Assista ao nosso vídeo sobre o Canal Saint Martin, com todo seu ar bucólico e cool. No artigo detalhamos um roteiro a pé por suas margens com dicas do que fazer e onde ir.

| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |

O canal Saint Martin

O canal Saint Martin é um dos trechos do curso d’água que liga o Parc de la Villette – à nordeste da capital – ao Sena, na altura da Bastille. Ele atravessa o 10º e o 11º distritos de Paris.

Nosso vídeo da semana mostra as margens do canal quando ele passa pelo 10° arrondissement e também sua continuação, a Bassin de la Villette.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).

Maurício Christovão, nosso amigo pitaqueiro, já contou como é percorrer esse curso d’água – da Bastilha ao Parc de la Villette – de barco (clique aqui para ler).  Um programa para casais apaixonados e para aqueles turistas curiosos, que já exploraram a parte mais turística de Paris.

Hoje propomos que você faça uma parte desse trajeto a pé. A ideia é conhecer um pouco mais esses bairros menos turísticos de Paris mas que são cheios de boas atrações, de programas interessantes e de atitude! Uma parte da cidade que até mesmo os parisienses estão descobrindo.

Sairemos do Parc de la Villette, margeando o Canal Ourcq e a Bassin de la Villette, até chegar ao Canal Saint Martin. Sem paradas o percurso levaria cerca de 35 minutos mas é lógico que iremos fazer vários pitstops estratégicos para reabastecer.

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

O roteiro

Pegue a linha 5 do metrô parisiense e desça na porta do Parc de la Villette (estação Porte de Pantin). O La Villette além de ser um local delicioso, com todas as atrações de um parque, tem também atrações culturais e educativas. Ele é super indicado para as crianças!

Você pode ver uma exposição relacionada ao universo da música na Filarmônica de Paris (ou apenas admirar a arquitetura extravagante do prédio) ou uma exposição científica na Cité des Sciences et de l’Industrie.

Na Geode, um cinema 360° cujo prédio é uma esfera espelhada, é possível assistir filmes sobre ciências e história. Você pode também só flanar e relaxar. Para saber mais sobre o parque e suas atrações, clique aqui e leia nosso artigo.

canal saint martin

La Geode, cinema 360° do Parc de La Villette

O La Villette é cortado pela Canal Ourcq que, mais lá na frente, vai “virar” o Canal Saint Martin. Vá andando pelas margens do Ourcq (no sentido Paris) até chegar a rue Crimée e sua ponte móvel. Ótimo local para fotos com a perspectiva dos canais.

Foto tirada na ponte móvel da rue de Crimée. À direita, o albergue St Christopher e, à esquerda, a cervejaria Paname Brewing. Foto: Ana Rita Rodrigues

[Se você quiser fugir do nosso roteiro, pode virar à esquerda na rue de Crimée e subir até o Parc Buttes Chaumont, o mais inusitado de Paris (leia sobre ele aqui). Um dia só de parques parisienses não é nada mal!]

| O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |

Bassin de la Villette

Continuando, ao atravessar a ponte da rue de Crimée, o Canal Ourcq vira a Bassin de la Villette. Logo de cara vemos dois grandes prédios. À direita, o albergue St Christopher e, à esquerda, a Paname Brewing, bar que faz sua própria cerveja e possui mesas ao ar livre além de um grande espaço interno.

Assim como no Sena, às margens da Bassin as pessoas fazem piquenique, jogam bocha (pétanque?) ou simplesmente aproveitam o sol. No verão tem até piscina!

Ao longo dela e de suas duas ruas laterais (quai de la Seine e quai de la Loire) existem vários cafés e bares simpáticos: o Pavillon des Canaux (café que serve pratos salgados rápidos, doces, bolos), o Bar Ourcq (empresta espreguiçadeiras), o Bastringue (boa comida francesa típica e farta), o 25°Est (com mesinhas na beirada da água) etc.

Quem quiser um programa cultural, há também dois cinemas MK2, um de cada lado do canal. A comunicação entre eles é feita de barquinho!

Por falar em barco, você pode alugar um na Marin d’Eau Douce, clique aqui para mais informações.

A Bassin de la Villette. À direta, o cais da Marin d’Eau Douce e, ao fundo, a Rotonda de Jaurès.

Canal Saint Martin

Agora chegamos em Jaurès, deixamos para trás o 19° arrondissement e entramos no 10°, onde o Canal Saint Martin propriamente dito começa.

[Para os amantes da arquitetura outro desvio possível do nosso roteiro é pegar à esquerda no boulevard de la Villette e andar cerca de 3 quarteirões até a sede do Partido Comunista Francês, obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Na mesma praça, a Colonel Fabien, fica o albergue design Generator, um dos melhores hostels de Paris]

Continuando agora pelas margens do Canal Saint Martin, temos, à direita, o bar e casa de shows alternativos Point Éphémère. Você vai ver também muitos bares e restaurantes mas guarde sua fome para mais tarde.

Logo mais à frente fica o Jardin Villemin (ótimo para piquenique se você estiver vindo na primavera/verão). Atrás dele se encontra a Maison d’Architecture onde, às vezes, há exposições sobre o tema, consulte o site antes de ir.

Uma loja interessante e divertida (objetos para casa e roupas) é a Antoine & Lili, muito fofa e extravagante para alguns, ela tem o seu público cativo. Uma pérola é a livraria Artazart dedicada ao design gráfico, à moda, fotografia e arquitetura.

Ande mais um quarteirão e você chegará ao epicentro da região e da turma bobo (os burgueses boêmios), o Chez Prune, misto de bar e brasserie. Tome só um vinho.

Ao longo do Canal, nas suas duas margens, você vai encontrar uma série de bares, cafés e restaurantes interessantes frequentados por gente interessante entre eles o Hotel du Nord e o pub irlandês The Cork & Cavan.

O entorno

Agora que você chegou no THE PLACE explore as ruas ao redor. De um lado a rue Bichat, a rue Granges aux Belles e a rue Marie et Louise. Do outro lado: as comerciais rue de Marseille e Beaurepaire cheias de lojas bacanas, a rue de Lancry (almoce no Verre Volé se você procura comida francesa de raiz), a rue des Vinaigriers (almoce no Sol Semilla se você for vegetariano), a rue Lucien Sampaix (almoce no Hollybelly ou tome um suco no Bob’s Juice Bar se você for hipster), a rue Yves Toudic (padaria Du Pain et Des Idées).

Mas o mais importante do Canal Saint Martin é comprar uma garrafa de rosé, sentar às suas margens com os amigos e aproveitar o momento. Como um bom parisiense.

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

Leia também


 

 


Saia do Brasil com o chip para que você chegue à Europa com o celular já funcionando: internet, chamadas, mensagens. Saiba mais infomações no site da Viaje Conectado.

Compre com antecedência seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário