Por Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris

Este é um prato perfeito para reunir pessoas ao redor da mesa. Convivial, caloroso e feito à base de queijo Raclette.

Na Suíça, durante a idade média, os pastores assavam rodas de queijo penduradas na fogueira. À medida que o queijo derretia, os pastores o raspavam com uma faca e o comiam com fatias de pão.

Este ato de “raspar” (racler em francês) virou o nome do prato. Mais tarde criou-se um queijo com o mesmo nome.

Por ser um prato calórico a raclette hoje é associada ao esqui, neve e frio. É muito fácil prepará-la em casa, para isto basta ter o aparelho adequado, comprar queijos e acompanhamentos: batatas, pickles, embutidos, cogumelos etc.

A deliciosa raclette

A deliciosa raclette (foto: cheeseshopcenterbrook.com)

A raclette de mesa (método tradicional), servida em restaurantes especializados é fiel ao ritual inventado na idade média. Um belo suporte de madeira com uma lâmpada incandescente e uma enorme meia roda de queijo é colocada sobre a mesa onde os comensais se servem a vontade!

Raclette método tradicional

Raclette método tradicional (foto: raclette.com.br)

Em casa, ou nos restaurantes menos tradicionais, encontramos a raclette preparada com roquefort, reblochon, gouda, morbier. Nada impede a modificação da receita. E de acordo com o gosto de cada um, também vale salpicar pimenta ou noz moscada.

Raclette e seus acompanhamentos

Raclette e seus acompanhamentos (foto: www.meltyfood.fr)

O que beber com a raclette?

Tudo depende, principalmente, do queijo que você escolher. Eu acho interessante optar por um vinho da mesma região do queijo, para ter certeza de uma aliança amigável. Em todo caso prefira brancos ou tintos leves.

Onde comer raclette em Paris

Aqui em Paris, indico dois lugares gostosos para degustar raclette:

  • Les Fondus de la Raclette, onde o queijo vem em fatias para você derreter na grelha. Eles possuem um menu salada+raclette+sobremesa por 21 euros. Endereço: 107 avenue Parmentier, 75011. Metrô: Parmentier.
  • Le Chalet Savoyard onde é servido a tradicional raclette de mesa com queijo e batata a vontade por 24 euros. Endereço: 58 rue de Charonne, 75011. Tel.: +33 01 48 05 13 13. Metrô: Ledru-Rolin ou Charonne.

Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:

Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris