Depois de muitos invernos passados em Paris, conseguimos chegar a uma lista testada e aprovada com os itens que nos ajudam a enfrentar essa estação que tanto nos amedronta.

1. Gorro de lã:

Alguns dizem que é através da cabeça que o corpo humano mais perde calor. Outros dizem que isso é mito. Na minha experiência, sempre que cubro a cabeça a sensação de frio diminui bastante.

O gorro de lã pode ser substituído por um chapéu de feltro, um gorro de lenhador, um turbante de veludo. Vai da criatividade e ousadia de cada um. Importante também cobrir as orelhas!

Gorrinho de lã com pompom de pele.

Gorrinho de lã.

2. Cachecol:

Item indispensável! Consegue-se viver sem gorro mas não sem cachecol. Todas as vezes que fiquei doente no inverno parisiense foi por falta de um cachecol. Além de proteger a região da garganta ele serve para cobrirmos o nariz e assim aquecer o ar que respiramos.

Eu gosto bastante dos cachecóis bem volumosos e de pontos maiores, daqueles que até escondem a pessoa.

Cachecol bem volumoso

Cachecol bem volumoso

3. Roupas de baixo de tecidos tecnológicos:

Como as da linha HEATTECH da marca japonesa Uniqlo ou as TechWool da Quechua. Macias, confortáveis e térmicas, elas são quase mágicas na proteção contra o frio.

4. Suéter cachemir:

Macio e leve, o suéter de cachemir aquece sem precisar ser volumoso e pesado como os de lã comum. Nada mais gostoso que fazer carinho em alguém usando um suéter de cachemir.

5. Doudoune:

Os casacos acolchoados de nylon são a grande e definitiva arma contra o frio. Além de cortarem o vento eles mantém o calor do corpo. Sua desvantagem é o volume enorme que acaba com o espaço de qualquer mala e transforma qualquer pessoa em um boneco Michelin. Hoje em dia, graças à tecnologia têxtil, encontramos doudounes leves e não tão volumosas mas que são extremamente eficazes no combate ao frio (como por exemplo as da marca Ultra Light Down da Uniqlo).

Doudone Ultra Light Down da Uniqlo

6. Palmilhas de inverno:

As palmilhas com base de borracha e superfície de pelo de carneiro são bem eficazes para isolar o chão gelado e manter os pés quentinhos. Elas podem ser encontradas nas cordonniers (espécie de sapateiro misturado com chaveiro) espalhadas pela cidade e no subsolo da loja de departamentos BHV. Use também meias de lã ou cachemir, é tiro certo contra o frio.

7. Sapatos:

Quanto mais grossas e feitas de materiais isolantes forem as solas dos sapatos menos frio se sente. Esse é um dos segredos para manter os pés aquecidos.

Outros itens

Não falamos de calças, leggings e meias-calças. As pernas, além de não serem as partes do corpo mais sensíveis ao frio, acabam sendo protegidas por tabela: o casaco desce até o meio da coxa ou até os joelhos e as meias sobem. Para as mais corajosas que quiserem usar vestidos, saias e até mesmo shorts no inverno vale a sobreposição de meias-calças de fios mais grossos e de lã.

Apesar de chatas, as luvas também são importantes. Na Uniqlo há modelos que permitem o uso de smartphones.

Eu, no inverno.

Traje típico de inverno.

Outros artigos sobre como viver/enfrentar o inverno:


Bolas de Natal em Cristal da AlsáciaAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.