Uma das entradas mais emblemáticas dos bistrôs franceses é o ovo/maionese.

Para terem uma idéia da importância do ovo/maionese na cultura gastronômica deste país, a Association pour la Sauvegarde de l’Oeuf Mayonnaise exerce uma vigilância constante para que este prato, simples e delicioso, não desapareça dos cardápios dos bristôs e brasseries.

Esta associação organiza um concurso do melhor ovo/maionese do ano. Em 2012  a vencedora foi a brasserie L’Évasion (75008) e no ano anterior, a brasserie Flottes (75001). Agora em 2013 levou o prêmio o  bistrô Auberge d’Chez Eux, situado no 2 rue Lowendal 75007 Paris.

Crédito da foto : Jean Boutang

Mesmo se servirmos os ovos cozidos com maionese industrial o resultado é saboroso. Mas ele se torna delicioso se fizermos a verdadeira receita com maionese caseira e servido com macédoine de legumes.

Veja aqui a receita do vencedor deste ano.

Maionese caseira: 1 gema, 1 colher sopa de mostarde de Dijon, 15cl de óleo, 1 colher de sopa de vinagre, sal, e pimenta do reino. Bater a maionese e no final acrescentar vinagre, sal e pimenta.

Macédoine de legumes: cortar nabos, cenouras e vagens em pequenos cubos e cozinhar em água com sal. Retirar os legumes ainda crocantes e colocar em papel absorvente para eliminar toda a água.

Molho para cobrir os ovos cozidos: diluir um pouco da maionese com creme de leite líquido.

Cozinhar os ovos 10 minutos em água fervente. Misturar a macédoine de legumes crocantes e maionese. Colocar no centro de um prato a macédoine, por cima um ovo cozido e em seguida  cobrí-lo com o molho maionese+creme de leite. No final, enfeitar com ovos cozidos picadinhos e cebolinha.

Site do Auberge d’chez eux aqui.

Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris