Fontainebleau é o único castelo real e imperial habitado continuamente durante sete séculos. Uma verdadeira história da arte e da arquitetura francesa.
Cada dinastia que passou pelo Château de Fontainebleau aí deixou sua marca. Os Capétiens, os Valois, os Bourbons, Bonaparte ou os Orléans, reis e rainhas, imperadores e imperatrizes o tornaram cada vez mais bonito.
E foi assim que o castelo/forte/monastério construído em 1137 se tornou este castelo com mais de 1500 peças ocupando um parque de 130 hectares.
Os segredos de Fontainebleau são descobertos por etapas
Quando chegamos a pé, vindos do centro da cidade do mesmo nome, caimos no primeiro acesso do castelo, um pátio feio, mal tratado. Em seguida atravessamos um imenso jardim sem charme, entramos em uma porta subalterna, compramos os ingressos para em seguida seguirmos o percurso recomendado.
Devagar, me pergunto se não seria proposital, vamos descobrindo salas, salões, quartos, bibliotecas cada vez mais requintados, com uma decoração ímpar. Toda a parte do castelo decorada pelos artistas da renascença italiana é deslumbrante.
Aí viveram Henri IV, Catherine de Médicis, Louis XIII, Louis XIV, Louis XVI e Marie Antoinette. Aí morreu de tuberculose o infante Louis, filho único de Louis XV.

Aposentos de Marie Antoinette
Aí foram festejados casamentos entre membros das famílias reais européias, foram assinados tratados de paz entre a França e a Inglaterra, planejados e executados crimes em nome da defesa do reino.
Em Fontainebleau foram assinados os tratados fixando as fronteiras entre a Áustria e o Reino da Itália. E aí o Conde Tolstoi foi recebido como o novo embaixador da Rússia na França.
Aí viveu Napoleão deixando seu águia marcada nas decorações do castelo.
Na realidade, o Imperador restaurou Fontainebleau. Os aposentos imperiais são impressionantes e o quarto de Marie Antoinette nos faz pensar entre a riqueza da decoração e sua morte trágica.
O castelo conserva ainda a sala do trono de Napoleão.
As galerias do castelo possuem uma decoração impressionante.
A mais bonita é a Galeria François I com maravilhosos relevos esculpidos no gesso e servindo de molduras para quadros fabulosos.
Uma das obras primas de Fontainebleau se encontra nesta galeria: a pintura florentina de um elefante que, provavelmente, simboliza a sabedoria real.
Para os admiradores de Napoleão, o pequeno museu dedicado ao personagem é interessante e retraça suas campanhas e guerras.
O castelo conserva um excepcional conjunto de obras de arte. Os objetos em porcelana, os cristais e os relógios são particularmente bonitos.
E para completar, a biblioteca e a capela são verdadeiras jóias raras.
Fontainebleau x Versailles
Após nossa visita ao Château de Fontainebleau, uma comparação com Versailles se impôs. O primeiro tem presença discreta nas mídias, o segundo é hiper mediatizado. O mobiliário, os objetos de decoração, as decorações murais, os quadros, enfim, o acervo de Fontainebleau é muito mais interessante que o de Versailles. Os jardins e o parque de Versailles são mais bonitos e mais bem cuidados que os de Fontainebleau.
Clique aqui e assista ao nosso vídeo sobre o castelo de Fontainebleau.
Informações práticas
O castelo abre todos os dias menos às terças, 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro. A visita livre do castelo leva em torno de duas horas.
Preço: 12€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).
Como ir
Nós fomos de trem: pegamos na estação Gare de Lyon, grandes lignes, o trem em direção à Montargis, Montereau ou Laroche Migennes. Descemos na estação Fontainebleau Avon. Diante da estação pegamos o ônibus linha 1 direção Les Lilas e descemos na estação Château. Em seguida basta seguir ao longo das grades do parque do Castelo e logo em seguida temos uma primeira entrada. É fácil chegar. Na volta, pegue o mesmo ônibus na frente da pracinha da cidade. Preço do ticket do trem ida e volta: 17,70 euros. Mais 4 euros ida e volta do ônibus.
Você pode fazer este passeio com a empresa Paris City Vision. Ela possui uma visita dupla aos castelos de Vaux Le Vicomte e Fontainebleau (clique aqui). Leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto em todos os passeios vendidos no site da empresa. Para usufruir do desconto insira o código promocional CONEXAOPARIS durante o processo de reserva.
52 Comentários
Adriana
Bom Dia Rodrigo!! Com a greve nos transportes é possivel chegar no Castelo esta semana? Estou com os ingressos comprados e não sei como fazer
Rodrigo Lavalle
Adriana, o mais seguro é contratar um serviço de transfer.
Sergio
Rodrigo, boa tarde. Tenho uma curiosidade. Pq nao podemos visitar as cozinhas e os banheiros dos aposentos do castelo?
Rodrigo Lavalle
Sérgio, na época da construção dos castelos, os banheiros, como nós temos hoje, não existiam. Então, creio que os banheiros que foram construídos posteriormente, já no século XX, não sejam interessantes de visitar.
Bruna Lavoura
Olá, vou fazer algumas cidades vizinhas de Paris de carro em fevereiro (bate e volta de Paris). Gostaria de saber quanto custam os estacionamentos em Chantilly, Palácio de Fontainebleu, Provins e Normandia. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Bruna, infelizmente não temos essa informação.
Luana Silva
Olá Rodrigo,
Boa tarde. O passeio nesse chateau dura o dia todo, ou se consegue fazer em meio período?
Rodrigo Lavalle
Luana, é um passeio de dia inteiro.