13230191_10154165814469509_2038759388769971947_n

O Rosa Bonheur (foto retirada do perfil Facebook do bar)

Artigo escrito por Kátia Becho

O nome do lugar homenageia uma pintora de espírito libertário e independente que viveu na França do século XIX e abriu em Paris a primeira escola de desenhos voltada exclusivamente para mulheres.

Com certeza, a inspiração faz jus à atmosfera do lugar hoje em dia. Diverso, alegre, colorido, aberto e engajado nos temas sociais e ambientais da nossa época, o Rosa Bonheur é um bar que funciona num pequeno pavilhão construído em 1867 junto com o parque que o abriga, o Buttes Chaumont, no 19ème (leia sobre o 19° arrondissement de Paris aqui). E estar dentro do parque faz toda a diferença.

O cardápio tem espírito de pic-nic e oferece porções de presunto ibérico, queijo Cantal, creme de alcachofra, tapenade e outras delícias acompanhadas de baguete. Os vinhos são da casa, vendidos em garrafas (vale experimentar o rosé) e há ótimas cervejas pression (nosso velho e bom chopp).

De posse de sua bandeja, procure uma mesa do lado de fora e prepare-se para dividi-la com jovens franceses descolados que gostam de conversar e fazer amigos (se você não fala francês, não tem problema. O inglês é bem-vindo).

O clima é sempre de festa a partir das 19h, mas a coisa esquenta mesmo lá pelas 21h, quando a ótima música dos DJs residentes dão a senha para o movimento inverso: quem está do lado de fora quer entrar e, nesse percurso, olhares e cantadas inteligentes e engraçadas são inevitáveis. Entre no clima e viva um lado de Paris inusitado sob todos os aspectos.

O Rosa Bonheur abre de quarta a domingo, a partir de meio-dia. O lugar mostra seu ecletismo dependendo do horário que se vá. Mais cedo, é comum ver famílias inteiras aproveitando o ar puro do parque, tomando refrigerante e comendo gateaux. Com o cair da tarde, o lugar atrai jovens de todas as idades que fazem fila no parque para entrar na área cercada do bar. Aos domingos, o ecletismo é ainda maior, pois a turma rainbow tem encontro marcado no Rosa a partir de 17h. Vá e divirta-se!

P.S.: veja a foto do mesmo lugar no século retrasado, quando o restaurant-guinguette se chamava Weber Café e as pessoas iam para beber e dançar. Não mudou quase nada, não é?

Bar/restaurante Rosa Bonheur: Parc de Buttes Chaumont, 19ème arrondisement. Entrada pela rue Botzaris.

Metrôs Botzaris, linha 7bis. Ônibus linhas 48, 54, 60 e 75.

www.rosabonheur.fr

 

MinhaViagemParis1Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.