O Centro Pompidou, que possui acervo de arte moderna e contemporânea, foi uma revolução na área da arquitetura em Paris na época de sua inauguração, em 1977. Assista ao nosso vídeo sobre ele.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Centro Pompidou: o conceito arquitetônico

O Centro Georges Pompidou, inaugurado em 1977, foi uma revolução na área da arquitetura em Paris.

Projetado por Renzo Piano, Richard Rogers e Gianfranco Franchini, ele tem uma concepção original do espaço.

Toda a sua tubulação é externa e aparente. A canalização de água é verde, a da climatização é azul, a elétrica amarela e os elevadores e o sistema anti fogo são vermelhos.

O resultado é um espaço interno inteiramente livre e aproveitado da melhor forma possível.

Tanta modernidade e novidade fez do prédio objeto de grandes polêmicas envolvendo arquitetos, políticos, jornalistas e parisienses que lhe deram inúmeros apelidos negativos como: “usina de gás”, “refinaria de petróleo” e “verruga avant-garde”.

pompidou

Centro Pompidou. Foto: zoetnet | Flickr

 


Não esqueça o SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

O Pompidou e seus vários espaços

O Pompidou é um espaço polivalente composto por um museu com uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo (ele seria uma continuação cronológica do Louvre e do Orsay); uma biblioteca que foi uma das primeiras a ser aberta à todos para a consulta do acervo e espaços dedicados à musica e ao cinema.

Ele sempre foi considerado como um dos locais mais democráticos de Paris. E ainda abriga ótimas exposições temporárias, o que nos faz visitá-lo mais de uma vez por ano.

Além de todos esses espaços, o Pompidou possui ainda vários “momentos” interessantes:

  •  a grande esplanada na frente da entrada principal se tornou uma espécie de grande circo popular: músicos tocando seus instrumentos, atores em representações solitárias, pintores propondo retratos e os turistas curiosos se divertindo, fazendo piquenique ou simplesmente tomando sol;
pompidou

Banda tocando na esplanada em frente ao Pompidou. Foto: cyberien 94 | Flickr

  • no térreo uma loja de lembranças-design — belos objetos criados pelo museu e por designers internacionais renomados — e também uma ótima livraria;
  • o terraço no 5° andar, de onde temos uma linda vista de Paris. Ele é acessado pelas famosas escadas rolantes. A subida em si já é emocionante pois, pouco a pouco, a cidade e seus telhados vão se revelando.
centro pompidou

Vista de Paris com Montmartre ao fundo. Foto: Léo Tisseau | Flickr

  • no 6° andar fica o restaurante Georges, perfeito para tomar uma taça de champanhe apreciando a vista de Paris.
  • ainda na grande esplanada, à esquerda do museu, está a reprodução do atelier do grande escultor Brancusi, que viveu e trabalhou em Paris no 15° arrondissement. Antes de morrer ele doou ao Estado francês seu atelier e suas obras, com a condição que ele fosse reproduzido em um museu.

Vale a pena visitar o site do Pompidou. São 59.000 obras online e inúmeros vídeos de conferências e entrevistas com artistas.

Ah, e os parisienses não dizem Centre Georges Pompidou e sim Beaubourg. “Vamos ao Beaubourg?”

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de DESCONTO


 

Centro Pompidou: o vídeo

Assista ao nosso vídeo sobre o Centro Pompidou e não deixe de se inscrever no nosso canal no YouTube.

Informações práticas

Funcionamento: Aberto todos os dias de 11h as 21h, exceto às terças e dia 1º de maio.

Endereço: Place Georges Pompidou (rue Saint Martin), 75004 Paris. Metrô Rambuteau, linha 11 e Hôtel de Ville, linhas 1 e 11.

Clique aqui e compre seu ingresso com antecedência. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

COMPRE SEU INGRESSO

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris