Conhecer Paris no inverno vale a pena? Esta é a pergunta que volta sempre. E a nossa resposta imediata é: sim, Paris no inverno vale a pena!
Como em toda estação do ano, há prós e contras no inverno em Paris. Mas, como costumamos dizer, se o viajante está bem informado, Paris é perfeita em todas as situações/estações.
Nesse artigo nós lhe contaremos tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo Paris no inverno e o inverno em Paris!
Infelizmente em 2020, devido à pandemia, os grandes eventos de inverno em Paris foram cancelados.
| LEIA TAMBÉM: PARIS NA PRIMAVERA – PARIS NO VERÃO – PARIS NO OUTONO |
Índice
- Prós e contras de visitar Paris no inverno
- Clima e temperatura em Paris no inverno
- Paris no inverno o que vestir
- A parisiense no inverno: como ela se veste, o que ela faz, come e bebe
- Onde comprar roupa de frio em Paris
- O que fazer em Paris no inverno
- O que comer em Paris no inverno
- O que fazer nos arredores de Paris no inverno?
- Dicas de como aproveitar Paris no inverno e o inverno em Paris: resumo e conclusão
- Paris nas outras estações do ano
| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
Prós e contras de visitar Paris no inverno
Toda estação do ano tem seu charme, suas peculiaridades e seus contratempos. O importante para fazer sua viagem a Paris no inverno – ou em qualquer outra estação – dar certo é focar nos aspectos positivos e tentar minimizar os negativos. Para isso, é necessário estar bem preparado e ter conhecimento do que vai enfrentar.
Os prós de visitar Paris no inverno:
- Por se tratar de baixa temporada (com exceção da época das festas de fim de ano), passagens e hospedagem custam mais barato.
- A cidade está mais vazia de turistas.
- As comidas típicas da época.
- Programação cultural incrível.
- Caso neve, a cidade fica ainda mais linda e charmosa.
Os contras de visitar Paris no inverno:
- O grande ponto negativo do inverno em Paris é realmente o frio que faz com que certas atividades, como piqueniques e longas caminhadas, não sejam possíveis.
- Além disso, a casa e jardins de Monet em Giverny ficam fechados.
Não esqueça de fazer seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
Clima e temperatura em Paris no inverno
No geral, o inverno em Paris — que começa oficialmente no dia 22/12 e vai até o dia 20/03 — apresenta temperaturas abaixo de 10°C, com mínimas podendo chegar a zero grau.
Os dias são nublados e cinzas e há poucas horas de luz (grosso modo o sol nasce às 08:30 e se põe por volta de 17:00). O dia 22/12 (solstício de inverno) é o dia do ano com menos horas de luz de sol. A partir dessa data — e até 21/06 (solstício de verão) — o sol nascerá a cada dia mais cedo e se porá a cada dia mais tarde, aumentado assim o número de horas diárias de luz.
Esse é um período um pouco mais chuvoso e úmido que o habitual (no geral a quantidade de chuva em Paris é bem distribuída durante os 12 meses do ano). Mas lembrando que a chuva em Paris não costuma ser intensa, pesada, forte.
E neva em Paris no inverno? Mais para não que para sim. A neve em Paris é imprevisível, podendo acontecer de novembro a março. E nem sempre em grandes quantidades ou com muita frequência. Caso neve, a cidade fica ainda mais linda, pelo menos até que a neve comece a derreter…
Verifique a previsão do tempo para Paris no inverno no site Météo Paris (clique aqui).
Dezembro
- Temperatura máxima média: 8° C.
- Temperatura mínima média: 5° C.
- Temperatura média: 6° C.
- Precipitação: 79 mm, com cerca de 14 dias de chuva.
- O horário do nascer do sol varia de 08h22 (01/12) a 08h44 (31/12). O horário do por do sol varia de 16h56 (01/12) a 17h03 (31/12). Clique aqui para ver os horários dia a dia.
Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre o que fazer em Paris em dezembro.
Janeiro
- Temperatura máxima média: 8° C.
- Temperatura mínima média: 3° C.
- Temperatura média: 5° C.
- Precipitação: 59 mm, com cerca de 12 dias de chuva.
- O horário do nascer do sol varia de 08h44 (01/01) a 08h22 (31/01). O horário do por do sol varia de 17h04 (01/01) a 17h45 (31/01). Clique aqui para ver os horários dia a dia.
Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre o que fazer em Paris em janeiro.
Fevereiro
- Temperatura máxima média: 9° C.
- Temperatura mínima média: 3° C.
- Temperatura média: 4° C.
- Precipitação: 60 mm, com cerca de 11 dias de chuva.
- O horário do nascer do sol varia de 08h21 (01/02) a 07h33 (29/02). O horário do por do sol varia de 17h47 (01/02) a 18h33 (29/02). Clique aqui para ver os horários dia a dia.
Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre o que fazer em Paris em fevereiro.
Março
- Temperatura máxima média: 13° C.
- Temperatura mínima média: 7° C.
- Temperatura média: 10° C.
- Precipitação: 47 mm, com cerca de 10 dias de chuva.
- O horário do nascer do sol varia de 07h31 (01/03) a 07h29 (31/03). O horário do por do sol varia de 18h34 (01/03) a 20h20 (31/03). Clique aqui para ver os horários dia a dia.
- No dia 29/03 a França entra no horário de verão: às 2 da manhã do dia 29/03 adiante o relógio em 1 hora.
Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre o que fazer em Paris em março.

Telhados de Paris no inverno. Foto: Jean-François Gornet no Flickr
| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Como se vestir em Paris no inverno
Para se vestir adequadamente para o inverno em Paris, o segredo é usar o chamado look cebola: várias camadas de peças, não necessariamente volumosas, mas que possuem características isolantes e/ou que guardem o calor do corpo.
Mas exatamente o que vestir no inverno em Paris? Grosso modo, temos:
- 1ª camada: camisetas manga comprida e ceroulas térmicas, feitas de tecidos tecnólogicos.
- 2ª camada: suéter de lã ou cachemir (a opção mais quente e macia e menos volumosa) e calça.
- 3ª camada: blazer ou paletó de lã.
- 4ª camada: casaco mais pesado que pode ser um sobretudo, uma doudoune (casaco de nylon acolchoado) etc. Clique aqui e veja nosso infográfico onde descrevemos 6 tipos de casaco de inverno.
- Acessórios: gorro, cachecol, luvas, meias de cachemir etc.
- Sapatos: quanto mais grossas e feitas de materiais isolantes forem as solas dos sapatos menos frio se sente. Esse é um dos segredos para manter os pés aquecidos. Clique aqui e leia nosso artigo dicas de comomater os pés aquecidos no inverno em Paris.
Usar todas essas camadas é para quem sente muito frio. Cada um vai achando a medida certa para sua própria tolerância ao frio. Tem gente que prefere só vestir uma camisa/suéter e colocar uma grosse doudone por cima e pronto!
O look cebola também é importante pois é facilmente adaptável às variações de temperatura ao decorrer do dia: andar na rua, andar de metrô, entrar numa loja, sentar num restaurante, sentar na terrace de um café, tomar um drink num bar, etc. É só ir se desfazendo das camadas até se sentir confortável. Vale lembrar que todos os ambientes fechados têm aquecimento e, somando isso ao calor gerado pelas pessoas, podemos sentir calor.
Roupas para usar em Paris no inverno:
- casacos pesados (casacos de couro não são apropriados para o inverno europeu),
- casacos acolchoados (aqui chamados de doudounes),
- suéteres,
- camisetas segunda-pele térmicas,
- calças de veludo ou lã,
- luvas,
- cachecóis,
- meias e gorros de lã,
- sapatos fechados e botas,
- guarda-chuva também é recomendado.
Para saber o que vestir no inverno em Paris, clique aqui e leia nosso artigo citando as sete peças indispensáveis para enfrentar o inverno em Paris.
Assista também ao nosso vídeo, que ilustra tudo o que dissemos acima:
A Parisiense no inverno
Uma vez uma amiga brasileira disse que no inverno só temos 2 opções: ou estamos aquecidos ou estamos elegantes.
Sem radicalismos, podemos chegar a um meio termo. Basta se espelhar no savoir faire da parisiense para saber o que vestir no inverno em Paris e montar looks que vão ter deixar ao mesmo tempo aquecida e elegante.
Nosso infográfico A PARISIENSE NO INVERNO, feito em parceria com as Galeries Lafayette, mostra o lifestyle da parisiense no inverno: como ela se veste, o que ela faz, o que ela come e bebe.

A PARISIENSE NO INVERNO. Como ela se veste no inverno em Paris? O que ela faz? O que ela come e bebe? Clique aqui ou na imagem para baixar o infográfico.
O infográfico A PARISIENSE NO INVERNO faz parte da série A PARISIENSE E AS ESTAÇÕES DO ANO que fala do lifestyle da parisiense em cada uma das estações do ano, clique aqui e veja todos os infográficos da série.
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DAS GALERIES LAFAYETTE
Onde comprar roupa de frio em Paris
Muitos leitores nos perguntam se vale a pena comprar roupa de frio em Paris. Achamos que sim, pois aqui você vai encontrar mais variedade, melhores preços e peças mais adaptadas ao inverno em Paris.
Posto isso, surge então a dúvida subsequente: onde comprar casacos de inverno em Paris?
Como sabemos que o turista tem pouco tempo e precisa resolver as questões práticas de forma rápida e eficiente, indicamos para as compras em Paris a loja de departamentos Galeries Lafayette Paris Haussmann por várias razões.
Endereço Galeria Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009. Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação.
Razões e vantagens de fazer suas compras nas Galeries Lafayette
- Estará protegida do frio e da chuva! Podendo até mesmo fazer suas refeições dentro da Lafayette. Há vários restaurantes espalhados pelos vários andares do grand magasin, clique aqui e leia nosso artigo sobre eles.
- Economiza tempo! Nas Galeries Lafayette você encontra, sob o mesmo teto, uma enorme variedade de marcas – femininas, masculinas e infantis; conhecidas e desconhecidas; francesas e internacionais – para todos os bolsos e gostos.
- Economiza dinheiro! Você poderá somar os valores de todas as compras feitas em diferentes lojas dentro das Galeries Lafayette para chegar ao valor mínimo necessário de 175,01€ para obter o dinheiro da détaxe (tax free) lá mesmo. Clique aqui e leia nosso artigo que explica tudo.
- GANHA PRESENTES! As Galeries Lafayette oferecem presentes exclusivos aos leitores do Conexão Paris nas compras acima de 50 euros. Clique aqui e leia nosso artigo que explica tudo.
-
- Nas compras acima de 50 euros ganhe 1 tote bag das Galeries Lafayette.
-
- Nas compras acima de 200 euros ganhe 1 necessaire com 4 produtos de beleza da marca Kiehl’s.
-
- Nas compras acima 600 euros ganhe 1 kit de beleza ‘Immortelle’ com 4 produtos da marca L’Occitane + acesso ao lounge do espaço Le Concierge.
-
- Nas compras acima de 2.500 euros ganhe 1 caneta esferográfica Mont Blanc Black Edition + acesso ao lounge do espaço Le Concierge.
| O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |
O que fazer em Paris no inverno
No inverno em Paris, a vida continua normalmente e tudo está aberto. Saimos de casa, andamos nas ruas, trabalhamos, vamos ao cinema, ao mercado, viajamos, pegamos o trem, dirigimos nas estradas.
Claro que, como dissemos no início do artigo, certas atividades ficam comprometidas, como piqueniques nos parques e cervejas geladas nas varandas dos cafés. Mas tire da cabeça a ideia que Paris no inverno é morta e que você corre o risco de ficar fechado no hotel.
Paris é um grande centro cultural, gastronômico e de consumo, ou seja, programas não faltam. Se chegar aqui e for presenteado com o pior dos cenários de Paris no inverno, faça o que os parisienses fazem nessa época, troque as atividades externas por atividades internas.
Veja abaixo muitas dicas de o que fazer no inverno em Paris:
1) Explore a vida cultural
A programação cultural de Paris no inverno é maravilhosa: exposições temporárias, balés, concertos, óperas, peças de teatro, apresentações em igrejas. Basta se programar e comprar os ingressos com antecedência.
Aproveite que está fazendo frio e se enfurne nos museus de Paris sem culpa. Opções é o que não faltam, veja aqui.
Seja em uma primeira ou em uma décima visita a Paris, o Louvre e o Orsay são sempre boas pedidas. Além deles, há inúmeros outros museus em Paris a serem descobertos.
Alguns que nós adoramos são: Centro Pompidou, Museu Picasso, Museus das Forças Armadas e a Grande Galeria da Evolução. Esses dois últimos são ótimas opções para quem está vindo a Paris com crianças.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.
2) Passeie pelas passagens cobertas
Um ótimo programa de inverno em Paris é fazer um passeio pelas passagens cobertas.
As passagens cobertas são galerias que passam por dentro dos quarteirões, no meio dos prédios, ligando uma rua a outra. Elas foram construídas no século XIX para abrigar lojas, restaurantes e artesãos e permitiam aos parisienses irem às compras a salvo das intempéries e do barulho das carruagens. Elas são as precursoras dos shopping centers.
Paris chegou a ter cerca de 150 dessas galerias mas hoje restam somente 21. Aquelas que ainda existem possuem restaurantes (alguns excelentes), lojas interessantes, livrarias e os parisienses continuam se servindo delas para cortar caminho de um bairro à outro, flanar, fazer compras e ver o tempo passar nas mesas dos restaurantes e salões de chá.
Nossas passagens cobertas preferidas são: Vivienne, Colbert, Véro-Dodat, Panoramas e Jouffroy. Clique aqui e veja nosso vídeo sobre as passagens cobertas parisienses. Nele você encontra um mapa e um pequeno roteiro para conhecer essas galerias.
A guia brasileira Zildinha Figueiredo oferece um passeio guiado de cerca de 3 horas por essas passagens cobertas onde conta um pouco da história delas e da cidade de Paris. Para saber mais entre em contato com a Zildinha no email visiteparisape@gmail.com

Paris no inverno: o Jardim Tuileries. Foto: Jean-Pierre Dalbéra no Wikimedia Commons
3) Flane pela cidade e visite os pontos turísticos
Mas é óbvio que, mesmo apesar do frio, você não vai deixar de flanar por Paris no inverno. Esse é o “esporte” preferido do parisiense e uma das melhores formas de conhecer a cidade.
Além de estar adequadamente agasalhada, a outra grande dica para tornar a caminhada por Paris no inverno mais agradável é fazer pausas frequentes para um café, chocolate quente, chá, vinho ou mesmo para dar uma olhadinha em alguma loja. Além de descansar, você se aquece e repõe as energias.
Os pontos de turísticos de Paris são inúmeros. Temos um artigo sobre o assunto, veja aqui.
Abaixo algumas recomendações para o inverno em Paris:
Visite o Jardim Tuileries e o Jardim Luxemburgo para ver a típica paisagem de inverno, com as árvores sem folhas.
Passeie pelo Marais e por Montmartre, regiões parisienses cheias de lojinhas e cafés fofos.
Se você não tiver coragem de encarar um passeio pelas margens do Sena, faça o cruzeiro de barco pelo rio. Eles são fechados e possuem aquecimento! Esse é um típico programa turístico que nós adoramos!
Nosso guia 5 Roteiros em 4 Dias traz 5 roteiros exclusivos – a serem percorridos a pé – pelas principais regiões de Paris com indicação dos pontos turísticos a serem visitados e também restaurantes e lojas ao longo do caminho. Todos com mapas detalhados. Clique aqui para comprar o seu exemplar.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
4) Visite os mercados de Natal em Paris – mercados canceladas em 2020
Um programa imperdível em Paris no inverno – pelo menos para aqueles que estarão na cidade até por volta do dia 05 de janeiro – são os mercados de Natal que pipocam pela cidade a partir de meados de novembro (clique aqui e veja a lista com os mais importantes).
Ótima oportunidade de comprar presentes e lembrancinhas artesanais provenientes de várias regiões francesas e de provar a gastronomia típica da época invernal (tartiflette, sopa de cebola, vinho quente, chocolate quente).
O principal mercado de Natal em Paris é o que acontece no Jardim Tuileries, o jardim continuação do Museu do Louvre. Além de centenas de barraquinhas no estilo chalé da montanha vendendo produtos artesanais e comidinhas, há também um super parque de diversões, com roda gigante, pista de patinação no gelo e muitos outros brinquedos.
5) Ande de patins – pistas canceladas em 2020
Patinar no gelo também é um típico programa do inverno em Paris. As crianças adoram! Geralmente as pistas estão associadas a um mercado de Natal, o que multiplica a diversão.
Duas das mais inusitadas pista de patinação em Paris são:
- Pista de patinação no topo das Galeries Lafayette: Acesso gratuito. Endereço: 40 boulevard Haussmann, 75009; metrô linhas 3, 7 e 8, estação Opéra.
- Pista de patinação no Grand Palais: localizada dentro da grande nave com teto de vidro do Grand Palais, a pista de patinação, com 2.700 m², vira também pista de dança todas as noites a partir das 21h com a presença de DJs e show de luzes. Clique aqui para comprar. Endereço: avenue Winston Churchill, 75008; metrô linhas 1 ou 13, estação Champs-Elysées Clémenceau.

Patinar no gelo é um programa em Paris no inverno que as crianças adora. Na foto, a pista de patinação no topo das Galeries Lafayette.
6) Aproveite a liquidação de inverno em Paris e faça compras
Paris é a capital mundial da moda e do luxo. Se a sua viagem coincide com a grande liquidação de inverno, você terá a chance de fazer suas comprinhas com descontos verdadeiros de, no mínimo, 30%.
As grandes liquidações de inverno em Paris – chamadas soldes d’hiver – acontecem do começo de janeiro e vão até o começo de fevereiro. As liquidações de verão começam no fim de junho, indo até o fim de julho. Clique aqui e leia nosso artigo dicas para aproveitar as liquidações em Paris.
Mesmo durante as liquidações nossos leitores continuam ganhando presentes ao fazerem suas compras na Galeria Lafayette. Clique aqui para saber mais detalhes e baixar os voucheres.
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DAS GALERIES LAFAYETTE
O que fazer nos arredores de Paris no inverno?
Neve e esqui
Você está em Paris no inverno, a neve não caiu e rolou aquela frustração… Que tal dar um pulinho a uma estação de esqui?
Mesmo que você não saiba esquiar poderá ver e brincar na neve. Há várias estações de esqui perto de Paris ou não muito longe. Um bate e volta não é possível, mas você pode passar o final de semana.
Clique aqui e leia nosso artigo sobre 6 estações de esqui perto de Paris.
Disneyland Paris no inverno
E a Disneyland Paris no inverno? Bom, a Disney Paris no inverno funciona normal como em qualquer época do ano.
O parque abre todos os dias ano, faça chuva, sol ou neve; seja feriado, fim de semana, dia útil, Natal ou réveillon.
O problema da Disney Paris no inverno é que lá faz muito frio, mais do que na cidade de Paris, pois é um local isolado e bem aberto. Para que seu passeio seja agradável, se vista adequadamente, conforme ensinamos no item como se vestir em Paris no inverno.
O que comer em Paris no inverno
O inverno nos libera das saladinhas e outros pratos diet e nos permite o mergulho de cabeça em comidas pesadas e gordurosas. Nosso corpo precisa e pede calorias e aconchego. Não é fácil enfrentar as baixas temperaturas e a pouca luz. O inverno é a estação da indulgência alimentar.
Aproveite que você está em Paris, capital gastronômica mundial, e não deixe de experimentar as seguintes delícias:
1) Fondue, raclette e tartiflette
O primeiro prato do qual lembramos quando o assunto é inverno é a fondue de queijo. Essa iguaria franco-suíça feita com 3 tipos de queijos aquece corpo e coração e é a preferida dos enamorados. Temos um artigo contando a história da fondue com uma receita no final, clique aqui para ler.
A raclette também é um prato suíço, convivial e caloroso onde o queijo é a atração principal. Nesse caso, o queijo em fatias grossas é derretido em pazinhas individuais (versão caseira) e degustado com batatas cozidas, embutidos, pequenos pedaços de carne e pickles. Uma amiga quebra um ovinho de codorna em cima do queijo; enquanto ele derrete o ovo cozinha. Leia nosso artigo sobre a raclette clicando aqui.
A tartiflette é um gratinado de batata, bacon e cebola cobertos com Reblochon, um queijo originário da Savoie e fabricado unicamente na região de Aravis e do Val d’Arly. Temos um artigo contando a história da tartiflette, com uma receita no final, clique aqui para ler.
Onde saborear todos esses pratos? Le Chalet Savoyard (58 rue de Charonne, 75011), Les Fondus de la Raclette (107 avenue Parmentier, 75011) e nos mercados de Natal em Paris.

Raclette, um dos pratos típicos para degustar em Paris no inverno.
2) Sopa de cebola
A sopa de cebola gratinada é uma especialidade clássica da cozinha francesa que cai bem qualquer toda época do ano. Mas tomá-la no inverno acompanhada por um vinho tinto bem forte faz toda a diferença. Aprenda no nosso artigo a fazer uma autêntica sopa de cebola, clique aqui.
Onde desgutar? Brasserie Flottes (2 rue Cambon, 75001) e Au Pied de Cochon (16 rue Coquillière, 75001).
3) Vinho quente
O vinho quente é a cara do inverno na Europa. Seria como o nosso quentão porém feito com vinho (mais especiarias e açúcar). Vinho quente combina com mercados de Natal porém um dos mais famosos vinhos quentes de Paris é o do Chez Georges, em Saint Germain (11 rue des Canettes, 75006).
4) Chocolate quente
Assim como a sopa de cebola, o chocolate quente é um ícone parisiense que – apesar de cair bem em qualquer estação do ano – fica ainda mais gostoso no inverno. Mas não gaste suas calorias com qualquer chocolate quente. Foque nos melhores, aqueles bem espessos e feitos com chocolate derretido.
Alguns deles: Alain Ducasse (clique aqui e veja os endereços); Jean-Paul Hévin no Café Pavane (22 rue de Vaugirard, 75006); Edwart Chocolatier (244 rue de Rivoli, 75001); Angelina (226 rue de Rivoli, 75001); Cédric Grolet (35 avenue de l’Opéra, 75002); Pierre Hermé (86 avenue des Champs-Élysées, 75008).

Tomar um chocolate quente é programa indispensável em Paris no inverno. Foto. sortiraparis.com
Dicas de como aproveitar Paris no inverno e o inverno em Paris: resumo e conclusão
- O mais importante é estar adequadamente agasalhado.
- Programe o dia intercalando as visitas aos museus e monumentos fechados com os passeios ao ar livre.
- Faça pausas durante as caminhadas e passeios ao ar livre.
- Beba água (o aquecimento dos locais nos resseca por dentro e por fora) e se alimente bem (no inverno gastamos mais energia para nos manter aquecidos).
- Use creme hidrante no rosto e protetor labial.
- E a conclusão que tiramos é: estando bem informado, vale a pena sim conhecer Paris no inverno!
Paris nas outras estações do ano
- Primavera em Paris: o que fazer, o que vestir e outras dicas
- O que fazer em Paris em cada mês do ano
- Temperaturas em Paris: clima, melhor época e dicas por estação
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DAS GALERIES LAFAYETTE
403 Comentários
Diógenes
Estou embarcando amanha para Paris, vou ficar 10 dias numa programação de trabalho… Gostaria de confirmar como anda o clima e o movimento da cidade essa semana? Você teria dicas bem atuais para encaixar nas horas vagas e final de semana?
Parabéns pelo site!!
Rodrigo Lavalle
Diógenes, as temperaturas estão subindo, até o dia 10 de abril as máximas variam de 14 a 23 graus e as mínimas de 6 a 13. Clique aqui e veja dicas de exposições que estão acontecendo atualmente em Paris. Clique aqui e acesse o site francês com a agenda cultural da cidade.
mario ricardo
Bom dia, pessoal.
Já li diversos artigos sobre o clima aí em Paris e mais as notícias que vejo nos jornais. Isso tudo me deixou com mais dúvidas que respostas. Estou indo a Paris agora dia 20/03/18. O que esperar do tempo? Frio, extremamente frio, ultra frio, Era do gelo?
Muito Obrigado e parabéns pelo site. Melhor não há.
Rodrigo Lavalle
Mário, quando o assunto é clima, principalmente nos dias de hoje, quanto mais lemos artigos e notícias mais ficamos confusos. Em março faz frio. Se será era do gelo, muito frio ou moderado eu não posso afirmar. Essa semana o frio está era do gelo e nunca foi assim no fim de fevereiro. A única sugestão que posso lhe dar, em virtude da loucura do clima, é que você acompanhe o site meteo-paris.com que dá a previsão para até 15 dias em Paris. Sugiro também que você faça a mala 2 dias antes da viagem.
tatiana
bom dia!!! vou a Paris pela primeira vez com 2 crianças, 6 e 1 ano. Vamos final de fevereiro, de 25/2 a 2/3. Tem dicas de passeios com crianças??
Rodrigo Lavalle
Tatiana, sugiro a você o nosso guia Paris com Crianças: ele traz uma seleção de programas em Paris e seus arredores para as crianças, além de dicas de restaurantes, lojas de artigos infantis e informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. Você pode comprá-lo aqui, no site Minha Viagem Paris.
Aqui no blog também temos uma seção sobre passeios com crianças, clique aqui para acessá-la.
Sheilla Sabat
Olá Rodrigo, estou adorando o seu blog! Estou indo dia 27/12 e retorno dia 04/01/2018 com minha netinha de 06 anos o que você me indica para o dia 31/12?
Daniela
Ola, já fui a Paris duas vezes como turista no passado, então já percorri os pontos turisticos. Na proxima semana estarei lá a trabalho, porém tenho 1 dia inteiro livre, o que é maravilhoso! Gostaria de fazer algo diferente, mas Parisiense de fato. Um bom restaurante, uma casa de chá, um museo menos turistico. O que você me recomendaria? Muito obrigada!
Rodrigo Lavalle
Daniela, não sei quais museus você já conhece ou quais são seus interesses mas nesse artigo nós categorizamos os museus parisienses. Sugiro que você visite algum da categoria Interessante ou Específico.
Outro museu bem lindo é o Marmottan, clique aqui. Ele está com uma bela exposição com quadros que faziam parte da coleção particular do Monet.
Desiree Malves
Rodrigo, bom dia!
Vou para Paris em lua de mel de 26/11 a 06/12 e, inclusive, já comprei alguns passeio como Disney, rio Sena, castelo de Versailles, entre outros. Porém a minha dúvida é quanto a locomoção de trem/metrô dentro de Paris. Você sabe me dizer se só é possível comprar os passes na hora ou se há a possibilidade de comprar antes? Eles vendem passes válidos por alguns dias, por exemplo? Pretendo utilizar uber só para ida e volta aeropoto/hotel, no mais queremos usar apenas transporte público ou ir ao lugares a pé.
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Desiree, você compra os passes de metrô na hora em qualquer estação. Clique aqui e leia nosso artigo que explica os diversos tipos de passes de transporte público que existem em Paris.
Pablo
Oi Jorge. Desculpe me intrometer, pois o Rodrigo logo responderá, mas o fato das entradas aos museus de Paris no primeiro domingo do mês serem gratuitas não é positivo para um turista, pois as filas são gigantes. Será muito difícil você conseguir visitar o Louvre e o D´Orsay no mesmo dia.
Pessoalmente, acho 2 dias inteiros MUITO pouco tempo para uma cidade como Paris, ainda mais no inverno, quando escurece cedo. Eu ficaria mais tempo e nem iria à Bruxelas, que tem uma belíssima praça e só…Se é pra tomar cerveja e comer batata frita com maionese, Amsterdam é muito melhor. Abraço!
Jorge Daniel
Olá , é muito bom buscar referencias no seu site.
Estarei em Paris de 02/02 a 05/02.
Chegando no dia 2 as 17h e saindo no dia 5 as 14h.
Como o primeiro dia será apenas para chegada, ida do aeroporto para o hostel e conhecer por perto a região do Gare du Nord, onde ficarei hospedado.
Gostaria de saber se no primeiro dia inteiro é possível no primeiro subir na catedral, arco e torre e no segundo Louvre, Orsay, Lafayete e Sacre Cour?
O segundo dia será um domingo e li que todo primeiro domingo do mês as entradas são gratuitas nos museus.
No terceiro dia, será apenas até meio dia, pois as 14h tem trem para Bruxelas. Acha que é possível conhecer os Jardins de Luxemburgo e subir no Panteão das 7:30 até meio dia?
Obrigado e abraço!
Rodrigo Lavalle
Jorge, seu roteiro está bem apertado.
No 1° dia suba nas torres da catedral (apesar das enormes filas e de não vender ingresso antecipado, você pode usar o aplicativo JeFile, clique aqui e leia sobre ele). Tente comprar o ingresso antecipado para a Torre Eiffel no site oficial do monumento (clique aqui e leia nosso artigo), dessa forma você não enfrenta fila. Esqueça o Arco.
No 2° dia: sim, os museus são gratuitos no 1° domingo do mês de fevereiro mas isso faz as filas ficarem enormes. Escolha entre o Louvre e o Orsay.
No 3° dia, sim, é possível se você não se demorar muito no Luxemburgo. Vá 1° ao parque, abre às 08:00, e depois ao Panteão, abre às 10:00.
Denise Panico
Ola Rodrigo, adorando o site. ja vi que vc postou recomendações para andar agasalhados, como comprar bilhetes etc. Eu vou com a minha filha de 11 anos em Janeiro de 05 a 15 de Janeiro, Pode enviar o link desse 5 roteiros e 4 dias ou isso é pago? Vamos ficar na casa da uma prima que fica a 20 minutos de Paris então vamos usar bastante o transporte publico, alguma dica de como comprar os ingressos ou um tipo de bilhete para todos os dias?
Rodrigo Lavalle
Denise, você compra o guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’ aqui. Ele é perfeito para quem está vindo para Paris pela 1ª vez pois ajuda a organizar e otimizar o tempo. Nele são apresentados cinco circuitos, a serem feitos a pé, passando pelos principais pontos e turísticos da cidade. Além disso há dicas de museus, monumentos, lojas e restaurantes pelo caminho.
Como vocês vão se hospedar fora de Paris, vale a pena fazerem o cartão Navigo Découverte e enchê-lo com recargas semanais. Clique aqui e leia nosso artigo sobre ele.