Dentro em breve Paris organizará o leilão dos cadeados do amor.

Um ano e meio após a retirada dos cadeados do amor, eles serão leiloados em janeiro de 2017. O benefício do leilão – estimado em 100.000 euros – será doado às associações que ajudam os refugiados.

Leilão dos cadeados do amor

Leilão dos cadeados do amor

Como vocês sabem, as proteções da Ponte do Amor, que na realidade se chama Pont des Arts, ameaçaram cair por causa do peso dos cadeados. Após a decisão da Prefeitura de Paris de retirar todos os símbolos do amor acorrentado e substituir as grades por painéis de vidro, os cadeados aguardam um fim de vida nos depósitos oficiais. Eles representam 65 toneladas de metal.

Leilão dos cadeados do amor. Pont des Arts atualmente

Leilão dos cadeados do amor. Pont des Arts atualmente

O leilão

Em janeiro, somente 10 toneladas serão leiloadas. Como o leilão é aberto à todos, a Prefeitura espera que a venda seja animada. Se você pendurou um cadeado na Pont des Arts talvez possa recuperá-lo, se tiver muita sorte, na hora do leilão. O metal restante – 55 toneladas –  será fundido e vendido.

Detalhe à parte, será que a Prefeitura vai recuperar o valor gasto para a restauração dos danos provocados por este ritual? Aliás, ninguém sabe ao certo como esta “mania” apareceu. Ela começou no início dos anos 2000 e quase todas as cidades turísticas do mundo sofrem as consequências.

No início, o lado transgressivo de colocar cadeados como prova de amor foi considerado simpático. Com o tempo ficou evidente a degradação do patrimônio arquitetônico. Quando uma parte da proteção da ponte caiu a situação se tornou perigosa. Neste momento a Prefeitura tomou sua decisão: bye bye cadeados pendurados e chaves jogadas no Sena.

Em janeiro o ferro velho dos amorosos será dispersado neste leilão insólito.

Para terminar, um fato pitoresco. No auge do sucesso da Ponte dos Cadeados, um site propunha, mediante uma certa soma, a procura do cadeado e sua destruição. Por prova, o vídeo da ação. Os clientes eram aqueles que tinham se arrependido do amor prisioneiro.


Clique aqui e veja nosso vídeo com a opinião de turistas e parisienses sobre a retirada dos cadeados do amor da Pont des Arts.


cadeados do amor

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.