Por Karen Goldman, chef responsável pelos roteiros gastronômicos do Conexão Paris

Para maioria das pessoas no mundo, fondue significa: Suíça. Pois, aqui na França não é bem assim… Para os franceses o fondue é um prato tipicamente francês, originário da Savoie, a região mais montanhosa da França, nos Alpes.

Mesmo os Alpes sendo uma fronteira natural entre França e Suíça, é sabido que os queijeiros vizinhos trocavam entre eles técnicas e receitas há centenas de anos. E esta é a suposta explicação para dupla cidadania do fondue.

Região da Savoie, nos Alpes franceses

Região da Savoie, nos Alpes franceses. Foto de TopRural no Flickr

A história conta que para os camponeses os queijos eram considerados verdadeiros tesouros. Por isso, esperavam juntar várias cascas e queijos velhos, colocavam numa panela com um pouco de vinho branco e levavam ao fogo para derreter. Estava criado a fondue! A receita foi se aperfeiçoando e se desenvolvendo com o passar do tempo, dando origem a todos os outro tipos de fondue.

Captura de Tela 2013-09-19 às 6.21.35 PM

Fondue savoyarde

Aqui na França o fondue tem nome e sobrenome: Fondue Savoyarde. E, ao lado da Raclette (este sim, prato inventando 100% pelos suíços, assunto do próximo post), são as grandes vedetes dos restaurantes da região da Savoie em Paris.

Se você quiser aproveitar a chegada do frio para experimentar o fondue savoyard, sugiro o restaurante Le Chalet Savoyard, que serve o fondue de forma tradicional a 15,50 euros por pessoa. Reservas somente pelo telefone: +33 01 48 05 13 13.

Restaurante Chalet Savoyard em Paris

Restaurante Chalet Savoyard em Paris

Para aqueles que querem se aventurar na cozinha, segue aqui uma receita do fondue de queijo Savoyard, para 4 pessoas.

Ingredientes:

  • 200g de gruyère
  • 200g de emmenthal
  • 200g de vacherin
  • 300ml de vinho branco seco
  • 3 colheres de café de fécula de batata
  • 6 colheres de sopa de kirsh (destilado de cereja)
  • Pimenta do reino
  • Noz-moscada ralada
  • 1 pão de casca dura em pedaços
  • (cogumelos e legumes também vão muito bem com fondue de queijo, vale experimentar)
Corte ou rale ou queijos antes de derretê-los

Corte ou rale ou queijos antes de derretê-los

Modo de preparo:

Corte ou rale os queijos em pedaços pequenos para ajudar a derreter.

Derreta lentamente os queijos com o vinho em uma panela não muito quente.

Dilua a fécula no kirch e acrescente ao queijo apenas quando este estiver liquido e liso. Não pare de mexer para que o queijo não grude. Se o queijo ficar muito compacto no final, não tenha medo de juntar um pouco mais de vinho. Não deixe a chama do réchaud muito alta para não queimar o fondue. Ao cortar o pão deixe sempre o pedaço de casca assim ele fica mais firme e corre menos riscos de cair na panela.

Le Chalet Savoyard: 58 rue de Charonne, 75011. Tel.: + 33 01 48 05 13 13. Metrô: Ledru-Rolin ou Charonne.


Leia também:


Guias dos melhores restaurantes em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.