Publicamos hoje em parceria com a Air France mais um infográfico da série comemorativa dos 10 anos do Conexão Paris. Essa semana damos 11 dicas de passeios nos arredores de Paris, no estilo bate e volta.

Apesar de Paris ser praticamente inesgotável no que diz respeito às atrações turísticas, muita gente aproveita sua estada na capital francesa para conhecer cidades, atrações e monumentos vizinhos.

Os passeios nos arredores de Paris, no estilo bate e volta, permitem que o turista escape um pouco da vibe “cidade grande” de Paris e tenha um vislumbre do interior da França, suas cidadezinhas bucólicas, seus imponentes castelos e alguns tesouros escondidos.

Em virtude disse nosso artigo Passeios perto de Paris, publicado em 17 de junho de 2014, é um dos mais acessados nesses 10 anos de vida do blog. Nosso infográfico dessa semana é um desdobramento desse post.

Algumas considerações

Os passeios sugeridos no infográfico abaixo são indicados se você vai ficar mais de 4 dias em Paris. Em uma estada de até 4 dias é mais interessante ficar na capital a fim de que você consiga visitar o essencial. Nosso guia 5 Roteiros em 4 Dias vai te ajudar a se organizar.

Para que os passeios sejam proveitosos e confortáveis, escolhemos destinos que ficam a menos de 2 horas de Paris.

Não incluímos o castelo de Versailles, a casa e jardins de Monet em Giverny e a Disney nas nossas dicas pois esses locais, apesar de estarem a menos de 2 horas de Paris, já fazem parte dos roteiros tradicionais da maior parte dos turistas.

Passeios nos arredores de Paris

Dicas de passeios nos arredores de Paris. Clique aqui para ver o infográfico ampliado.

Passeios nos arredores de Paris: cidades

1) Rouen

Uma das cidades mais bonitas da Normandia. Possui um patrimônio excepcional, com arquitetura homogênea e preservada, o que faz dela parte das Villes d’Art et d’HistoirePrincipais atrações: o Gros Horloge, o monumento mais conhecido da cidade, e a Catedral Notre Dame de Rouen, tão bela que Monet a pintou diversas vezes, em diferentes momentos do dia.

Clique aqui e leia nosso artigo sobre Rouen e saiba como ir saindo de Paris.

2) Chartres

Também conhecida como a cidade da luz e do perfume. Está situada no coração do chamado Cosmetic Valley, um polo de pesquisa no campo da cosmética e do bem-estar. Principal atração: sua catedral do século XIII em estilo gótico, um dos pontos de partida do Caminho de Santiago de Compostela. Além dos belíssimos vitrais e da decoração interna a catedral possui um labirinto construído no chão que serve como um caminho de peregrinação/meditação/purificação.

Clique aqui e leia nosso artigo sobre Chartres e saiba como ir saindo de Paris.

3) Provins

Cidade medieval também conhecida como “Cidade das Muralhas”. Está inscrita na lista do Patrimônio Mundial da Unesco desde 2001. Principais atrações: os monumentos da época da Idade Média (muralhas, Torre de César, Grange aux Dîmes, subterrâneo) e os espetáculos medievais com águias, cavaleiros e saltimbancos.

Clique aqui e leia nosso artigo sobre Provins e saiba como ir saindo de Paris.

4) Reims

Considerada a capital do champanhe e principal cidade da Champagne. Ela também é chamada de “cidade das coroações” e “cidade dos reis” pois 25 reis da França foram nela coroados. Principais atrações: as caves das famosas maisons de champanhe como Veuve Clicquot e Ruinart e a Catedral Notre Dame de Reims, que possui 2303 estátuas.

Clique aqui e leia nosso artigo sobre Reims e saiba como ir saindo de Paris.

5) Bruxelas

Pode parecer estranho sugerir uma cidade em outro país para um bate e volta mas Bruxelas está a cerca de 1h20 de trem de Paris e tem um conjunto arquitetônico lindo que merece ser conhecido. Além disso há as cervejas, os chocolates e as moules-fritesPrincipais atrações: La Grande Place e as Galerias Reais Saint-Hubert.

Passeios nos arredores de Paris: castelos, museus e parques

6) Castelo de Fontainebleau

Único castelo real e imperial que foi habitado continuamente durante 7 séculos. Uma verdadeira história da arte e da arquitetura francesas. Principal atração: o interior do castelo com seus salões, quartos e bibliotecas de decoração suntuosa e mobiliário requintado.

Clique aqui e leia nosso artigo sobre Fontainebleau e saiba como ir saindo de Paris.

 

7) Castelo de Chantilly

Um dos castelo mais próximos de Paris e um dos mais interessantes da França. Sua coleção de pinturas – chamada Museu Condé – o classifica como o 2° maior museu francês de pinturas antigas após o Louvre. Principais atrações: Museu Condé, a biblioteca, as cavalariças com as demonstrações equestres e os restaurantes onde é possível comer o verdadeiro creme chantilly.

Clique aqui e leia nosso artigo sobre Chantilly e saiba como ir saindo de Paris.

8) Castelo Vaux Le Vicomte

Castelo privado já considerado o mais bonito da França. Foi residência de Fouquet, ministro do jovem rei Louis XIV que, com ciúmes, convocou a mesma equipe que construiu Vaux Le Vicomte para transformar Versailles no suntuoso castelo que conhecemos hoje. Principais atrações: seus belíssimos jardins, criados pelo paisagista André Le Nôtre e o espetáculo “Les Soirées aux Chandelles”, que acontece nas noites de sábado, de maio a outubro, quando os jardins ficam iluminados por milhares de velas.

Clique aqui e leia nosso artigo sobre Vaux Le Vicomte e saiba como ir saindo de Paris.

 

9) Museu do Ar e do Espaço

Museu aeronáutico onde podemos ver e até mesmo entrar em aviões como o Boeing, Concorde, Dakota, Super Frelon. Além deles há um planetarium, simuladores de voo, e um museu de maquetes. Principais atrações: o Concorde, o simulador de voo e a ótima loja de lembranças.

Clique aqui e leia nosso artigo sobre o Museu do Ar e do Espaço e saiba como ir saindo de Paris.

10) Museu do Louvre de Lens

“Filial” do famoso museu francês localizada na cidade de Lens. Seu acervo, composto por 250 obras, é exposto em um espaço único e retraça a história das civilizações desde os gregos até a “Liberdade Guiando o Povo” de Delacroix. Principais atrações: tudo – o prédio do museu e o parque onde ele fica são lindos e o seu acervo é excepcional.

Clique aqui e leia nosso artigo sobre o Museu do Louvre de Lens e saiba como ir saindo de Paris.

11) Parque Asterix

Parque de diversões temático inspirado nos famosos personagens franco-belgas dos anos 50 criados René Goscinny e Albert Uderzo. A série narra a saga de um invencível vilarejo gaulês e sua eterna luta contra o invasor romano. Os principais personagens são o guerreiro Astérix e seu melhor amigo, Obélix. Principais atrações: as montanhas-russas Tornerre de Zeus, Goudurix e Oziris.

Clique aqui e leia nosso artigo sobre o Parque Asterix e saiba como ir saindo de Paris.


Clique aqui e veja todos os nossos infográficos – eles te ajudarão a planejar sua viagem!


o museu do louvreEste infográfico foi produzido pelo Conexão Paris em parceria com a Air France. Visite o site da Air France para reservar sua passagem para Paris.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.