O Palácio do Trocadero que não existe mais.

Admiro o cuidado dos franceses com a preservação do patrimônio arquitetural parisiense. Flanar por Paris é percorrer a história da construção da cidade. Dos vestígios da época romana, passamos pela idade média, pelos imóveis menos imponentes dos séculos XVI e XVII, admiramos as mansões dos séculos XVIII e XIX até entrarmos no século XX e na arquitetura contemporânea.

Pequena comparação. Quando retorno ao Brasil o bairro onde nasci não existe mais, as elegantes casas dos anos 1950/60 e 70 não conseguiram sobreviver à especulação imobiliária.

Um dia destes, nas minhas pesquisas internet, cai em uma foto que me surpreendeu.

A torre Eiffel e o Palais du Trocadero

No primeiro plano a torre Eiffel. Atrás da Dama de Ferro uma imensa construção denominada Palácio do Trocadéro. Pasma me dou conta que o que chamamos de Trocadéro não tem absolutamente nada a ver com a foto recém descoberta. Descubro que os franceses destruíram, no início do século XX, um palácio da segunda metade do século XIX.

O Trocadéro hoje é uma construção de 1937 ocupada pelo Museu do Homem, pelo Teatro Chaillot e pela Cité de l’Architecture et du Patrimoine. O defunto Trocadéro era um palácio de inspiração bizantina contruído para a exposição universal de 1878. Este imenso imóvel era ocupado por um teatro e dois museus.

Palais du Trocadero, destruído no início do século XX

Ele não deveria sobreviver á exposição e sua demolição estava programada. Mas ele foi conservado finalmente durante 60 anos. Sessenta anos de críticas ferozes sobre seu estilo rebuscado e sua péssima acústica. Em 1935 o Palácio do Trocadero foi desmantelado e seu lugar ocupado pelo Palais de Chaillot.

Outros monumentos parisienses com projeto de vida efêmera, e no início detestados pelos parisienses, acabaram sendo adotados. Entre eles a torre Eiffel. Mas o Palais du Trocadéro quase não teve defensores e sua destruição foi festejada. Para seus detratores ela teve o mérito de liberar um dos pontos mais bonitos da cidade.

Alguns elementos de decoração do Palais du Trocadero foram conservados e espalhados pela França. As estátuas que representam os continentes e que decoram a entrada do Museu Orsay vieram do palácio destrúido.

Estátuas diante do Museu Orsay provenientes do destruído Palácio Trocadero

Assim como os imensos animais colocados, também, diante do Orsay, mas do lado oposto.

Foi uma grande descoberta conhecer a origem destas esculturas. Elas possuem um aspecto denso que contrastam com a cor claro do Orsay.


Palácio do Trocadero

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris