Apesar de não ser tão famoso quanto outros monumentos de Paris, o Panthéon é um dos mais bonitos edifícios da cidade e certamente vale a visita.

A história do Panthéon foi movimentada.

O projeto inicial do arquiteto Soufllot era a construção de uma igreja – dedicada à Saint Geneviève – tão monumental quanto a Saint Pierre de Rome e a Saint Paul de Londres.

A sua fachada é cópia do Panthéon d’Agrippa de Roma.

Durante muitos anos, seguindo os movimentos políticos franceses, o edifício foi alternadamente laico ou religioso.

Clique aqui e acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris.

| O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |

Lugar de memória e homenagem

Hoje ele é um lugar de memória e homenagem aos homens e mulheres que morreram pela França.

Algumas personalidades – 73 ao total – estão enterradas na cripta do Pantheón. Outras não, mas isto não impede que elas sejam citadas e homenageadas em placas de mármore.

Por exemplo, ao lado do monumento dedicado à Convention Nationale, encontramos nomes de escritores que morreram pela França durante a primeira guerra mundial – Charles Péguy, Apollinaire – e durante a segunda guerra – Max Jacob, Saint Exupéry. Diante do nome Antoine de Saint Exupéry lemos: poeta, escritor, aviador, desaparecido durante uma missão de reconhecimento em 31 de julho de 1944.

 


Não esqueça de fazer seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.


 

Ao Panthéon podemos fazer uma crítica: somente quatro mulheres aí repousam.

A primeira, Sophie Berthelot, não foi escolhida e sim aceita para que seu corpo não fosse separado do seu esposo, o químico Marcellin Berthelot. A segunda, Marie Curie, recebeu duas vezes o prêmio Novel. Em 2015, Hollande anunciou a transferência de duas mulheres, Germaine Tillion e Geneviève de Gaulle Anthonioz. Ambas foram membros da resistência durante a Segunda Guerra Mundial. Elas são somente citadas. As famílias recusaram a transferência de seus túmulos.

Além de ser um belíssimo monumento, do alto da sua cúpula temos uma vista maravilhosa de Paris. Os visitantes devem pagar um suplemento de 2 euros para subirem acompanhados por um guia nos seguintes horários: 11h, 12h, 13h30, 14h30, 15h30. A subida e a descoberta da vista duram 45 minutos.

Em raras ocasiões, artistas são recebidos no Panthéon para performances e leituras de textos do repertório clássico francês.


 

 


Saia do Brasil com o chip para que você chegue à Europa com o celular já funcionando: internet, chamadas, mensagens. Saiba mais infomações no site da Viaje Conectado.

Compre com antecedência seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário