Vários museus de Paris são imperdíveis. Uma longa lista de todos não facilitaria a sua escolha. Por isso criamos categorias que poderão ajudar na hora da tomada de decisões. Já que todos são interessantes, nada te impedirá de inverter a ordem abaixo e fazer, você mesmo, sua escolha pessoal.

Você prefereria ver os museus de Paris que concentram as obras de um artista ou de uma época? Ou você gostaria de conhecer os museus secretos e discretos? Você é louco por história militar? Ou adora navios, barcos, caravelas? Você gosta de decoração e gostaria de conhecer uma mansão do século XIX? Você se interessa por paleontologia, dinossauros e a história da evolução?

Uma precisão: se na sua primeira viagem você quer conhecer os mais importantes museus de Paris, escolha Louvre, Orsay e Centre Pompidou.

As categorias abaixo podem te guiar.

1. Principais

museus de paris

Louvre. Créditos para Rita, fotógrafa do Conexão Paris

A – Museu do Louvre: sem dúvida alguma o principal museu da França, tanto pelo acervo como pela beleza do munumento e da sua pirâmide. O Louvre é um dos principais museus do mundo. Nele você encontra pinturas representativas de todas as escolas de pintura européias du século XVIII até 1848; esculturas da Idade Média, do Renascimento e dos tempos modernos; antiguidades egípcias, gregas, etruscas e romanas; antiguidades orientais; artes do Islã, objetos de arte e de arte gráfica.

Ele é enorme e conhecê-lo não é fácil. Você corre o risco de sair do museu exausto e sem se lembrar do que viu. Quais são as obras obrigatórias?

Por isso indicamos duas maneiras para você visitá-lo de maneira inteligente:

. acompanhado por uma guia conferencista que te levará direto aos departamentos mais interessantes e nas obras mais importantes. Clique aqui para conhecer a proposta.

. com nosso guia O Essencial do Museu do Louvre que vai te guiar de forma lúdica pelas principais “estrelas” do museu. São 18 obras que poderão ser vistas com tranquilidade em até 3 horas. Você pode comprá-lo no site Minha Viagem Paris clicando aqui.

E lembre-se que você deve comprar com antecedência seus tickets. As filas são enormes. Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre ou então o inclua no seu roteiro do Museum Pass.

Horários: aberto de 9h até 18h. Noturno até 21.45h às quartas e sextas. O Louvre fecha às terças, dia 1° de maio, 14 de julho, 25 dezembro e 1° de janeiro. Preço para ver o acervo, fora exposições temporárias: 15 euros.

Museu do Louvre, 75001 Paris.

Musée d'Orsay

Musée d’Orsay

B – Museu Orsay: um dos mais bonitos museus de Paris. Situado perto do Louvre, ao lado do Sena e diante do Jardim Tuileries. A história do seu prédio não é banal, ele está instalado em antiga e maravilhosa estação ferroviária construida em 1900. Seu acervo mostra a criação artística ocidenal de 1848 até 1914. Aí estão Manet, Monet, Caillebotte, Cézanne, Renoir, Pizarro. Este museu não é enorme como o Louvre, pelo contrário, e em algumas horas você o visita sem problemas. Caso você queira uma visita mais focada, sugerimos a visita guiada com uma guia conferencista brasileira (clique aqui para saber mais). Compre seu ticket antecipadamente ou o inclua no Museum Pass.

Horários: aberto de 9.30h até 18h. Noturno até 21.45h às quintas. Fechado às segundas, 1° de maio de 25 de dezembro. Preço para o acervo e exposições temporárias: 12 euros.

1 rue de la Légion d’Honneur, 75007 Paris.

Centre Pompidou

Centre Pompidou

C – Centro Pompidou: Inaugurado em 1977, o Centre Pompidou se tornou um dos emblemas da arquitetura do século XX. O prédio, de autoria dos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, é com frequência comparado à uma refinaria de petróleo e suscitou, durante muitos anos, grande polêmica.  Seu acervo é composto de obras dos grandes pintores do século XX e XXI. Ele também não é enorme como o Louvre e sua visita é tranquila.

E anote que do último andar do monumento temos uma das mais bonitas vistas de Paris.

Horários: aberto das 11 até 22h. Fechado às terças e dia 1 de maio. Noturno às quintas até 23h. Preço para ver o acervo: 14 euros. Preço para ver somente a vista de Paris: 3 euros. Compre seu ticket com antecedência ou inclua esta visita no Museum Pass.

Leia nosso artigo “Como visitar o Centre Pompidou” (clique aqui) e veja nosso vídeo sobre ele (clique aqui).

Musée Rodin

Musée Rodin

D – Musée Rodin: inaugurado em 1919, o Musée Rodin apresenta obras do escultor Auguste Rodin, de Camille Claudel e também pinturas e esculturas da coleção privada de Rodin. O jardim do museu é muito bonito. Caso você queira uma visita mais focada, sugerimos a visita guiada com uma guia conferencista brasileira (clique aqui para saber mais).

Horários: aberto das 10h até 17.45h. Noturno nas quartas até 20.45h. Fechado às segundas, 1° de janeiro, 1° de maio, 25 de dezembro. Preços: 10€ para o museu e jardins e 4€ somente para os jardins..

Veja nossos vídeos sobre o Museu Rodin e seu jardim (clique aqui e aqui).

79 rue de Varenne, 75007 Paris.

Musée Picasso

Musée Picasso

E – Museu Picasso: a coleção do museu Picasso de Paris possui mais de 5.000 obras e incalculáveis peças de arquivo. Ele é a única coleção pública que permite uma visão de toda a obra do pintor com pinturas, esculturas, gravuras e desenhos. Ele está instalado em mansão construída no século XVII, no coração do Marais.

Horários: aberto de terça a sexta das 11.30h até 18h e aos sábados e domingos das 9.30h até 18h. Noturno na terceira sexta de cada mês até 21h. Fechado às segundas, 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro. Preço: 12,50 euros. Melhor comprar seu ticket com antecedência.

Leia nosso artigo sobre o museu Picasso (clique aqui).

5 rue Thorigny, 75003 Paris.

Musée Orangerie

Musée Orangerie

F – Museu de l’Orangerie: situado no jardim Tuileries, o Orangerie é conhecido no mundo inteiro graças as obras de Monet chamadas Les Nymphéas que ocupam um grande espaço do museu. Como seu nome indica, o monumento foi construído para abrigar as laranjeiras do jardim Tuileries.

Horários: aberto das 9h até 18h. Fechado às terças, 1° de maio, na parte da manhã de 14 de julho e 25 de dezembro. Preço: 9 euros.

Leia nosso artigo sobre o Orangerie (clique aqui).

Jardin des Tuileries, 75001 Paris.

2. Interessantes

Quai Branly, Créditos Hemis.fr

Quai Branly, Créditos Hemis.fr

A – Museu du Quai Branly: inaugurado em 2006, o museu apresenta obras originárias da África, Oceânia, Américas e Ásia. O museu sempre organiza exposições temporárias excelentes. Não deixe de conhecer, no último andar do museu, o restaurante Les Ombres com uma das mais bonitas vistas de Paris da Torre Eiffel.

Leia nosso artigo sobre o Quai Branly (clique aqui).

37 Quai Branly, 75007 Paris.

Musée Arts Decoratifs

Musée Arts Decoratifs

B – Museu des Arts Décoratifs: instalado dentro do Louvre este museu expõe 150.000 objetos que provam que o belo se esconde também no útil. Ele expõe objetos que contam a história das artes decorativas, do design, da moda, da publicidade e do grafismo.

Horários: aberto das 11h até 18h. Noturno nas quintas até 21h. Fechado nas segundas, 1° de janeiro, 1° de maio, 25 de dezembro. Preço: 11 euros (somente para a exposição permanente).

Leia nosso artigo sobre o Arts Décoratifs (clique aqui).

107 rue de Rivoli, 75001 Paris.

Petit Palais

Petit Palais

C – Petit Palais: situado pertinho da avenida Champs Elysées, o Petit Palais merece sua visita pela beleza do seu monumento. Seu acervo é também interessante, mas o que acho realmente maravilhoso é o prédio em si e seu jardim interno.

Leia nosso artigo sobre o Petit Palais (clique aqui).

Avenue Winston Churchill, 75008 Paris.

Grand Palais, decoração exterior

Grand Palais, decoração exterior

D – Grand Palais: situado ao lado do Petit Palais, o Grand Palais não possui acervo e abre suas portas somente para exposições temporárias e eventos. O grande espaço onde acontecem os eventos – a Nef – é muito bonito. As exposições do Grand Palais normalmente são excelentes.

Avenue Winston Churchill, 75008 Paris.

Fondation Louis Vuitton

Fondation Louis Vuitton

E – Fundação Louis Vuitton: maravilhoso museu privado que tem por função receber a coleção privada de Bernard Arnault, patrão do LVMH, número um mundial do luxo. Não perca! Ele se encontra no parque Bois de Boulogne, colado em Paris.

Leia nosso artigo sobre a nossa visita à Fundação clicando aqui.

3. Secretos

Restaurante Jacquemart André

Restaurante Jacquemart André

A – Museu Jacquemart André: bela mansão com uma decoração digna dos grandes museus. Vale realmente a pena conhecer este museu. O seu restaurante se encontra na sala de jantar da mansão e merece ser conhecido.

Leia nosso artigo sobre o Jacquemart André (clique aqui).

158 boulevard Haussmann, 75008 Paris.

Musée Guimet

Musée Guimet

B – Museu National des Arts Asiatique – Guimet: o museu Guimet é um dos grandes museus dedicados às artes asiáticas da Europa. Budas de Angkor, porcelanas,  estampas, objetos de arte nos revelam as civilizações da Índia ao Japão, da China até a Indonésia. O museu possui um lindo jardim japonês, interno.

Horários: aberto das 10h até 18h. Fechado nas terças, 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. Preço: 7.50 euros.

Leia nosso artigo sobre o Guimet (clique aqui).

6 place d’Iéna, 75016 Paris

4. Específicos

Galerie de l'Évolution. Créditos MNHN

Galerie de l’Évolution. Créditos MNHN

A – Grande Galerie de l’Evolution: este museu reúne espécimens provenientes de coleções históricas francesas. O museu possui 6000m2 e se dedica à história de evolução e da diversidade das espécies. Este museu se encontra no Jardin des Plantes, grande parque situado no Quartier Latin. No mesmo espaço você encontra também as Galeries d’Anatomie Comparée et de Paléontologie oferecendo o espetáculo de dois mundos complementares: os vertebrados presentes na natureza e os seres vivos que desapareceram do planeta. Ideal para quem gosta dos esqueletos de dinossauro.

Horários: Grande Galerie de l’Évolution: aberta das 10h até 18h. Fechado às terças e dia 1° de maio. Preço: 9 euros. Galeries d’Anatomie Comparée et de Palénontologie: abertas das 10h até 17h. Fechado às terças e 1° de maio. Preço: 7 euros.

Veja nosso vídeo sobre o Jardin des Plantes (clique aqui).

36 rue Geoffroy Saint Hilaire, 75005 Paris.

Musée de l'Armée

Musée de l’Armée

B – Museu de l’Armée: apresentando a história militar da França desde a idade média. Os meninos adoram ver as armas, uniformes, canhões. Napoleão aí se encontra enterrado.

Horários: aberto das 10h até 17h. Fechado 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. Nas primeiras segundas de cada mês o museu fecha suas portas ficando aberto somente o túmulo de Napoleão. Preço: 9.50 euros.

Este museu pode ser visitado com o Museum Pass.

Leia nosso artigo sobre o Musée de l’Armée (clique aqui).

129 rue de Grenelle, 75007 Paris.

Musée de la Marine. Créditos MNM/Arnaud Fux

Musée de la Marine. Créditos MNM/Arnaud Fux

C – Musée National de la Marine: situado no Trocadero, diante da torre Eiffel. O Museu da Marinha de Paris é uma vitrina do patrimônio da Marinha. Ele é um museu que explora a história, a ciência e as aventuras humanas ligadas à cultura marítima. Juntamente com o Museu da Frota de Saint Péterbourg, ele divide o privilégio de ser um dos mais antigos museus marítimos do mundo.

Horários: aberto das 11h até 18h. Fechado às terças feiras, 1° de janeiro, 1° de maio, 25 de dezembro. Preço: 8.50 euros. O MUSEU FICARÁ FECHADO PARA REFORMAS ATÉ 2021.

17 Place du Trocadéro, 75016 Paris.

Carnavalet. Detalhe decoração parisiense

Carnavalet. Detalhe decoração parisiense

D – Musée Carnavalet: apresenta a história de Paris do neolítico até hoje. Os apaixonados pela história da cidade apreciarão este pequeno museu do Marais.

Horários: aberto das 10h até 18h. Fechado às segundas e dia 1° de maio. Este museu é gratuito. Somente as exposições temporárias são pagas. O MUSEU FICARÁ FECHADO PARA REFORMAS ATÉ 2019.

16 rue des Francs-Bourgeois, 75003 Paris.


Leia também:


city toursNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.