Sete peças indispensáveis para enfrentar o inverno europeu

A- A+

Depois de muitos invernos passados em Paris, conseguimos chegar a uma lista testada e aprovada com os itens que nos ajudam a enfrentar essa estação que tanto nos amedronta.

1. Gorro de lã:

Alguns dizem que é através da cabeça que o corpo humano mais perde calor. Outros dizem que isso é mito. Na minha experiência, sempre que  cubro a cabeça a sensação de frio diminui bastante.

O gorro de lã  pode ser substituído por um chapéu de feltro, um gorro de lenhador, um turbante de veludo. Vai da criatividade e ousadia de cada um. Importante também cobrir as orelhas!

Outro dia, na loja de departamentos Printemps, vi uns gorros de lã com pompom de pele falsa bem legais.

Gorrinho de lã com pompom de pele.

Gorrinho de lã.

2. Cachecol:

Item indispensável! Consegue-se viver sem gorro mas não sem cachecol. Todas as vezes que fiquei doente no inverno parisiense foi por falta de um cachecol. Além de proteger a região da garganta ele serve para cobrirmos o nariz e assim aquecer o ar que respiramos.

Eu gosto bastante dos cachecóis bem volumosos e de pontos maiores, daqueles que até escondem a pessoa.

Cachecol bem volumoso

Cachecol bem volumoso

3. Roupas de baixo de tecidos tecnológicos:

Como as da linha HEATTECH da marca japonesa Uniqlo ou as TechWool da Quechua. Macias, confortáveis e térmicas, elas são quase mágicas na proteção contra o frio.

4. Suéter cachemir:

Macio e leve, o suéter de cachemir aquece sem precisar ser volumoso e pesado como os de lã comum. Nada mais gostoso que fazer carinho em alguém usando um suéter de cachemir.

5. Doudoune:

Os casacos acolchoados de nylon são a grande e definitiva arma contra o frio. Além de cortarem o vento eles mantém o calor do corpo. Sua desvantagem é o volume enorme que acaba com o espaço de qualquer mala e transforma qualquer pessoa em um boneco Michelin. Hoje em dia, graças à tecnologia têxtil, encontramos doudounes leves e não tão volumosas mas que são extremamente eficazes no combate ao frio (como por exemplo as da marca Ultra Light Down da Uniqlo).

Doudone Ultra Light Down da Uniqlo

Inclusive uma das tendências para o inverno 2014/2015 são os casacos-edredon. Várias marcas de luxo fizeram sua versão. Todos parecem super confortáveis e quentinhos.

manteaux_cocoon_229356057_north_883x.1

Casacos-edredon Yohji Yamamoto, Kenzo e Chloé

6. Palmilhas de inverno:

As palmilhas com base de borracha e superfície de pelo de carneiro são bem eficazes para isolar o chão gelado e manter os pés quentinhos. Elas podem ser encontradas nas cordonniers (espécie de sapateiro misturado com chaveiro) espalhadas pela cidade e no subsolo da loja de departamentos BHV. Use também meias de lã ou cachemir, é tiro certo contra o frio.

7. Sapatos:

Quanto mais grossas e feitas de materiais isolantes forem as solas dos sapatos menos frio se sente. Esse é um dos segredos para manter os pés aquecidos.


Não falei de calças, leggings e meias-calças. As pernas, além de não serem as partes do corpo mais sensíveis ao frio, acabam sendo protegidas “por tabela”: o casaco desce até o meio da coxa ou até os joelhos e as meias sobem. Para as mais corajosas que quiserem usar vestidos, saias e até mesmo shorts no inverno vale a sobreposição de meias-calças de fios mais grossos e de lã.

Atualização 2016: Apesar de chatas, as luvas também são importantes. Na Uniqlo há modelos que permitem o uso de smartphones.

Eu, no inverno.

Traje típico de inverno.


Outros artigos sobre como viver/enfrentar o inverno:


Bolas de Natal em Cristal da AlsáciaAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

189 pitacos, participe desta conversa

  1. solange campos disse:

    Olá Rodrigo tudo bem?..inicio te desejando um feliz 2017. Estarei indo a Alemanha em Março pela primeira vez, gostaria que me desse algumas dicas sobre o que vestir, aqui em Natal é sempre muito quente e fico bastante preocupada, pois não tenho a menor idéia da temperatura de lá nesse período que irei. O que devo levar?..Obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Solange, o nosso blog é especializado em Paris e na França. Não conhecemos a Alemanha a fundo. Em março em Paris ainda faz frio, é preciso se agasalhar bem. Em geral na Alemanha faz mais frio que na França. De qualquer forma, clique aqui e assista ao nosso vídeo sobre como se vestir para enfrentar o inverno em Paris.

  2. Henrique disse:

    Olá, viajarei para a europa (chegando primeiramente na frança) dia 30/01/2017, mas não posso levar malas grandes nem pesadas, e também creio que dificilmente acharei roups adeuadas para o inverno europeu para levar daqui do Brasil. Você sabe me informar BRECHÓS com casacões e roupas pesadas em conta para que eu possa comprar assim que chegar a Paris? Tem alguma dica de como posso fazer isso.?

  3. Maristela Ribeiro Araújo disse:

    Olá Rodrigo,
    Viajarei pra Europa em Março de 2017. Estou em duvida sobre o que devo levar? Não tenho noção de como é a temperatura nesse mês de março. Não gostaria de cometer o erro de mala pesada com itens desnecessários. Tenho sessenta anos e estou proibida de carregar pesos devido a problemas de coluna.
    Obrigada

  4. Maristela Ribeiro Araújo disse:

    Olá Rodrigo
    Estou indo pra Europa em Março 2017. Início em Paris 4dias, depois Suíça , Espanha, Itália e Portugal. O que devo levar?.Não tenho idéia de como é a temperatura nesse mês?
    Gostaria de não cometer o erro de mala pesada. Tenho sessenta anos e não posso carregar peso.devido problemas na coluna.
    Obrigada

  5. Laudiceia Santos disse:

    Vou viajar para Lisboa dia 05/01/2017 e de lá seguirei para Paris, mas por pouco tempo, em torno de uma semana cada cidade citada. Como é a minha primeira viagem estou realmente sem saber o que levar, se o frio em Janeiro vai estar muito intenso, já tem como saber? E se existe muita diferença do clima entre Lisboa e Paris.
    Obrigada pela atenção

  6. Adriana Maia disse:

    Estou indo a Lisboa em abril de 2017 e logo depois a Paris com amigas,não conhecemos a Europa e não temos ideia do que levar,muito menos nessa época,nos ajude. Obrigada.

  7. James JJ disse:

    Olá. Estou indo pra suiça dia 06/12 e farei escala na França no aeroporto Charles de Gaulle. Eu sei que o frio vai estar intenso quando eu chegar e por isso eu gostaria de saber se vocês conhecem alguma loja no aeroporto onde eu possa comprar roupas de frio boas e com um preço bacana.
    Desde já agradeço.

  8. Jacqueline disse:

    Resolvi o problema de levar casacos acolchoados nas viagens, colocando-os em capas de almofada. Quando fui no ano passado, era quente ainda aqui e na Europa era verão. Quando voltei dois meses depois, já era inverno no Brasil e no Sul fazia muito frio. Mas eu carreguei meu casaco de nylon acolchoado atravessado como almofada em cima da mala e, por ser levíssimo, não me causou problema algum. Sendo que ainda tinha um travesseiro em viagem.

  9. Rosemary Piroupo Gonçalves disse:

    Assim Deus permite estarei no dia 06/11, e não sei o que usar no dia dia !! A começa pela roupa de viajem me ajudem por favor!! Rose Piroupo

  10. Christine disse:

    Olá Rodrigo! Chegarei em Paris com minha filha e marido dia 03/12! A cidade estará já toda decorada para o Natal? Alguma programa imperdível? Ficaremos até o dia 10/12. Minha filha tem 5 anos! Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Christine, sim, a cidade já estará decorada. O grande programa dessa época são os mercados de natal, principalmente o da avenida Champs Élysées, e as vitrines das grandes lojas de departamentos como a Printemps e as Galeries Lafayette.
      Sugiro a você o nosso guia “Paris com Crianças”. Ele traz uma seleção de programas em Paris e seus arredores para as crianças, além de dicas de restaurantes, lojas de artigos infantis e informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. Você pode comprá-lo no nosso novo site de passeios e serviços: http://www.minhaviagemparis.com.br/guias-livros-paris/guias-paris.html

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Filippa, a previsão para até o dia 14/09 é de calor, sem chuva. A partir do dia 16/09 deve chover mas não é necessário trazer galochas, as chuvas não costumam ser muito fortes. De qualquer forma, antes de fazer as malas, pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site: http://goo.gl/jLPh.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.