Palais de Chaillot

Palais de Chaillot

No dia 15 de setembro 2007 foi inaugurado, em Paris, a Cité de l´Architecture et du Patrimoine situada no Palais de Chaillot, do outro lado do Sena, na frente da Tour Eiffel. O Palais Chaillot é conhecido como um dos monumentos representativos da arquitetura dos anos 30.

Museu Cité de l'Architecture e du Patrimoine

Museu Cité de l’Architecture e du Patrimoine

O acervo do museu é organizado em três galerias que traçam o panorama da arquitetura e do patrimônio francês da Idade Média até hoje. Os objetos expostos possuem uma vocação demonstrativa e pedagógica.

Galerie des Moulages

Galerie des Moulages

. A Galerie des Moulages apresenta a arquitetura francesa civil e religiosa do século XII ao século XVIII. Ela se encontra no térreo e possui 350 cópias de gesso e 60 maquetes de arquitetura e de estruturas. Nesta galeria podemos admirar os túmulos dos duques de Bourgogne, o arco que sustenta o grande e bonito relógio de Rouen, o famoso ange sorridente da catedral de Reims…

. A Galerie de Arquitetura Moderna e Contemporânea se dedica à história da arquitetura após a revolução industrial. Ela retraça um panorama da arquitetura francesa de 1850 até hoje. Aí encontramos maquetes, desenhos, documentos numéricos, fotos e filmes sobre a arquitetura urbana deste período. A Cité criou e fabricou uma centena de maquetes que ilustram os temas abordados. Assim podemos entender as tecnologias de construções, estudar o sistema de distribuição dos espaços interiores ou a composição urbana de uma cidade.

Galerie dos Vitrais

Galerie dos Vitrais

. A Galerie des Peintures Murales et des Vitraux expõe cópias de pinturas murais do século XI até o século XVI. Ela apresenta mais de cem cópias de pinturas murais emblemáticas da arte mural francesa dos séculos passados. As obras são reproduções, em tamanho real, de pinturas, capelas, tetos, criptas. Temos também reproduções de alguns vitrais.

A Cité de l’Architecture, além do seu acervo, possui também uma biblioteca e um arquivo que colocam à disposição do público uma documentação sobre arquitetura contemporânea: livros, revistas, documentos audiovisuais e eletrônicos relativos à arquitetura, jardins, paisagismo, decoração, design, urbanismo. A biblioteca é aberta ao público em acesso livre, mas a consulta ao arquivo é com hora marcada.

Se você já conhece os principais museus parisienses, eu te aconselho visitar a Cité de l’Architecture. Ele é bonito e seu acervo interessante. E, o seu café situado no térreo, possui uma vista maravilhosa da torre Eiffel. Após visita do museu, se o dia estiver bonito, tome um café com calma nas mesas da varanda. Um momento delicioso.

Créditos fotos das galerias: ©D. Bordes. Créditos fotos vitral:© Fondation d’entreprise Gaz de France/David Carr

Endereço: 45 avenue du President Wilson 75016 Paris


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.