Os mercados de rua fazem parte da rotina semanal do parisiense. Selecionamos 5 mercados em Paris que valem a visita.

Fazer compra para o mês, ou até mesmo para a semana, não faz parte da cultura parisiense. Como os apartamentos geralmente são pequenos e a cozinha, minúscula, não há espaço para fazer grandes estoques. Muita gente tem em casa uma geladeira pequena, dessas de hotel… Então, comprar comida é quase que uma função diária. Mas em Paris, isso não é nenhuma tragédia. Entre a estação de metrô mais próxima e a casa, sempre há um mercado (grande ou pequeno), uma padaria, para nos salvar.

Os mercados de rua também fazem parte da rotina semanal. Todo bairro tem o seu – alguns são excelentes, outros, nem tanto. Alguns são tradicionais e históricos, outros, moderninhos e descolados. Alguns são coberto; outros, a céu aberto.

No vídeo abaixo, a chef Karen Goldman, idealizadora dos passeios gastronômicos do Conexão Paris, apresenta dois mercados super tradicionais de Paris: o do boulevard Raspail, na Rive Gauche, e o do Marché des Enfants Rouges no Marais.

Ir ao mercado é uma forma de viver o dia-a-dia dos parisienses, de ver a cidade por dentro, pulsando. Abaixo, listamos cinco mercados que vale a pena conhecer em Paris. Coloque um na seu roteiro!

  • Aligre

Onde: Fica perto da Bastille: Place d’Aligre, 75012 Paris | Metrô: Ledru Rollin

Quando: O marché d’Aligre está temporariamente fechado por causa de um incêndio que destruiu parte do mercado coberto. A previsão de abertura é setembro. Portanto, mantemos ele aqui entre nossa lista de “a visitar”.

Ao reabrir: de terça a sexta das 9h às 13h e das 16h às 19h30; sábados e domingos (só pela manhã).

O Marché d’Aligre é um programa delicioso para começar o fim de semana. Há barraquinhas a céu aberto, quinquilharia e um mercado coberto onde estão comerciantes famosos. O açougueiro Michel Brunon, no mercado desde 1978, é um dos queridinhos do chef Alain Ducasse.

Depois de passear pelo mercado, não deixe de passar no Baron Rouge para tomar uma taça de vinho em pé no passeio.

  • Les Enfants Rouges

Onde: No Marais: 39 Rue de Bretagne, 75003 Paris | Metrô: Filles du Calvaire

Quando: de terça a sábado, das 9h às 20h30 e  domingo das 8h30 às 17h

Este é o mais antigo mercado de Paris. No coração da cidade, no Marais, é também ponto de encontro dos parisienses para o almoço do fim de semana. Entre as opções, especialidades do mundo inteiro. Nossa dica: um brunch no l’Estaminet des Enfants Rouges.

  • Boulevard Raspail

Onde: perto de Saint-Germain, entre as ruas Cherche-Midi e Rennes, 75006 | Metrô: Rennes

Quando: terça e sexta, das 7h às 14h30

Como a Karen mostrou no vídeo acima, o forte do mercado são os produtos orgânicos.

  • Président Wilson

Onde: Em frente ao Palais de Tokyo: Avenue Président Wilson, entre a rua Debrousse e a Place d’Iéna, 75016 | Metrô: Iéna

Quando: quarta das 7h às 14h30 e sábado das 7h às 15h

Talvez o mercado mais gourmet de Paris. A estrela é o horticultor Joël Thiébault, fornecedor de 11 entre cada 10 restaurantes gastronômicos de Paris. Aproveite para combinar a visita ao mercado com alguma bela exposição no Palais de Tokyo (e almoçar no M. Bleu, restaurante do museu que tem vista para a Torre Eiffel).

  • Marché Saint Martin

Onde: Perto do Canal Saint Martin: 31/33 rue du Château d’Eau, 75010 | Metrô: Château d’Eau

Quando: terça a sábado, das 9h às 20h. Domingo, das 9h às 14h

Não é à toa que esse mercado fica no 10˚ distrito, uma das regiões mais dinâmicas da cidade. Há alguns anos, o mercado vem sendo ocupado por jovens chefs, como Brice Morvent. Simpático para um almoço de fim de semana antes de seguir pro Canal Saint-Martin.

E você, qual é seu mercado favorito em Paris?

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris.


Veja as melhores ofertas de passagens aéreas no KAYAK Brasil.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro nao KAYAK Brasil.