[ATUALIZAÇÃO 2022] O que fazer em Paris em abril? Nosso artigo faz um resumo dos principais eventos que acontecem na cidade em abril.

Citamos também informações úteis como temperaturas médias, o que vestir, feriados, o que você não pode deixar de fazer e outras particularidades do mês de abril em Paris.

Além de tudo aquilo que você pode – e deve – fazer em Paris em qualquer mês do ano (assunto que tratamos nesse artigo aqui e que é também o tema do nosso guia Paris: 5 Roteiros em 4 Dias), nesse artigo falaremos especificamente sobre o que fazer em Paris em abril.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Índice Paris em abril

  1. ‘Paris em abril’ vale a pena?
  2. Clima e Temperatura em ‘Paris em abril’
  3. ‘Paris em abril’ o que vestir
  4. Feriados
  5. O que fazer em ‘Paris em abril’
  6. O que fazer em Paris com crianças em abril
  7. O que comer em ‘Paris em abril
  8. Principais corridas em ‘Paris em abril’
  9. O que fazer nos arredores de ‘Paris em abril’
  10. O que fazer em Paris mês a mês e em cada época do ano
paris em baril ponte rio sena

Paris em abril: o que fazer, o que vestir, clima e temperaturas e muitas outras dicas. Foto: Anthony DELANOIX on Unsplash

O que fazer em Paris em cada mês do ano

Paris em janeiro Paris em fevereiro Paris em março PARIS EM ABRIL
Paris em maio Paris em junho Paris em julho Paris em agosto
Paris em setembro Paris em outubro Paris em novembro Paris em dezembro

Paris no inverno Paris na primavera Paris no verão Paris no outono

 

Paris em abril vale a pena? Prós e contras.

Em termos de calendário, abril é o 1° mês da primavera. Mas não se deixe enganar, ainda faz friozinho em abril em Paris. Mas isso não é tão grave se você sabe como se vestir adequadamente. Para saber mais detalhes sobre o clima, a temperatura e como se vestir em Paris em abril leia os itens seguintes.

O início da primavera é também o início da alta temporada, isso traz estadias mais caras e cidade mais cheia.

Mas, apesar do clima ainda um pouco frio, o espírito da primavera já começa a se instalar na cidade: as pessoas ficam mais animadas e muitas atrações que ficaram fechadas durante o inverno – como a casa e jardins de Monet em Giverny — reabrem.

Além disso, a partir do dia 15 de abril já podemos voltar a fazer piqueniques nos gramados dos parques e jardins da cidade! Por lei, de 15 de outubro a 15 de abril é proibido pisar e sentar nesses gramados.

Se você puder, adie sua viagem para maio pois esse é o melhor mês do ano para visitar Paris.

Para ter uma noção completa de Paris na primavera, clique aqui e leia nosso artigo específico.

 


Não esqueça o SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Temperatura e Clima em Paris em abril

Um famoso ditado francês diz: en avril n’ôtes pas un fil, en mai fais ce qui te plaît (em abril não tire nem um fio, em maio faça como quiser). Ou seja, em abril em Paris continue agasalhado como nos meses anteriores. A partir de maio você já pode se vestir como quiser.

Mas em abril já temos dias agradáveis, com céu azul e temperaturas mais amenas.

Temperatura em Paris em abril:

  • Temperatura máxima média: 17° C.
  • Temperatura mínima média: 10° C.
  • Temperatura média: 13° C.
  • Precipitação: 45 mm, com cerca de 09 dias de chuva.

Nascer e por do sol:

Durante o mês de abril o horário do nascer do sol varia de 07h29 (01/04) a 06h32 (30/04). O horário do por do sol varia de 20h20 (01/04) a 21h03 (30/04). Clique aqui para ver os horários dia a dia.

paris em baril cerejeiras

No comecinho de abril em Paris é possível ver as cerejeiras floridas em vários pontos da cidade.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA

 

O que vestir em Paris em abril

Como citado no item acima, ainda faz friozinho em Paris em abril. Estar adequadamente agasalhado é essencial para que você consiga aproveitar Paris e tudo o que a cidade tem a oferecer. Veja nosso vídeo com dicas de como se vestir nessa época.

Traga casacos de lã (casacos de couro não são apropriados para o frio europeu), casacos acolchoados (aqui chamados de doudounes), suéteres, camisetas segunda-pele térmicas, luvas, cachecóis, meias e gorros de lã. Sapatos fechados e botas. Leiam nossos artigos sobre como manter os pés quentinhos no inverno e sobre as sete peças indispensáveis para enfrentar o frio europeu.

Sempre recomendamos que, cerca de 2 dias antes da viagem, você verifique a previsão do tempo para os 15 dias seguintes no site Météo Paris (clique aqui). Dessa forma você poderá fazer (ou refazer) uma mala mais adequada às temperaturas.

E vale a pena comprar roupa de frio em Paris?

Nós achamos que sim. Aqui você vai encontrar mais variedade, melhores preços e peças mais adaptadas ao frio em Paris.

Posto isso, surge então outra dúvida: onde comprar casacos de inverno em Paris?

Como sabemos que o turista tem pouco tempo e precisa resolver as questões práticas de forma rápida, indicamos para as compras em Paris a loja de departamentos Galeries Lafayette Paris Haussmann.

Lá, sob o mesmo teto, você encontra muita variedade de marcas e preços, pode fazer suas refeições, recebe de volta o dinheiro da détaxe e ganha presentes apresentando nossos voucheres. Clique aqui para saber todas as informações e baixar os voucheres.

PRESENTES GALERIES LAFAYETTE

Feriados

  • 18 de abril: Seguda-Feira de Páscoa. Na França, não é feriado na Sexta-Feira da Paixão e sim na segunda-feira seguinte, chamada Segunda-Feira de Páscoa (Lundi de Pâques). Tudo – comércio, museus, atrações, transporte – funciona normalmente, exceto os museus que habitualmente fecham às segundas, clique aqui e veja quais são eles.

 


Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

O que fazer em Paris em abril

O início da primavera marca também o início da alta temporada na Europa. Com isso, muitos locais e atrações, que estavam fechados durante o inverno, reabrem suas portas. Ou seja, a partir de abril, a quantidade de programas e atividades turísticas e de lazer aumenta.

Além de visitar os principais pontos turísticos de Paris e de ir aos museus, veja a seguir o que você não pode deixar de fazer em Paris em abril.

A) Casa e jardins de Monet

Esse é um passeio super charmoso e mágico que só pode ser feito de abril a novembro, então aproveite!

Na verdade a casa e jardins de Monet não ficam em Paris e sim na cidadezinha de Giverny, mas é super fácil chegar lá.

O pintor francês Claude Monet morou nessa casa por 43 anos e seus imensos jardins – principalmente o jardim aquático japonês – cultivados pelo próprio Monet, serviram de inspiração para seus mais famosos quadros.

Como ir de Paris até Giverny?

paris em abril monet giverny

A casa e jardins de Monet, em Giverny, é um dos programas de abril em Paris e arredores.

B) Passeio Meia-Noite em Paris by Bike

No passeio noturno de bicicleta por Paris, o mais amado pelos brasileiros você passará pelos principais monumentos de Paris iluminados. Além disso, fará um brinde de champanhe aos pés da Torre Eiffel! Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.

RESERVE SEU PASSEIO

 

C) Veja as cerejeiras em flor

Um dos marcos da primavera em Paris são as cerejeiras em flor. Se você estiver no comecinho de abril em Paris poderá admirar esse deslumbrante espetáculo da natureza.

Às vezes solitárias, às vezes em grupo, essas árvores e suas flores – de um perfeito tom de rosa – deixam Paris ainda mais linda e romântica. De tirar o fôlego! Clique e aqui e conheça 5 locais onde ver as cerejeiras em flor em Paris.

D) Principais exposições temporárias em Paris em abril 2022

  • CÉZANNE, LUMIÉRE DE PROVENCE / KANDINSKY, L’ODYSSÉE DE L’ABSTRAIT: exposição imersiva com projeções de obras do pintor francês Paul Cézanne, cuja principal inspiração são as paisagens da região francesa da Provence. A exposição nos mergulha na agitação íntima do pintor impressionista, suas paixões e obsessões, suas construções inovadoras, sua relação com a luz e as cores e seu vínculo único com a natureza. Admiramos, no estilo inimitável do artista, as florestas selvagens, os parques e jardins, as casas de campo, as vilas e vilas do sul da França, as naturezas-mortas e muito mais… Na sequência, uma apresentação mais curta sobre o pintor russo Vassily Kandinsky. Todos os dias de 18/02/2022 até 01/01/2023 no Atelier des Lumières (38 rue Saint Maur, 75011. Metrô linha 3, estação Saint Maur). Preço: 16€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).

COMPRE SEU INGRESSO CÉZANNE

 

  • PIONEIRAS: através da apresentação de pinturas, esculturas, fotografias, filmes, obras têxteis e literárias, esta exposição propõe evidenciar o papel essencial da mulher no desenvolvimento dos grandes movimentos artísticos da modernidade. Essas pioneiras, como Tamara de Lempicka, Sonia Delaunay, Tarsila do Amaral, Chana Orloff – nascidas no final do século XIX ou início do século XX – conseguiram ingressar nas grandes escolas de arte que até então eram reservadas aos homens. Essas “novas mulheres” são as primeiras a poder serem reconhecidas como artistas; ter um ateliê, galeria ou editora; realizar oficinas em escolas de arte; representar corpos nus, sejam masculinos ou femininos. A interdisciplinaridade e a performatividade de suas criações influenciaram gerações inteiras de artistas e continuam influenciando até hoje. Até 10/07/2022 no Museu do Luxemburgo (19 rue de Vaugirard, 75006. Metrô linha 4, estação Saint Sulpice).

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

COMPRE SEU INGRESSO LUXEM

paris em março museu luxemburgo

Tamara de Lempicka é uma das artistas da exposição ‘Pioneiras’, em cartaz no Museu de Luxemburgo a partir de março em Paris.

 

  • GAUDI NO MUSEU D’ORSAY, UMA RESTROSPECTIVA: a exposição deseja evidenciar a criatividade de Gaudi e sua influência considerável na Catalunha dos séculos XIX e XX e vai mostrar o ateliê do arquiteto, suas técnicas inovadoras de trabalho, seus colaboradores e seus projetos grandiosos. Desenhos, maquetes e móveis nos oferecem uma porta de entrada para o universo monumental desse artista único. As obras apresentadas nesta exposição imersiva revelam o fascínio de Gaudí pelas cores e pelo espaço. A cenografia nos faz mergulhar nas extraordinárias criações deste arquiteto, como a Sagrada Família, o parque e o Palácio Güell, a Casa Milà etc. De 12/04/2022 até 17/07/2022 no Museu d’Orsay (Esplanade Valéry Giscard d’Estaing, 75007. Metrô linha 12, estação Solférino). Preço: 16€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

COMPRE SEU INGRESSO ORSAY/GAUDI

 

  • A COLEÇÃO MOROZOV. ÍCONES DA ARTE MODERNA: apresentado pela primeira vez fora da Rússia, a Coleção Morozov – feita pelos irmãos russos Mikhaïl e Ivan Abramovitch Morozov na segunda metade do século 19 – reúne obras importantes de Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Renoir, Monet, Bonnard, Denis, Matisse, Derain e Picasso ao lado de artistas emblemáticos da vanguarda russa como Vroubel, Malevich, Repin, Larionov, Sérov. Até 03/04/2022 na Fundação Louis Vuitton (8 avenue du Mahatma Gandhi, Bois de Boulogne, 75116. Metrô linha 1, estação Sablons). Preço: 22€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

COMPRE SEU INGRESSO MOROZOV

 

COMPRE SEU INGRESSO PROUST

 

  • THIERRY MUGLER – COUTURISSIME: exposição retrospectiva (1973 à 2014) dedicada ao estilista francês Thierry Mugler que criou verdadeiras obras de arte em forma de vestidos alta costura tendo como inspiração os insetos, as flores, o mundo cibernético. Mais recentemente suas criações foram re-descobertas pelas divas pop como Beyoncé e Lady Gaga. Até 24/04/2022 no Museus das Artes Decorativas (107 rue de Rivoli, 75001. Metrô linhas 1 ou 7, estação Palais Royal – Musée du Louvre). Preço: 14€ (clique aqui para comprar seu ingresso antecipado).

COMPRE SEU INGRESSO MUGLER

 

  • YVES SAINT LAURENT NOS MUSEUS: uma exposição inédita e excepcional, para celebrar uma carreira igualmente extraordinária. A vida e obra do famoso estilista francês Yves Saint Laurent serão celebradas simultaneamente em 6 museus parisienses: Centre Pompidou, Museu do Louvre, Museu de Arte Moderna de Paris, Museu d’Orsay, Museu Picasso e Museu Yves Saint Laurent. Até 15/05/2022.

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

E) Principais concertos, óperas e balés em Paris em abril:

Na Opéra Ganier:

Na Opéra Bastille:

Na Filarmônica de Paris:

No Teatro Champs Élysées:

Na Sala Pleyel:

No coreto do Jardim Luxemburgo:

  • Um programa simpático, bucólico e gratuito em um dos jardins mais bonitos de Paris. Programação de abril ainda não disponível.

F) Principais concertos em igrejas:

G) O que fazer em Paris à noite

 


As Galeries Lafayette oferecem presentes aos leitores do Conexão Paris.

Clique aqui para saber mais e baixar os voucheres.


 

O que fazer em Paris com crianças em abril

Além de todos os programas e passeios clássicos em Paris com crianças que já citamos aqui no blog (clique aqui para acessar), veja abaixo algumas dicas do que fazer em Paris com crianças em abril:

  • Todos os anos, várias brincadeiras de caça aos ovos são organizadas em Paris durante a Páscoa. A maior parte é paga. Esta é uma oportunidade de festejar o evento ao ar livre, mas também de usufruir de locais muitas vezes encantadores e bucólicos. Clique aqui e veja alguns locais em Paris e arredores que promovem caça aos ovos.

Para saber quais são os programas e passeios clássicos em Paris com crianças clique aqui e leia nossos artigos.

 


Conheça nosso guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris, ele traz uma seleção de programas em Paris e seus arredores que irão encantar as crianças e facilitar a vida dos pais.

COMPRE SEU GUIA

 


 

abril em paris disney paris

O que fazer em Paris com crianças em abril: Disney Paris é um programa clássico. Foto: Mathis Jrdl on Unsplash

O que comer em Paris em abril

A chegada de abril e da primavera marca o retorno dos vegetais chamados primeurs.

Primeurs são os primeiros produtos colhidos na estação e obtidos naturalmente, direto da terra, sem estufa ou luz artificial. São pequenas cebolas, cenouras, batatas (como a grenaille), ervilhas e favas.

Eles são apreciados por sua textura macia, cores vivas e sabores sutis. Eles são comidos crus ou cozidos, por exemplo, em um ensopado de cordeiro (navarin d’agneau) ou uma salada de favas.

Outros vegetais e frutas do mês de abril: rabanete, aspargos, alho-poró, damasco fresco, mexerica, kiwi, maçã. Tendo isso em mente, você saberá nos restaurantes quais os pratos feitos com os produtos mais frescos da estação.

Quando você for a um restaurante em Paris em abril, escolha um prato com algum desses legumes, garantia de frescor!

Na primavera, os queijos de cabra estão no apogeu. Alguns exemplos: Cabécou de Rocamadour, o Crottin de Chavignol e o Chabichou du Poitou.

paris em abril legumes

Os primieros legumes colhidos no começo da primavera são chamados primeurs.

Principais corridas em Paris em abril

  • 17/04 – Les 10 km du Bois de Boulogne: Distância: 10km. Onde: Bois de Boulogne, parque/bosque à oeste de Paris. Site para inscrição e informações: 10kmboisdeboulogne.fr

O que fazer nos arredores de Paris em abril

A) Ciclovagens em Giverny, Vale do Loire e Borgonha com o Conexão Paris Viagens

O Conexão Paris Viagens é a agência de cicloviagem do Conexão Paris. Nós criamos e desenvolvemos viagens de bicicleta por algumas das mais emblemáticas regiões francesas.

viagens de 1 dia — no estilo bate e volta — e também viagens de 3 e 5 dias. Clique aqui e visite nosso site para saber mais informações.

Veja abaixo as datas das viagens da temporada 2022, baixe os catálogos com todas as informações e explicações sobre a viagem. Se ficou alguma dúvida, escreva para a Fernanda no email ola@conexaoparis.com.br ou envie uma mensagem no Whatsapp +33 6 52 54 85 22.

B) Provins

Provins é uma pequena cidade que fica a cerca de 90km de Paris e oferece vários espetáculos medievais com cavaleiros, águias e falcões. Os espetáculos acontecem todos os dias do mês de abril. Clique aqui para mais informações.

Clique aqui e leia nosso artigo específico sobre programas e atrações nos arredores de Paris.

O que fazer em Paris mês a mês e em cada época do ano

O que fazer em Paris mês a mês:

Paris em cada estação do ano:


 

 


Saia do Brasil com o chip para que você chegue à Europa com o celular já funcionando: internet, chamadas, mensagens. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado ou da America Chip.

Compre com antecedência seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário