O infográfico dessa semana – da série feita em parceria com a Air France em comemoração aos 10 anos do Conexão Paris – é sobre o Jardim des Tuileries, o “jardim do Louvre”.

Paris possui centenas de áreas verdes que se dividem em praças, jardins e parques. Um dos mais famosos e visitados jardins da capital é Tuileries. E não é para menos. Localizado no centro da capital francesa, próximo ao Louvre (o museu mais visitado do mundo), o  Jardim des Tuileries é passagem obrigatório dos turistas.

O local era o jardim do antigo Palais des Tuileries, construído em 1564 por Catherine de Médicis. O palácio ocupou um terreno onde existia uma antiga fábrica de tuiles (telhas), daí seu nome. Ele foi parcialmente queimado durante a guerra civil de 1871 e demolido em 1883. Hoje temos somente seu jardim, o Tuileries.

Na sua origem, o Tuileries era um jardim italiano mas, em 1664, foi redesenhado por André Le Notre (o mesmo que planejou os jardins dos castelos Vaux-le-Vicomte e Versailles) nos moldes dos jardins franceses (regulares, formais, clássicos). Ele é o mais antigo jardin à la française de Paris.

Nosso infográfico vai te contar mais curiosidades e informações sobre o Jardim des Tuileries:

Jardim des Tuileries

O Jardim des Tuileries, em Paris. Clique aqui para ver o infográfico ampliado.

O que você não pode perder no Jardim des Tuileries?

  •  Se você entrar no Tuileries vindo do Louvre não deixe de prestar atenção na histórica e famosa perspectiva que temos até o Grande Arco de la Défense. Ela começa na pirâmide do Louvre, passa pelo Arco do Carrossel (o jardim que fica entre o Louvre e o Tuileries), pelo obelisco da praça Concorde, pela avenida Champs Élysées e pelo Arco do Triunfo. Observe também a maneira como as árvores são meticulosamente podadas a 2,20 metros de altura a fim de acentuar essa perspectiva.
  • As esculturas do jardim. Elas são assinadas por grandes artistas como Rodin, Carpeaux, Max Ernst, Louise Bourgeois, Dubuffet, Henry Moore.
  • Seus dois museus: o Orangerie (que expõe em uma sala especial o quadro ‘As Ninfeias’ de Monet), e o Jeu de Paume, especializado em fotografia.
  • O restaurante Loulou (que tecnicamente fica no Jardim do Carrossel, entre o Louvre e o Tuileries) e suas agradáveis mesas ao ar livre. Clique aqui e leia nosso artigo sobre ele.
  • Faça uma merecida pausa no Tuileries. Sente em uma das famosas cadeiras verdes espalhadas pelo local (de preferência de frente a uma das 2 fontes) e deixe o tempo passar. Observe o vai e vem das pessoas, dos patos e dos pombos. Clique aqui e leia nosso artigo sobre as cadeiras verdes.

Clique aqui e veja todos os nossos infográficos – eles te ajudarão a planejar sua viagem!


jardim des tuileriesEste infográfico foi produzido pelo Conexão Paris em parceria com a Air France


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.