Por Marina Giuberti, sommelier responsável pelos cursos de vinho do Minha Viagem Paris

O bucólico Canal Saint Martin, longe dos centrinhos turísticos tradicionais, é um dos locais nos quais os parisienses antenados adoram badalar. Ali, mais precisamente no Quai de Jemmapes, fica um restaurante branché e très très bon. O local, tipicamente bobo (bohème/bourgeois), se chama HAÏ KAÏ.

Se você assistiu ao clássico filme francês “O fabuloso destino de Amélie Poulain”, imagine que a chef francesa Amélie e sua sócia, a paulistana Gabi, poderiam fazer parte do cenário. Ambas são corajosas, ousadas, sonhadoras e talentosas.

SOCIAS

As sócias Amélie e Gabi.

Morando aqui há quase 10 anos e apaixonada por vinho e gastronomia, sei que em uma vida não terei a chance de conhecer todas as delícias que a capital francesa tem para oferecer, por isso acho primordial mudar, experimentar… Muitas pessoas vêm 20 vezes à Paris e jantam 20 vezes no mesmo lugar. Mas é preciso abrir espaço para as novidades, os jovens talentos, as novas experiências. A vida, os sabores, as sensações, uma garrafa de vinho também merecem ser vividos em locais novos, inusitados, surpreendentes.

O Hai Kai é isso: uma surpresa! Ousado, jovem, poético e bom, muito bom. Gabi Benício, além de proprietária, é também responsável pela vasta e atual carta de vinhos. Junto com sua sócia francesa, a chef Amélie Darvas (ex-Bristol e ex-L’ami Jean), comandam um restaurante vanguardista com uma cozinha criativa, poética e deliciosa cuja carta de vinhos orgânicos e naturais vai de encontro aos sabores propostos. Aliás, como a própria tradução do nome HAIKAI em japonês: um curto poema que valoriza a objetividade.
PRATO3

Amuse Bouche: “oeuf en coque”.

PRATO4

Entrada: o clássico carbonara de lulas. Muitos chefes tem se inspirado nesta receita, com inspiração nas ilhas de Amalfi. Usa-se a lula ao invés de massa.

PRATO2

O famoso lapin (coelho) poético da Amélie.

PRATO1

Prato vegetariano: leveza, delicadeza e sabor. Alho poró, alcachofras e nabo com molho de ervas verdes.

Na carta de vinhos artesanais, referências como Philippe Viret, que vinifica em ânforas no método da cosmocultura; Didier Grappe no Jura; Michael Georget no Roussillon e italianos como os “emilianos” da Elena Pantaleoni/La Stoppa e os Umbrios do Vittorio Mattioli-Collecapretta; além do grande Paccalet na Borgonha.

Por fora, a fachada mega contemporânea e grafitada esconde a pureza do lugar e dos ingredientes. Prova disso é que você pode cruzar na mesa ao lado com grandes chefs estrelados Michelin como Pascal Barbot (Restaurant L’astrance) ou Pierre Gaignaire.

Kampai pro Haikai! (kampai = saúde em japonês)

COZINHA

A chef Amélie em ação na cozinha aberta para a sala. Para ir ao banheiro é preciso passar pela cozinha, aproveita-se para ver o “teatro”. Bem no estilo de otimização de espaços parisienses.

Haï Kaï: 104 quai de Jemmapes, 75010. Metrô linha 5 estação Jacques Bonsergent.

Leia aqui sobre os excelentes cursos de vinho da Marina.


restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.