Parc de la Villette vue gÇnÇrale ∏ Philippe Guignard

Vista aérea de La Villette (foto: © Philippe Guignard)

Eu escrevi dois artigos citando La Villette. O primeiro sobre La Géode, uma das maiores telas de cinema do mundo. Outro sobre um festival de música que se passa nos jardins do La Villette. Percebi que faltava um post mais detalhado sobre esta famosa La Villette.

Em 1974 os abatedouros de la Villette, situados na periferia norte de Paris, pararam de funcionar. O Estado decidiu criar, neste espaço de 55 hectares, um conjunto arquitetônico dedicado à música, um Museu Nacional das Ciências e das Tecnologias e um parque aberto à todos.

  • Le Parc de la Villette é um imenso jardim aberto ao público o ano inteiro. Neste parque são programadas manifestações como exposições, concertos, circos, festivais, exibições de filmes ao ar livre, etc.
Le parc de la Villette et le Canal de l'Ourcq - Philippe LÇvy

O Parc de la Villette e o Canal de l’Ourcq que o atravessa (foto: © Philippe Lévy)

  • Le Jardin des Dunes et des Vents é um playground para crianças de até 13 anos. Cada faixa etária tem seu espaço especialmente criado.
Jardin des vents et des dunes Parc Villette ∏ Arnaud Legrain

Le Jardin des Dunes et des Vents (foto: © Arnaud Legrain)

  • La Cité des Sciences et de l’Industrie é um museu que mostra o mundo em constante mutação, à partir do desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
citegeode

La Cité des Sciences et de l’Industrie (foto: © Marie-Sophie Leturcq)

  • La Cité de la Musique propõe iniciar o público à descoberta da música. São salas de concertos e um Museu da Música com 900 instrumentos vindos desde o século XVII até nossos dias.
  • La Philharmonie de Paris é consagrada à música sinfônica e possui 3 salas de concertos, salas de ensaio, espaço para exposições temporárias, um museu da música e uma midiateca.
Philharmonie de Paris

Philharmonie de Paris

  • La Grande Halle de la Villette é o prédio-galpão onde funcionavam os abatedouros. Hoje em dia serve de espaço para exposições, grandes shows de rock e festas.
La Grande Halle de la Villette - ∏ Marie-Sophie Leturcq

La Grande Halle de la Villette (foto: © Marie-Sophie Leturcq)

  • Le Zénith é uma espécie de ginásio que também serve para apresentações e shows de rock.
  • Le Trabendo é uma pequena casa para shows mais intimistas.
  • La Géode, o cinema gigantesco, leiam um artigo só sobre ela aqui.
geode

La Géode

Veja nosso vídeo sobre o La Villette (clique aqui) e leia também nosso artigo sobre a região parisiense onde ele fica: O 19° arrondissement de Paris.

La Villette: 30 avenue Corentin Cariou, 75019 Paris. Metrô linha 5 estação Porte de Pantin ou linha 7 estação Porte de la Villette.


capa

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Parisclique aqui.