O infográfico dessa semana – da série comemorativa dos 10 anos do Conexão Paris, feito em parceria com a Air France – é sobre a catedral Notre Dame de Paris.

A Notre Dame de Paris – o tema do infográfico dessa semana – é uma das mais importantes catedrais da Europa e passagem obrigatória para todos aqueles que visitam a cidade, seja por seu valor religioso, histórico ou arquitetônico. Ela é o monumento mais visitado de Paris, ultrapassando em muito o número de visitantes da Torre Eiffel, símbolo máximo de Paris e até mesmo da França.

A catedral de Notre Dame de Paris. Clique aqui para ver o infográfico ampliado.

A Catedral Notre Dame de Paris e sua fachada oeste

Mais do que um amontoado de estátuas e imagens, a fachada oeste da Notre Dame reconta trechos da Bíblia e também da história do cristianismo na França. Ao visitar a catedral, pare alguns minutos diante dela e observe os detalhes. Alguns destaques:

  • [1] Em cada um dos 4 pilares que ladeiam os 3 grandes portais da igreja há uma estátua. Da esquerda para à direita, elas representam: Saint Étienne, a Igreja, a Sinagoga, Saint Denis.
  • [2] O portal central é dedicado ao dia do juízo final e mostra cenas típicas dessa passagem bíblica: os anjos tocando suas trombetas, os mortos ressuscitando, Saint Michel pesando as almas e o diabo levando aquelas que não passaram no teste. De cada lado das portas estão estátuas dos apóstolos. No centro, Jesus Cristo e, ao seu lado, a Virgem Maria e São José.
  • [3] O portal da esquerda é dedicado à Virgem Maria. No topo, podemos vê-la sendo coroada por um anjo e Jesus ao seu lado.
  • [4] O portal da direita é dedicado à Sainte Anne, a mãe da Virgem Maria.
  • [5] Acima dos 3 portais fica a galeria dos reis. São 28 estátuas representando 28 gerações de reis da Judeia. Elas têm 3,50 metros de altura! Durante a Revolução Francesa essas estátuas foram decapitadas pelos revolucionários que pensaram se tratar dos reis da França. As cabeças atuais foram feitas no século XIX, durante a grande restauranção feita pelo arquiteto Eugène Viollet-le-Duc. As cabeças originais foram ecnontradas por acaso em 1977 e hoje se encontrarm no Museu Cluny – Museu Nacional da Idade Média.

A parte inferior da fachada oeste da catedral da Notre Dame. Clique aqui para ver a foto ampliada. Foto: Benh LIEU SONG na Wikimedia.

  • Acima da galeria dos reis, bem no centro da fachada, fica a estátua da Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços. Ao fundo, a menor das três rosáceas da catedral funciona como uma coroa de luz para a estátua da Virgem.

A estátua Virgem Maria emoldurada pela rosácea central. Clique aqui para ver a foto ampliada. Foto: Gary Ullah no Flickr

Outros elementos importantes:

  • Nas fachadas norte e sul (laterais da catedral) ficam as duas grandes rosáceas da Notre Dame, cada uma com pouco mais de 13 metros de diâmetro.
  • A grande flecha no centro da catedral é feita de madeira coberta de chumbo. Na sua base estão 4 conjuntos de 4 estátuas de bronze. Em cada conjunto, as estátuas representam 3 apóstolos e 1 animal que simboliza um dos evangelistas.
  • Quem subir até as torre da Notre Dame vai estar em companhia de 56 quimeras – seres fantásticos e grotescos – que foram desenhadas e adicionadas ao prédio por Viollet-le-Duc. Essas figuras não existiam originalmente e foram incorporadas ao conjunto a fim de evocar uma atmosfera da Idade Média.

Informações práticas

A catedral Notre Dame abre todos os dias do ano de 08:00 as 18:45 (19:15 aos sábados e domingos). Entrada gratuita. Clique aqui e acesse o calendário de missas e aqui o calendário de concertos.

As torres da Notre Dame estão abertas todos os dias (com exceção de 1° de maio, 25 de dezembro e 1° de janeiro) de 10:00 as 18:30. Ingresso: 10€. Não há prioridade de entrada para quem já tenha o ingresso ou o Museum Pass. Use o aplicativo JeFile, sobre o qual nós falamos aqui, para guardar um lugar na fila.

A catedral de Notre Dame é parada obrigatória do Meia-noite em Paris by Bike (clique aqui).


Clique aqui e veja todos os nossos infográficos – eles te ajudarão a planejar sua viagem!


Notre Dame de Paris
Este infográfico foi produzido pelo Conexão Paris em parceria com a Air France. Visite o site da Air France para reservar sua passagem para Paris.