A Fundação Louis Vuitton é maravilhosa. O projeto de Frank Gehry está atraindo milhares de pessoas todos os dias. Um passeio imperdível em Paris.

Visitei a Fundação Louis Vuitton e espero voltar muitas vezes. Maravilhosa. Frank Gehry, um dos arquitetos mais conhecidos do mundo, autor também do Guggenheim de Bilbao, pousou no Jardin d’Acclimatation de Paris um barco com sete velas.

Fondation Louis Vuitton

Fondation Louis Vuitton

Esta escultura monumental tem por função receber a coleção privada de Bernard Arnault, patrão do LVMH, número um mundial do luxo.

Fondation Louis Vuitton

Fondation Louis Vuitton

Como era de se esperar as críticas pipocaram rápido.

“A Fondation Vuitton é a vaidade colocada sob vidro”

“A Fondation Vuitton é um projeto irracional, um capricho de um homem de negócios e de um arquiteto”

“Um desperdício de dinheiro e de matérias primas para construir somente 3.500m², nem mesmo a dimensão de um hipermercado”

Fondation Louis Vuitton

Fondation Louis Vuitton

Os mesmos que criticam reconhecem em seguida a beleza da obra, reconhecem que a figura do mecenas sempre existiu e que graças à ela nos extasiamos hoje diante do Castelo Vaux le Vicomte.

Para certos franceses, a cultura organizada pelo estado é obrigatoriamente boa e a organizada pelas forças do mercado é obrigatoriamente má. Eles admitem que a Fondation Louis Vuitton é maravilhosa, mas eles não conseguem aceitar o modelo do rico benfeitor.

Fondation Louis Vuitton

Fondation Louis Vuitton

A sociedade francesa está em plena mutação e tenho certeza que a maioria consegue perceber que este “capricho” de milionário é também um presente ao público. A Fondation é marketing? Claro. Mas é também um museu/escultura que aumenta a atratividade cultural de Paris.

E, neste momento, o país está precisando mais do que nunca aumentar sua visibilidade.

Fondation Louis Vuitton

Fondation Louis Vuitton

E o acervo? O verei na próxima vez. Confesso que tinha olhos somente para o projeto de Frank Gehry.

Mas sei que a proposta da direção é mostrar poucas obras, renovadas sempre.

Restaurante da Fondation Louis Vuitton

Restaurante da Fondation Louis Vuitton

A Fundação possui também um restaurante aberto o dia todo.

No almoço, um cardápio curto baseado na cozinha francesa. Na parte da tarde, pâtisseries, sorvetes, composições salgadas. No aperitivo, momento para degustar uma taça de um excelente millésime. No jantar, sexta e sábado, o restaurante propõe um cardápio mais sofisticado.A reserva é possível somente para o jantar.

Eu comprei o ingresso pela internet. E aconselho a todos o mesmo. A fila para a compra no guichê estava enorme. Clique aqui para comprar seu ingresso.

Entrada da Fondation Louis Vuitton

Entrada da Fondation Louis Vuitton

Informações práticas

Fundação Louis Vuitton:

Endereço: 8 avenue du Mahatma Gandhi, Bois de Boulogne, 75116 Paris. A maneira mais simples para chegar é pegar o pequeno ônibus elétrico da Fundação no Arco do Triunfo, Place Charles de Gaulle esquina com Avenue Friedland. Os ônibus partem a cada quinze minutos. Para pegar o ônibus é preciso já ter o ingresso para a Fundação que você pode comprar aqui. Outra opção é pegar o metrô linha 1, descer na estação Les Sablons e, em seguida, andar cerca de 15 minutos.

Funcionamento: aberto todos os dias menos às terças, 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro.

Ingresso: 22€. Clique aqui para comprar seu ingresso corta fila.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.