Museu Guimet em Paris é um endereço dedicado às artes asiáticas e merece ser conhecido.

Paris possui um interessante museu dedicado às artes asiáticas, o Museu Guimet. Ele se encontra perto do Trocadero, logo após o Museu de Arte Moderna e o Palais de Tokyo. Se você já conhece os três principais museus de Paris – Louvre, Orsay e Centre Pompidou – sugerimos que conheça os três primeiros citados. Como estão na mesma área, reserve uma parte para este belo programa.

Museu Guimet, Paris

O Guimet foi projeto de um grande industrial francês, Émile Guimet, que o criou para expor sua coleção privada. As obras foram adquiridas durante suas viagens pela Ásia. Guimet foi um dos primeiros museus de artes asiáticas do mundo.

No seu acervo encontramos obras do Afeganistão, Paquistão, Himalaia, Camboja, Ásia central, China, Coréia , Índia, Japão.

Museu Guimet

Na realidade, reunidos sob o nome de Museu Guimet temos três endereços. O endereço central, Museu Nacional de Artes Asiáticas Guimet na avenida Iena. Um segundo chamado Hôtel d’Heidelbach, fechado atualmente para reforma. Ele abrirá suas portas em junho 2017. Este endereço possui um jardim interno com um espaço degustação de chás que vale a pena ser conhecido. Ele se encontra também na avenida Iena. Enfim, o terceiro se chama Museu Ennery. Este último abre somente aos sábados e recebe pequenos grupos de no máximo 15 pessoas. A visita é gratuita e deve ser reservada via email. Ele está na avenida Foch.

Além do ser acervo, Guimet organiza exposições temporárias interessantes.

Kimonos contemporâneos

Atualmente Guimet apresenta a exposição Kimono. Pela primeira vez, peças desta tradicional vestimenta japonesa são expostos fora do Japão. A exposição se divide em duas partes. A primeira com belas peças da coleção da Maison Matsuzakaya, fundada em 1611. Os kimonos desta marca mostram a evolução da moda no Japão desde a época Edo (1630-1868) até hoje.

Museu Guimet, exposição Kimono.

Usado na origem como uma roupa de interior pela aristocracia, o kimono foi em seguida adotado pela classe dos samurais como roupa do exterior. Logo em seguida ele se tornou usual para todas as classes sociais.

Museu Guimet, exposição Kimono

A segunda parte mostra a influência do kimono na moda ocidental. Foi no final do século 19 que as francesas começaram a usá-lo como roupa do interior. Hoje, inúmeros estilistas ocidentais e japoneses reivindicam a influência do kimono nas suas criações. Entre eles Kenzo Takada ou Yohji Yamamoto. Assim como Yves Saint Laurent, Jean Paul Gaultier, John Galliano ou Franck Sorbier. A exposição é pequena mas linda. A parte dedicada à influência do kimono na moda ocidental é deslumbrante.

Musée Guimet, obras de Prune Nourry

Guimet apresenta também, atualmente, algumas peças de Prune Nourry. A artista é conhecida por trabalhar assuntos tratados á ética médica e ao comportamento das sociedades contemporâneas. No Guimet, ela expõe sobretudo o corpo de um imenso buda cortado em pedaços. Logo na entrada, os pés do buda.

Musée Guimet, aberto de domingo até segunda, das 10h atpe 18h. Fechado nas terças, 1 de maio, 25 dezembro e 1 janeiro.

Eu não conheço ainda o Musée Ennery. Estou com visita reservada para início de junho e logo após conto tudo aqui.

Musée national des arts asiatiques – Guimet: 6 place d’Iéna, 75016. Metrô linha 9, estação Iéna.

Hôtel d’Heidelbach: 19 avenue d’Iéna, 75016

Musée d’Ennery: 59 avenue Foch, 75016


Museu Guimet em Paris

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.