O infográfico dessa semana, feito em parceria com a Air France, é em homenagem à Saint Germain, uma das regiões parisienses mais emblemáticas e conhecidas pelos turistas. Saiba um pouco da história da região e conheça suas principais atrações.
A região de Saint Germain, além de super charmosa, encarna o típico way of life intelectual da rive gauche parisiense que faz muito sucesso entre os turistas brasileiros, estadunidenses e japoneses. Não por acaso nossos artigos sobre ela estão entre os mais acessados nesses 10 anos de vida do blog.

Saint Germain, em Paris. Clique aqui para ver o infográfico ampliado.
A região de Saint Germain
Saint Germain fica do lado esquerdo do rio Sena (a rive gauche) e engloba o 6° distrito de Paris e parte do 7°. A região se desenvolveu ao redor da adabia de Saint Germain de Prés, consagrada em 558, e se estende das margens do Sena até o Jardim Luxemburgo.
Saint Germain é tida como a região dos intelectuais, da literatura, da filosofia e da cultura em geral.
Essa fama vem, sobretudo, das várias editoras de livros que se instalaram na região desde o século XIX: Hachette, Éditions du Seuil, Flammarion, Presses de la Cité, Robert Laffont etc. Apesar de muitas delas já terem se mudado para bairros menos caros da capital francesa, a aura intelectual de Saint Germain ainda resiste – nem que seja no imaginário mundial.
A região possui ótimas livrarias como L’Écume des Pages, Chantelivre, Assouline etc. Clique aqui e leia o artigo As nove melhores livrarias de Saint Germain.

A marca do Carré Rive Gauche
Outra importante característica de Saint Germain – e que contribui para aumentar o seu charme – é o grande número de galerias de arte e antiquários que existem na região. Cerca de 110 desses comércios se concentram em uma área (e associação) chamada Carré Rive Gauche. A grosso modo essa área é delimitada pelas ruas des Saints-Péres, de l’Université, du Bac e o quai Voltaire. Lá você vai encontrar móveis antigos e contemporâneos, pintura, escultura, arte do Extremo Oriente, tapete e tapeçaria, prataria, cerâmica, arte africana, livros raros, jóias, cristais, objetos de design e de decoração. Clique aqui e acesse o mapa interativo com o nome e endereço de cada galeria e antiquário.
Onde se hospedar
Apesar de ser uma região turística cara e sofisticada, em Saint Germain não encontramos os grandes e ostentatórios hotéis-palácio que pipocam em outras áreas de Paris como o 1° arrondissement (Le Meurice, Ritz, Crillon) e a região ao redor da avenida Champs Élysées (Plaza Athénée, George V, Peninsula). Aqui os hotéis são discretos e charmosos, mas não menos luxuosos – total reflexo do bairro.
Caso do L’Hotel, o menor 5 estrelas da cidade que nem nome tem, é chamado simplesmente de “O Hotel”.
Clique aqui e veja nossas dicas de hotéis em Saint Germain.
Clique aqui e veja todos os nossos infográficos – eles te ajudarão a planejar sua viagem!
Este infográfico foi produzido pelo Conexão Paris em parceria com a Air France. Visite o site da Air France para reservar sua passagem para Paris.
7 Comentários
Rogéria
Adoro esse bairro! É onde me hospedo todos os anos!
Luciana
Na abadia de Saint Germain de Près funciona o Cercle International de l’Arc http://www.arc-cercle-international.com/, um grupo incrível de conversação, com 3 sessões diariamente e praticamente de graça (são 10€ a inscrição anual!). Passei a frequentar semanalmente a região que também conta com um excelente restaurante universitário, Crous, acessível a todos com refeições a 3,45€ – o Conexão já fez matéria sobre esses restaurantes. Parabéns pelo post!
Maria das Graças
É uma região agradável. Passo por lá sempre. Mas Paris tem tantas opções que a cada viagem descubro outros lugares que entram na minha lista de “preferidos”. Mas alguns locais de Saint Germain se mantêm na minha lista. E um deles é o Malongo Café, 50 Rue Saint-André des Arts.
Therezinha Martinst
Maravilhosa região de Paris!!!!!
Therezinha Martinst
Muito boas dicas no Conexão Paris.
Fabiana
Minha região preferida em Paris ! Em 2015 me hospedei na Rue de Bac e foi incrível !