Além de tudo aquilo que você pode – e deve – fazer em Paris em qualquer mês do ano (assunto que tratamos nesse artigo aqui e que é também o tema do nosso guia Paris: 5 Roteiros em 4 Dias), nesse artigo falaremos especificamente sobre o que fazer em Paris em dezembro.

Citamos também informações úteis como clima, temperaturas médias, o que vestir, feriados, o que você não pode deixar de fazer e outras particularidades do mês de dezembro. 

Índice

| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |

Paris em dezembro

A iluminação de Natal da avenida Champs Élysées é uma das grandes atrações em Paris em dezembro. Foto: Daxis | Flickr

| O que fazer em Paris em qualquer mês do ano | Paris em janeiroParis em fevereiroParis em marçoParis em agostoParis em setembro | Paris em outubro |  Paris em novembro |

| Paris no inverno | Paris na primavera |

Paris em dezembro vale a pena?

Talvez dezembro não seja um dos melhores meses do ano para visitar Pariso frio já está forte, as horas de sol são poucas e a tendência é de dias cinzas e chuvosos. Ao mesmo tempo, Paris em dezembro fica tomada pelo clima do Natal!

É o mês dos mercados natalinos, das vitrines e decorações temáticas por toda a cidade, do vinho quente, das pistas de patinação… Tudo isso deixa a cidade mais charmosa e aconchegante.

Apesar do frio, é um período onde – além dos programas habituais – há muito o que fazer em Paris com crianças

Se até o meio de dezembro a cidade fica mais vazia de turistas, na época das festas esse quadro se inverte.

 


Não esqueça de fazer seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.


 

Clima em Paris em dezembro

Apesar do inverno oficialmente só começar no dia 22, em dezembro o frio de verdade – com temperaturas sempre abaixo dos 10ºC – já chegou para ficar. Dezembro é também um dos meses mais úmidos do ano (assim como maio), com cerca de 14 dias de chuva. Lembrando que as chuvas em Paris não são tempestades tropicais torrenciais como no Brasil.

E neva em Paris em dezembro? Pas forcément, como dizem os franceses, ou seja, não necessariamente. A neve em Paris é imprevisível, podendo acontecer de novembro a março, e nem sempre em grandes quantidades ou com muita frequência. Verifique a previsão do tempo para Paris no site Météo Paris (clique aqui).

Temperaturas em Paris em dezembro:

  • Temperatura máxima média: 8° C.
  • Temperatura mínima média: 5° C.
  • Temperatura média: 6° C.
  • Precipitação: 116, com cerca de 14 dias de chuva.

Nascer e por do sol:

Durante o mês de dezembro o horário do nascer do sol varia de 08h22 (01/12) a 08h44 (31/12). O horário do por do sol varia de 16h56 (01/12) a 17h03 (31/12). Clique aqui para ver os horários dia a dia.

O que vestir em Paris em dezembro

Como citado no item acima, faz bastante frio em Paris em dezembro. Estar adequadamente agasalhado é essencial para que você consiga aproveitar Paris e tudo o que a cidade tem a oferecer. Veja nosso vídeo com dicas de como se vestir nessa época.

Traga casacos pesados (casacos de couro não são apropriados para o inverno europeu), casacos acolchoados (aqui chamados de doudounes), suéteres, camisetas segunda-pele térmicas, luvas, cachecóis, meias e gorros de lã. Sapatos fechados e botas. Um guarda-chuva também é recomendado. Leiam nossos artigos sobre como manter os pés quentinhos no inverno e sobre as sete peças indispensáveis para enfrentar o frio europeu.

Sempre recomendamos que, cerca de 2 dias antes da viagem, você verifique a previsão do tempo para os 15 dias seguintes no site Météo Paris (clique aqui). Dessa forma você poderá fazer (ou refazer) uma mala mais adequada às temperaturas.

E vale a pena comprar roupa de frio em Paris?

Nós achamos que sim. Aqui você vai encontrar mais variedade, melhores preços e peças mais adaptadas ao inverno em Paris.

Posto isso, surge então outra dúvida: onde comprar casacos de inverno em Paris?

Como sabemos que o turista tem pouco tempo e precisa resolver as questões práticas de forma rápida, indicamos para as compras em Paris a loja de departamentos Galeries Lafayette Paris Haussmann. Lá, sob o mesmo teto, você encontra muita variedade de marcas e preços, pode fazer suas refeições, recebe de volta o dinheiro da détaxe e ganha presentes apresentando nossos voucheres. Clique aqui para saber todas as informações e baixar os voucheres.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DAS GALERIES LAFAYETTE

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

Feriados

paris em dezembro

O que fazer em Paris no inverno? Os mercados de Natal são a principal atração em Paris nessa época do ano. Foto: Sortir à Paris

O que vale a pena em Paris em dezembro

Além de visitar os principais pontos turísticos de Paris, de ir aos museus e de toda a programação cultural que citaremos nos itens abaixo, há atividades e programas que só acontecem em dezembro em Paris. Veja o que você não pode deixar de fazer em Paris em dezembro:

Espírito de Natal em alta em dezembro em Paris

Se deslumbrar com as vitrines e decoração de Natal das grandes lojas de departamentosGaleries Lafayette, Printemps, BHV e Bon Marché. 

paris em dezembro arvore natal lafayette

Programa imperdível em Paris em dezembro com as crianças é ver as vitrines de Natal, como as das Galeries Lafayette

A inauguração da enorme árvore de Natal, que é montada no interior das Galeries Lafayette, é um dos acontecimentos mais aguardados em Paris em dezembro, seja pelos parisienses, seja pelos turistas. Ela marca, extra-oficialmente, o começo da temporada de Natal em Paris. Clique aqui e veja os presentes e descontos que as Galeries Lafayette oferecem aos leitores do Conexão Paris.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DAS GALERIES LAFAYETTE

paris em dezembro arvore natal lafayette

A inauguração da árvore de Natal das Galeries Lafayette é um dos eventos mais aguardados em Paris em dezembro

As iluminações de Natal das principais avenidas da cidade, como a Champs Élysées e a Montaigne, o boulevard Haussmann, a rue Royale e a Place Vendôme são também um show que merece ser visto. A ParisCityVision tem um city tour de ônibus que passa pelos principais locais e avenidas parisienses iluminados para o Natal, clique aqui para saber mais. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 10% de desconto.

Visitar os mercados de Natal. Esse é programa obrigatório do mês de dezembro em Paris. Ótima oportunidade para comprar presentes e lembrancinhas artesanais provenientes de várias regiões francesas e de provar a gastronomia típica da época invernal (tartiflette, sopa de cebola, vinho quente, chocolate quente, castanhas assadas). Clique aqui e saiba quais são os mercados de Natal em Paris em 2020.

Patinar no gelo

Assim como os mercados de Natal, as pistas de patinação são programa imperdível e divertidíssimo para quem vai estar em Paris em dezembro. Clique aqui e saiba quais são as pistas de patinação em Paris em 2020.

Gastronomia francesa de inverno

O que comer em Paris no inverno? Hora de esquecer a dieta e as saladinhas e se deliciar com as comidas calóricas e reconfortantes do inverno à base de queijos e batata: fondue, tartiflette e raclette (clique aqui e saiba onde). 

Outra grande estrela do mês de dezembro são as vieiras (coquilles saint jacques, em francês). Nesse mês elas estão no seu auge e são o prato principal de muitos restaurantes cujo cardápio é sazonal. As Galeries Lafayette, junto com a escola de gastronomia Ferrandi, oferecem vários cursos rápidos de culinária ensinando alguns pratos salgados e doces da culinária francesa, entre eles, as vieiras, clique aqui e leia nosso artigo sobre os cursos.

O mesmo para o chocolate quente e vinho quente. Saborei-os sem culpa.

| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |

O que fazer em Paris em dezembro

Mercados de Natal – devido à pandemia do Covid-19, vários mercados de Natal 2020 em foram cancelados

  • [CANCELADO EM 2020] Mercado de Natal do Jardim des Tuileries: localizado nos jardins em frente o museu do Louvre, esse é o maior e mais conhecido mercado de Natal de Paris, com cerca de 120 barraquinhas de comidas e presentes, pista de patinação e parque de diversões com roda gigante e muito outros brinquedos. Metrô linha 1, estação Tuileries.
  • Mercado de Natal da Notre-Dame de Paris. De 11 a 27 dezembro 2020. Acontece na vizinha Square René Viviani (rue du Fouarre / quai Montebello, onde fica a árvore mais antiga de Paris com mais de 400 anos) e não na praça em frente à catedral de Notre Dame. Metrô linha 4; estação Cité ou Saint Michel e linha 10, estação Maubert – Mutualité.
  • [A CONFIRMAR EM 2020] Village de Natal da Torre Eiffel. Em frente à Torre Eiffel, na avenida ao longo do rio. Barraquinhas de comidinhas típicas. Metrô linha 8, estação École Militaire.
  • Mercado de Natal de Saint-Germain-des-Près. De 10 dezembro 2020 a 3 janeiro 2021. Apesar de pequeno e um pouco apertado, não há como escapar do Mercado de Natal de Saint Germain, um dos mais tradicionais de Paris. Acontece na praça da Igreja de Saint Germain e ao longo do boulevard de mesmo nome, próximo aos míticos Café de Flore, Café des Deux Magots e Brasserie Lipp. Metrô linha 4, estação Saint-Germain-des-Près.
  • [A CONFIRMAR EM 2020] Mercado de Natal do Hôtel de Ville. Acontece na grande praça em frente à Prefeitura de Paris. Metrô linhas 1 ou 11, estação Hôtel de Ville.
  • [CANCELADO EM 2020] Village de Natal de La Défense. Apesar de não ser exatamente em Paris e sim no bairro/região próxima conhecida como La Défense (clique aqui e leia sobre ela), esse é o maior mercado de Natal da capital com cerca de 350 chalés. Metrô linha 1, estação La Défense.
paris em dezembro

As pistas de patinação no gelo são um divertido programa em Paris em dezembro. Foto: Sortir à Paris

Pistas de patinação – devido à pandemia do Covid-19 não haverá pistas de patinação em 2020

As pistas de patinação no gelo são um programa divertido e com a cara do Natal no hemisfério norte. Em Paris, todas essas pistas efêmeras estão instaladas em pontos emblemáticos e lindos da capital. Algumas delas estão associadas a um mercado de Natal, o que multiplica a diversão por 1.000.

  • Pista de patinação no topo das Galeries Lafayette. Delicioso programa duplo: patinar vendo as belas vistas de Paris, inclusive a Torre Eiffel. Endereço: 40 boulevard Haussmann, 75009; metrô linhas 3, 7 e 8, estação Opéra.
  • Le Grand Palais de Glaces – pista de patinação no Grand Palais. Apesar de não ser ao ar livre, essa é a maior, mais bonita e mais animada pista de patinação no gelo de Paris. Localizada dentro da grande nave com teto de vidro do Grand Palais, a pista de patinação, com 2.700 m², vira também pista de dança todas as noites a partir das 21h com a presença de DJs e show de luzes. Endereço: avenue Winston Churchill, 75008; metrô linhas 1 ou 13, estação Champs-Elysées Clémenceau.
  • Pista de patinação do mercado de Natal do Jardim des Tuileries com de 1.400 m². Endereço: Jardim des Tuileries, 75001; metrô linhas 1, estação Tuileries.
  • Pista de patinação no topo do Grande Arco de la Défense. Pista sintética de 300 m² a 110 metros de altura com belíssimas vistas 360° de Paris e seus principais monumentos: Arco do Triunfo, Torre Eiffel, Montmartre. Endereço: Grande Arco de la Défense; metrô linha 1, estação La Défense.

Principais exposições temporárias em Paris em dezembro 2020

  • Monet, Renoir… Chagall. Viagem pelo Mediterrâneo: exposição imersiva com projeções de obras de Renoir, Monet, Pissarro, Matisse, Signac e Chagall, entre outros, inspiradas ou representando o mar Mediterrâneo e as cidades de sua costa  Até 03/01/2021 no Atelier des Lumières (38 rue Saint Maur, 75011. Metrô linha 3, estação Saint Maur). Preço: 15€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).
  • Body and Soul: esculturas da Renascença Italiana de Donatello até Michelangelo. Até 18/01/2021 no Museu do Louvre (rue de Rivoli, 75001. Metrô linhas 1 ou 7, estação Palais Royal – Musée du Louvre). Preço: 17€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).
  • Matisse, como um romance: mais de 230 obras de Henri Matisse em uma exposição que comemora os 150 anos de seu nascimento. Até 22/02/2021 no Centro Pompidou; (Place Georges-Pompidou, 75004. Metrô linhas 1 ou 11, estação Hôtel de Ville ou linha 11, estação Rambuteau). Preço: 15€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).
  • As origens do mundo. A invenção da natureza no século XIX: exposição dedicada à interseção entre as ciências e as artes, feita em parceria o Museu Nacional de História Natural. Até 14/02/2021 no Museu d’Orsay (1 rue de la Légion d’Honneur, 75007. Metrô linha 12, estação Solférino). Preço: 16€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.


 

Principais concertos, óperas e balés em Paris em dezembro:

Na Opéra Ganier – Devido ao 2° confinamento na França, a Opéra Garnier reabre somente no dia 15 de dezembro, clique aqui para ver a programação:

Na Opéra Bastille – Devido ao 2° confinamento na França, a Opéra Garnier reabre somente no dia 15 de dezembro:

No Teatro Champs Élysées:

Principais concertos em igrejas:

O que fazer em Paris à noite

paris em dezembro

Ver as vitrines de Natal das grandes lojas de departamentos parisienses – como as Galeries Lafayette – é um ótimo programa em Paris com crianças. Foto: Sortir à Paris

 


Ganhe 10% de desconto em todos os passeios da Paris City Vision usando o código CONEXAOPARIS.

pagina inicial Pariscityvision


 

O que fazer em Paris com crianças em dezembro

Além de todos os programas e passeios clássicos em Paris com crianças que já citamos aqui no blog (clique aqui para acessar), veja abaixo algumas dicas do que fazer em Paris com crianças em dezembro:

Conheça nosso guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris, ele traz uma seleção de programas em Paris e seus arredores que irão encantar as crianças e facilitar a vida dos pais. À venda no site HotMart.

Compre seu guia

O que fazer no reveillon em Paris

O que comer em Paris em dezembro

Como dissemos no início do artigo, em dezembro em Paris já faz frio. Vale muito a pena esqueçar a dieta e se deliciar com os maravilhosos pratos de inverno da gastronomia francesa:

Além deles, há os produtos típicos dessa época:

  • Vieiras (coquilles saint jacques) e ostras.
  • Vários tipos de abóboras.
  • Castanhas portuguesas assadas.

Principais corridas em Paris em dezembro

Devido à pandemia do Covid-19 todas as corridas em 2020 foram canceladas.

Paris em dezembro

O que fazer nos arredores de Paris em dezembro: o Natal do castelo Vaux le Vicomte. Foto: (c) Franklin Lecointre.

O que fazer nos arredores de Paris em dezembro

O que fazer em Paris mês a mês e em cada época do ano


 

 


Saia do Brasil com o chip para que você chegue à Europa com o celular já funcionando: internet, chamadas, mensagens. Saiba mais infomações no site da Viaje Conectado.

Compre com antecedência seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário