As melhores sorveterias artesanais de Paris possuem chefs sorveteiros e fabricam seus sorvetes com produtos naturais.

O inverno acaba lentamente e já começamos, de novo, a sonhar com sorvetes. Quando aqui chegamos, gostávamos de sorvete. Mas não apreciávamos esta delícia gelada de uma maneira especial. Ela fazia parte da lista das sobremesas que atiravam nossa atenção. Sem mais.

Em contato com a gastronomia francesa nossas obsessões culinárias se deslocaram. Descobrimos o sorvete artesanal e aos poucos percebemos a diferença entre ele e os sorvetes das grandes marcas americanas. No início do blog ainda apreciávamos um famoso sorvete vindo diretamente dos USA.

Sorvete artesanal: Une Glace à Paris

O paladar reage lentamente. Habituado com certos sabores, ele precisa de tempo para descobrir os segredos das novas associações. Foi aqui na França que evoluímos do chocolate com leite fabricação industrial para chocolate amargo de chefs chocolateiros. E foi graças ao sorvete francês que percorremos o caminho entre o sorvete industrializado e o sorvete artesanal de chefs sorveteiros. Foi assim que, para nós, o sorvete se tornou uma obsessão gastronômica. Atravessamos Paris para conhecermos novos endereços e testamos todos.

Os verdadeiros sorvetes artesanais são fabricados sem colorantes, sem aromas artificiais e potenciadores de sabor. Eles são 100% naturais e fabricados com leite inteiro, ovos, açúcar, creme, frutas da estação.

Sorvetes artesanais. Glaces Glazed

E atenção, em certos endereços encontramos um painél anunciando glaces artisanales. Na realidade, os sorvetes são feitos com um produto chamado premix. Trata-se uma preparação em pó que misturada com água ou leite se transforma em sorvete colorido e sabor padrão.

Os sorvetes naturais e artesanais não possuem cores chamativas. O sorvete de baunilha deve ser amarelo claro; o de limão quase branco; pistache deve ter cor creme e em nenhum caso verde forte. Aliás dentro da temática alimentar, devemos rever nossa atração pelas cores flash. Uma invenção da indústria alimentar.

Sorvetes artesanais. Il Gelato del Marchese

Alguns endereços

Quando estiver em Paris, deguste sorvetes em um dos endereços abaixo. A lista não é exaustiva, mas cita alguns das melhores sorveterias da cidade. Três delas estão no Marais (75004); uma no Sopi (75009); duas em Saint Germain (75006). Ah, se não souber a qual bairro o termo SoPi se refere, clique aqui.

.  A mais antiga e tradicional : Berthillon, 29 – 31 rue Saint Louis en I’île, 75004

.  Une Glace a Paris, 15 rue Sainte-Croix de la Bretonnerie, 75004

.  Glaces Glazed, 54 rue des Martyrs, 75009

.  Pozzetto, 39 rue du Roi-de-Sicile, 75004 / 16 rue Vieille du Temple, 75003

.  Grom, 81 rue de Seine, 75006

.  Il Gelato del Marchese, 3 rue des Quatre Vents 75006. Nós entrevistamos o chef sorveteiro do Il Gelato del Marchese. Veja aqui.


melhores sorveterias artesanais de ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa agência online Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.