemos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre ele: como usar o metrô de Paris, preço, tickets, mapa, horário, linhas, estações mais próximas dos pontos turísticos, o que evitar e muito mais!

estacao metro de paris

Entrada de estação do metro de Paris. Foto: Nuno Lopes por Pixabay

Sumário:

| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |

Metrô de Paris: qualidades e defeitos

Existem aqueles que odeiam o metrô de Paris — e que nunca ou raramente o utilizam — e há aqueles que acham o metrô de Paris, no máximo, OK.

Eu pessoalmente gosto muito do metro de Paris, utilizo bastante e acho que ele possui várias qualidades: é barato, é pontual, é frequente, é seguro, você nunca está a mais de 500 metros de uma estação e, o principal, me leva pra todos os cantos da cidade. 

Mas não podemos negar que defeitos existem:

  • É cheio? Dependendo da linha e do horário, sim. 
  • É mal cheiroso? Dependendo da estação de metrô e da estação do ano, sim. 
  • É velho? Grande parte das linhas e das estações são antigas mas, aos poucos, isso vem melhorando. 
  • É acessível para pessoas com mobilidade reduzida? Não. A maioria das estações não tem elevadores ou escadas rolantes ou só tem escadas-rolantes entre alguns níveis.
  • Funciona a noite toda? Também não. 

Durante anos a política pública privilegiou o carro, e o metrô parisiense ficou, então, sem grandes investimentos. De alguns anos pra cá, a história se inverteu: aos poucos o metro de Paris vem se modernizando e sendo ampliado e os carros tendo mais restrições para circular na cidade. 

Breve história do metrô de Paris

O metrô de Paris é um dos mais antigos do mundo. Antes da capital francesa, somente Londres, Nova Iorque, Chicago e Budapeste tinham metrô. A construção da 1ª linha parisiense – a linha 1 – foi iniciada em 4 de outubro de 1898 e inaugurada no dia 19 de julho de 1900.

O crescimento da rede do metro de Paris foi rápido. Em 1910 já haviam 6 linhas (não exatamente iguais as que temos hoje) e, até 1935, 13 das 14 linhas atuais já tinham sido criadas. A última a ser construída – a linha 14 – foi inaugurada em 1998.

Somente 20 anos depois, em 2018, foi que quatro novas linhas (15, 16, 17 e 18) começaram a ser construídas na periferia de Paris e algumas das que já existem estão sendo estendidas. Tudo deverá estar pronto em 2024.

 


Não esqueça de fazer seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.


 

Linhas de metrô de Paris 

Atualmente o metrô de Paris conta com 14 linhas principais, 2 suplementares, 302 estações e 203 km de vias.

Linha 1: essa é a mais importante linha do metro de Paris para o turista. Ela corta a cidade ao meio, de leste a oeste, e passa por vários dos principais pontos turísticos de Paris: Arco do Triunfo, avenida Champs Élysées, Place de la Concorde, Jardim Tuileries, Museu do Louvre, centro da cidade (região Châtelet-Halles), região do Marais e da Bastille e pela Gare de Lyon.

Veja no próximo item qual linha do metro de Paris você deve pegar e em qual estação descer para visitar os principais pontos turísticos da cidade.

metro de paris linha 1

Estações da linha 1 do metrô de Paris

Linha 2: passa por Montmartre, Pigalle e Arco do Triunfo (avenida Champs Élysées). Veja todas as estações da linha 2.

Linha 3: passa pelas praças République e Opéra, pelo Alto Marais. Veja todas as estações da linha 3.

Linha 4: corta Paris ao meio, de norte a sul, e também é importante para o turista pois passa pelo centro da cidade (região Châtelet-Halles), pela Ilha Cité (onde fica a Catedral Notre Dame, a Conciergerie e a Sainte Chapelle), por Saint Germain, próximo ao Jardim de Luxemburgo e por 3 importantes estações de trem (Gare du Nord, Gare du l’Est e Gare Montparnasse).

metro de paris linha 4

Estações da linha 4 do metrô de Paris

Linha 5: passa pelas praças République e Bastille e por 3 estações de trem (Gare du Nord, Gare de l’Est e Gare d’Austerlitz). Veja todas as estações da linha 5.

Linha 6: passa perto da Torre Eiffel, pelo Trocadéro e Arco do Triunfo (avenida Champs Élysées). Veja todas as estações da linha 6.

Linha 7: passa pela Opéra, pelas Galeries Lafayette, pelo Museu do Louvre, pelo centro da cidade (região Châtelet-Halles). Veja todas as estações da linha 7.

Linha 8: passa pelas praças Opéra, République e Bastille e pelo Alto Marais. Veja todas as estações da linha 8.

Linha 9: passa pelo Trocadéro, pela avenida Champs Élysées, pelas Galeries Lafayette e pela praça République. Veja todas as estações da linha 9.

Linha 10: passa pelo Quartier Latin e Gare d’Austerlitz. Veja todas as estações da linha 10.

Linha 11: passa pelo Marais, pelo centro da cidade (região Châtelet-Halles), pela praça République e por Belleville. Veja todas as estações da linha 11.

Linha 12: passa por Montmartre/Pigalle, pela Madeleine, Concorde e Gare Montparnasse. Veja todas as estações da linha 12.

Linha 13: passa pela avenida Champs Élysées, pelos Invalides e Gare Montparnasse. Veja todas as estações da linha 13.

Linha 14: é a linha mais recente, moderna e rápida; apesar de cortar Paris inteira na diagonal sudeste-noroeste possui poucas estações. Passa pela Gare de Lyon e Gare Saint Lazare, pelo centro da cidade (região Châtelet-Halles), pela Madeleine. Veja todas as estações da linha 14.

Diferença entre o metrô e o RER

Metrô é o metrô! São as 14 linhas citadas acima (mais as duas suplementares, 3bis e 7bis) que percorrem Paris de forma subterrânea. O metrô se concentra na cidade de Paris (zona 1, veja explicação no item abaixo), chegando no máximo até as cidades que fazem divisa com Paris (zona 2).

O RER é um trem com 5 linhas (A,B,C D, E) que liga Paris (zona 1) às cidades do subúrbio (zonas 2 a 5). Dentro de Paris, sua rede é conectada à do metrô. Em algumas estações passam tanto o metrô quanto o trem RER. Apesar de ter um trecho subterrâneo, o trem RER é um trem de superfície.

| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |

Zonas do metrô de Paris

Com relação ao transporte público, Paris e as cidades que ficam ao redor da capital francesa, são divididas em 5 zonas. Esse conjunto é chamado Île de France.

Paris inteira é zona 1. As zonas 2, 3, 4 e 5 são formadas por várias pequenas cidades que ficam ao redor de Paris, quanto maior o número da zona, mais longe ficam da capital francesa. É como se fossem a Grande São Paulo ou a Grande BH.

O metrô de Paris só vai até a zona 2. O trens RER vão até a zona 5.

Na zona 1 ficam os principais pontos turísticos de Paris que citamos no item mapa do metrô de Paris com pontos turísticos mais abaixo, por exemplo, a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, a avenida Champs Élysées, Montmartre etc. Sua vida de turista vai se concentrar basicamente na zona 1, ou seja, na cidade de Paris.

Os principais pontos de interesse para o turista nas zonas 2 a 5 são: aeroportos Orly (zona 3), Palácio de Versalhes (zona 4), aeroporto Charles de Gaulle (zona 5), Disney Paris (zona 5), outlet La Vallée Village (zona 5).

Atenção: não confundir zona com arrondissement! Arrondissements são os 20 distritos ou sub-divisões de Paris. Paris é divida em 20 arrondissements/distritos que estão na zona 1.

Metrô de Paris Mapa

O mapa do metrô de Paris abaixo mostra as linhas do metrô, as linhas do trem RER, do trem Transilien e do tramway (espécie de bonde que circula a cidade). Mas não se assuste, basicamente o turista vai usar somente o metrô.

Clique aqui ou na imagem para baixar o mapa em formato PDF, salve-o no seu celular ou tablet para ir consultando quando estiver em Paris.

mapa metro de paris

Mapa do metrô de Paris. Clique aqui ou na imagem e baixe uma versão de mais qualidade.

Para quem curte papel, é possível pegar uma versão em papel do mapa do metro de Paris nas próprias estações ou nos balcões de informações turísticas nos aeroportos e estações de trem (gares) de Paris.

Mapa do metrô de Paris com pontos turísticos

Uma falha do mapa do metrô de Paris acima (retirado do site oficial da empresa de transporte público parisiense, a RATP) é que nele não estão marcados os pontos turísticos de Paris. Se o turista não conhece a cidade, fica difícil somente com esse mapa saber qual linha pegar e em qual estação descer.

No entanto, achamos, bem escondidinho, também no site oficial do metrô de Paris, o folheto em versão PDF do passe Paris Visite (leia sobre esse passe mais abaixo) que contem um mapa do metrô de Paris com pontos turísticos assinalados e outro mapa com pontos turísticos nos arredores de Paris também marcados! Clique aqui para baixar o folheto.

Para facilitar a vida de vocês, nossos amados leitores, listamos abaixo alguns dos principais pontos turísticos de Paris (sobre os quais falamos detalhadamente nesse artigo aqui) com a linha e estação mais próxima:

  • Torre Eiffel: linha 6, estação Bir-Hakeim (o caminho mais curto) / linha 6 ou 9, estação Trocadéro (o caminho mais bonito) / linha 8, estação École Militaire
  • Museu do Louvre: linha 1, estação Palais Royal – Musée du Louvre
  • Museu d’Orsay: linha 12, estação Solférino / trem RER C, estação Musée d’Orsay (o caminho mais curto)
  • Arco do Triunfo: linha 1, 2 ou 6; estação Charles de Gaulle
  • Notre Dame de Paris / Sainte-Chapelle / Conciergerie: linha 4, estação Cité
  • Montmartre / Basílica de Sacré-Coeur: linha 2, estação Anvers
  • Ópera Garnier: linha 3, 7, 8 ou 9; estação Opéra
  • Panteão de Paris: linha 10, estação Cluny – La Sorbonne / trem RER B, estação Luxemburgo (o caminho mais curto)
  • Jardim Tuileries: linha 1, estações Tuileries ou Concorde
  • Praça Concorde: linha 1 e 12, estação Concorde
  • Jardim Luxemburgo: linha 4 ou 10, estação Odéon / trem RER B, estação Luxemburgo (o caminho mais curto)
  • Jardim do Palais Royal: linha 1, estação Palais Royal – Musée du Louvre
  • Praça des Vosges: linhas 1, 5 ou 8, estação Bastille
  • Cemitério Père Lachaise: linhas 2 ou 3, estação Père Lachaise
  • Museu Rodin: linha 13, estação Varenne

  • Museu dos Inválidos: linha 8, estacão La Tour Maubourg / linha 13, estação Varenne
  • Museu Picasso: linha 8, estação Filles du Calvaire ou Saint Sébastiem – Froissart
  • Centre Pompidou: linha 11, estação Rambuteau / linha 1, estação Hôtel de Ville

| O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |

Metrô de Paris site oficial e aplicativo

O site oficial do metrô de Paris é o site oficial da RATP — a empresa responsável pelos transportes públicos de Paris e arredores — clique aqui para acessar. Para ir direto à versão em português, clique aqui.

Além de baixar o mapa do metro de Paris, no site oficial da RATP, você também consegue pesquisar como ir de um ponto ao outro (o site mostra o caminho completo incluindo as baldeações/conexões e o tempo que o trajeto vai levar), horários, preços, estações, linhas de ônibus (para quem não curte o metrô mas curte ficar preso em engarrafamento), outros mapas etc.

Uma ótima dica é baixar o aplicativo do metrô de Paris no seu celular. Ele é essencial tanto para os turistas quanto para os moradores e também faz tudo que citamos acima. Clique aqui para baixar o app pra iPhone e aqui para Android.

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

Tickets, passes e preço do metrô de Paris


Existem muitos tipos de tickets e passes para o metrô de Paris e demais transportes públicos. Qual você, enquanto turista, deve comprar, vai depender de vários fatores: a localização do seu hotel, seu roteiro diário, se você gosta de andar, se vai estar com crianças etc.

Leia nosso artigo que faz uma comparação mais detalhada entre os 3 principais passes de transporte do metro de Paris que citamos abaixo, clique aqui.

Ticket t+

Esse é o ticket básico, de papel. Ele custa 1,90€ e vale para somente uma viagem. Você pode fazer quantas baldeações (mudança de uma linha para outra) quiser desde que seja na mesma estação.

Ele pode ser utilizado no metrô (mesmo que a linha saia de Paris), nos trens RER (somente na zona 1, ou seja, dentro da cidade de Paris e seus 20 arrondissements), nos ônibus (com exceção do Orlybus – ônibus especial que liga Paris ao aeroporto de Orly – e do Roissybus – ônibus especial que liga Paris ao aeroporto Charles de Gaulle), nos tramways e no funiculaire de Montmartre.

Um ótima dica para economizar com o transporte em Paris é comprar o Carnet de 10 tickets t+. Não é realmente um carnê, são 10 tickets t+ avulsos vendidos de uma vez. Ao invés de pagar 19€ pelos 10 tickets, você pagará 16,90€.

Crianças com menos de 4 anos não precisam de ticket. Crianças de 4 a 9 anos pagam metade da tarifa e a partir de 10 anos pagam a tarifa de adulto.

O ticket t+ versão de papel será extinto em breve e será substituído pelo cartão Navigo Easy.

ticket metrô de paris

Ticket t+

Cartão Navigo

Existem vários tipos de cartões Navigo, mas o Navigo Découverte é o cartão adequado ao turista.

Para fazer o cartão é preciso apresentar uma foto (traga uma foto 3×4) e pagar 5€. O Navigo Découverte deve ser então carregado com a recarga semanal (Forfait Navigo Semaine) que custa 22,80€ ou com a mensal (Forfait Navigo Mois) que custa 75,20€.

A recarga semanal é válida de segunda a domingo, ou seja, não são 7 dias a partir do dia da compra. A mensal vale a partir do primeiro dia do mês, ou seja, não são 30 dias corridos a partir do dia da compra. Se você chega em Paris em uma quarta-feira e fica até a semana seguinte, talvez não valha a pena comprar o Navigo, é preciso avaliar, leia nosso artigo que compara os 3 principais passes de transportes.

Ambas as recargas são de uso ilimitado para o transporte público parisiense (metrô, ônibus, trens RER, tramway, funicular de Montmartre e trens Transilien) da zona 1 (a cidade de Paris) até a zona 5. Inclui os aeroportos Orly e CDG, Palácio de Versalhes, o outlet La Vallée Village, a Disney Paris etc.

O Navigo não possui tarifa reduzida para crianças como os outros tickets.

Clique aqui e leia nosso artigo mega completo que explica tudo sobre o cartão Navigo Découverte.

metro de paris cartao navigo decouverte passe

O cartão Navigo Découverte. Não se esqueça da foto!

Ticket/Passe Paris Visite

É um passe individual e ilimitado – você usa quantas vezes precisar – para o transporte público parisiense (metrô, ônibus, trens RER, tramway, funicular de Montmartre e trens Transilien). Existe para 1, 2, 3 ou 5 dias consecutivos. Há 2 versões para cada um deles:

  • Zonas 1 à 3: inclui os 20 arrondissements/distritos de Paris (zona 1) e as cidades de sua periferia mais próxima (zonas 2 e 3). Não pode ser utilizado para ir aos aeroportos Orly e CDG, ao Palácio de Versalhes, à Disney Paris etc. Valores: 1 dia, 12€ / 2 dias, 19,50€ / 3 dias, 26,65€ / 5 dias, 38,35€
  • Zonas 1 à 5: inclui Paris (zona 1) e as cidades periféricas até a zona 5. Pode ser utilizado para ir aos aeroportos Orly e CDG (de trem RER B ou ônibus Orlybus/Roissybus), ao Palácio de Versalhes, ao outlet La Vallée Village, à Disney Paris etc. Valores: 1 dia, 25,25€ / 2 dias, 38,35€ / 3 dias, 53,75€ / 5 dias, 65,80€

Importante: escreva no ticket seu sobrenome (nom, em francês), seu nome (prénom, em francês), o dia que você começou a utilizá-lo e até qual dia ele valerá. Caso haja fiscalização no metrô e seu ticket estiver sem essas informações, você levará uma multa.

Crianças com menos de 4 anos não precisam de ticket. Crianças de 4 a 11 anos pagam metade da tarifa e a partir de 10 anos pagam a tarifa de adulto.

paris visite metro paris

Passe Paris Visite para 3 dias Zonas 1-5

Ticket Origine-Destination ou Ticket Île-de-France

Aqueles que não compraram o cartão Navigo Découverte ou o Paris Visite zonas 1-5 irão precisar do Ticket Origine-Destination (também chamado Ticket Île de France) para ir a algums famosos pontos turísticos nos arredores de Paris ou a qualquer local fora da zona 1 que seja acessível somente com os trens RER ou Transilien.

Basta procurar essa opção nas máquinas de venda de tickets nas estações de metrô, sendo origine a estação na qual você estiver e destination a estação para a qual você estiver indo. Alguns exemplos:

  • Disney Paris: trem RER A – estação Marne La Vallée – Chassy – Valor: 7,60€
  • Palácio de Versalhes: trem RER C – estação Versailles – Rive Gauche – Valor: 3,65€
  • Outlet La Vallée Village: trem RER A – estação Val d’Europe – Valor: 7,10€

O Ticket Origine-Destination, assim como o ticket t+, só pode ser usado uma vez. Se você for, por exemplo, ao Palácio de Versalhes, deverá comprar um ticket para a ida (3,65€) e outro para a volta (3,65€).

Crianças com menos de 4 anos não precisam de ticket. Crianças de 4 a 9 anos pagam metade da tarifa e a partir de 10 anos pagam a tarifa de adulto.

Ticket/Passe Mobilis

O Mobilis é tipo o Paris Visite mas só existe para 1 dia. Ele é mais indicado para os residentes.

O Mobilis básico (zonas 1-2, 2-3, 3-4 ou 4-5) custa è 7,50€ e o completão (zonas 1-5) custa 17,80€.

Ticket Aéroport

Tickets específicos para ir de Paris aos aeroportos Charles de Gaulle e Orly ou vice-versa. Existe uma opção separada nas máquinas de tickets das estações de metrô.

Aeroporto Charles de Gaulle:trem RER B – 10,30€, somente ida ou somente volta.

Aeroporto de Orly: trem RER B + Orlyval – 12,10€, somente ida ou somente volta

Como comprar bilhete de metrô em Paris?

Você compra o ticket para o metrô de Paris nas máquinas automáticas ou nos guichês que existem em todas as estações do metrô parisiense.

Se você já tem o cartão Navigo, você pode também “enchê-lo” nessas máquinas com a recarga que quiser. Só possível fazer o cartão Navigo no guichê das estações com um funcionário.

estacao metro paris

Saguão de entrada de uma estação do metrô de Paris: à direita o guichê de atendimento e uma máquina automática para a compra de tickets; no centro as catracas. Foto: Pierre-Yves Beaudouin no Wikipedia

Todas as máquinas existentes no metro de Paris aceitam cartão de crédito e moedas. Algumas aceitam notas. Todas devolvem troco mas ele é sempre em moedas, ou seja, se você pretende comprar 2 tickets de 1,90€ com uma nota de 50€, vai receber de troco um kilo de moedas.

Atenção: muitas estações têm mais de uma entrada, em algumas dessas entradas não há máquinas nem guichês, somente a catraca. Nesse caso, saia e procure a outra entrada, lá com certeza você vai achar a máquina de venda de tickets e o guichê com o funcionário da RATP.

 


Ganhe 10% de desconto em todos os passeios da Paris City Vision usando o código CONEXAOPARIS

pagina inicial Pariscityvision


 

Horários de funcionamento do metrô de Paris

O metrô de Paris funciona todos os dias do ano, começando por volta das 05h30 da manhã e indo até por volta de 1h da manhã nos dias de semana e até por volta das 2h da manhã nos finais de semana e feriados.

Após esse horário há os ônibus noturnos, chamados Noctilien, clique aqui para ver o mapa e as linhas.

Como andar de metrô em Paris / Como funciona o metrô em Paris

O 1º passo é se localizar: procure no mapa ou no aplicativo do metrô de Paris qual é a estação de metrô mais próxima.

Como achar a estação do metrô em Paris? As estações são sinalizadas com diferentes tipos de placas, veja abaixo. Tanto do lado de fora quanto do lado de dentro das estações há mapas do metrô de Paris.

metro de paris placas

Diferentes tipos de sinalização nas entradas dos metrôs de Paris. Fotos: Florent Trouvé por Pixabay / Harald Matern por Pixabay / Moebiusuibeom-en no Wikipedia

Caso você não tenha bilhete, é só comprar nas máquinas automáticas ou no guichê das estações.

Na catraca, se você tiver o ticket de papel, insira-o na abertura própria, bem na frente, à direita. A catraca vai puxar o ticket e devolver. Para que ela libere, retire o ticket. Se você estiver utilizando o cartão Navigo basta aproximá-lo do leitor circular à direita da catraca e passar.

Importante: GUARDE O TICKET até sair da estação. Os fiscais adoram abordar os turistas pois sabem que a maioria joga fora o ticket assim que passa pela catraca. E não adianta argumentar, você vai somente ficar nervoso e estragar seu dia.

Siga as placas indicando a linha que você quer pegar. Antes de acessar a plataforma, verifique para qual direção o metrô está indo. Sempre há uma placa que mostra para qual estação final o metrô está se dirigindo, a lista de todas as estações nas quais ele vai parar e as conexões com outras linhas.

Na própria plataforma, há um placar eletrônico que indica a linha que passa ali, a estação final para a qual ela está indo e quantos minutos vai demorar para o próximo metrô e o seguinte passar.

Você pode fazer baldeação de uma linha para outra com o mesmo ticket t+ desde que seja na mesma estação.

 

Conclusão: dicas, cuidados e o que evitar no metrô de Paris

  • Não compre tickets de pessoas aleatórias dentro da estação.
  • Se precisar de ajuda, vá ao guichê e peça auxílio ao funcionário.
  • Não jogue fora o ticket depois de passar pela catraca, guarde-o com você até sair da estação pois pode haver fiscalização.
  • Fique sempre à direita nos corredores e escadas.
  • Não corra pra entrar ou sair do metrô depois do sinal ter tocado.
  • Atenção ao batedores de carteira! Use bolsas e mochilas voltadas para a frente e não coloque nada nos bolsos externos dos casacos.

Outros artigos sobre o metrô de Paris:


 

 


Encontre o menor preço para a sua passagem aérea no site Passagens Promo, sempre com ofertas atualizadas para todos os destinos.

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rentalcars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário