[Em breve iremos atualizar esse artigo com as datas das exposições e concertos do mês de agosto em Paris em 2024, mas já dá pra você ter ideia do que esperar em termos de clima, temperaturas, os feriados e eventos fixos do mês de agosto em Paris]  O que fazer em Paris em agosto? Nosso artigo faz um resumo dos principais eventos que acontecem na capital francesa em agosto.

Citamos também informações úteis como temperaturas médias, o que vestir, feriados, o que você não pode deixar de fazer e outras particularidades do mês de agosto em Paris.

Além de tudo aquilo que você pode – e deve – fazer em Paris em qualquer mês do ano (assunto que tratamos nesse artigo aqui e que é também o tema do nosso guia Paris: 5 Roteiros em 4 Dias), nesse artigo falaremos especificamente sobre o que fazer em Paris em agosto.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Índice Paris em agosto

    1. ‘Paris em agosto vale a pena?’ Prós e contras
    2. ‘Temperaturas e clima em Paris em agosto’
    3. ‘Paris em agosto o que vestir’
    4. Feriados
    5. ‘O que fazer em Paris em agosto’
    6. O que fazer em Paris no geral
    7. ‘O que fazer em Paris com crianças em agosto’
    8. ‘O que comer em Paris em agosto’
    9. ‘O que fazer nos arredores de Paris em agosto’
    10. O que fazer em Paris mês a mês e em cada época do ano
    11. O que fazer em Paris em cada mês do ano / O que fazer em Paris em cada época do ano / Roteiros de Paris
    12. DESCONTOS E PRESENTES aos leitores do Conexão Paris: baixe os voucheres
paris plage paris em agosto

O que fazer em Paris em agosto: Paris Plage às margens do Sena. Foto: DARRAY no Shutterstock

O que fazer em Paris mês a mês e em cada estação do ano

O que fazer em Paris mês a mês:

Paris em janeiroParis em fevereiroParis em marçoParis em abril
Paris em maioParis em junhoParis em julhoPARIS EM AGOSTO
Paris em setembroParis em outubroParis em novembroParis em dezembro

 

O que fazer em Paris em qualquer mês do ano:

O que fazer em Paris em qualquer mês do ano: 18 dicas imperdíveis!

 

O que fazer em Paris em cada estação do ano:

Paris no invernoParis na primaveraParis no verãoParis no outono

 

Paris em agosto vale a pena? Prós e contras.

Agosto é um mês atípico em Paris. Alguns dizem ser o mês menos parisiense do ano pois a maioria dos parisienses abandonam a cidade e vão passar as férias de verão nas praias.

Prós e contras de Paris em agosto

Paris em agosto fica vazia de parisienses e cheia de turistas (principalmente europeus). Isso significa menos trânsito e metrô mais vazio, porém locais turísticos mais cheios e com mais filas.

Nos bairros mais residenciais, os pequenos comércios (padarias, confeitarias, queijarias, lojas etc) e os restaurantes costumam fechar. Até mesmo restaurantes mais badalados, famosos e gastronômicos entram de férias em agosto.

Em agosto também não há concertos, óperas e balés nas casas de óperas e teatros parisienses mas não se apavore, todos os museus, monumentos e pontos turísticos de Paris continuam funcionando e algumas exposições temporárias continuam em cartaz.

Agosto é o ápice do verão. As temperaturas podem passar dos 30º C durante as ondas de calor, chamadas canicules, que duram cerca de 7 dias. Isso não é muito agradável em uma cidade onde poucos locais têm ar condicionado. Clique aqui e leia nosso artigo específico sobre Paris no verão.

Em agosto, com a chegada das férias, apesar do turismo de lazer crescer em Paris, o turismo de negócios pára. Consequentemente, há mais quartos de hotel disponíveis e o preço da hospedagem diminui. Clique aqui e leia nosso artigo sobre onde ficar em Paris com dicas dos melhores bairros e hotéis.

Para o brasileiro, que vive o calor e a vida ao ar livre praticamente o ano todo, talvez agosto não seja o mês mais interessante, charmoso e atrativo para visitar Paris. Setembro, por exemplo, é uma melhor opção.

 


Não esqueça o SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Clima e temperaturas em Paris em agosto

Apesar da temperatura máxima média em agosto não ser tão alta, nesse mês acontece, invariavelmente, o fenômeno da canicule, uma forte onda de calor que dura alguns dias e faz com que as temperaturas passem dos 30º C.

Sempre recomendamos que, cerca de 2 dias antes da viagem, você verifique a previsão do tempo para os 15 dias seguintes no site Météo Paris (clique aqui). Dessa forma você poderá fazer (ou refazer) uma mala mais adequada às temperaturas.

Temperatura em Paris em agosto:

  • Temperatura máxima média: 25° C.
  • Temperatura mínima média: 13° C.
  • Precipitação: 51mm

Temos um super artigo sobre Clima e Temperaturas em Paris, clique aqui para ler.

Nascer e por do sol

Durante o mês de agosto o horário do nascer do sol varia de 6h25 (01/08) a 07h06 (31/08). O horário do por do sol varia de 21h28 (01/08) a 20h34 (31/08). Clique aqui para ver os horários dia a dia.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA

 

O que vestir em Paris em agosto

Como viram acima, as diferenças de temperatura podem ser brutais. A resposta para o que vestir depende da meteorologia (verifique a previsão do tempo para os 15 dias seguintes no site Météo Paris, clique aqui).

De uma maneira geral, aconselhamos os seguintes itens principais:

  • camisetas e camisas de manga curta e pelo menos uma de manga comprida;
  • bermuda, saia, short e calça comprida leve;
  • um vestido ou um conjunto para os restaurantes mais exigentes;
  • um foulard e um blazer para compor um look ou te socorrer em caso de mudança brusca de temperatura;
  • casaquinho leve ou quebra vento;
  • sapatos confortáveis para caminhar muito, de preferência tênis;
  • um sapato para saídas noturnas;
  • chapéu/boné;
  • protetor solar!

Onde comprar roupa em Paris?

Como sabemos que o turista tem pouco tempo e precisa resolver as questões práticas de forma rápida, indicamos para as compras em Paris a loja de departamentos Galeries Lafayette Paris Haussmann.

Lá, sob o mesmo teto, você encontra muita variedade de marcas e preços, pode fazer suas refeições, recebe de volta o dinheiro da détaxe e ganha presentes nas compras acima de 50€ apresentando nossos voucheres. Clique aqui para saber todas as informações e baixar os voucheres.

PRESENTES GALERIES LAFAYETTE

Feriados

  • 15 de agosto: Assunção. Museus, monumentos, lojas, comércios e transporte público funcionam normalmente.

 


As Galeries Lafayette oferecem brindes e decontos ao leitores do Conexão Paris.

Clique aqui para saber mais e baixar os voucheres.


 

O que fazer em Paris em agosto

Além de visitar os principais pontos turísticos de Paris e de ir aos museus, veja a seguir o que você não pode deixar de fazer em Paris em agosto: eventos, passeios, exposições, concertos, shows etc.

Em agosto, as principais atividades se deslocam para o ar livre, com vários tipos de eventos acontecendo: festivais de música (jazz, rock, clássica), cinema, festas etc.

Óperas e teatros de Paris fecham suas portas, ou seja, nada de óperas, balés, concertos, peças de teatro.

Mas não se preocupe, os museus (como o Louvre), os monumentos (como a Torre Eiffel), os Jardins de Monet em Giverny e a Disney (e demais parques temáticos) continuam funcionando.

A) Provar todos os sorvetes artesanais de Paris e eleger o melhor deles

Nós já elegemos nossa marca queridinha – Berthillon – porque eles são excelentes, tradicionais, históricos e bem franceses mas, PASMEM, eles fecham em pleno mês de agosto.

Alguns cafés na Ilha Saint Louis, onde a marca tem sua única loja, vendem o Berthillon.

Clique aqui e leia nosso artigo com as melhores marcas de sorvetes artesanais em Paris.

sorvete berthillon paris em agosto

O que fazer em Paris em agosto: provar todas as marcas de sorvetes artesanais. Foto: David Monniaux no Shutterstock

B) Saborear a vida sentado na calçada de um café parisiense

Conseguir – avisamos, não é fácil – uma mesa nas varandas dos cafés de Paris, pedir a bebida da sua preferência e participar assim da atividade preferida desse país.

Quanto à escolha da bebida, mesmo que goste de outros drinks, achamos que deveria pedir uma coupe de champanhe. Desnecessário explicar as razões, n’est-ce pas?

C) Paris Plage

Todo verão, em julho e agosto, as margens do Sena e da Bassin de la Villette (no 19º arrondissement de Paris) se transformam em uma espécie de balneário de verão, é a chamada Paris Plages, a praia de Paris. Em 2023, o evento acontece de 08/07 a 27/08.

Sentar nas espreguiçadeiras ou deitar nas redes espalhadas pelas margens do Sena, ver os barcos e o tempo passar com uma bebida gelada ao alcance das mãos é um ótimo programa para o verao em Paris.

Flane ao longo do rio, passe sob as pontes e observe seus bonitos detalhes decorativos. Se o calor apertar, procure os aspersores de água e deixe a bruma te refrescar. Entrar no rio é proibido!

Na Bassin de la Villette, no 19º arrondissement de Paris, há piscinas montadas dentro do canal! Nada melhor que um mergulho para refrescar!

D) Eventos e festivais ao ar livre

  • Parque de diversões do Jardim Tuileries: roda gigante, tobogã, barraquinhas de comida e mais tudo aquilo que faz parte de um verdadeiro parque de diversões bem no centro de Paris, no Jardim Tuileries, em frente ao Museu do Louvre. O acesso ao parque é gratuito mas é preciso de ingressos para cada uma das atrações e brinquedos. De 01/07 a 27/08/2023.
  • Classique Au Vert e Paris Jazz Festival: 2 festivais ao ar livre – um de música clássica (aos sábados) e outro de jazz (aos domingos) – que acontecem no Parc Floral (fica dentro do Bosque de Vincennes, a oeste de Paris). Finais de semana de 28/06 a 06/09/2023. Entrada gratuita, basta comprar o ingresso para acessar o parque (2,50€). Clique aqui para mais informações.

E) Principais exposições temporárias em Paris em agosto 2023

  • CHAGALL: PARIS – NEW YORK
    • Até 01/01/2024, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, no Atelier des Lumières: 38 rue Saint Maur, 75011. Metrô linha 3, estação Saint Maur. Preço: a partir de 11€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado)
    • Exposição imersiva com projeções de obras do pintor Marc Chagall, nascido em Belarus, mas que passou a maior parte de sua vida entre Paris e Nova York. Uma de suas obras mais emblemáticas é a pintura do teto da Opéra Garnier, em Paris.

COMPRE SEU INGRESSO CHAGALL

Use o código CONEXAOPARIS para obter 5% de desconto

 

  • SARAH BERNHARDT, E A MULHER CRIOU A ESTRELA

      • Até 27/08/2023 no Petit Palais (avenue Winston Churchill, 75008. Metrô linhas 1 ou 13, estação Champs-Élysées – Clemenceau). Preço: 15€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).
      • Figura emblemática na virada dos séculos XIX e XX, a “Divina” Sarah Bernhardt (1844-1923), tanto a atriz quanto a artista, é o tema de uma exposição excepcional no Petit Palais, museu que abriga o melhor retrato da artista, pintado por seu amigo Georges Clairin, bem como várias esculturas que ela mesma fez. A exposição traça, através de mais de 400 obras, a vida e o percurso artístico deste “monstro sagrado” — termo que lhe foi cunhado por Jean Cocteau — e apresenta também aspetos menos conhecidos da sua vida, como a sua atividade como pintora e escritora.

COMPRE SEU INGRESSO SARAH

 

  • OVER THE RAINBOW
    • Até 13/11/2023 no Centro Pompidou (Place Georges-Pompidou, 75004. Metrô linha 11, estação Rambuteau). Preço: 15€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).
    • Fotografias, filmes, peças gráficas… Reunindo mais de 500 obras da coleção do Centre Pompidou, a exposição “Over the Rainbow” mostra como, desde o início do século XX, os artistas contribuíram para transformar a representação das chamadas sexualidades das “minorias” e participaram das lutas protagonizadas pelas comunidades LGBTQIA+ pelo reconhecimento de seus direitos. Um outro olhar sobre a coleção Centre Pompidou.

COMPRE SEU INGRESSO POMPIDOU

Use o código CONEXAOPARIS para obter 5% de desconto

 

  • CÉLÉBRATION PICASSO, LA COLLECTION PREND DES COULEURS
    • Até 27/08/2023 no Museu Picasso (5 rue de Thorigny, 75003 Paris. Metrô linha 8, estação Filles du Calvaire). Preço: 14€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).
    • O dia 8 de abril de 2023 marca o quinquagésimo aniversário da morte de Pablo Picasso e, portanto, coloca o ano sob o signo da celebração de sua obra e de seu patrimônio artístico. Por ocasião deste ano de aniversário, o Museu National Picasso de Paris convidou o designer britânico Sir Paul Smith, conhecido por seu trabalho com as cores, para assinar a direção artística de uma exposição excepcional, apresentando as obras-primas da coleção do museu. A proposta de Paul Smith, com sua abordagem diferenciada, convida o público a ver as obras por um prisma mais contemporâneo e ressalta o caráter sempre atual da obra de Picasso. O percurso é pontuado por obras de artistas contemporâneos internacionais — Guillermo Kuitca, Obi Okigbo, Mickalene Thomas e Chéri Samba — que participam dessa mesma vontade de abrir novas perspectivas para a posteridade da obra de Picasso, questionando sua imagem ou retomando algumas de suas inovações plásticas.

COMPRE SEU INGRESSO PICASSO

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto

 

  • BASQUIAT X WARHOL, À QUATRO MÃOS
    • Até 28/08/2023 na Fundação Louis Vuitton (8 avenue du Mahatma Gandhi, Bois de Boulogne, 75116. Metrô linha 1, estação Sablons). Preço: 22€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).
    • Descubra nessa exposição inusitada e inédita, a colaboração de dois artistas de renome internacional, dois gênios da pintura, dois americanos: Jean-Michel Basquiat e Andy Warhol. A visão compartilhada dos dois artistas permite traçar um retrato único da Nova York dos anos 1980 e, principalmente, de seu universo artístico urbano e underground. Estarão expostas mais de uma centena de obras, pinturas produzidas em colaboração pelos dois artistas. Obras individuais de Basquiat e Warhol também serão apresentadas, bem como obras de artistas contemporâneos, que lançam outra luz sobre os dois artistas e seus trabalhos.

COMPRE SEU INGRESSO BASQUIAT

Use o código CONEXAOPARIS para obter 5% de desconto

 

  • RAMSÉS E O OURO DOS FARAÓS
    • Até 06/09/2023 na Grande Halle de la Villette no Parque de la Villette (211 avenue Jean Jaurès, 75019. Metrô linha 5, estação Porte de Pantin). Preço: 24€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).
    • Exposição imperdível para quem ama o Egito da época dos faraós, exibindo um tesouro impressionante com mais de 3.000 anos. São mais de 180 peças originais, obras-primas incrivelmente preservadas — algumas das quais nunca saíram do Egito — reunidas em uma exposição excepcional: múmias de animais, estátuas, sarcófagos, máscaras reais, joias suntuosas e amuletos. Tesouros ricamente decorados com ouro e prata presentes nas tumbas dos faraós, que atestam o grande know-how dos artistas egípcios da época. Descubra histórias fascinantes sobre o Faraó Ramsés, sua vida, seu reinado e sua posteridade.

COMPRE SEU INGRESSO RAMSES

 

  • SURREALISMO NO FEMININO?
    • Até 10/09/2023 no Museu de Montamartre (12, rue Cortot, 75018. Metrô linha 12, estação Lamarck – Caulaincourt). Preço: 15€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado)
    • Movimento provocador e dinâmico, o Surrealismo desencadeiou uma renovação estética e ética no mundo das artes. Os artistas homens não foram os únicos a dar vida a essa corrente e suas transgressões: muitas mulheres também foram protagonistas desse movimento. Ao revelar o trabalho de cerca de 50 artistas, fotógrafas e poetisas de todo o mundo, esta exposição nos convida a refletir não só sobre a posição ambivalente (musas, esposas, namoradas e artistas) das mulheres no surrealismo, mas também sobre a capacidade de uma das grandes correntes do século XX para integrar o feminino. A exposição apresenta grandes artistas como Claude Cahun, Toyen, Dora Maar, Lee Miller, Meret Oppenheim e Leonora Carrington mas também destacar outras personalidades menos conhecidas como Marion Adnams, Ithell Colquhoun, Grace Pailthorpe, Jane Graverol, Suzanne Van Damme, Rita Kernn-Larsenn, Franciska Clausen ou ainda Josette Exandier e Yahne Le Toumelin.

COMPRE SEU INGRESSO SURREAL

 

  • A PARIS DE GUSTAVE EIFFEL (1832 – 1923)
    • Até 09/01/2024 na Cité de l’Architecture et du Patrimoine (1 Place du Trocadéro et du 11 Novembre, 75116 . Metrô linhas 6 ou 9, estação Trocadéro). Preço: 9€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado)
    • O ano de 2023 marca o centenário da morte de Gustave Eiffel. Comemorando a ocasião, a ‘Cidade da Arquitetura e do Patrimônio de Paris’ apresenta uma exposição inédita sobre a Paris de Gustave Eiffel.

COMPRE SEU INGRESSO GUSTAVE

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

F) Passeio noturno de bike

No passeio noturno de bicicleta por Paris, o mais amado pelos brasileiros você passará pelos principais monumentos de Paris iluminados. Além disso, fará um brinde de champanhe aos pés da Torre Eiffel! Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.

RESERVE SEU PASSEIO

G) Casa e jardins de Monet

OK, na verdade a casa e jardins de Monet não ficam em Paris e sim na cidadezinha de Giverny, mas é super fácil chegar lá.

O pintor francês Claude Monet morou nessa casa por 43 anos e seus imensos jardins – principalmente o jardim aquático japonês – serviram de inspiração para seus mais famosos quadros.

Como ir de Paris até Giverny?

  • Por conta própria: de trem até Vernon, e depois de shuttle até Giverny. Compre sua passagem antecipadamente de trem, clique aqui.
  • De ônibus de turismo: maneira confortável, prática e econômica. Existe a visita livre de meio dia que inclui bilhete de entrada, audioguia e transporte de ida e volta de Paris em ônibus especial, clique aqui para saber mais e fazer sua reserva.

RESERVE SEU PASSEIO

E) Passeio Meia-Noite em Paris by Bike

No passeio noturno de bicicleta por Paris, o mais amado pelos brasileiros voc