Para mim ele é um dos monumentos mais bonitos de Paris. Ele foi construido na mesma época que a torre Eiffel e representa uma proesa arquitetural. A sua verrière se encontra a 47 metros de altura, o equivalente a um imóvel de quinze andares.

Vista telhado Grand Palais. Prt Scr Google

Vista telhado Grand Palais. Prt Scr Google

Google filmou o Grand Palais utilizando a tecnologia street view. Um grande desafio para seus engenheiros. O vídeo abaixo nos permite a visita do interior da Grande Nef do monumento, um passeio pelo telhado com a maravilhosa vista de Paris e nos mostra os recursos utilizados pelos engenheiros do Google. Para a tomada de imagens a equipe trabalhou com alpinistas experimentados.

História

A história da sua construção é interessante. Em 1892, o presidente Sadi Carnot decide organizar, em Paris, a Exposição Universal de 1900. Ocasião para corrigir os erros da precedente (1899) marcada pela dificultada de circulação entre as duas margens do Sena e pela ausência de lugares prestigiosos.

Decidiu-se então construir, diante dos Invalides e do outro lado do rio, um novo bairro com uma ponte ligando as duas margens. Este novo bairro teria uma larga avenida e dois palácios situados em face a face: o Petit e o Grand Palais.

Após o concurso, o juri formado para a escolha do melhor projeto para o Grand Palais tomou uma decisão inusitada. Os projetos apresentados não agradaram plenamente e a solução encontrada foi uma síntese dos três primeiros classificados.

O Grand Palais é uma obra coletiva com três arquitetos assinando partes diferentes do monumento. Este novo bairro foi dedicado à amizade franco-russa e a primeira pedra da ponte Alexandre III foi colocada na presença do tsar Nicolas II.

Grand e Petit Palais

Grand e Petit Palais. RMN/Hervpe Lewandowski,G.Grivell/RMN-Grand Palais

Após a exposição, o Grand Palais será propriedade do Estado francês. E o Petit Palais, oferto à cidade de Paris, se tornará em 1903 museu municipal da cidade.

Grand Palais: 3 avenue du Général Eisenhower, 75008. Metrô linhas 1 e 13, estação Champs Élysées – Clemenceau.


grand palais

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.