O que fazer em Paris? Opção é o que não falta! Como disse a Betina Müller, Paris é infinita, inesgotável e inesquecível. Leia nosso artigo-resumo

Seja em uma primeira visita ou em uma décima, há sempre o que fazer em Paris: um museu para ser descoberto ou re-descoberto; uma nova exposição em cartaz; uma região que ainda não destrinchamos. Nesse artigo fizemos um resumo do principal: museus, monumentos, jardins, parques e regiões parisienses.

o que fazer em paris

O que fazer em Paris? Foto: S.Borisov | Shutterstock

Algumas informações necessárias para você saber o que fazer em Paris.

  • Paris é uma cidade pequena. A sua parte histórica, onde se encontram os principais museus e principais monumentos, é menor ainda. Conhecer a pé a Paris histórica do norte ao sul significa percorrer somente 4 quilômetros. E de leste/oeste, 6 quilômetros. Por isso, a melhor forma de conhecer Paris é caminhando. Não é por acaso que o termo flanar em Paris é tão utilizado na literatura francesa e internacional.
  • Se não gostar ou não puder caminhar, os meios de transportes públicos são ótimos. O metrô de Paris é o melhor do mundo. Mas preferimos os ônibus. Com eles você se desloca tendo uma visão panorâmica da cidade e descobrindo a distância e a relação entre os monumentos, museus e pontos turísticos.
  • Antes de viajar, abra o google maps e localize os monumentos, museus e locais que deseja conhecer. Faça seus roteiros tentando setorizar o que vai visitar em cada dia de viagem.
  • Se não quiser ter esse trabalho temos o guia Paris – Cinco Roteiros e Quatro Dias. Trata-se de um guia em PDF dividido em cinco temas. Cada tema possui um mapa com um roteiro e informações ao longo do trajeto. Contamos um pouco a história dos monumentos encontrados em cada trajeto, indicamos os horários e dias de funcionamento. Ao longo do todos os trajetos indicamos também lojas interessantes, bistrôs e restaurantes. Você pode comprá-lo clicando aqui.
  • O Conexão Paris, através do Conexão Paris Viagens, oferece também roteiros personalizados, feitos com carinho e com todo o conhecimento que temos da cidade.

Os Museus de Paris

A lista dos museus de Paris é imensa.

Para ajudá-los na seleção indicamos inicialmente os principais, quer dizer, aqueles que consideramos imperdíveis para a sua primeira viagem a Paris. Em seguida indicamos museus a serem conhecidos a partir da sua segunda viagem a Paris. Nossa última seleção será sobre os museus que as crianças adoram.

Para saber mais sobre cada museu clique nos nomes e leia nossos artigos completos.

o que fazer em paris

Museu do Louvre, o principal museu de Paris. Foto:

Principais museus de Paris

  • Museu do Louvre (Musée du Louvre): obras que cobrem desde o Egito Antigo (2.800 AC) até meados do século XIX.
  • Museu Orsay (Musée d’Orsay): obras de vários movimentos artísticos, de 1848 a 1916, mas as grandes estrelas são as obras impressionistas.
  • Centre Pompidou (Centre Pompidou): arte moderna e contemporânea, de 1905 aos dias de hoje.
  • Museu Rodin (Musée Rodin): dedicado ao escultor francês Auguste Rodin.
  • Castelo de Versalhes (Château de Versailles): não fica em Paris e sim na vizinha cidade de Versailles mas faz parte dos locais imperdíveis para uma primeira visita.

Principais museus para sua segunda viagem

  • Museu Orangerie (Musée de l’Orangerie): obras que cobrem o período de 1860 aos anos 1930, impressionismo e pós-impressionismo europeus, e ‘As Ninféias’ de Monet.
  • Fundação Louis Vuitton (Fondation Louis Vuitton): arte contemporânea e exposições temporárias variadas.
  • Museu do Quai Branly (Musée du Quai Branly): dedicado às antigas civilizações não-europeias (Oceania, Ásia, África e América).
  • Museu das Forças Armadas, Invalides (Musée de l’Armée, Les Invalides)
  • Museu Marmottan Monet (Musée Marmottan Monet): possui um super acervo de obra de Claude Monet.
  • Museu Cluny (Musée de Cluny, Musée National du Moyen Âge): dedicado à arte da Idade Média, basicamente arte sacra.
  • Museu das Artes Decorativas (Musée des Arts Décoratifs): dedicado às artes aplicadas: design, moda, mobiliário, joias etc
  • Museu Picasso (Musée Picasso): dedicado ao pintor espanhol Pablo Picasso.
  • Museu Jacquemard André (Musée Jacquemart André): pinturas holandesa, francesa e renascença italiana.
  • Galeria de Paleontologia e Anatomia Comparada do Jardin des Plantes (Galerie de Paléontologie et Anatomie Comparée du Jardin des Plantes).

Museus que as crianças adoram

  • Departamento Egípcio do Museu do Louvre, onde se encontram os objetos do cotidiano da civilização egípcia, assim como as famosas múmias e seus sarcófagos.
  • Museu das Forças Armadas, Invalides (Musée de l’Armée, Les Invalides). As crianças se interessam pelas armaduras, espadas e armas antigas usadas na Idade Média. Assim como pelos canhões usados nas guerras dos séculos passados. O museu possui também uma imensa coleção de soldadinhos de chumbo. A meninada adora.
  • Museu das Artes e dos Ofícios (Musée des Arts et Métiers) e seus gadgets.
  • E claro, as crianças adoram a Galeria de Paleontologia e Anatomia Comparada com seus esqueletos de animais pré-históricos.

Todos os museus promovem uma ou duas vezes por ano exposições temporárias temáticas. Nós sempre publicamos artigos-resumo com a lista das principais exposições temporárias em cartaz em Paris, clique aqui e veja quais estão atualmente acontecendo na cidade.

Clique no banner abaixo para comprar ingressos corta filas para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Principais monumentos de Paris

Os cinco primeiros monumentos da lista abaixo são considerados como os monumentos mais visitados de Paris. Eles foram classificados de acordo com o Office du Tourisme da cidade. Todos os anos o Office publica a lista dos monumentos mais visitados pelos turistas nacionais e internacionais. E, surpresa, não é torre Eiffel o monumento mais famoso. Antes da torre, em primeiro e segundo lugares estão a Notre Dame e a Sacré Coeur.

o que fazer em paris

A Torre Eiffel. Foto:

Outros monumentos parisienses

Além dos cinco preferidos dos turistas, Paris possui outros monumentos remarcáveis. Entre eles as principais praças da cidade e algumas pontes do Sena. Não deixe de conhecê-los.

Parques e jardins de Paris

Os dois principais jardins de Paris – aqueles que você deve visitar em uma primeira viagem à Paris – são o Jardin des Tuileries e o Jardin du Luxembourg.

O Jardim Tuileries está situado entre o Louvre e a praça Concorde e possui 23 hectares. Ele é um verdadeiro museu a céu aberto com 200 esculturas que datam do século XVII até hoje. Ele oferece passeios diversos e é um dos principais pontos de encontro dos parisienses. O Jardim Luxemburgo, situado entre o Quartier Latin e Saint Germain, é um parque mais familiar e menos turístico. Ele oferece atividades para crianças e adultos.

o que fazer em paris

Jardim Tuileries. Foto:

Outros jardins parisienses

  • Jardin des Plantes. Terceiro jardim parisiense, o Jardin de Plantes está no Quartier Latin. Além de belos jardins e um zoo, ele possui também três museus. O Museu de Paleontologia, a Galeria da Evolução e o Museu de Mineralogia. Para adultos e crianças.
  • Parc des Buttes Chaumont. Fora do circuito turístico, situado no 19º arrondissement de Paris, o Buttes Chaumont é um dos maiores espaços verdes de Paris. Muito bonito, ele merece ser conhecido. Indicado para aqueles que conhecem bem a Paris histórica e querem viver a Paris dos parisienses.
  • Parc de la Villette. Situado também no 19º arrondissement de Paris, este imenso parque possui áreas verdes e excelentes atrações. Aí se encontram, entre outros, a Filarmônica de Paris, o excelente Museu das Ciências e da Indústria, um espaço para exposições chamado La Grande Halle.

No Jardin des Plantes e no Parc de la Villette existem muitas atividades para crianças, inclua um dos dois (ou ambos) no seu roteiro se estiver viajando com crianças, mesmo que seja sua primeira vez em Paris.

Parques mais afastados do centro histórico

Paris possui dois grandes bosques fora do perímetro histórico (o limite da cidade). A leste, o Bois de Vincennes e a oeste o Bois de Boulogne. Ambos cheios de atividades infantis.

  • Bois de Vincennes. Aí se encontram o Jardim Zoológico de Paris e o hipódromo de Paris. Na entrada do bosque temos o Château de Vincennes aberto parcialmente ao público.
  • Bois de Boulogne. Foi no Bois de Boulogne que a marca Vuitton decidiu instalar sua fundação. A Fondation Vuitton é hoje, um dos principais espaços parisienses para exposições temporárias de prestígio. Neste bosque encontramos também um belíssimo jardim chamado Parc de Bagatelle e o Jardin d’Acclimatation. Ele merece ser conhecido.

Bairros e regiões de Paris

o que fazer em paris

Colina de Montmartre e a Basílica Sacré Cœur. Foto:

O que fazer em Paris mês a mês:


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.