Por Maurício Christovão

As pessoas devem se perguntar por que as tomadas não são iguais no mundo todo. Não seria tão difícil e não teríamos que carregar adaptadores pra lá e pra cá. Não sei explicar, mas o mundo é assim mesmo, complicado.
No Brasil temos duas tensões (voltagens) de uso doméstico conforme a região do país: 127 e 220 volts.

Na França a tensão é de 230 Volts. A maioria dos carregadores de celulares e de baterias têm uma variação de voltagem de 90 a 240 Volts, ou seja, daria para viajar o mundo inteiro com eles (se a tomada servir).

Todo aparelho eletroeletrônico tem uma plaqueta, geralmente na parte de trás, em letras bem miudinhas, que contém as especificações de voltagem (V), amperagem (A) e potência (W). Vale a pena dar uma conferida. É comum encontrarmos também as letras CE, significando que atende às normas européias.

O atual sistema brasileiro, com três pinos foi adotado em 2010, e funciona da seguinte maneira: um dos pinos externos é a fase e o outro, o neutro. O pino central é o terra, que dá maior segurança aos aparelhos elétricos.

Na Europa o fio terra é comum, mas no Brasil a maior parte das residências não tem esse  fio nas suas instalações, logo, se retirarmos o pino central dos plugs brasileiros não fará a menor diferença.

ATENÇÃO: Não estou recomendando a não utilização do fio terra. Se você for reformar ou fazer uma nova instalação elétrica, sugiro que coloque um bom aterramento, mas isso não é comum aqui no Patropi.

Tomada francesa

Tomada francesa

Na França, o pino que aparece projetado para fora nas tomadas é o terra da instalação e pode ser tocado sem risco de choque elétrico, desde que a instalação esteja em bom estado.

Tomadas

Tomadas

Os pinos dos plugs brasileiros são um pouco mais finos do que os franceses, mas normalmente encaixam bem nas tomadas francesas. Viajei por várias cidades francesas e utilizei os plugs brasileiros (com dois pinos redondos) nas tomadas francesas sem problemas.

Tomadas

Tomada e adaptador

Se você tem um carregador de bateria ou de celular, é provável que ele tenha os pinos achatados (sistema americano) e não encaixará sem o adaptador de pino chato para pino redondo.

Tomada

Tomada

Qualquer loja de informática tem esse tipo de adaptador. Você também pode comprá-los aqui. Lembre-se de remover o pino central do adaptador, ou não servirá nas tomadas  usadas na França.

Tomada

Tomada

Tomada

Tomada

Acredito que as fotos esclarecerão melhor o assunto.