Por Karen Goldman, chef responsável pelos roteiros gastronômicos do Conexão Paris

Este é um prato perfeito para reunir pessoas ao redor da mesa. Convivial, caloroso e feito à base de queijo Raclette.

Na Suíça, durante a idade média, os pastores assavam rodas de queijo penduradas na fogueira. À medida que o queijo derretia, os pastores o raspavam com uma faca e o comiam com fatias de pão.

Este ato de “raspar” (racler em francês) virou o nome do prato. Mais tarde criou-se um queijo com o mesmo nome.

Por ser um prato calórico a raclette hoje é associada ao esqui, neve e frio. É muito fácil prepará-la em casa, para isto basta ter o aparelho adequado, comprar queijos e acompanhamentos: batatas, pickles, embutidos, cogumelos etc.

A deliciosa raclette

A deliciosa raclette (foto: cheeseshopcenterbrook.com)

A Raclette de mesa (método tradicional), servida em restaurantes especializados é fiel ao ritual inventado na idade média. Um belo suporte de madeira com uma lâmpada incandescente e uma enorme meia roda de queijo é colocada sobre a mesa onde os comensais se servem a vontade!

Raclette método tradicional

Raclette método tradicional (foto: raclette.com.br)

Em casa, ou nos restaurantes menos tradicionais, encontramos a raclette preparada com roquefort, reblochon, gouda, morbier. Nada impede a modificação da receita. E de acordo com o gosto de cada um, também vale salpicar pimenta ou noz moscada.

Raclette e seus acompanhamentos

Raclette e seus acompanhamentos (foto: www.meltyfood.fr)

O que beber com a raclette?

Tudo depende, principalmente, do queijo que você escolher. Eu acho interessante optar por um vinho da mesma região do queijo, para ter certeza de uma aliança amigável. Em todo caso prefira brancos ou tintos leves.

Aqui em Paris, indico dois lugares gostosos para degustar raclette:

. Les Fondus de la Raclette, onde o queijo vem em fatias para você derreter na grelha. Eles possuem um menu salada+raclette+sobremesa por 21 euros. Endereço: 107 avenue Parmentier, 75011. Metrô: Parmentier.

Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Les Fondus de la Raclette.

. E o Le Chalet Savoyard onde é servido a tradicional raclette de mesa com queijo e batata a vontade por 24 euros. Endereço: 58 rue de Charonne, 75011. Tel.: +33 01 48 05 13 13. Metrô: Ledru-Rolin ou Charonne.

Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:

Leia também:


Guias dos melhores restaurantes em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.