Localizado na região nordeste de Paris, o 19° arrondissement é um dos mais ecléticos e diversificados da cidade.

Um verdadeiro exemplo do caldeirão étnico/racial/cultural parisiense, o 19° arrondissement de Paris abriga um grande número de imigrantes (e seus descendentes) de variadas origens.

O bairro possui desde partes bucólicas e simpáticas (ao redor do parque Buttes Chaumont) até outras nem tanto…

Diferente do seu vizinho e quase-irmão 20° arrondissement, o 19 possui grandes atrações tanto para os turistas como para quem mora na cidade. Se você já conhece o lado turístico tradicional de Paris e quer novidades, seguem algumas sugestões.

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

O que fazer no 19° arrondissement de Paris

Le CENTQUATRE

Um espaço público de colaboração cultural onde acontecem espetáculos, concertos, exposições, festas, eventos e também atividades variadas voltadas para a comunidade como ateliês de dança, música, yoga e para as crianças.

9091121950_7f85b05f10_z

Exposição do artista Keith Haring no Centquatre. Jean-Pierre Dalbéra no Flickr

O local possui ainda uma ótima livraria e um brechó de roupas e objetos da rede Emmaüs. Verifique a programação no site oficial.

104.fr / 5 rue Curial, 75019 / metrô Riquet, linha 7

cr,820,475-1810d2

Loja Emmaüs no Centquatre. © Marc Domage

Bassin de la Villete

As margens da Bassin de la Villete (continuação do Canal Saint Martin) são uma ótima opção para os dias mais quentes. Assim como no Sena, aqui as pessoas fazem piquenique, jogam bocha ou simplesmente aproveitam o sol.

A Bassin de la Villette (foto: Erasm

A Bassin de la Villette. Ao fundo, à esquerda, o albergue St Christopher’s e, à direita, a Paname Brewing. ErasmusOfParis no Flickr

Ao longo da bacia e de suas duas ruas laterais (quai de la Seine e quai de la Loire) existem vários cafés e bares simpáticos: o 25°Est (com mesinhas na beirada da água), o Bar Ourcq (empresta espreguiçadeiras), o Bastringue (boa comida francesa típica e farta) e o Pavillon des Canaux (café que serve pratos salgados rápidos, doces, bolos), além de dois cinemas MK2.

10405641_1029156343781808_127357293447895728_n

O Pavillon des Canaux (foto retirada do Facebook do café)

Ao fundo, à esquerda (veja foto acima), fica o albergue St Christopher’s e, à direita, a Paname Brewing, bar que faz sua própria cerveja e possui mesas ao ar livre e um grande espaço interno. Na Marine d’Eau Douce é possível alugar barcos elétricos para percorrer o canal.

metrô Jaurès, linhas 2, 5 e 7bis

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

Parque de la Villette

Seguindo a Bassin de la Villette chegamos ao Parc de la Villette, um imenso parque construído onde antes funciona os abatedouros de Paris.

Le-parc-de-la-Villette-et-le-Canal-de-lOurcq-Philippe-LÇvy

O Parc de la Villette e o Canal de l’Ourcq que o atravessa. © Philippe Lévy

Além de toda a área verde e a infra-estrutura de parque, o local conta também com uma série de museus (Cité des Sciences et de l’Industrie, Cité de la Musique), casas de shows (Zénith, Trabendo) e espaços para exposições e eventos. Ótima opção de passeio para quem viaja com crianças.

citegeode

A Cité des Sciences et de l’Industrie e a Géode. © Marie-Sophie Leturcq

A estrela do parque é a Philarmonie de Paris, inaugurada em 2015. Clique Clique aqui e leia nosso artigo mais detalhado sobre o Parque de La Villete.

lavillette.com / metrô Porte de Pantin, linha 5

Philharmonie de Paris. Brigitte Djajasasmita no Flickr

Philharmonie de Paris. Brigitte Djajasasmita no Flickr

Parque Buttes Chaumont

Outro grande parque parisiense situado no 19º arrondissement é o Buttes Chaumont.

Antiga mina de onde foram extraídas as pedras para a construção dos prédios da região central de Paris, o Buttes Chaumont foi inaugurado em 1867 e é o parque com mais personalidade da cidade.

417659683_cab23325c1_z

Parc des Buttes Chaumont. Gaël Chardon no Flickr

O local possui colinas, trilhas, lagos, cachoeira, montanha, ponte suspensa e até uma gruta. Nos finais de semana atrai de esportistas a famílias.

13889306082_8303a4b14f_z

Parc des Buttes Chaumont. Clem no Flickr

Uma das principais atrações do Buttes é o bar Rosa Bonheur, onde podemos comprar comidinhas para um piquenique improvisado. No domingo, a partir das 17:00, o bar vira o principal point gay de Paris. Clique aqui e leia nosso artigo sobre o bar Rosa Bonheur.

metrô Laumiére, linha 5 ou Botzaris, linha 7bis

20410283311_f2dc74ec39_z

O bar Rosa Bonheur, dentro do Buttes Chaumont. Tom Hilton no Flickr

Café Chéri(e)

A região do metrô Belleville (linhas 2 e 11) fica no entroncamento dos arrondissements 10, 11, 19 e 20 e possui uma série de restaurantes e comércios chineses (suba a rue de Belleville, à direita fica o 19° arrondissement e, à esquerda, o 20°).

Para quem quer uma boa balada bem descontraída, a opção é o animadíssimo e vermelhíssimo Café Chéri(e). Ao longo da avenida onde fica o Chéri(e) há várias outras opções de bares jovens e animados. 

44 boulevard de la Villette

CHERIE

Uma noite no Café Chéri(e) (foto retirada do Facebook do bar)

Esses passeios são lentos e devem ser feitos e aproveitados com calma. Um bom programa seria passar o dia todo no La Villette ou então visitar o Centquatre e depois passar a tarde no Buttes Chaumont.

Leia também


19° arrondissement

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

 


 

 


Saia do Brasil com o chip para que você chegue à Europa com o celular já funcionando: internet, chamadas, mensagens. Saiba mais infomações no site da Viaje Conectado.

Compre com antecedência seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário