[ATUALIZAÇÃO 2022] O que fazer em Paris em junho? Nosso artigo faz um resumo dos principais eventos que acontecem na cidade em junho.

Citamos também informações úteis como temperaturas médias, o que vestir, feriados, o que você não pode deixar de fazer e outras particularidades do mês de junho em Paris.

Além de tudo aquilo que você pode – e deve – fazer em Paris em qualquer mês do ano (assunto que tratamos nesse artigo aqui e que é também o tema do nosso guia Paris: 5 Roteiros em 4 Dias), nesse artigo falaremos especificamente sobre o que fazer em Paris em junho.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Índice Paris em junho

  1. ‘Paris em junho vale a pena?’
  2. ‘Temperaturas e clima em Paris em junho’
  3. ‘Paris em junho o que vestir’
  4. Feriados
  5. ‘O que fazer em Paris em junho’
  6. ‘O que fazer em Paris com crianças em junho’
  7. ‘O que comer em Paris em junho’
  8. ‘Principais corridas em Paris em junho’
  9. ‘O que fazer nos arredores de Paris em junho’
  10. O que fazer em Paris mês a mês e em cada época do ano
margens do sena dia de sol

Junho em Paris: céu azul, dias de sol, temperaturas agradáveis. Foto Katell Ar Gow no Flickr

O que fazer em Paris mês a mês

Paris em janeiro Paris em fevereiro Paris em março Paris em abril
Paris em maio PARIS EM JUNHO Paris em julho Paris em agosto
Paris em setembro Paris em outubro Paris em novembro Paris em dezembro

 

Paris no inverno Paris na primavera Paris no verão Paris no outono

 

Paris em junho vale a pena? Prós e contras.

Assim como maio, junho também é um ótimo mês para visitar Paris.

Prós de Paris em junho

Em junho em Paris, as temperaturas já estão um pouco mais altas – mas sem fazer aquele calor enlouquecedor – e os dias são longos e agradáveis pois o sol se põe por volta de 22h (veja mais abaixo os horários do nascer e do por do sol em junho).

Em Paris em junho, a vida acontece em grande parte ao ar livre: nas varandas dos cafés, nos rooftop bars, nos parques, jardins e margens do Sena.

Obviamente que isso não impede que você visite os inúmeros museus de Paris e as incontáveis exposições temporárias que acontecem na cidade durante o mês de junho (clique aqui para saber quais são elas).

Junho é o último mês de primavera em Paris, para ter uma noção completa de Paris na primavera, clique aqui e leia nosso artigo específico.

Contras de Paris em junho

Devido às boas temperaturas e clima no geral, junho é considerado um mês de altíssima temporada e no qual as diárias de hotel são as mais caras do ano! Clique aqui e leia nosso artigo com dicas de onde ficar em Paris, os melhores bairros e hotéis.

A cidade está mais cheia de turistas — e de parisienses, visto que eles ainda não saíram de férias.

 


Não esqueça o SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Clima e Temperaturas em Paris em junho

Em junho temos dias agradáveis, com céu azul e temperaturas amenas. Porém, pode ser que você seja “agraciado” com uma onde de calor – a famosa canicule – com temperaturas em torno de 35 graus que duram em torno de 7 dias.

Temperatura em Paris em junho:

  • Temperatura máxima média: 22° C.
  • Temperatura mínima média: 18° C.
  • Temperatura média: 20° C.
  • Precipitação: 84 mm, com cerca de 14 dias de chuva.

Temos um super artigo sobre Clima e Temperaturas em Paris, clique aqui para ler.

Nascer e por do sol:

Durante o mês de junho em Paris, o horário do nascer do sol varia de 05h52 (01/06) a 05h52 (30/06). O horário do por do sol varia de 21h44 (01/06) a 21h56 (30/06). Clique aqui para ver os horários dia a dia.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA

 

O que vestir em Paris em junho

Depois de tudo que foi dito acima sobre o clima e temperaturas em Paris em junho, concluímos que junho é o mês das roupas leves. Os mais encalorados podem até mesmo usar shorts, bermudas e sandálias.

Ao anoitecer, rola aquele ventinho, e a temperatura cai um pouquinho. É bom trazer um casaquinho leve tipo corta-vento.

O que não pode faltar na mala e o que vestir em Paris em junho:

  • camisetas e camisas leves de manga curta;
  • casaco corta-vento;
  • shorts e bermudas;
  • calças leves;
  • sandálias;
  • sapato ou tênis;
  • lenço/foulard/echarpe leve para a noite;
  • chapéu/boné;
  • protetor solar.

Sempre recomendamos que, cerca de 2 dias antes da viagem, você verifique a previsão do tempo para os 15 dias seguintes no site Météo Paris (clique aqui). Dessa forma você poderá fazer (ou refazer) uma mala mais adequada às temperaturas.

Onde comprar roupa em Paris?

Como sabemos que o turista tem pouco tempo e precisa resolver as questões práticas de forma rápida, indicamos para as compras em Paris a loja de departamentos Galeries Lafayette Paris Haussmann.

Lá, sob o mesmo teto, você encontra muita variedade de marcas e preços, pode fazer suas refeições, recebe de volta o dinheiro da détaxe e ganha presentes nas compras acima de 50€ apresentando nossos voucheres. Clique aqui para saber todas as informações e baixar os voucheres.

PRESENTES GALERIES LAFAYETTE

Feriados

Não há feriados no mês de junho em Paris.

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

O que fazer em Paris em junho

Em junho em Paris já estamos passando mais tempo ao ar livre, seja andando pelas margens do Sena, seja relaxando ou fazendo piquenique nos parques e jardins ou simplesmente flanando pela cidade.

Além de visitar os principais pontos turísticos de Paris e de ir aos museus, veja a seguir o que você não pode deixar de fazer em Paris em junho: eventos, passeios, exposições, concertos, shows etc.

A) Festa de Música – Fête de la Musique

A Festa da Música (Fête de la Musique) foi criada em 1982 pelo então ministro da cultura francês Jack Lang. Seu objetivo é permitir aos músicos (amadores e profissionais, adultos e crianças, com ou sem talento) uma plataforma de expressão e um meio de se fazerem conhecidos.

Esse é um evento de rua que acontece todo ano no dia 21 de junho (dia no qual começa o verão). Nessa data, a partir das 18:00, músicos de todos os estilos e vertentes se instalam em todos os cantos da cidade – ruas, praças, jardins, estações de trem, museus, monumentos, margens do Sena – e a festa começa.

Para realmente captar o espírito da festa e aproveitá-la da melhor forma possível, nosso conselho de ouro é: flane pela cidade, ande pelas margens do Sena, descubra as pequenas praças e os cantinhos escondidos. Pule de uma apresentação para a outra. A cidade estará vibrante e elétrica. Em cada esquina, nos endereços mais discretos você encontrará um músico solitário, um conjunto, um coro. Aproveite bem este dia.

festa da musica fete de la musique em paris

Festa da Música é um dos grandes eventos que acontecem em junho em Paris. Foto: Dennis Jarvis no Flickr

B) Grandes liquidações de verão

As grandes liquidações de verão em 2022 começam no dia 22/06 e vão até o dia 19/07. Os descontos – reais – começam em 30% e aumentam a cada semana, podendo chegar a 90%.

O melhor é ir às compras já no 1º dia (ou nos primeiros dias) para conseguir achar peças interessantes e no seu tamanho; nos últimos dias da liquidação, já não encontramos muita coisa, mas não custa dar uma olhadinha.

Clique aqui e leia nosso artigo com mais dicas de como aproveitas as liquidações em Paris.

Mesmo durante as liquidações nossos leitores continuam ganhando presentes ao fazerem suas compras na Galeria Lafayette, clique aqui para saber mais detalhes e baixar os voucheres.

PRESENTES GALERIES LAFAYETTE

 

C) Festivais de música, cinema e teatro ao ar livre

Em junho começa também a temporada dos festivais ao ar livre, seja de música, cinema ou teatro. Eles acontecem até o final de agosto. Veja alguns que acontecem em junho em Paris:

D) Piqueniques

Piquenicar é a atividade preferida dos parisienses e dos turistas durante a primavera. Mesmo nos dias de semana, a partir das 17 horas, vemos turmas fazendo piquenique às margens do Sena, principalmente na ponta da Ilha Saint Louis.

Mas, para que seu piquenique seja mais charmoso e confortável, sugerimos a Place des Vosges (no Marais) ou o Parque Buttes Chaumont (no 19º arrondissement de Paris), parque lindo e enorme fora do circuito turístico tradicional, onde nosso vídeo abaixo foi filmado.

Clique aqui e leia nosso artigo com muitas outras dicas de locais onde fazer piquenique em Paris.

E) Casa e jardins de Monet

OK, na verdade a casa e jardins de Monet não ficam em Paris e sim na cidadezinha de Giverny, mas é super fácil chegar lá. O pintor francês Claude Monet morou nessa casa por 43 anos e seus imensos jardins – principalmente o jardim aquático japonês – serviram de inspiração para seus mais famosos quadros.

Como ir de Paris até Giverny? 

jardins monet giverny

A casa e jardins de Monet, em Giverny, é um dos programas de junho em Paris e arredores.

F) Passeio Meia-Noite em Paris by Bike

No passeio noturno de bicicleta por Paris, o mais amado pelos brasileiros você passará pelos principais monumentos de Paris iluminados. Além disso, fará um brinde de champanhe aos pés da Torre Eiffel! Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.

RESERVE SEU PASSEIO

 

G) Principais exposições temporárias em Paris em junho 2022:

  • CÉZANNE, LUMIÉRE DE PROVENCE / KANDINSKY, L’ODYSSÉE DE L’ABSTRAITTodos os dias, incluindo finais de semana e feriados, até 02/01/2023 no Atelier des Lumières: 38 rue Saint Maur, 75011. Metrô linha 3, estação Saint Maur. Preço: 16€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado) | Exposição imersiva com projeções de obras do pintor francês Paul Cézanne, cuja principal inspiração são as paisagens da região francesa da Provence. A exposição nos mergulha na agitação íntima do pintor impressionista, suas paixões e obsessões, suas construções inovadoras, sua relação com a luz e as cores e seu vínculo único com a natureza. Admiramos, no estilo inimitável do artista, as florestas selvagens, os parques e jardins, as casas de campo, as vilas e vilas do sul da França, as naturezas-mortas e muito mais… Na sequência, uma apresentação mais curta sobre o pintor russo Vassily Kandinsky.

COMPRE SEU INGRESSO CÉZANNE

 

  • PIONEIRAS | Até 10/07/2022 no Museu do Luxemburgo: 19 rue de Vaugirard, 75006. Metrô linha 4, estação Saint Sulpice. Preço: 22,50€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado); use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto | Através da apresentação de pinturas, esculturas, fotografias, filmes, obras têxteis e literárias, esta exposição propõe evidenciar o papel essencial da mulher no desenvolvimento dos grandes movimentos artísticos da modernidade. Essas pioneiras, como Tamara de Lempicka, Sonia Delaunay, Tarsila do Amaral, Chana Orloff – nascidas no final do século XIX ou início do século XX – conseguiram ingressar nas grandes escolas de arte que até então eram reservadas aos homens. Essas “novas mulheres” são as primeiras a poder serem reconhecidas como artistas; ter um ateliê, galeria ou editora; realizar oficinas em escolas de arte; representar corpos nus, sejam masculinos ou femininos. A interdisciplinaridade e a performatividade de suas criações influenciaram gerações inteiras de artistas e continuam influenciando até hoje.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

COMPRE SEU INGRESSO LUXEM

paris em março museu luxemburgo

Tamara de Lempicka é uma das artistas da exposição ‘Pioneiras’, em cartaz no Museu de Luxemburgo a partir de março em Paris.

 

  • GAUDI NO MUSEU D’ORSAY, UMA RESTROSPECTIVA | Até 17/07/2022 no Museu d’Orsay: Esplanade Valéry Giscard d’Estaing, 75007. Metrô linha 12, estação Solférino. Preço: 16€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado); use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto | A exposição deseja evidenciar a criatividade de Gaudi e sua influência considerável na Catalunha dos séculos XIX e XX e vai mostrar o ateliê do arquiteto, suas técnicas inovadoras de trabalho, seus colaboradores e seus projetos grandiosos. Desenhos, maquetes e móveis nos oferecem uma porta de entrada para o universo monumental desse artista único. As obras apresentadas nesta exposição imersiva revelam o fascínio de Gaudí pelas cores e pelo espaço. A cenografia nos faz mergulhar nas extraordinárias criações deste arquiteto, como a Sagrada Família, o parque e o Palácio Güell, a Casa Milà etc.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

COMPRE SEU INGRESSO ORSAY/GAUDI

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

H) Principais concertos, óperas e balés em Paris em junho 2022:

Na Opéra Ganier:

Na Opéra Bastille:

Na Filarmônica de Paris:

No Teatro Champs Élysées:

Na Teatro Châtelet:

Na Sala Pleyel:

No coreto do Jardim Luxemburgo:

  • Um programa simpático, bucólico e gratuito em um dos jardins mais bonitos de Paris. Programação de junho ainda não disponível.

I) Principais concertos em igrejas em junho 2022:

J) O que fazer em Paris à noite

 


As Galeries Lafayette oferecem presentes aos leitores do Conexão Paris.

Clique aqui para saber mais e baixar os voucheres.


 

O que fazer em Paris com crianças em junho

Além de todos os programas e passeios clássicos em Paris com crianças que já citamos aqui no blog (clique aqui para acessar), veja abaixo algumas dicas do que fazer em Paris com crianças em junho:

  • É o momento de usufruir ao máximo os parques e jardins parisienses. Muitos deles têm atividades e atrações específicas para crianças ou foram criados especialmente para elas:
disney paris castelo bela adormecida

O que fazer em Paris com crianças em junho: Disney Paris é um programa clássico. Foto: Stain_Marylight no Pixabay

Programas para crianças nos arredores de Paris:

 


Conheça nosso guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris, ele traz uma seleção de programas em Paris e seus arredores que irão encantar as crianças e facilitar a vida dos pais.

COMPRE SEU GUIA

 


 

O que comer em Paris em junho

Última chance de comer aspargos!

Os legumes de junho são: alcachofra, berinjela, cenoura, aipo, couve-flor, pepino, abobrinha, funcho, ervilha, pimentão, batata, rabanete.

Esse é o mês das frutas vermelhas (morangos, morangos silvestres, framboesas, amoras, cerejas, cassis), dos damascos frescos, dos melões e do ruibarbo. Nas confeitarias e nos restaurantes, dê preferência aos doces e sobremesas feitos com essas frutas.

Carnes: cordeiro, vitelo, coelho, pombo, frango. Infelizmente, de maio a agosto, não é o melhor período para comer frutos do mar, especialmente as ostras.

Na primavera como um todo, os queijos de cabra estão no apogeu, principalmente os mais frescos. Alguns exemplos: Cabécou de Rocamadour, o Crottin de Chavignol, o Chabichou du Poitou, saint-félicien, sainte-maure, selles-sur-cher, valançay, pouligny saint-pierre.

Em junho os queijos azuis (aquels com fungos) começam a ter sua melhor época: roquefort, bleu des Causses, fourme d’Ambert ou bleu d’Auvergne.

Tendo em mente esses produtos, você saberá nos restaurantes quais são os pratos feitos com ingredientes frescos da estação.

torta frutas vermelhas morango framboesa

Em junho em Paris, deguste as sobremesas e tortas de frutas vermelhas como os morangos e as framboesas. Foto: Vanessa Aellen no Pixabay 

Principais corridas em Paris em junho

O que fazer nos arredores de Paris em junho

A) Ciclovagens em Giverny, Vale do Loire e Borgonha com o Conexão Paris Viagens

O Conexão Paris Viagens é a agência de cicloviagem do Conexão Paris. Nós criamos e desenvolvemos viagens de bicicleta por algumas das mais emblemáticas regiões francesas.

viagens de 1 dia — no estilo bate e volta — e também viagens de 3 e 5 dias. Clique aqui e visite nosso site para saber mais informações.

Veja abaixo as datas das viagens da temporada 2022, baixe os catálogos com todas as informações e explicações sobre a viagem. Se ficou alguma dúvida, escreva para a Fernanda no email ola@conexaoparis.com.br ou envie uma mensagem no Whatsapp +33 6 52 54 85 22.

B) Provins

Provins é uma pequena cidade que fica a cerca de 90km de Paris e oferece vários espetáculos medievais com cavaleiros, águias e falcões. Os espetáculos acontecem todos os dias do mês de junho. Clique aqui para mais informações.

Clique aqui e leia nosso artigo específico sobre programas e atrações nos arredores de Paris.

C) Castelo Vaux le Vicomte – Noites à Luz de Velas

Castelo Vaux le Vicomte – Noites à Luz de Velas: todas as noites de sábado, de maio ao início de outubro, os jardins do castelo são iluminados por cerca de 2.000 velas criando uma atmosfera de sonho e encantamento. O clímax acontece com um espetáculo de fogos de artifício. Clique aqui para mais informações e comprar seu ingresso.

Leia nosso artigo específico sobre programas e atrações nos arredores de Paris, clique aqui.

castelo vaux le vicomte

As Noites à Luz de Velas do Castelo Vaux le Vicomte são um lindo e romântico programa para as noites de junho em Paris. Foto: Benh LIEU SONG no Flickr

O que fazer em Paris mês a mês e em cada época do ano

O que fazer em Paris mês a mês:

Paris em cada estação do ano:


 

 


Saia do Brasil com o chip para que você chegue à Europa com o celular já funcionando: internet, chamadas, mensagens. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado ou da America Chip.

Compre com antecedência seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário