O infográfico dessa semana – da série comemorativa dos 10 anos do Conexão Paris, feito em parceria com a Air France – é sobre as pontes do rio Sena, um principais dos cartões postais de Paris.

Não há como visitar Paris e não passar por suas pontes. Essas estruturas onipresentes ao longo do Sena, além de terem a função prática de ligar as duas partes da cidade (a rive gauche e a rive droite), servem também como cenário perfeito para fotos e ponto de observação privilegiado dos monumento parisienses.

Românticas, elegantes, imponentes ou inusitadas, as pontes do rio Sena contribuem bastante para o charme e o encanto de Paris, sendo um de seus principais cartões postais.

pontes do rio Sena

As pontes do rio Sena, em Paris. Clique aqui para ver a imagem ampliada.

As cinco pontes mais bonitas de Paris (segundo o Conexão Paris).

  • Pont Alexandre III: liga o 8° e o 7° arrondissements de Paris. É considerada pela maioria como a ponte mais bonita de Paris (e também a mais romântica) devido a sua riqueza única de ornamentos e esculturas douradas: cavalos alados nas 4 torres, querubins, ninfas e, para completar, luminárias Art Nouveau. Foi construída em 1900 para a Exposição Universal. Nos subsolos de suas extremidades ficam 2 boates: no lado esquerdo do rio, a sofisticada Faust e, no lado direito, a punk Le Génie d’Alex.
  • Pont Neuf: liga o 1° e o 5° arrondissements de Paris passando pela Ilha de la Cité. É a ponte mais antiga de Paris, construída a mando do rei Henri III em 1578 e inaugurada por seu sucessor, Henri IV. Em 1985, foi embrulhada em tecido pelo artista plástico Christo.
  • Pont Bir-Hakeim: liga o 16° e o 15° arrondissements de Paris passando sobre a Île aux Cygnes, onde fica uma das 4 versões da Estátua da Liberdade que existem em Paris. Ela possui dois andares, o superior onde passa a linha 6 do metrô e o inferior para carros e pedestres. Uma das pontes mais fotogênicas e elegantes da cidade, ela é utilizada por noivas do mundo inteiro como cenário obrigatório para suas fotos. Dela temos lindas vistas da Torre Eiffel.
  • Pont des Arts: liga o 1° e o 5° arrondissements de Paris. Passarela de pedestres, ficou famosa por ser o local dos “cadeados do amor”, fixados nas suas grades laterais por casais apaixonados do mundo inteiro. Como o peso desses milhares de cadeados estavam comprometendo a integridade da ponte, eles foram definitivamente retirados em 2016, sendo posteriormente leiloados. A Pont des Arts serve como local de descanso, de apresentação de músicos de rua, de piqueniques improvisados e de contemplação.
  • Passarelle Simone-de-Beauvoir: liga o 12° e o 13° arrondissements de Paris. Passarela de pedestres. A ponte mais recente (inaugurada em 2006) e mais inusitada de Paris, com seus dois arcos que se cruzam.

 

Dica importante: é preciso fazer um passeio pelas margens do Sena, passando por debaixo das pontes, para melhor apreciar seus detalhes decorativos e construtivos. Por esse outro ângulo, a cidade de Paris também se revela de uma nova forma, emoldurada pelos arcos das pontes.


Clique aqui e veja todos os nossos infográficos – eles te ajudarão a planejar sua viagem!


As pontes do rio SenaEste infográfico foi produzido pelo Conexão Paris em parceria com a Air France. Visite o site da Air France para reservar sua passagem para Paris.


Veja as melhores ofertas de passagens aéreas no KAYAK Brasil.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro nao KAYAK Brasil.