Tartiflette. Foto de www.taste.au

Tartiflette. Foto do site Taste

Por Karen Goldman, chef que criou os roteiros gastronômicos do Conexão Paris.

Paris é uma cidade com estações do ano muito bem marcadas. E como não poderia deixar de ser, o ponto alto do inverno são os pratos típicos desda estação. Não vou falar do fondue e da raclette pois estes dois vocês já conhecem muito bem. Senão cliquem no link abaixo que falamos tudo sobre eles. Hoje vou falar sobre o tartiflette, prato pouco conhecido pelos brasileiros mais muito apreciado pelos franceses.

Reblochon da Savoie

Reblochon da Savoie

O tartiflette é um gratinado de batata, bacon e cebola cobertos com Reblochon, um queijo originário da Savoie e fabricado unicamente na região de Aravis e do Val d’Arly.

O nome tartiflette deriva do nome da batata no dialeto da região: tartiflâ.

É um prato moderno, inspirado por um prato tradicional chamado pela, um gratinado de batata, cebola e queijo feito em uma panela de cabo longo que tem este nome. Ele foi inventado no década de 1980 para promover a vendas do queijo Reblochon. A receita deu tão certo que caiu nas graças dos locais e virou prato nacional, conforme conta Christian Millau, do Guia Gault Millau, no seu Dicionário Amoroso da Gastronomia.

Receita Tartiflette

– 1 Reblochon e meio

– 1,2 kg de batatas

– 1 fatia de presunto, cortado em cubos (ou bacon ou toucinho picado)

– 500 g de cebola

– 400 ml de Apremont ou outro vinho branco seco da Savoie. Opcional, mas altamente recomendável por causa do sabor.

– 1 pitada de sal

– 1 pitada de pimenta

Cozinhe as batatas com casca, mas tome cuidado para não ficarem muito moles. Descasque-as e corte-as em fatias.

Corte as cebolas em fatias e frite-as com um pouco de manteiga. Depois de dourar, adicione o presunto (ou bacon) e as batatas. Cozinho em fogo médio-baixo por 15 minutos.

Se você for usar o vinho branco, este é o momento para adicioná-lo. Em seguida coloque um pouco de sal e pimenta. Deixe as batatas no molho de vinho branco alguns minutos. Depois transfira tudo para uma assadeira.

Corte fatias do reblochon e coloque sobre as batatas.

Asse no forno quente (220° C) durante 20 a 30 min. Sirva com uma salada verde.

Le Chalet Savoyard

Le Chalet Savoyard

Um bom lugar de tartiflette aqui de Paris é o Le Chalet Savoyard: 58 rue de Charonne, 75011. Aberto todos os dias das 12h até 14:30 e das 19h as 23h. Aos sábados e domingos até a meia noite. Reservas somente pelo telefone: +33 01 48 05 13 13.

Para conhecer os roteiros gastronômicos oferecidos pela chef Karen Goldman, clique aqui.

Leia também:


restaurantes vegetarianos em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.

 

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.