O infográfico dessa semana – da série feita em parceria com a Air France em comemoração aos 10 anos do Conexão Paris – fala sobre o Jardim Luxemburgo, o mais parisiense dos jardins da cidade.

Publicamos hoje o último infográfico da série comemorativa dos 10 anos do Conexão Paris. A ideia dessa série foi ilustrar os posts mais lidos nessa década de vida do blog e também aqueles mais importantes e úteis para os turistas.

O 1° infográfico foi publicado no dia 23/01/2017 e falou sobre as várias opções de transporte entre os aeroportos parisienses e Paris (clique aqui para vê-lo). Hoje fechamos com chave de outro falando sobre o mais parisienses dos jardins da cidade: o Jardim Luxemburgo.

O Jardim Luxemburgo, em Paris. Clique aqui para ver o infográfico ampliado.

O Jardim Luxemburgo

O Jardim Luxemburgo – e seu palácio, o Palais de Luxembourg – foi criado a mando da rainha Maria de Médicis, esposa do rei Henri IV, em 1612. Na época, Maria de Médicis vivia no Louvre e detestava o mal cheiro da região, resultado dos esgotos que eram jogados diretamente nas águas do rio Sena, que passa ao lado do Louvre.

O jardim foi inspirado no Jardim Boboli, em Florença, onde vivia a família Médicis. Porém, foi o Barão Haussmann, na segunda metade do século XIX, que deu ao jardim o traçado que ele possui hoje.

O Luxembourgo tem cerca de 22 hectares e possui jardins à francesa (traçado regular e geométrico) e à inglesa (traçado irregular e orgânico).

O Luxemburgo recebe cerca de 4 milhões de visitantes por ano e é o jardim preferido dos parisienses, que o chamam carinhosamente de Luco.

 

Atrações

Além de seus belos e repousantes jardins, o Luxemburgo possui também uma série de equipamentos e atividades para todos os gostos e idades:

Para os amantes das artes

  • Museu du Luxembourg: foi o 1° museu francês aberto ao público, em 1750. O prédio atual foi construído em 1884. Apresenta somente exposições temporárias. Clique aqui e acesse o site do museu para mais informações sobre suas exposições.
  • 106 esculturas espalhadas pelo jardim, entre elas: L’Acteur Grec (de Charles-Arthur Bourgeois)Le Cri, l’Écrit (de Fabrice Hyber), Le Faune dansant (de Eugène-Louis Lequesne).
  • Série de 20 estátuas representando algumas rainhas da França e outras mulheres ilustres, como Sainte Geneviève e Maria de Médicis.
  • Coreto onde acontecem apresentações musicais gratuitas durante a primavera e o verão.
  • O Pavilhão Davioud recebe exposições de pintura, escultura e fotografia nos meses de julho e agosto.
  • A Fonte Médicis, um dos elementos decorativos mais bonitos do jardim. Encomendada por Maria de Médicis em 1630.

Para as crianças

  • Playground/parquinho para crianças de até 12 anos.
  • Carrossel com cavalinhos de madeira.
  • Teatro de marionetes. Clique aqui e veja a programação.
  • Passeios de pônei.
  • Aluguel de barquinhos de madeira para brincadeiras no lago do jardim. A atividade clássica e tradicional a ser feita no Luxemburgo.

Para os esportistas

  • 6 quadras de tênis.
  • 1 quadra de basquete.
  • 4 espaços para jogar bocha.
  • Mesas para jogar xadrez e bridge.

Clique aqui e veja todos os nossos infográficos – eles te ajudarão a planejar sua viagem!


Jardim LuxemburgoEste infográfico foi produzido pelo Conexão Paris em parceria com a Air France


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.