ESSE RESTAURANTE FECHOU

Por Kátia Becho

Seguindo sugestão das meninas descoladas do Rock Hair, salão moderninho à beira do Canal Saint-Martin (veja post aqui), fui experimentar o novo restaurante que fica entre o Canal e a République.

O lugar, aberto pelos irmãos Mathieu e Yannick há cerca de 6 meses (onde já funcionou um açougue), tem a proposta de resgatar alguns pratos tradicionais da culinária francesa – a começar pela delícia que dá nome ao lugar: L’oiseau sans tête.

Não, você não vai ter que comer um pássaro sem cabeça. Esse também é o apelido pelo qual é conhecida a paupiette de veau, um enrolado de carne de vitela recheado com champignon, cebola, salsa, carne de porco, carne de vitela e outros segredos do chef – tudo picado à faca bem miudinho, como manda o figurino. A especialidade, acompanhada de molho maison e batatas bem amassadinhas, lembra aqueles pratos de casa de avó – mesmo pra quem nasceu bem longe dali, no interior das Minas Gerais.

O aroma que o acompanha à mesa já entrega o prazer de uma refeição sem frescuras, mas com aquele toque que revela a presença de um chef na cozinha. Chef, não, cuisinier. Mathieu ficou atrás do balcão observando discretamente qual seria nossa reação ao provar a tradicional paupiette que ele amorosamente resgatou (talvez do livro de receitas de sua grand-mère). Ele se considera apenas um cozinheiro, enquanto o alegre irmão Yannick é o atendente e relações públicas que circula pelo pequeno salão com um bom humor e uma simpatia que precisam ser checados uma vez mais (voltarei em breve pra conferir se cheguei num dia de sorte ou se aquele prazer em receber é genuíno como me pareceu).

Decoração descontraída, música super agradável, bons vinhos e boa sobremesa feita no lugar. Se o artigo anterior da Lina te deu vontade de conhecer o Canal Saint-Martin (clique aqui para ler nossos artigos sobre a região), já sabe onde parar para almoçar ou jantar.

Paupiette de veau a 15,50 euros, moelleux au chocolat (que chamamos de petit-gateau) com calda de framboesas frescas a 5,50 euros e taça de vinho tinto a partir de 4 euros (experimente o Bergerac “les sens du fruit”, boa sugestão da casa).

L’oiseau sans tête: 3, rue Beaurepaire, 75010 Paris


restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.