Mais um infográfico da nossa série especial. O assunto da vez é a catedral Notre-Dame de Paris.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Notre-Dame de Paris: o infográfico

A Notre-Dame de Paris é uma das mais importantes catedrais da Europa e passagem obrigatória para todos aqueles que visitam a cidade, seja por seu valor religioso, histórico ou arquitetônico.

Antes do incêndio, acontecido em 15 de abril de 2019, ela era o monumento mais visitado de Paris, ultrapassando em muito o número de visitantes da Torre Eiffel, símbolo máximo de Paris e até mesmo da França.

Nosso infográfico te conta dados históricos, curiosidades e detalhes arquitetônicos da Catedral de Notre-Dame de Paris.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA

 

infografico sobre a Notre-Dame de Paris

A catedral de Notre-Dame de Paris. Clique aqui para ver o infográfico ampliado.

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

A Catedral Notre-Dame de Paris e sua fachada oeste

Mais do que um amontoado de estátuas e imagens, a fachada oeste da Notre-Dame de Paris reconta trechos da Bíblia e também da história do cristianismo na França. Ao visitar a catedral, pare alguns minutos diante dela e observe os detalhes.

Alguns destaques:

  • [1] Em cada um dos 4 pilares que ladeiam os 3 grandes portais da igreja há uma estátua. Da esquerda para à direita, elas representam: Saint Étienne, a Igreja, a Sinagoga, Saint Denis.
  • [2] O portal central é dedicado ao dia do juízo final e mostra cenas típicas dessa passagem bíblica: os anjos tocando suas trombetas, os mortos ressuscitando, Saint Michel pesando as almas e o diabo levando aquelas que não passaram no teste. De cada lado das portas estão estátuas dos apóstolos. No centro, Jesus Cristo e, ao seu lado, a Virgem Maria e São José.
  • [3] O portal da esquerda é dedicado à Virgem Maria. No topo, podemos vê-la sendo coroada por um anjo e Jesus ao seu lado.
  • [4] O portal da direita é dedicado à Sainte Anne, a mãe da Virgem Maria.
  • [5] Acima dos 3 portais fica a galeria dos reis. São 28 estátuas representando 28 gerações de reis da Judeia. Elas têm 3,50 metros de altura! Durante a Revolução Francesa essas estátuas foram decapitadas pelos revolucionários que pensaram se tratar dos reis da França. As cabeças atuais foram feitas no século XIX, durante a grande restauranção feita pelo arquiteto Eugène Viollet-le-Duc. As cabeças originais foram ecnontradas por acaso em 1977 e hoje se encontrarm no Museu Cluny – Museu Nacional da Idade Média.
notre dame da paris fachada

A parte inferior da fachada oeste da catedral da Notre-Dame de Paris. Foto: Benh LIEU SONG | Wikipedia

  • Acima da galeria dos reis, bem no centro da fachada, fica a estátua da Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços. Ao fundo, a menor das três rosáceas da catedral funciona como uma coroa de luz para a estátua da Virgem.
notre dame de paris rosacea

A estátua da Virgem Maria emoldurada pela rosácea central da Notre Dame de Paris. Foto: Gary Ullah | Flickr no Flickr

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

As outras fachadas da Catedral de Notre-Dame de Paris e demais elementos importantes:

  • Nas fachadas norte e sul (laterais da catedral) ficam as duas grandes rosáceas da Notre Dame de Paris, cada uma com pouco mais de 13 metros de diâmetro.
  • A grande flecha no centro da catedral é feita de madeira coberta de chumbo. Na sua base estão 4 conjuntos de 4 estátuas de bronze. Em cada conjunto, as estátuas representam 3 apóstolos e 1 animal que simboliza um dos evangelistas.
  • Quem subir até as torres da Notre Dame de Paris vai estar em companhia de 56 quimeras – seres fantásticos e grotescos – que foram desenhadas e adicionadas ao prédio por Viollet-le-Duc. Essas figuras não existiam originalmente e foram incorporadas ao conjunto a fim de evocar uma atmosfera da Idade Média.
O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO

 

Assista ao nosso vídeo sobre a Notre-Dame

No nosso canal no YouTube você encontra mais de 100 vídeos sobre Paris. Clique aqui e se inscreva!

Infográficos Conexão Paris

Veja todos os nossos infográficos sobre Paris — eles te ajudarão a planejar sua viagem! Clique aqui.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris