O Arco do Triunfo, localizado no oitavo distrito de Paris, é um dos grandes monumentos da capital francesa. Neste artigo, a historiadora e guia brasileira Roberta – que oferece uma visita completa ao Arco em português – vai nos contar tudo sobre ele.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

arco do triunfo de paris

O Arco do Triunfo de Paris. Foto: Imagem de ian kelsall por Pixabay

Índice Arco do Triunfo

História do Arco do Triunfo / Porque o Arco do Triunfo foi construído

Foi Napoleão Bonaparte quem mandou construir o Arco do Triunfo.

No dia seguinte à vitória da batalha de Austerlitz, acontecida em 2 de dezembro de 1805, o então imperador francês declarou aos soldados franceses: “vocês não voltarão às suas casas sem passar sob arcos do triunfo”, fazendo referência aos arcos que os romanos construíam para desfilar após vencerem suas batalhas.

Assim, em um decreto imperial datado de 18 de fevereiro de 1806, ele ordenou a construção deste Arco do Triunfo para perpetuar a lembrança das vitórias do exército francês imperial.

A primeira pedra foi colocada em 15 de agosto de 1806, mas o monumento foi concluído somente 30 anos depois, em 1836. Isto porque, com a queda de Napoleão e as mudanças sucessivas de governos, as ideias sobre o que fazer com o monumento sonhado pelo antigo Imperador eram diversas.

Foi somente durante o governo do rei Louis-Philippe, que dedicou o monumento aos exércitos da Revolução e do Império, que ele pode ser concluído.

Por mais de 100 anos, o Arco do Triunfo da Praça da Estrela foi o mais alto do mundo.

O Túmulo do Soldado Desconhecido, sua atração central, foi colocado sob o arco após a Primeira Guerra Mundial. A “chama da memória” é reacendida diariamente às 18h30 há mais de 100 anos, com objetivo de homenagear todos que sacrificaram suas vidas pela França e reafirmar o desejo de paz.

Localizado no topo da avenida Champs Élysées, o Arco do Triunfo faz parte da rica história e patrimônio da França há quase dois séculos. O Arco é um dos monumentos mais populares da Europa e um dos mais visitados do mundo.

É ele o elemento central do “Eixo Histórico”, a famosa estrada real de monumentos que liga o Museu do Louvre ao Grande Arco de La Défense.

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo arco do triunfo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

O Arco do Triunfo e seus andares

Qual a altura do Arco do Triunfo? O Arco mede quase 50 metros de altura, 45 metros de largura e 22 metros de profundidade.

O monumento, localizado no alto da avenida mais linda do mundo – a Champs Élysées – conta com dois andares, além do térreo.

Térreo

Na base do Arco, podemos vislumbrar o monumento como um todo, circulando todo o seu entorno e passando embaixo dele. Ali, é possível encontrar uma série de placas no chão lembrando algumas das principais batalhas que a França viveu, além da tumba do soldado desconhecido.

Ali se encontra também a entrada de segurança do monumento, onde é preciso passar pelo raio-X e mostrar os tickets de entrada caso você queira subir. Para visitar somente o térreo do Arco, não é necessário ter ingresso para o monumento.

1° andar

Depois de comprar o ingresso e subir cerca de 195 degraus, chegaremos ao primeiro andar do Arco.

No primeiro andar, temos uma espécie de mezzanino, onde é possível ver, na parte de baixo, alguns dos moldes das esculturas de alto relevo do monumento; uma maquete tátil interativa com um mapa-múndi que mostra os Arcos do Triunfo espalhados por todo o planeta; e uma câmera que filma em tempo real a tumba do soldado desconhecido e a sua chama, logo embaixo.

Poucos degraus acima, na continuidade do primeiro andar, temos uma pequena maquete do Arco do Triunfo, onde é possível observar os detalhes das esculturas do monumento com maior precisão. Além disso, há um telão com uma linha do tempo que conta um pouco da história do monumento e um segundo telão que narra algumas das intervenções artísticas que o monumento já recebeu.

Finalmente, neste mesmo andar, está a lojinha de souvenirs do Arco, onde você pode adquirir suas lembrancinhas oficiais do monumento.

Terraço

Subindo mais 46 degraus, chegamos ao lindo terraço do Arco, onde temos uma vista privilegiada para a cidade de Paris 360 graus.

É possível ver com precisão as doze avenidas que se encontram na Place de l’Étoile e suas construções milimetricamente calculadas e padronizadas, a linha reta do eixo histórico que liga o Museu do Louvre ao Arco de la Défense, além de ser um dos cantinhos especiais para bater aquela foto incrível com a Torre Eiffel.

Curiosidades do Arco do Triunfo

Vamos a algumas curiosidades sobre um dos monumentos mais queridinhos da França:

1) Napoleão não viu o seu tão sonhado Arco ser terminado

Sim, é verdade. Apesar do sonho de fazer seus soldados passarem debaixo do seu Arco após a vitória da batalha de Austerlitz, Napoleão morre antes que sua obra desejada fosse terminada. O Arco do Triunfo de Paris foi concluído em 1836, 15 anos após sua morte. Napoleão morreu em 1821, muito longe da capital francesa, na ilha de Santa Helena.

2) Um elefante na Praça da Estrela

Você sabia que cerca de cinquenta anos antes do projeto de construção do Arco do Triunfo ser aprovado, um outro grande projeto disputava esse local? Trata-se de um prédio em forma de elefante com três andares. O “Elefante Triunfal” era um projeto de Charles Ribart, que não foi realizado porque o governo considerou que era muito caro na época. Você poderia imaginar um enorme elefante no alto da Champs Élysées?

3) Casamento de Napoleão

Como o Arco ainda não estava pronto para a data do casamento de Napoleão Bonaparte, ele fez o seu arquiteto, Jean Chalgrin, construir no mesmo lugar um Arco similar em madeira e telas, para que ele pudesse desfilar sob com a sua esposa após o casamento no Castelo de Saint Germain en Laye, em direção ao Palacio do Louvre.

4) Um avião sob o Arco

Depois da Primeira Guerra Mundial, Charles Godefroy passou sob o arco com o seu avião de guerra, no ano de 1919. Foi um ato simbólico para homenagear todos os pilotos franceses que lutaram na Primeira Guerra Mundial.

5) Lugar de grandes eventos

Atualmente, graças à sua história e todo os simbolismos que entornam este monumento, o Arco é palco de grandes eventos, como o desfile do 14 de julho, festa nacional francesa. Além disso, outros eventos passam pela região, como o Tour de France, que termina anualmente no arco.

6) Arco do Triunfo empacotado

Você consegue imaginar o Arco do Triunfo completamente empacotado? Sim, e não faz muito tempo.

De setembro a outubro de 2021 o Arco foi totalmente envelopado seguindo a obra criada pelo artista plástico Christo e sua esposa Jean-Claude.

Eles são conhecidos por embrulhar monumentos no mundo todo, e já haviam embrulhado a Pont Neuf, também em Paris. O Arco foi coberto por um tecido plástico reciclável prata-azulado, todo amarrado com cordas vermelhas

Infelizmente, os artistas, assim como Napoleão, não puderam ver sua obra realizada. Jean-Claude morreu em 2009 e Christo em 2020.

arco do triunfo paris empacotado embrulhado

O Arco do Triunfo embrulhado. Obra dos artistas Christo e Jean-Claude. Foto: Imagem de Richard Bothe por Pixabay

Dias e horários de funcionamento do Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo funciona todos os dias das 10h da manhã às 22h30 (última subida às 21h45). Durante os meses de verão, ele funciona até as 23h.

Ele fecha nos dias: 1 de janeiro, 1 de maio, 8 de maio (manhã), 14 de julho (manhã), 24 de julho, 11 de novembro (manhã) e 25 de dezembro.

Em caso de cerimonias oficiais ou condições climáticas degradadas, o Arco pode ser parcialmente ou totalmente fechado à título excepcional. Essas modificações são geralmente inseridas no site oficial do monumento na internet.

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

Ingressos do Arco do Triunfo / Como subir no Arco do Triunfo

Só é possível entrar no Arco e subir até o seu terraço comprando o ingresso do monumento. Só há um tipo de ingresso e eles são colocados à disposição com dois a três meses de antecedência.

Clique no botão abaixo para comprar seu ingresso antecipado e não enfrentar fila no local. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

COMPRE SEU INGRESSO

  • A entrada no monumento é gratuita para menores de 18 anos, mediante apresentação de documento de identidade válido com foto.
  • Os residentes da União Europeia com menos de 25 anos podem entrar no Arco do Triunfo gratuitamente, mediante a apresentação de um documento de identidade válido com foto.
  • O Paris Museum Pass dá acesso ao Arco (é preciso apresentar junto com o passe um documento de identidade válido com foto).
  • Pessoas com deficiência podem entrar gratuitamente, com um acompanhante. Para elas, há elevador.

Visita guiada com guia historiadora brasileira ao Arco do Triunfo

Venha fazer uma visita guiada inteiramente em português e aprender um pouco mais sobre um dos monumentos mais emblemáticos da cidade-luz com uma guia historiadora brasileira.

Durante este passeio, além de aprender sobre as motivações para a construção do Arco e sobre a sua história, você irá descobrir cada cantinho externo do monumento em uma visita 360 graus, além, de óbvio, subir ate o seu topo.

A visita inclui o ingresso.

Para saber mais informações (dias, horários, valores etc) e fazer sua reserva, escreva para a Roberta no email robertaguiaparis@gmail.com

topo do arco do triunfo

Visita guiada ao Arco do Triunfo. Foto: Filipe Xavier – @fotografoparis

Como ir ao Arco do Triunfo

A estação de metrô do Arco do Triunfo é a “Charles-de-Gaulle-Etoile” onde passam as linhas 1, 2, 6 do metrô e o trem RER A.

Saia da estação na saída 1 (Sortie 1) “Champs-Elysées Arc de Triomphe”. Uma vez na avenida Champs-Elysées, pegue a passagem subterrânea que fica há alguns metros da saída do metrô e que leva à bilheteria do Arco ou até a base dele (caso você não queira subir).

O que fazer perto do Arco do Triunfo

Depois de uma visita completa no Arco do Triunfo, você pode aproveitar o dia para passear na avenida mais bonita do mundo, a Champs Élysées.

Uma das artérias mais importantes de Paris, a Champs Élysées abriga em seus quase 2km um conglomerado de lojas de grife (Louis Vuitton, Dior, Galeries Lafayette etc), lojas fast fashion (Zara), cinemas e restaurantes, clique aqui e leia nosso artigo específico sobre ela.

Uma transversal da avenida Champs Élysées é a avenida Winston Churchill onde se encontram 2 prédios que valem a visita:

No fim da avenida Winston Churchill, que só tem um quarteirão, fica a ponte Alexandre III, a mais bonita ponte de Paris.

Hotel perto do Arco do Triunfo em Paris

Hotel 2 estrelas:

Hotel perto do Arco de Triunfo 3 estrelas:

Hotel 4 estrelas:

Hotel perto do Arco de Triunfo 5 estrelas:

Restaurantes perto do Arco do Triunfo em Paris

Na avenida Champs Élysées há vários restaurantes mas, atenção, nem todos valem a pena!

Aqui no blog temos um artigo que conta quais são os bons restaurantes na avenida Champs Élysées, clique aqui para ler.

Leia também

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site