O Centro Pompidou, que possui acervo de arte moderna e contemporânea, foi uma revolução na área da arquitetura em Paris na época de sua inauguração. Assista ao nosso vídeo sobre ele.

O Centro Georges Pompidou, inaugurado em 1977, foi uma revolução na área da arquitetura em Paris.

Projetado por Renzo Piano, Richard Rogers e Gianfranco Franchini, ele tem uma concepção original do espaço. Toda a sua tubulação é externa e aparente. A canalização de água é verde, a da climatização é azul, a elétrica amarela e os elevadores e o sistema anti fogo são vermelhos. O resultado é um espaço interno inteiramente livre e aproveitado da melhor forma possível.

 

Tanta modernidade e novidade fez do prédio objeto de grandes polêmicas envolvendo arquitetos, políticos, jornalistas e parisienses que lhe deram inúmeros apelidos negativos como: “usina de gás”, “refinaria de petróleo” e “verruga avant-garde”.

4851683942_c6a0eeca6f_b

Centro Pompidou. Foto: zoetnet | Flickr

O Pompidou e seus vários espaços

O Pompidou é um espaço polivalente composto por um museu com uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo (ele seria uma continuação cronológica do Louvre e do Orsay); uma biblioteca que foi uma das primeiras a ser aberta à todos para a consulta do acervo e espaços dedicados à musica e ao cinema. Ele sempre foi considerado como um dos locais mais democráticos de Paris. E ainda abriga ótimas exposições temporárias, o que nos faz visitá-lo mais de uma vez por ano.

Além de todos esses espaços, o Pompidou possui ainda vários “momentos” interessantes:

  •  a grande esplanada na frente da entrada principal se tornou uma espécie de grande circo popular: músicos tocando seus instrumentos, atores em representações solitárias, pintores propondo retratos e os turistas curiosos se divertindo, fazendo piquenique ou simplesmente tomando sol;
7278318504_a716854089_z

Banda tocando na esplanada em frente ao Pompidou. Foto: cyberien 94 | Flickr

  • no térreo uma loja de lembranças-design: belos objetos criados pelo museu e por designers internacionais renomados;
  • o terraço no 5° andar, de onde temos uma linda vista de Paris. Ele é acessado pelas famosas escadas rolantes. A subida em si já é emocionante pois, pouco a pouco, a cidade e seus telhados vão se revelando. Existe um ticket específico para quem quer somente ir até o terraço, o “Vue de Paris” que custa 3€.
Vista de Paris com Montmartre ao fundo (foto de Léo Tisseau no Flickr)

Vista de Paris com Montmartre ao fundo. Foto: Léo Tisseau | Flickr

  • também no 5° andar fica o restaurante Georges, perfeito para tomar uma taça de champanhe apreciando a vista de Paris.
  • ainda na grande esplanada, à esquerda do museu, está a reprodução do atelier do grande escultor Brancusi, que viveu e trabalhou em Paris no 15° arrondissement. Antes de morrer ele doou ao Estado francês seu atelier e suas obras, com a condição que ele fosse reproduzido em um museu.

Vale a pena visitar o site do Pompidou. São 59.000 obras online e inúmeros vídeos de conferências e entrevistas com artistas.

Ah, e os parisienses não dizem Centre Georges Pompidou e sim Beaubourg. “Vamos ao Beaubourg?”

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).

Informações práticas

Funcionamento: Aberto todos os dias de 11h as 21h, exceto às terças e dia 1º de maio.

Endereço: Place Georges Pompidou (rue Saint Martin), 75004 Paris. Metrô Rambuteau, linha 11 e Hôtel de Ville, linhas 1 e 11.

Clique aqui e compre seu ingresso com antecedência.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.