O infográfico dessa semana – da série feita em parceria com a Air France em comemoração aos 10 anos do Conexão Paris – é sobre o Jardim des Tuileries, o “jardim do Louvre”.
Paris possui centenas de áreas verdes que se dividem em praças, jardins e parques. Um dos mais famosos e visitados jardins da capital é Tuileries. E não é para menos. Localizado no centro da capital francesa, próximo ao Louvre (o museu mais visitado do mundo), o Jardim des Tuileries é passagem obrigatório dos turistas.
| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
O Jardim des Tuileries
O local era o jardim do antigo Palais des Tuileries, construído em 1564 por Catherine de Médicis. O palácio ocupou um terreno onde existia uma antiga fábrica de tuiles (telhas), daí seu nome. Ele foi parcialmente queimado durante a guerra civil de 1871 e demolido em 1883. Hoje temos somente seu jardim, o Tuileries.
Na sua origem, o Tuileries era um jardim italiano mas, em 1664, foi redesenhado por André Le Notre (o mesmo que planejou os jardins dos castelos Vaux-le-Vicomte e Versailles) nos moldes dos jardins franceses (regulares, formais, clássicos). Ele é o mais antigo jardin à la française de Paris.



O infográfico
Nosso infográfico vai te contar mais curiosidades e informações sobre o Jardim des Tuileries:

O Jardim des Tuileries, em Paris. Clique aqui para ver o infográfico ampliado.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
O que você não pode perder no Jardim des Tuileries?
- Se você entrar no Tuileries vindo do Louvre não deixe de prestar atenção na histórica e famosa perspectiva que temos até o Grande Arco de la Défense. Ela começa na pirâmide do Louvre, passa pelo Arco do Carrossel (o jardim que fica entre o Louvre e o Tuileries), pelo obelisco da praça Concorde, pela avenida Champs Élysées e pelo Arco do Triunfo. Observe também a maneira como as árvores são meticulosamente podadas a 2,20 metros de altura a fim de acentuar essa perspectiva.
- As esculturas do jardim. Elas são assinadas por grandes artistas como Rodin, Carpeaux, Max Ernst, Louise Bourgeois, Dubuffet, Henry Moore.
- Seus dois museus: o Orangerie (que expõe em uma sala especial o quadro ‘As Ninfeias’ de Monet), e o Jeu de Paume, especializado em fotografia.
- O restaurante Loulou (que tecnicamente fica no Jardim do Carrossel, entre o Louvre e o Tuileries) e suas agradáveis mesas ao ar livre. Clique aqui e leia nosso artigo sobre ele.
- Faça uma merecida pausa no Tuileries. Sente em uma das famosas cadeiras verdes espalhadas pelo local (de preferência de frente a uma das 2 fontes) e deixe o tempo passar. Observe o vai e vem das pessoas, dos patos e dos pombos. Clique aqui e leia nosso artigo sobre as cadeiras verdes.
| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
| Clique aqui e veja todos os nossos infográficos – eles te ajudarão a planejar sua viagem! |
5 Comentários
Mica
Olá!
Esses infográficos possuem versão para impressão?
Seria maravilhoso!
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Mica, por enquanto não. Estamos pensando no assunto.
Nilcéia Aparecida Gefuni Silva
O jardim é magnífico. Dá pra ir a pé, até o Arco de la Defense?
Rodrigo Lavalle
Nilcéia, não dá, é bem longe.
Monica Tinoco
Lindo jardim para passear em qq época do ano. .