Canal Saint Martin, livraria Art

Canal Saint Martin, livraria Artazart

O Canal Saint Martin está cada dia mais famoso. No intuito de informar nossos leitores corretamente, discutimos com frequência as características do bairro. A região do Canal Saint Martin possui forte personalidade. Não se trata de um bairro arrumadinho tipo cartão postal e sim uma área heterogênea que apresenta as características das regiões que passam por uma transformação acelerada.

Assim como o Marais nos anos 1980, hoje outros bairros de Paris mudam de aspecto e de população como o 9ème e o 10ème, este último o distrito onde se encontra o Canal. Resumindo, estes bairros estão substituindo população de renda baixa por população de renda elevada, população idosa por população mais jovem. A famosa gentrificação, conceito usado pelas ciências socias para explicar este fenômeno.

Canal Saint Martin;foto Maurício Christovão

Canal Saint Martin;foto Maurício Christovão

Alguns leitores adoram o Canal e seus arredores, outros nem tanto. Lado a lado encontramos jovens moradores herdeiros de tradicionais famílias francesas, imigrantes de primeira e segunda geração, ricos, pobres, novas lojas descoladas, antigas lojas simpáticas, novos bistrôs chics, bares empoeirados, pâtisseries de chefs midiáticos, velhas e tristes padarias, lojas de design famosas e antigos atacadistas de peles e tecidos.  Gosto do 10ème bairro de Paris exatamente porque ele é real, misturado  e jovem.

Os investidores já perceberam o potencial da área. Resultado, o Canal possui muitas lojas interessantes, pontas de estoque (leia aqui) e hotéis 3 estrelas supersimpáticos, superlindos, superdescolados (leia aqui).

Mas o que torna o 10ème tão simpático é sem dúvida alguma o canal e suas margens. Um dos lugares ideais para piquenicar. Sem esquecer que navegar pelo canal é um passeio inesquecível (leia aqui).

Outra grande característica do 10ème  é a concentração de bons (e muitas vezes baratos) bistrôs. Pequenos bistrôs que foram citados pela crítica gastronômica e que hoje atraem os parisienses em busca dos segredos do bairro.

Matière à e sua grande mesa

Matière à e sua grande mesa

E um deles é o restaurante Matière à… do chef Anthony Courteille.

Este chef trabalhou no famoso restaurante do Palais Royal, o Grand Véfour (já citado aqui) e recentemente decidiu abrir seu próprio endereço. Trata-se de um pequeno restaurante com uma grande mesa comum onde todos dividem uma camaradagem alegre. A mesa comporta no máximo 14 pessoas.

O chef está por perto pois a cozinha é aberta e o observamos preparando nossos pratos. Suas receitas são criativas, sofisticadas e deliciosas.

Matière à: cardápio do dia

Matière à: cardápio do dia

Alguns exemplos: velouté de cogumelos ou velouté de castanhas portuguesas; coquilles saint jacques, galinha d’angola assada, filé de porco com mel e chorizo; mousse de chocolate, macaron com biscoito de coco e creme de chocolate branco. Quase todos os dias o cardápio muda de acordo com os produtos da estação.

E os preços são camaradas: menus no almoço a 16 euros, 19 euros ou 23 euros. No jantar, um menu um pouco mais caro: 42 euros com entrada+prato+sobremesa.

Matière à…: 15 rue Marie Louise, 75010 Paris. Fechado domingo. Telefone: 09 83 07 37 85.

Leia também sobre outros restaurantes do Canal Saint Martin e arredores:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris